Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Adolescentes fazem apresentações culturais no 3° Projovem na Praça

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) promoveu no último domingo, 07, o 3° Projovem na Praça. O evento, realizado na Praça Célio Miranda, teve o objetivo de mostrar a produção cultural dos adolescentes atendidos pela iniciativa que é desenvolvida desde 2008 em Paragominas.

Com muita animação, os jovens fizeram apresentações de teatro de fantoches, dança, musicais e capoeira. “É o momento em que nós mostramos o que esses adolescentes produzem nas atividades realizadas dentro do Projovem”, explica Claudia lemos, coordenadora geral da Semas.

Também houve a entrega de certificados aos participantes do Projovem Informática. E o público pode conferir a exposição de mudas de plantas e produtos como bancos, vassouras e objetos de decoração feitos a partir de material reciclável. Tudo produzido pelos adolescentes que participam do Projovem Verde.

Além do Projovem Informática e Verde, há outras três modalidades de Projovem: Aprendiz; Empreendedor; e o Adolescente. Cada modalidade com uma missão diferente, porém criados com a mesma finalidade: Tirar os jovens da ociosidade e mostrar o mundo do mercado de trabalho. “Nós percebemos que ao sair do Peti [Programa de Erradicação do Trabalho Infantil] os adolescentes ficavam ociosos, então começamos a desenvolver, em 2008, o Projovem”, explica Claudia.

O Projovem é um programa do governo federal que visa à inclusão de jovens e que em Paragominas teve avanços. Três das modalidades: Aprendiz, Empreendedor e Verde são adaptações realizadas pelo município. “Nós pegamos o programa e transformamos para a nossa realidade”, diz a coordenadora Semas.

Cerca 600 adolescentes, de 15 a 17 anos, já passaram pela iniciativa e outros 600 participam do Projovem que é direcionado à jovens em situação de vulnerabilidade social. Um deles é Wdhemenson Fonseca, de 17 anos, que ingressou no Projovem no inicio do ano e ver no programa a oportunidade de desenvolver o seu lado artístico como a releitura de “Os Saltimbancos”, uma das apresentações do Projovem na Praça. “Eu tenho de ensaiar peças teatrais. Tenho aumenta o meu conhecimento cultural”, diz o adolescente.

Para Ernanda Lucas, de 18 anos, as experiências que adquiriu no Projovem foram muito positivas. Já no último ano, ela relembra que entrou no Projovem por acaso. Mas que ao longo do tempo houve mudanças em seu cotidiano como, por exemplo, na escola e no relacionamento com outros jovens. “Eu lembro que era mais inibida e hoje consigo interagir mais facilmente com outras pessoas. Além disso, eu adquiri o gosto pela leitura. Eu leio mais livros que antes”, afirma a jovem.

Agora, o sonho de Ernanda, que adora dançar, é com o conhecimento adquirido poder conquistar um lugar no mercado de trabalho. “Espero sair daqui e conquistar um bom emprego e isso eu sei que vou conquistar”, finalizar a jovem.
 
Por Lucas Eugênio - jornalista e repórter da TV Paragominas    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, senão a internet perde sua interatividade!