Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Coluna Conta Gotas - Notícias em doses homeopáticas

Gotinhas de informações para você!
CULTURA
Se você gosta de cinema, a Secretaria Municipal de Cultura está promovendo o Projeto “Cinema vai aos bairros”, em que são exibidos filmes nas escolas da rede municipal. Nessa terça-feira, às 19h, haverá a exibição, na escola Amador Perez, do filme “A Procura da Felicidade”. O filme também será exibido em cinco sessões, de 14 a 24 de março, na Escola Belarmina Fernandes.   
EMPREGO SINE
Sistema Nacional de Empregos dispõe de vagas para: torneiro mecânico, vendedor externo habilitado e trabalhador rural. Mais informações procurar o SINE, localizado no prédio do atendimento ao cidadão, próximo a Praça Célio Miranda.
NOTICIAS DA COMUNIDADE
O Espaço Mira Gabriel abre inscrições para os cursos de manicure e biscuit. As oficinas de geração de renda são gratuitas e dispõe de vinte vagas cada. Os interessados podem procurar a sede do Espaço localizado na Rua Tupinambás, n°131, no bairro Jaderlândia. E para se inscrever são necessários documentos: RG, CPF, titulo de eleitor e comprovante de residência.
SAÚDE
A União Municipal das Associações de Moradores de Paragominas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde promoverão nos bairros, de 4 de março até 1° de abril, Mutirões de Combate à Dengue. As ações serão iniciadas a partir das 7h 30 nas unidades de saúde dos bairros. Nos bairros onde não há unidades de saúde, a ação iniciará nas praças. Nos bairros onde já tem ações agendadas são: Olga Moreira, no dia 4; Bairro Aragão, dia 11; JK, dia 18; Promissão II, dia 25; e no dia 1° de março a ação será realizada no bairro Jardim Atlântico.

Prefeitura CONSTROI, de uma só vez, quatro pontes de concreto em Paragominas

Em menos de 7 anos de governo, Demachki já construiu 5 pontes e entrega mais 4 ainda neste semestre

Ponte de concreto entrada do bairro JK
Para muitos moradores de grandes cidades, ter rua asfaltada é normal, mas a realidade do interior do Pará é bem diferente, quando cidadãos pagadores de impostos, ao sair de casa, têm de pisar na lama todos os dias para ir ao trabalho ou escola, por exemplo. Mas, Paragominas é uma exceção. Na cidade, já foram asfaltadas mais de 80 km ruas, quando em 40 anos, apenas 60 km haviam sido asfaltados. O que dizer das pontes, necessárias para o tráfego de veículos, pesados ou não, que cortam muitas ruas?
Em Paragominas, há 300 km de Belém, a prefeitura arca com a responsabilidade do trânsito e de manter as ruas “trafegáveis” e nisso está inserido a construção de pontes. Desde o começo do governo da atual gestão, já foram substituídas 5 pontes de madeira por pontes de concreto, verdadeiras obras de engenharia. Milhões já foram investidos de emendas parlamentares e pelos cofres da prefeitura. Durante a primeira sessão legislativa da Câmara dos Vereadores DE 2011, o prefeito Adnan Demachki anunciou a construção de mais 4 novas pontes que seriam entregues antes do segundo semestre.
Para o prefeito, não há distinção de funções quando o assunto é promover o bem social. “Construí três pontes em rodovias estaduais, por acreditar que o interesse público é mais importante do que questões políticas. Optei em construir novas e não reformar as antigas, pois assim, a população ganha em qualidade e durabilidade”, explica Demachki.
Para o seu Paulo Martins, que mora na Rua Fênix, onde está sendo construída uma das 4 pontes, é um sonho realizado para os moradores da área. “Nós não pensávamos que o prefeito iria olhar por nós, mas está olhando. Hoje, acreditamos que o futuro pode ser muito melhor”, afirma emocionado.
Antes da atual gestão, a cidade só possuía uma ponte de concreto. Até o final de abril, serão 10: sete em vias municipais e três em rodovias estaduais. Mesmo com chuvas, a Secretaria de Infraestrutura não pára a obra que, a propósito, é fiscalizada quase que diariamente pelo prefeito. As ruas contempladas são: PA 125,(no bairro Cidade Nova), rua Fênix, Rua Carlos Gomes e Rua Bujaru, ambas nas Promissões.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Conta Gotas - Notícias em doses homeopáticas

De "gota em gota", fazemos notícias!
Coluna Conta-gotas
Vamos tentar atualizar notícias com um formato bem diferente do que é usado em blogs e, até mesmo no meu. A linguagem do webjornalismo precisa ser dinâmica, com mensagens curtas, mas que digam o que tem de dizer, sem esquecer a informação principal. Então, essa nova coluna nomada por mim como conta-gotas, como o próprio nome diz, vai trazer informes curtos, mas que vão encher o seu potinho diário de informação. E você pode me ajudar a fazê-la. É só deixar seu comentário.

