Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Como a boa vontade pode reparar erros

Tenho um amigo, o Roberto Santa Rosa que, aliás, já conheço há um tempão. Pois bem, há muito tempo (também) não nos falávamos. Numa tarde dessas estava no menssenger e ele também. Acho que ele me chamou (não sei se fui eu que chamei ele) e me contou o que tinha acontecido com ele. Em julho, o Roberto subia o elevado Daniel Berg, na via Metrópole, alí na confluência com a Júlio César. Segundo ele, a velocidade da moto que dirigia estava dentro do exigido, parece que 60 ou 40 km por hora, não sei. Lá pelas tantas, uma mulher dirigindo um Peugeot 206, fez uma ultrapassagem e acabou atropelando o meu amigo. A perna dele ficou entre as rodas da moto que dirigia.
Local do acidente: Elevado Daniel Berg

O SAMU foi chamado e o Corpo de Bombeiros, que fica lá pertinho, também. Coitado do Roberto! Foi pra o PSM da 14 de Abril e comeu o pão que o Diabo amassou e pisou! Finalmente foi para a Clínica dos Acidentados, ou Maradei como também é conhecida, e fizeram uma cirurgia na perna dele, já que a tíbia e a fíbia, esses dois "ossinhos irmãos" haviam sido quebrados.

Bom, o médico, que eu prefiro chamar de açougueiro e não vou dizer o nome porque ele é bem famoso em Belém, deu uma "guaribada" na perna do meu amigo. Como o médico era renomado, o Roberto achou que era só questão de tempo para ficar bom e voltar às suas atividades normais, como andar de bicicleta e trabalhar, por exemplo. Poisé... quase três meses depois, o Roberto voltou ao médico charlatão. O Charlatão olhou para a perna dele e disse: "É cara, se não grudar esse osso, vamos ter de fazer outra cirurgia. Volte daqui a 45 dias pra ver se fixou".

45 dias!!! Como pode?! O cara olhou pro Roberto e, como se ele fosse um brinquedo que não colocou com super bonder, olha e diz pra voltar em 45 dias?! Que absurdo! O meu amigo tinha acabado de entrar na City Lar, como sub-gerente de venda e tinha tudo para ser o melhor gerente da loja e de repente, um acidente desse breca esse vôo.

O Roberto ia me contando e eu já me contorcendo, querendo ir quebrar a cara desse médico e perguntar em qual açougue ele se formou?! Falei pro Roberto que em Paragominas tínhamos um traumatologista muito bom, de reconhecimento internacional. Ele não acreditou muito em mim. A medida que os dias foram passando e a gente conversando, tentava convencer o Roberto a vir à Paragominas se consultar com o dr. Heribert Pidner.

Pois bem... consegui. O Roberto veio. Se consultou no Hospital Municipal de Paragominas sem pagar um centavo por isso e recebeu a triste notícia que teria de operar de novo porque esse tipo de fratura não dá para "deixar colar". O Dr. Heribert não quis dizer porque entre os médicos existe uma certa ética profissional, mas nessas alturas, o Roberto e eu já sabíamos que a cirurgia que haviam feito nela não tinha prestado pra nada!

Roberto fazendo graça no HMP, after cirurgia
Na verdade, a notícia foi triste e feliz ao mesmo tempo porque o Dr. Heribert disse que, se ele quisesse, podia fazer a cirurgia dele aqui mesmo, pelo SUS. Conclusão: O Roberto foi operado há mais de um mês, já está em casa (em Belém) se recuperando e fazendo planos para o Carnaval!

Essa é uma história real e que aconteceu aqui na cidade, com um amigo meu. Um exemplo que temos profissionais tão bons quanto os da capital e que o nosso sistema de saúde funciona sim. Claro, tem os problemas como em todos os lugares, mas não falta boa vontade de resolvê-los. Essa história vai ser tema de reportagem da TV Liberal como exemplo a ser seguido.

Ainda este ano, o Hospital Municipal vai passar por uma reforma e ano que vem ganha uma Unidade de Cuidados Intermediários - UCI Neonatal, com o objetivo de atender as demandas de crianças recém-nascidas que necessitam de atendimento especializado, mas sem a gravidade suficiente para ser internada em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Além disso, será construida uma Unidade de Pronto atendimento que foi tão debatido durante a campanha eleitoral. Esses são sonhos que vão sair do papel, porque aqui em Paragominas, eles, os sonhos que ajudam a melhorar a vida do povo, não ficam no papel por muito tempo.

Esse blog não é só pra dizer o que vem sendo feito por aqui. É para trocar experiências, ouvir opiniões e sugestões de como a gestão pública pode melhorar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, senão a internet perde sua interatividade!