Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Paragominas na rota da mídia


O projeto inovador e pioneiro de Paragominas, no nordeste do Pará, virou pauta dos mais diferentes tipos de jornalistas. O “Paragominas Município Verde”, tem atraído, cada vez mais, os olhares do Brasil e com isso, a curiosidade da mídia especializada. No último final de semana, a cidade recebeu a visita de um grupo de jornalistas da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Abrajet que conheceram um pouco do que está acontecendo por essas bandas.

Mais de 10 jornalistas de vários estados do Brasil comporam a equipe que foi recebida pelo prefeito em exercício, Paulo Tocantins, no Espaço Cultural de Paragominas, no sábado, 24. Lá, os jornalistas puderam ver um pouco dos projetos sociais desenvolvidos e os talentos do município, como músicos e dançarinos. A Orquestra Municipal “Professor Daniel Nascimento” também mostrou um pouco do trabalho e encantou o público com os ritmos paraenses.

Para a Secretária Municipal de Cultura, Aparecida Luciano, apresentar os talentos da terra aos visitantes sempre é um grande prazer. “Fico muito orgulhosa de mostrar o que estamos desenvolvendo de bom aqui, ainda mais para um grupo de jornalistas de várias partes do país que irão nos ajudar a mostrar tudo isso”, afirma a secretária.

Ainda no sábado, o prefeito Paulo Tocantins apresentou o “Projeto Paragominas Município Verde”, contou um pouco a história da cidade, desde sua colonização aos dias de hoje, com a revolução na área ambiental.

Domingo no Parque
No domingo, 25, os jornalistas foram ao Parque Ambiental de Paragominas, conhecer de perto um dos símbolos do projeto e o laboratório natural das aulas práticas de educação ambiental das mais de 30 mil crianças e adolescentes que estudam na rede municipal de ensino. Na entrada, o grupo foi recepcionado pela arara vermelha “Fernando”, mascote do lugar.

A jornalista Isa Arnoud, da Abrajet do Pará, falou que se surpreendeu com a beleza do Parque e que nenhum interior do estado tem uma estrutura como essa, tão bonita e bem cuidada. “É legal ver o cuidado que Paragominas está tendo com seus cartões-postais e as iniciativas ambientais que podem atrair, futuramente, investimentos na área de turismo”.

Até o bicho preguiça que não é muito de mostrar as caras, resolveu aparecer pendurado numa árvore, carregando o filhote na costa. “Acho que eles nunca foram tão fotografados”, brinca o Suprintendente de Meio Ambiente, Felipe Zagallo, que também recepcionou o grupo.

As obras do futuro Lago da cidade também esteve na pauta da programação do domingo. O Lago será o terceiro cartão-postal de Paragominas e entregue pela gestão do atual prefeito, Adnan Demachki.

No almoço, os jornalistas puderam provar o tradicional churrasco paragominense, servido em um sítio, na Colônia do Uraim, comunidade rural próxima à cidade. Lá, os visitantes também desfrutaram de um gostoso banho de rio, além de um descanso nas redes, amarradas nas árvores. Fechando a programação, já à noite, uma visita à Praça Célio Miranda.

Pecuária e reflorestamento foram as pautas da programação do último dia de visita
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas (SPRP), Mauro Lúcio Costa, levou o grupo de jornalistas para conhecer a Fazenda Rancho Fundo, um modelo de pecuária sustentável, um dos viés do Projeto “Paragominas Município Verde”. Na ocasião, Mauro Lúcio explicou o diferencial desse tipo de produção para o tradicional e falou um pouco sobre o projeto “Pecuária Verde”, desenvolvido pelo SPRP.

O jornalista Humberto Falcão, da Abrajet do Mato Grosso, ficou bem impressionado com o que os produtores do município estão fazendo e diz que Paragominas está no caminho certo. “Um processo parecido aconteceu em Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. E por lá, deu muito certo. Estou vendo que aqui também está dando”, analisa o jornalista.

Após a visita à Fazenda, o grupo seguiu para a primeira fábrica de MDF do Norte e Nordeste do país, que pertence ao Grupo Concren. Na fábrica, eles puderam ver uma apresentação couver do Blue Man Group, composta por jovens atendidos pelos projetos sociais que a empresa desenvolve. Depois, visitaram o Museu mantido pelo Grupo Concren, com maquinários antigos, como tratores de esteira e veículos agrícolas. Ao final da visita, acompanharam todo o processo de fabricação do MDF, desde o momento em que as toras entram nas máquinas, até quando são transformadas em chapas.

A jornalista Cristina Lira, da Abrajet do Rio Grande do Norte, disse que se surpreendeu com tudo que viu no município, mas o que mais gostou foi da hospitalidade. “A equipe toda da Prefeitura está de parabéns pela receptividade e por nos mostrar um pouco dessa transformação que o município está passando”.

Um almoço no Hotel Regente fechou com chave de ouro toda a programação. O prefeito de Paragominas, Adnan Demachki e um dos sócios do Regente, Carlos Freire receberam os jornalistas. “Espero que a visita tenha sido muito proveitosa e que possamos trocar experiências para fazer mais por Paragominas e fomentar a atividade turística aqui, pois sabemos que temos potencial para isso”, afirmou Demachki.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, senão a internet perde sua interatividade!