ASSISTENCIA SOCIAL
Segunda - Feira, 28 de fevereiro é o último dia para as gestantes que estão no 5º mês de gravidez e ainda não se inscreveram para participar do Programa Nascer e Crescer, que é desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social, através do CRAS – JADERLÂNDIA que fica localizado à Rua Aimorés, 380, antigo Posto de Saúde. O Nascer e Crescer ajuda, principalmente as mães de primeira viagem, a como cuidar do bebê que vai chegar, através de palestras nas áreas de saúde, educação, assistência jurídica, entre outras coisas. Aprendem também a bordar, fazem curso de biscuí e ao final de 45 dias, que é o tempo de duração do programa, ganham o enxoval que elas mesmas fizeram. Então, você que está grávida e quer aprender e fazer "os mimos" do seu bebê, procure a Assistência Social, próximo à praça do Ginásio.
CULTURA
A Secretaria de Cultura manda avisar que ainda dispõe de vagas para quem quer aprender a tocar violão, apenas para adultos. Os interessados deverão fazer sua inscrição hoje, no Espaço Cultural, em horário comercial. Se você é homem, essa é a oportunidade de aprender a tocar violão e impressonar a mulherada. As vagas são limitadas.
PASTORAL DA CRIANÇA
A Pastoral da Criança de Paragominas comunica às mães e pais de crianças com idade de 0 a 6 anos, que nessa sexta-feira, 25, e no sábado, 26, haverá pesagem. Hoje, 25, os bairros e localidades são os seguintes: Cidade Nova; Vila Rica, Jardim Bela Vista; Jardim Atlântico, J.K; Jaderlândia; Colônia do Uraim; Km11; Rosa Madeireira; Nagibão; Promissão II e III; Novo Horizonte; Uraim I e II. Amanha os bairros e localidades atendidas são: Laércio Cabeline; Residencial José Alberto; Sidilandia I; Camboatá; e Promissão I.
APPD
A Associação Paraense das Pessoas com Deficiência - APPD promoverá neste domingo, 27, às 9h, uma reunião para os associados e não associados da entidade. A sede do núcleo de Paragominas fica localizado na Rua Terezinha Rodrigues de Souza, n° 192, no bairro Jardim Bela Vista.

Desculpe a ausência

Caros leitores, desculpem-me a ausência. Estava e ainda estou com as amígdalas super inflamadas, o que me causou muita dor e febre. Mas, já estou de volta para noticiar os fatos da nossa cidade. Boa leitura!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Mais de 20 prefeitos participaram do seminário da FAMEP, em Paragominas

Presidente da FAMEP, Hélder Barbalho
A Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep) realizou, em Paragominas, no Teatro Reinaldo Castanheira, o Seminário Regional para o Desenvolvimento Integrado/Região Rio Capim. Desde o dia 21 de janeiro, a FAMEP tem promovido os seminários nos municípios. Segundo o presidente da entidade, Hélder Barbalho, o objetivo é percorrer todas as mesorregiões do estado e debater o que cada região pensa e deseja para o seu desenvolvimento. “A intenção é buscar consolidar o retrato do passivo existe, deixado pelo governo anterior, levantar as informações que estão precisando ser repactuadas e também construir uma agenda propositiva para levar ao governador e a presidente da república”, explica Barbalho.

Com a presença de tantos prefeitos reunidos, mais de 20, não faltaram reclamações. A prefeita de Acará, Francisca Martins, falou sobre a falta de investimento da gestão anterior no que diz respeito à educação. Falou sobre o Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), que é um serviço de educação por módulos mantidos pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), mas que as prefeituras têm de arcar com os custos com o professor, já que o estado não oferece moradia, nem alimentação a eles. “Acabamos arcando com essas despesas e não temos recursos para isso. Mesmo assim, somos pressionados a fazer porque senão nossos alunos ficam desassistidos”, desabafa.
Adnan Demachki "Temos de mudar o sistema de Saúde"

