Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

terça-feira, 29 de março de 2011

ADVB promove primeira visita empresarial à Paragominas

A Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil - Seção Pará (ADVB-PA) organiza os preparativos para a visita empresarial ao município de Paragominas, pelo projeto “Conheça a ADVB-PA”. O evento acontece entre os dias 08 e 10 de abril. O prefeito Adnan Demachki receberá a comitiva de associados e diretores.

Com uma programação extensa, que contempla o Parque Ambiental do Município, projetos rurais, fábrica de MDF e a mina de bauxita da Hydro, a visita terá ainda na agenda a realização de um jantar e de apresentações culturais.

O presidente da ADVB-PA, Mauro Cleber, acredita que um intercâmbio de informações valiosas e muitos negócios podem ser gerados com a visita empresarial. “O projeto Conheça a ADVB-PA sempre cria oportunidades com o networking e em um município em franco desenvolvimento não vai ser diferente”, explica o presidente.

Para o prefeito de Paragominas, a iniciativa proporciona aos empresários, que têm a preocupação de promover o desenvolvimento com sustentabilidade e responsabilidade social, conhecer os exemplos de sucesso do município. “O cidadão tem mostrado uma consciência maior a cada dia e tanto poder público quanto privado precisam estar preparados para promover esse tipo de iniciativa. Com esse conceito, estamos nos desenvolvendo economicamente e servindo de modelo”, garante Demachki.

Associados da ADVB-PA podem se inscrever ate dia 04 de abril. Sobre a inscrição e tarifas especiais de Hotel, as informações com Manoela, na Secretaria da ADVB: (91) 81143492 / 32247163.

Fonte: Assessoria ADVB/PA - Agência RD2

sexta-feira, 25 de março de 2011

Flexa Ribeiro elogia Programa Município Verde, do governo do PA


Senador Flexa Riberio com autoridades

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) manifestou em Plenário nesta quarta-feira (22) sua alegria com o lançamento, pelo governo do Pará, do Programa Município Verde, em Paragominas, a 300 quilômetros de Belém. Conforme explicou, o programa destina-se a criar instrumentos de desenvolvimento sustentável, com ações de reflorestamento e promoção da agroindústria e da agricultura.
Flexa Ribeiro informou que o governador Simão Jatene encaminhou também à Assembléia Legislativa projeto criando o ICMS Verde, um incentivo extra para aqueles municípios que aderirem ao programa. Outra proposta encaminhada à assembleia reduz os valores das taxas de regularização do Cadastro Anual Rural e do Licenciamento Ambiental Rural para municípios que aderirem ao programa, também como incentivo à adesão.
Por fim, o governador assinou decreto que destina recursos para modernização do Instituto de Terras do Pará.
De acordo com Flexa Ribeiro, o governador Simão Jatene também assinou protocolo de intenções com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para solucionar o problema de propriedades rurais embargadas pelo órgão ambiental em municípios que aderirem ao Programa Município Verde.
Flexa Ribeiro disse esperar que o programa frutifique e que outros municípios possam aderir a ele. O senador disse ainda esperar que a proteção ao meio ambiente não sirva para engessar ações de desenvolvimento.
Fonte: Daniel Nardin - Assessor do Senador Flexa Ribeiro

Governador faz o lançamento do Programa Estadual Municípios Verdes, em Paragominas

