Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Paragominas vira exemplo

A 300 km de Belém, no sudeste do Pará está Paragominas - cidade que virou símbolo no combate ao desmatamento por reverter seus altos índices de derrubada da floresta. O município, que em 2006 teve 330 km2 de área desmatada, contabiliza este ano 1 km2 de desmatamento.

Pressões do governo e do mercado levaram os produtores de gado a adotar novos métodos. "Perdemos mercado e crédito de um dia para o outro. Como posso acreditar num negócio se os maiores compradores de carne nos dão as costas?", diz Mauro Lúcio Castro, presidente do Sindicato dos Produtores de Paragominas.

À frente de um grupo de seis produtores, ele colocou em prática um sistema de manejo para aumento de produtividade. O pasto é dividido em espaços menores, chamados de piquetes, cercados para que o gado circule dentro deles em sistema de rotação. Assim, o pasto se recupera antes que seja exaurido.

Na região, a média é 0,5 cabeça de gado por hectare. Em algumas fazendas, como a do próprio Castro, onde o sistema de rotatividade já é utilizado há alguns anos, a média chega a ser quatro cabeças.

"Muitas vezes, o produtor desmata sem saber sequer a aptidão agrícola da área", explica Fábio Niedermeier, especialista em conservação da TNC, em Paragominas. "Simplesmente abre um espaço no meio da floresta sem saber se é bom para o gado ou não." (G.P.)

Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, senão a internet perde sua interatividade!