O prefeito de Paragominas, Adnan Demachki, levantou um assunto bastante delicado para todas as prefeituras do interior, que é a falta de médico e profissionais de saúde. Ele defende uma mudança de sistema, não só a vinda de mais recursos, pois, na opinião dele, só isso não resolve. Para Demachki, o primordial é o fortalecimento da atenção básica, grande “Calcanhar de Aquiles” das prefeituras. Hoje, Paragominas conta com 11 equipes de saúde da família, mas tem condições de ter 40. “Não temos as 40 equipes por falta de médicos. Esses profissionais não querem vir para o interior”, afirma Adnan.
Para fugir dessa realidade, a Secretaria de Saúde de Paragominas tentou trazer 30 médicos cubanos para resolver o problema, já que os profissionais da terra não querem o emprego, mas a ação não foi pra frente, pois as universidades não referendam os diplomas dos cubanos para eles exercerem a profissão no Brasil e o Conselho Regional de Medicina também não autoriza. “Essa é uma alternativa e os prefeitos terão de fazer pressão para que consigamos quebrar essa barreira, já que os 300 profissionais que formamos em universidades públicas do estado não querem vir trabalhar conosco”,
Outra proposta, ainda na área da saúde, que Demachki deixou à FAMEP é preparar um projeto de lei e encaminhar à Câmara para que devolva esses médicos ao interior, já que eles foram formados com recursos públicos, ou seja, de todos os cidadãos do estado. “Hoje, o Pará tem 7 milhões de habitantes, 5 milhões moram no interior. Então, nada mais justo que esses profissionais (médicos) venham trabalhar para essa população que também é pagadora de impostos”, afirma.
Sidney Rosa, secretário, pedindo paciência aos prefeitos
O secretário de Estado de Projetos Estratégicos, Sidney Rosa, esteve na reunião representando o governador do estado, Simão Jatene e foi contundente quando disse que a máquina do estado está quebrada. “Nesses 40 dias, o governador Simão Jatene e toda a sua equipe ainda está reunindo para traçar as metas para esse ano; fazendo um levantamento real de toda a conseqüência do governo que terminou”. Rosa pede paciência aos prefeitos, pois o novo governo terá de pegar “fôlego” para poder voltar a investir, mas setores estratégicos, com saúde, educação e segurança não serão desassistidos, mas prioritários. “Vamos gastar alguns meses para equilibrar as contas, para efetivamente, colocar em prática toda a boa vontade que o governo está dizendo que tem agora”, explica Sidney.
Helder também defendeu algumas ações que podem ser feitas. “É preciso inserir os municípios no contexto do desenvolvimento do estado”, disse. Barbalho ainda teceu elogios a Paragominas e comentou que o modelo de gestão sustentável do município é referência e que pode ser aplicado nos outros municípios do estado. “É um modelo a ser seguido e se em Paragominas deu certo por que em outros municípios não pode dá?”, indagou.
O seminário ainda será realizado em outras regiões do estado, a próxima é Marabá. A meta é criar uma agenda propositiva e realizar um estudo sobre as necessidades dos municípios para ser entregue aos governos estadual e federal.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Chamada para a cirurgia de Catarata

Saúde
Será realizada, nesta sexta-feira, a partir das 7h30, no Hospital Municipal, a triagem de cirurgia de catarata para pacientes acima dos 50 anos. As pessoas que desejam participar da triagem devem levar os documentos: RG; cartão do SUS e comprovante de residência. E exames de: Glicemia e hemograma. As cirurgias de catarata fazem parte do projeto de cirurgias eletivas que o município conquistou com o objetivo de atender as demandas e desafogar o tratamento fora de domicílio. Para mais informações entrar em contato com a enfermeira Vânia pelos telefones: 3729 3477 ou 3729 3907.  

O Combate à dengue continua

Mutirão contra a Dengue
Será realizada nesta sexta-feira, dia 11, de 7h às 10h, o 1° Mutirão Contra a Dengue dos Bairros Uraim II e III. A mobilização tem inicio e fim no Posto de Saúde do Uraim II, na Rua Menestrite e envolverá moradores, enfermeiros, agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, que passarão pelas ruas dos bairros, e realizarão trabalhos de busca de focos do mosquito transmissor, bem como uma ação educativa a respeito da dengue, em residências e terrenos baldios. A ação será desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria Associação de Moradores dos Bairros Uraim II e III, Polícia Militar, Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e igrejas dos bairros. Mais informações pelos telefones 8211 4687 - 8807-7417 ou 3729-0996.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