“Em três anos conseguimos mudar um paradigma, uma história. Parabéns ao valoroso povo de Paragominas”. Esse foi relato do prefeito, Adnan Demachki, sobre o programa Paragominas Município Verde, e que baseado nele, o Governo Estadual lançou, nesta quarta-feira dia 23, o Programa Municípios Verdes. A iniciativa visa o fortalecimento de atividades econômicas sustentáveis e de combate ao desmatamento.
O lançamento do Programa Municípios Verdes foi realizado no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas, pelo governador do estado, Simão Jatene, em sua primeira visita ao município, após a posse. O governador parabenizou a articulação da sociedade em prol do desenvolvimento sustentável. “Se o pacto não tivesse sido assumido por todos, o dia de hoje não teria sentido”, disse o governador.
Na ocasião, Simão Jatene assinou e encaminhou à Assembléia Legislativa, dois Projetos de Lei: um de regularização do ICMS Ecológico, e um projeto de fortalecimento e modernização do Instituto de Terras do Pará (ITERPA). Além disso, Prefeitura de Paragominas, ITERPA e Programa Terra Legal, do MDA, assinaram um termo de cooperação para a regularização fundiária, ou seja, Paragominas terá suas terras regularizadas com mais celeridade.
O governador ainda assinou um termo de cooperação entre a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep). O termo visa o fortalecimento das secretarias municipais de meio ambiente. 
Paragominas Município Verde
No âmbito do Programa Município Verde, que completou três anos de existência, o prefeito Adnan Demachki, assinou o Projeto de Lei que cria Código Ambiental Municipal, documento que trás uma moderna legislação do meio ambiente em Paragominas.
Houve também a criação do Observatório Ambiental, que desenvolverá o monitoramento da qualidade ambiental da cidade. E a assinatura do Protocolo de Intenções firmado entre Instituto de Terras do Pará, Programa Terra e a Prefeitura Local. 
Além disso, Fundo Vale e Sindicatos dos Produtores Rurais assinaram o contrato de implantação do Projeto “Pecuária Verde”. “Nós observamos que o produtor rural está mudando o modelo produtivo de suas propriedades, investindo em tecnologia”, disse o presidente do sindicato, Mauro Lúcio.  
Há um ano Paragominas foi o primeiro a sair da lista dos municípios que mais desmatam, um dos critérios foi a realização do Cadastro de Ambiental Rural (CAR) em 80% das propriedades. Hoje 90% das propriedades têm o CAR. O Município é referência no país e no mundo. No final de 2010 teve o esforço reconhecido com prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente.  
Para Mauro Pires, diretor de políticas de combate ao desmatamento do Ministério do Meio Ambiente, o dia de 23 uma boa oportunidade de difundir o programa Município Verde em outros municípios e estados. “No Brasil há outras iniciativas como a de Paragominas, porém nenhuma está no estágio que o município se encontra”, disse o Mauro.
Por Lucas Eugênio - Jornalista

sábado, 19 de março de 2011

Pará terá projeto de desmatamento zero

Um projeto que tirou a cidade de Paragominas, no Pará, do topo da lista de desmatadores da Amazônia está crescendo e vai se transformar num programa estadual. O Programa Municípios Verdes será lançado na próxima quarta-feira, com o objetivo de  fortalecer as atividades econômicas sustentáveis e combater o desmatamento nos 144 municípios paraenses. Em Paragominas, em três anos de programa, o município se tornou uma referência ambiental no estado. No primeiro ano, quando foi inaugurado o Cadastro Ambiental Rural (CAR), o desmatamento caiu para menos da metade. No segundo ano, diminuiu em 90%. A meta este ano é atingir taxa de desmatamento zero. Para o prefeito da cidade, Adnan Demachki, o propósito está sendo alcançado.
Além de assinar o decreto que cria o programa estadual, o governador Simão Jatene vair encaminhar à Assembleia Legislativa projeto de lei para redução de taxas de licenciamento ambiental, regulamentação do ICMS Ecológico e um novo marco regulatório fundiário. Também será assinado um decreto proibindo transporte de lenha entre cidades. O prefeito de Paragominas também vai assinar na ocasião um projeto de lei que cria o Código Ambiental Municipal, um conjunto de leis que contempla políticas de mudanças climáticas e de resíduos sólidos, e um contrato para implantação do Projeto Pecuária Verde, firmado entre o Fundo Vale e o Sindicato dos Produtores Rurais do município.
Fonte: Site O Globo (link: http://oglobo.globo.com/blogs/razaosocial/)

sexta-feira, 18 de março de 2011

Paragominas recebeu nesta sexta-feira, comitiva da Indonésia

Depois de visitar o governador Simão Jatene, grupo foi à cidade conhecer o Projeto “Paragominas Município Verde”


