Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Paragominas se prepara para a 45ª Edição da Feira Agropecuária

De 13 a 21 de agosto, Paragominas sedia o maior evento agropecuário do estado

Serão nove dias de festa e fechamento de grandes negócios, durante a 45ª Edição da Agropec, Exposição Agropecuária de Paragominas. O evento será realizado de 13 a 21 de agosto, no Parque de Exposições Amílcar Tocantins e contará com a participação de mais de 200 empresas de diferentes negócios, que vão da comercialização de balanças para pesar animais à venda de fertilizantes agrícolas.

Para o vice-prefeito Paulo Tocantins, a Agropec é o momento em que o produtor mostra todo o seu investimento em novas tecnologias de produção, seja na agricultura, pecuária ou reflorestamento. “A Feira evolui junto com a evolução do setor rural, dos empresários rurais. A cada ano, as novidades em genética, melhoramento de pastagens e aumento da produção agrícola surpreendem positivamente o público que visita a Agropec em buscas de bons negócios”, afirma Tocantins.

Para o vice-prefeito, a Feira Agropecuária de Paragominas tem um gosto especial e familiar, pois o Parque onde ela é realizada leva o nome do pai, Amílcar Tocantins, o primeiro prefeito da cidade. Ele fala também que, este ano, os produtores tem muito que comemorar: liberação de crédito pelo bancos oficiais, aumento da produção de grãos, o desenvolvimento e consolidação do reflorestamento, além do início da regularização fundiária, com a instalação de uma escritório do ITERPA – Instituto de Terras do Pará. “O Iterpa está aqui desde junho e já temos bons resultados com aqueles títulos que não foram regularizados no passado”, conta.

Para o prefeito Adnan Demachki, a 45ª Edição da Agropec vai ser um marco em sua carreira política, além de comemorar a aprovação popular dos seus sete anos de governo. Em última pesquisa realizada, 82% da população consideram bom e/ou ótimo o segundo mandato de Demachki. E 12% acham regular. “Essa é uma grande conquista. Isso prova que estamos fazendo o trabalho certo, minha equipe e eu e toda a população de Paragominas, que nos ajuda a melhorar a cada dia”, afirma.

A lista de obras é pra lá de extensa. Quando Demachki assumiu a prefeitura, em 2004, existiam apenas 58 escolas. É importante dizer que a cidade tinha 40 anos de existência e apenas 58 escolas. Em sete anos, esse número quase duplicou, subindo para 92, contando zona urbana e rural. Ou seja, foram 34 novas escolas. Todas elas possuem laboratório de informática com computadores e internet à disposição de alunos e professores, além da lousa interativa. Paragominas é a única cidade do interior do Pará a ter o equipamento em todas as escolas.

Na área da saúde, foram construídos 8 novos postos em apenas 7 anos! Promissão 3, Uraim 2, Laércio Cabeline, Camboatã, Jaderlandia, Nagibão, JK e Cidade Nova. Em 40 anos, a cidade possuía somente 3 postos de saúde. O Hospital Municipal duplicou de tamanho e novos equipamentos foram adquiridos, além disso, vai ganhar este ano uma UCI Neonatal – Unidade de Cuidados Intermediários – para atender as demandas de crianças recém-nascidas que necessitam de atendimento especializado, mas sem a gravidade suficiente para serem internadas em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A cidade vai ganhar uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA, que irá desafogar o HMP.

A gestão de Demachki também teve destaque quando o assunto é lazer e entretenimento para a população. Em sete anos de governo, a Prefeitura construiu 11 novas praças – Nagibão, Jaderlândia, Angelim, Jardim atlântico, Olga Moreira, Promissão 3, Promissão 2, CAIP, Colônia do Uraim, Inocêncio Oliveira e a nova Praça Célio Miranda, além de entregar a primeira Academia ao Ar Livre da cidade, na nova praça do Uraim. A cidade só tinha 3 praça antes de Adnan assumir.
Não restam dúvidas que os dois mandatos de Adnan vão ficar marcados na história do município, pelas grandes obras, pelos serviços de qualidade prestados à população mais carente e, alem disso, por ter passado por duas grandes crises econômicas: a crise internacional e a crise da madeira, que fez a população, poder público, empresários unirem-se e encontrarem novas saídas para mudarem de vez a história de Paragominas. E conseguiram! Hoje, Paragominas é o primeiro Município Verde da Amazônia, conquistando prêmios importantes, como o Chico Mendes de Meio Ambiente.

Desde o seu primeiro mandato, em 2005 o prefeito enfrenta grandes desafios, mas o maior deles foi assumir uma cidade como Paragominas, com o ciclo econômico em transformação. Um dos maiores deles foi a regularização ambiental e fundiária, que já está acontecendo. Quando todos achavam que a cidade ia perecer pelo seu passado de maus tratos com o meio ambiente, veio a virada ambiental com o Projeto “Paragominas Município Verde”. Em 2008, foram incluídos no currículo escolar de todas as escolas da rede municipal, com o auxílio da ONG CEDAC, a disciplina “Educação Ambiental”, figurando como uma das ações do projeto. O Parque ambiental, inaugurado em dezembro de 2007, seria cenário para aulas práticas da nova disciplina.

Também em 2008, o município estava na lista dos que mais desmatavam a Amazônia. Recebeu a “visita” da Operação Arco de Fogo, que fechou centenas de serrarias, deixando um rastro de desempregados. Um dos grandes desafios da gestão de Demachki. Mas, a cidade estava estruturada. O prefeito sabia que não ia ser fácil, mas conclamou todas as associações e entidades de classes para enfrentar o problema, entendendo que é com a união que as ações resultam positivamente. E foi assim, com muitas mãos, que nasceu esse, que virou projeto estadual em março de 2011, pelas mãos do governador Simão Jatene. E quem ganhou com tudo isso, além da sociedade,, é claro, foram os produtores rurais, que agora tem mais segurança de investir na cidade.

Desde 2008, o município combate o desmatamento através do pacto pelo desmatamento zero e por meio do monitoramento via satélite feito pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia – Imazon, que envia mensalmente o mapa do desmatamento da região. Essa foram uma das principais ações do Município Verde e que vem dando certo até hoje, além do desmate zero.

“A cidade respira novo ares. Estamos buscando novas formas de economia e de produção sem que para isso derrubemos uma árvore sequer. Isso é possível estimulando práticas como o reflorestamento. Quero deixar bem claro que essas realizações não são só minhas, mas de toda uma equipe comprometida com o bem-estar da nossa população”, afirma.

A FEIRA

Com mais de 15.800 m² de área, o Parque de Exposições contará com 100 estandes de grandes, médias e pequenas empresas. O volume de negócios esperado para este ano ultrapassa a marca de 20 milhões de reais, alcançado em 2010. Ano passado, as catracas eletrônicas do Parque registraram a visita de mais de 200 mil pessoas durante os dias de festa. Para este ano, espera-se mais.

Marco Lott, diretor de eventos do SPRP, explica que um dos pontos altos da Feira são os leilões de animais que, além de movimentar a economia, mostra o que é produzido nas fazendas da região. “É neste momento que os produtores apresentam os investimentos feitos em tecnologia e genética animal”, ressalta Lott. Os leilões serão realizados durante toda a feira, no Tatersal do Parque e nas fazendas próximas à cidade.

Serviço: 45ª Feira Agropecuária de Paragominas – Agropec, de 13 a 21 de agosto no Parque de Exposições Amílcar Tocantins. Mais informações pelo fone: (91) 3729-1212/ 3729-1030.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, senão a internet perde sua interatividade!