PSDB pode ir à Justiça para assegurar a presidência da CI

Único representante do PPS no Senado, Itamar Franco pede atenção: "A minoria jamais pode ser esquecida no Parlamento brasileiro"
Senador alerta que critério da proporcionalidade, usado para a composição da Mesa do Senado, deve ser mantido na escolha dos futuros dirigentes das comissões permanentes. Petistas e tucanos reivindicam Comissão de Infraestrutura
Apoiado no critério da proporcionalidade partidária, o PSDB não vai abrir mão do direito de indicar um nome do partido para a presidência da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI). É o que afirma o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA). Segundo ele, seu partido poderá até recorrer à Justiça caso a regra seja desrespeitada nas comissões, com decisão na base do voto, hipótese que estaria circulando na Casa.
Na quarta-feira, 2, Flexa Ribeiro defendeu o adiamento da reunião para a escolha dos suplentes da Mesa da Casa, para ganhar tempo para que fosse também negociada a composição das mesas das comissões.
Mas, segundo Flexa, o adiamento decidido na véspera acabou sendo inútil, pois as negociações sobre as comissões não avançaram nada ontem.
Desde o início, conforme Flexa Ribeiro, o PSDB deixou claro que pretendia ficar com o comando da CI caso não houvesse acordo para uma composição diferente. Ele lembrou que a proporcionalidade é regimental e assegura ao partido a terceira escolha de comissão, após o PMDB — que ficou com a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) — e o PT — que pediu a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
O senador pelo Pará disse que foram os demais líderes que procuraram o PSDB para tratar da cessão da CI, reivindicada pelo senador Lindbergh Farias (PT-RJ).
A contrapartida pedida pelos tucanos teria sido mais um espaço na Mesa e o comando de uma segunda comissão, uma delas a de Educação, Cultura e Esporte (CE). O PT ou outro partido do bloco do governo teriam de abrir mão de uma de suas comissões para o acordo avançar.
— O problema é que todos querem a Comissão de Infraestrutura. Nós também queremos, mas a diferença é que temos esse direito — afirmou Flexa Ribeiro, para quem o líder do PT, Humberto Costa (PE), mostrou-se pouco flexível para atender as condições do PSDB.
Outra controvérsia girava em torno do comando da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), que deveria ser cedida ao DEM, mas era também disputada pelo PDT. Para o senador Eunício Oliveira (CE), um dos articuladores pelo PMDB, o líder do PT, seu aliado, foi apenas intenso no tom.
De acordo com Eunício Oliveira, o PMDB defendeu a proporcionalidade partidária para a composição da Mesa, por isso ele entende que essa deve ser também a regra para as mesas das comissões.
Texto: Daniel Nardin - Assessor de Imprensa Senador Flexa Ribeiro

No primeiro dia, Senador Flexa já apresenta dois projetos

Projeto II

O açaí é nosso

Outro projeto apresentado de Flexa Ribeiro é o início de uma série de ações que serão realizadas durante o mandato para proteger, ampliar e desenvolver a produção de açaí e a fruticultura de forma geral no Pará.

A proposta busca proteger o nome e a 'marca' açaí, conferindo-lhe a designação de fruto nacional. Essa iniciativa é o início. "É uma preocupação de todos os brasileiros e paraenses diante de notícias que informam sobre registros de patentes no exterior com nomes de frutas da Amazônia. Primeiro vamos assegurar o nome 'açaí' como uma fruta nacional, paraense. Existe uma necessidade do Brasil em proteger as riquezas da Amazônia. Afinal, corre-se o risco de outro país adotar outro nome comercial e ficarmos para trás", explica Flexa Ribeiro.

Segundo Flexa Ribeiro, ainda este ano serão apresentados outros projetos em relação já à fruticultura, como incentivo ao reflorestamento, a organização do setor e a busca de parcerias com o Governo de Simão Jatene, no Pará.

"O açaí é uma marca do Pará e vem conquistando o mundo, como uma marca do Brasil. A medida, portanto, é preventiva. O açaí, com esse projeto, definitivamente é nosso", argumenta Flexa. "Após esse passo inicial, vamos trabalhar em outros projetos e ações para desenvolver e ampliar o setor", afirma.

Texto: Daniel Nardin - Assessor de Imprensa Senador Flexa Ribeiro

No primeiro dia, Senador Flexa já apresenta dois projetos

Projeto I

Logo no primeiro dia de trabalho legislativo em seu novo mandato, o Senador reeleito Flexa Ribeiro (PSDB-PA) já apresentou nesta quinta-feira (03), dois novos projetos.