Comitiva no Parque Ambiental de Paragominas

O governador da província de Kalimantan Cantral, na Indonésia, Augustin Teras Narang, junto com uma comitiva de mais de 20 pessoas, esteve em Paragominas, no nordeste do Pará, nesta sexta-feira, 18, para conhecer o projeto “Paragominas Município Verde”. A comitiva indonésia foi recebida pelo prefeito Adnan Demachki, que apresentou o projeto e os levou a visitar uma área de reflorestamento, a nova fábrica de MDF da cidade, uma fazenda que desenvolve a pecuária sustentável e ainda, o símbolo do projeto, o Parque Ambiental.

A visita à Paragominas foi uma sugestão do governador Simão Jatene, já que a comitiva esteve com ele na quinta-feira, 17, para convidá-lo a palestrar no Fórum Global de Governadores sobre o Clima e Florestas. Jatene indicou Paragominas porque o município virou exemplo de gestão ambiental eficiente e que desenvolve economicamente e sustentavelmente, com o Projeto “Paragominas Município Verde”, que inclusive foi modelo para o Programa Estadual “Municípios Verdes”.

Todos da comitiva ficaram impressionados com o que encontraram na cidade, com os processos produtivos que respeitam o meio ambiente, como a fábrica de MDF que só usa madeira de origem de reflorestamento. O governador indonésio também convidou o prefeito de Paragominas à participar, em setembro deste ano, do Fórum de Governadores por achar importante a “união de todos quando o assunto está relacionado ao clima e ao meio ambiente”.

Kalimantan Cantral foi escolhida pelas Nações Unidas para sediar o piloto do programa de Redução de Emissões do Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) por possuir mais de 70% dos seus mais de 153 milhões de hectares cobertos por floresta. A pobreza, as desigualdades sociais e o desafio do desenvolvimento econômico foram reconhecidos como desafios comuns.

Jacundá em busca de desenvolvimento sustentável

"Como boas notícias são sempre gostosas de saber, posto uma matéria que nossos colegas de Jacundá postaram no blog deles, sobre uma visita à Paragominas" - Taís Fiorese 

Publicada em: 17/03/2011 11:04

O secretário de Meio Ambiente de Jacundá, Cledemilton Araújo formou uma comitiva de funcionários, de diretores da ACIJ representados pelos Srs. Itonir da Acredilar e Roni da Roni Veiculos, do SINRURAL, representados pelos empresários Cal Milaneze e Ananias, e Câmara Municipal, representada pelos vereadores João Borges e Nilceu Noberto e foram até Paragominas coletar informações sobre o modelo de gestão ambiental desenvolvido naquele município, inclusive, vencendo a nona edição do Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente.

Executado pelo Departamento de Articulação de Ações da Amazônia (DAAM) do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em 2010. O prêmio é o primeiro da região Norte e tem o objetivo de valorizar e incentivar iniciativas de proteção ambiental, que contribuam para a promoção do desenvolvimento sustentável da região amazônica brasileira.

Mas, para alcançar o reconhecimento como um exemplo eficaz de gestão ambiental pública, foram precisos quase três anos de trabalho. Apostando no uso correto dos recursos naturais como forma de promover as atividades econômicas, a Prefeitura local lançou em 2008 o projeto Município Verde.

A prioridade era retirar Paragominas da lista negra do Ministério do Meio Ambiente, como um dos principais focos de desmatamento da Amazônia e hoje, todos vêem os excelentes resultados obtidos.

