Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Ecobags: a vedete do meio ambiente


Paragominas, no nordeste do Estado, aderiu à onda das Ecobags em supermercados. Tudo belo bem do meio ambiente!



Ecobags
Este mês, o Sindicato dos Comerciantes de Paragominas, em parceria com a Prefeitura de Paragominas (PMP), lançou o projeto “Comércio Município Verde”, inspirado no projeto ambiental desenvolvido na cidade pela PMP há quase três anos. O objetivo, segundo o presidente da entidade, José Ricardo Moura, é fazer com que o comércio local seja mais responsável com as questões ambientais.

Febre entre os grandes supermercados da capital, as ecobags chegam aos supermercados de Paragominas com força total, numa ação de conscientização dos consumidores quanto à redução do uso de sacolas plásticas na hora da compra. Durante o lançamento do projeto, foram entregues pela prefeitura, mais de 10 mil ecobags, confeccionadas por pessoas atendidas pelos projetos sociais desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

O saco plástico é produto do petróleo; leva até 400 anos para se decompor. Se descartado incorretamente, entope bueiros e agrava enchentes; mata animais marinhos que o comem. Mais: “Se um saco plástico com material orgânico ficar muito tempo fechado, ao ser aberto libera metano, gás 21 vezes pior ao aquecimento global que o gás carbônico”, é o que diz a coordenação de consumo sustentável do Ministério do Meio Ambiente. As ecobags em supermercados e mercearias, além de outros estabelecimento que ainda usam (e muito) o saco plástico, representa uma vitória para o meio ambiente. Paragominas é o único município do interior do estado a aderir a iniciativa.

Em razão do lançamento do projeto, o prefeito de Paragominas, Adnan Demachki, assinou o decreto que cria o Selo Município Verde, com o objetivo de premiar e reconhecer as ações em prol do meio ambiente. Também assinou o Projeto de Lei (PL) do Programa de Incentivo às Boas Práticas Ambientais no Comércio e Indústria: a PL Mais Verde, voltada para a questão ambiental urbana, já que é onde os incentivos tributários municipais vão se fazer sentir. De acordo com o PL, os comerciantes teriam até abatimentos em impostos como, por exemplo, no IPTU.

Segundo Demachki, o Selo Município Verde para o comércio, é voltado para o meio ambiente urbano e rural, dialogando mais de perto com o projeto “Paragominas Município Verde”. “O selo servirá tanto para reconhecer os estabelecimentos com boas práticas ambientais, como para ser divulgado nos produtos fabricados em Paragominas, em consonância com essas práticas. Assim, nossa carne, nosso queijo, móveis, as sacolas de supermercados, de lojas de material de construção, padarias, entre outros, podem afixar o Selo Verde se fizerem jus a ele”, explica o gestor.

Demachki ainda explica que para ter o Selo Verde, não basta apenas cumprir a legislação ambiental, mas é necessário ter um “plus” ambiental e não ter ficha suja com o meio ambiente e com o projeto “Paragominas Município Verde”. “A iniciativa não pune, mas reconhece e valoriza os bons comerciantes, aqueles que tiveram e que têm responsabilidade ambiental”.

O comerciante Rocha Júnior, dono de uma loja de materiais de construção, aprovou a idéia e diz que vai tornar seu comércio mais verde. “Acredito que é uma boa prática, o Sindicato e Prefeitura estão de parabéns e sem dúvida nenhuma, apoio a iniciativa”, disse o comerciante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, senão a internet perde sua interatividade!