Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Pacto pelo fim do desmatamento põe Paragominas no mapa Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/08/20/pacto-pelo-fim-do-desmatamento-poe-paragominas-no-mapa-925172632.asp#ixzz1VlGGMES5 © 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

PARAGOMINAS (PA) - Novembro de 2008. O escritório e os carros do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente ardem em chamas em Paragominas, no Pará. É a reação local ao trabalho do Ibama, que fechara dezenas de serrarias no município.

Agosto de 2011. Paragominas acaba de aprovar seu Código Ambiental Municipal e criar um conselho formado pela administração pública e representantes da sociedade civil para dar continuidade ao principal projeto dos moradores: viver num município verde, de onde todos os produtos sairão, no futuro, com selo de certificação ambiental.

LEIA MAIS :Mapeamento pode criar manejo sustentável na Amazônia 
FOTOS :Veja imagens aéras da região  
VÍDEO :Assista como é feito o remanejo de florestas

Quase tudo mudou em Paragominas em 33 meses e a explicação parece ser uma só: a vontade de aprender com a floresta Amazônica, utilizando seus recursos, mas respeitando e preservando. Não é uma equação fácil, mas o resultado, até aqui, não só é positivo como já serve de exemplo a todo o estado. De mau exemplo, Paragominas virou modelo a ser copiado.

- Nosso maior desafio é gerar riqueza sem desmatar, buscar fórmulas criativas de usar os espaços já abertos e garantir desenvolvimento social e de renda sem derrubar mais uma árvore nativa da floresta - diz Adnan Demacki (PSDB), o prefeito.

Paragominas foi fundada na década de 60, com a construção da Rodovia Belém-Brasília, e, até 2008, tinha destruído 43% da área de floresta. Foram abaixo 8.473 km de mata virgem. A avidez pelo desmatamento incluiu a cidade na "lista negra" federal, com os 36 municípios que mais desmataram. No Pará, Paragominas só perdia no ranking da destruição para São Félix do Xingu, na região do Araguaia.

Na época, a cidade tinha 240 serrarias e praticamente metade dos moradores vivia da extração da madeira. As árvores cortadas também viravam carvão para alimentar os fornos das siderúrgicas de ferro-gusa de Marabá, no Pará, e do Maranhão.
Leia na íntegra no Globo Digital .

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/08/20/pacto-pelo-fim-do-desmatamento-poe-paragominas-no-mapa-925172632.asp#ixzz1VlG0p9Wh

© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Um comentário:

  1. ée pode cree
    mas a floraplac e a melhor empresaa de arvorés
    ke tem maio reflorestamento do municipio
    :)

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, senão a internet perde sua interatividade!