Um dos projetos levantará polêmica, pois altera a forma como é cobrada a Cfem (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais), garantindo maior volume de recursos aos Estados e municípios mineradores, como é o caso do Pará.

A proposta altera a atual lei, fazendo com que a base de cálculo considere o faturamento bruto resultante da venda do produto mineral e não o líquido, como acontece hoje.

"Podemos usar como exemplo o contra-cheque do trabalhador. Tem um salário bruto, onde ali tem o abatimento do INSS, do vale-transporte, do plano de saúde e outros descontos até se chegar ao salário líquido. Ocorre o mesmo com as empresas, que tem uma receita bruta da venda do produto. Depois, ela abate os impostos, transporte, seguros e só depois é que se chega à um valor menor, que é a receita líquida. Queremos então mudar a base de cálculo para a receita bruta que tem valor maior e certamente deixará mais recursos e renda para os municípios e Estados mineradores", explica Flexa.

O Cfem é um imposto cobrado de empresas mineradoras, como contraprestação pela utilização econômica dos recursos minerais em seus respectivos territórios. Os recursos obtidos com o Cfem são distribuídos pelos entes da Federação, sendo 12% para a União, 23% para o Estado de onde for extraída a substância mineral e 65% para o município produtor. Tais recursos devem ser aplicados em projetos que beneficiem a comunidade local e não podem ser aplicados em pagamento de dívida ou no quadro permanente de pessoal. "O ideal é que o município e os Estados que recebam esse volume maior de recursos possam se preparar para o futuro, uma vez que os recursos minerais vão acabar um dia", completa Flexa.

Pela atual regulação, o pagamento da CEFEM permite deduzir da base de cálculo os custos operacionais. "Isso permitiu que as empresas mineradoras obtivessem êxitos na Justiça, por meio de mandados de segurança, que permitem, na prática, a redução do valor compensação. Assim, as deduções permitidas pela legislação em vigor, especialmente em relação às despesas com transporte e seguro, geram brechas na legislação e conflitos de interpretação das normas", diz o texto do projeto.

Texto: Daniel Nardin - Assessor de Imprensa Senador Flexa Ribeiro

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Paragominas foi o primeiro município a assinar o pacto contra o desmatamento


Prazo para a assinatura do TAC terminou hoje
Um ano e meio após três grandes redes de supermercados suspenderem a compra de carne de 11 frigoríficos localizados em áreas apontadas como de desmatamento na região Amazônica, terminou hoje, 31 de janeiro, o prazo para as prefeituras paraenses aderirem ao pacto contra o desmatamento na pecuária.
Hoje também, mais de 40 prefeitos de todo o Estado estiveram presentes no Palácio dos Despachos, para assinar o Termo de Compromisso, com o governo do Pará e Ministério Público Federal, onde os municípios se comprometem a firmar, com a sociedade civil, o pacto pelo desmatamento zero, que é o passaporte para a prorrogação do prazo para a obtenção do Licenciamento Ambiental Rural (LAR), documento necessário para a legalização da produção bovina no Pará.

O prefeito de Paragominas, Adnan Demachki, foi o primeiro gestor a assinar o TAC, ainda no governo passado. Demachki, que esteve no evento do TAC, diz que Paragominas já cumpre os termos do acordo há 3 anos. Por sinal, foi baseado no projeto “Paragominas Município Verde”, que o MPF formulou o documento que tem em suas metas, além do desmatamento zero, a promessa que todos os produtos gerados – carne, leite, grãos ou madeira – nas cidades participantes do pacto sejam socialmente justos e ambientalmente corretos.

Hélder Barbalho, presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará, assinou o documento em nome da entidade, mas a “canetada” do termo será realizada individualmente no Ministério Público, por cada prefeito que aderir ao TAC.
As prefeituras que já assinaram o pacto, garantiram que propriedades acima de 3 mil hectares terão mais prazo, até 30 de agosto de 2011, para pedir o licenciamento. Já aquelas que têm entre 500 e 3 mil hectares, vão ter até o final de 2011 e as menores de 500 hectares até junho de 2012.

O procurador da República, Daniel Azeredo Avelino, responsável pelas negociações, falou que os municípios que não aderirem, permanecem válidos os prazos já definidos com os frigoríficos, ou seja, só pode comercializar gado quem já pediu a licença ambiental rural.