“Tudo que é bom e bonito e servir para a nossa cidade, vamos copiar sim.” São estas as palavras do secretário de Meio Ambiente de Jacundá que ficou muitíssimo satisfeito com o prefeito de Paragominas Adnan Demachki e sua equipe pela recepção e pelas informações prestadas com muita clareza e transparência, objetivando contribuir para que Jacundá possa se tornar também um modelo de gestão ambiental de destaque no Pará e no Brasil.

A secretaria implantou o programa de Educação Ambiental com o curso de reciclagem que se iniciou na rede pública de ensino municipal, estendendo-se posteriormente para todas as comunidades. Também vai incentivar a coleta seletiva de lixo nas escolas e em seguida implantar nas ruas.

Para alcançar estes objetivos, dia 22, as 08:00 horas, na Praça Municipal acontecerá o lançamento do Projeto de Educação Ambiental, além de troca de lixo por alimento não perecíveis, a Sematur vai iniciar uma série de palestras nas escolas, nos bairros através das associações visando a educação ambiental de toda a comunidade jacundaense.
Outro fator importante que deverá ser copiado de Paragominas refere-se à merenda escolar que é totalmente adquirida dos produtores rurais do município, movimentando uma renda de 500 mil reais mensais. Jacundá, hoje compra bem mais de 70% dos alimentos para merendas escolares em outros municípios, deixando de gerar renda ao nosso povo, portanto precisará seguir o bom exemplo de Paragominas, onde a comunidade sai ganhando.
Evidentemente que este é um processo que deve contar com a participação direta do prefeito municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria Meio Ambiente com incentivos aos produtores rurais e com implantação de projetos piloto em vários setores da economia.

O projeto de hidroponia cuja finalidade é a produção de pepino e pimentão que em breve estará sendo testado pela Sematur com a finalidade de suprir a carência destes produtos em nosso mercado, visa também verificar os custos de produção e a sua viabilidade econômica.

Fala-se muito em desenvolvimento sustentável. O que é e como funciona? É uma atividade sustentável qualquer que pode ser mantida por um longo período indeterminado de tempo, ou seja, para sempre, de forma a não se esgotar nunca, apesar dos imprevistos que podem vir a ocorrer durante este período.

Pode-se ampliar o conceito de sustentabilidade, em se tratando de uma economia sustentável, que não coloca em risco os recursos naturais como o ar, a água, o solo e a vida vegetal e animal dos quais a vida (da sociedade) depende.

O desenvolvimento sustentável é aquele que melhora a qualidade da vida do homem na terra e respeita a capacidade de produção dos ecossistemas. Philippi (2001) enfoca a sustentabilidade ecológica com o uso mais eficiente do potencial dos recursos existentes nos diversos ecossistemas, redução do consumo, redução da poluição.

Se por um lado o progresso e o conseqüente aumento populacional agravam mais o desenvolvimento, por outro vê que existem pequenas iniciativas neste sentido,  discretas, talvez se fala muito sobre tudo isso e se faz pouco, no entanto se para alguns o desenvolvimento sustentável é tido como uma utopia romântica que foge da realidade e do futuro já traçado, para outros é uma necessidade presente e urgente. Cabe a cada pessoa escolher no que quer acreditar.

E se acreditar que podemos mudar a atual realidade de Jacundá é descruzar os braços e começar a agir. 

A prefeitura Municipal através das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico quer transformar a nossa realidade e para isso, está buscando parcerias com outras prefeituras com a sociedade organizada, e em especial, os empresários e agricultores do município, objetivando implementar novas fontes de economia em substituição a atividade de exploração ilegal de madeiras praticamente com os dias contados e que ultimamente já desempregou mais de 3.000 trabalhadores, sem nenhuma expectativa de reposição desses postos de trabalho. (Valdomiro Batista)

Fonte: Blog Jacundá Tudo de Bom, link: http://www.jacundatudodebom.com.br/noticia.php?intNotID=113


Simão Jatene fará palestra no Fórum Global de Governadores

Da Redação 
Agência Pará de Notícias
O governador Simão Jatene e o vice, Helenilson Pontes, receberam um barco da delegação indonésia simbolizando a parceria entre os dois governos
O governador Simão Jatene foi convidado, nesta quinta-feira (17), pelo governador da província de Kalimantan Cantral, na Indonésia, Augustin Teras Narang, para palestrar no Fórum Global de Governadores sobre Clima e Florestas, que acontecerá em setembro no país asiático. Jatene propôs um pacto mundial em que os países ricos reconheçam a preservação do meio ambiente como fator produtivo que deve ser remunerado pelos países desenvolvidos.
Kalimantan Central foi escolhida pelas Nações Unidas para sediar o piloto do programa de Redução de Emissões do Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) por possuir mais de 70% dos seus mais de 153 milhões de hectares cobertos por floresta. A pobreza, as desigualdades sociais e o desafio do desenvolvimento econômico foram reconhecidos pelos dois governadores como desafios comuns aos dois territórios.
Ao explanar sua visão de que o mundo deve considerar as grandes áreas preservadas de florestas como um espaço a ser preservado, como meio de produzir o equilíbrio e o bem-estar necessários para a convivência da humanidade, Simão Jatene foi saudado pela delegação que visitou o Palácio dos Despachos.
Jatene criticou os princípios do REDD+, segundo os quais as áreas sob ameaça recebem incentivos monetários para a preservação, e afirmou que é um contracenso que as áreas precisem estar sob ameaça para poder receber ajuda financeira. "Nós já temos mais ou menos bem difundido o conceito de que devemos produzir preservando. Agora é preciso divulgar a ideia de que preservar é produzir", afirmou.
Ao final de uma longa conversa de quase duas horas com uma comitiva de 34 pessoas, entre jornalistas, chefes de províncias e empresários, o embaixador da Indonésia no Brasil, Sudaryomo Hartosudarmo, reafirmou o convite dizendo que gostou muito da abordagem de Simão Jatene sobre o tema e afirmou que gostaria de estar lá a seu lado. "É muito interessante a sua abordagem sobre o problema", disse ele.
O governador Narang entregou um barco confeccionado a mão com látex e disse que ele simbolizava que "Pará e Kalimantan Central estão no mesmo barco", e reafirmou que as duas províncias podem desenvolver uma agenda comum.
O governador Simão Jatene falou sobre o programa Município Verde, que incentiva a prática de ações de preservação do meio ambiente. E citou o exemplo de Paragominas que era, há 20 anos, um município reconhecido pela violência. Agora, é referência em preservação e ordenamento público. Pelo programa, a ser inaugurado no próximo dia 23, o município recebe incentivos pela preservação de suas áreas verdes.
A delegação da Indonésia fica ainda por quatro dias no Pará e deve visitar Paragominas, além de conhecer os parques ambientais da capital. O governador Simão Jatene disse que vai ter o maior prazer em representar o Pará no Fórum Global de Governadores.
Elielton Amador - Secom

quinta-feira, 3 de março de 2011

Nota de Esclarecimento

A respeito do alagamento na PA-125, altura da Avenida Tropical, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas vem à publico esclarecer o motivo de ter acontecido tal fato:
As chuvas que caíram ontem, 2 de março, foram as mais fortes deste inverno. Segundo a Estação da Embrapa, o índice registrado ontem foi de 83,6 milímetros, o que equivale a 83 litros por metro quadrado – um milímetro de chuva equivale a um litro de água que cai em um espaço de um metro quadrado. Em determinados pontos, as águas ultrapassaram algumas barragens que ficam ao longo do Igarapé Paragominas. E, o fato, associado à forte chuva que caiu na cabeceira do igarapé, num espaço de tempo muito curto, resultou no alagamento da PA-125, altura da Avenida Tropical.
Ainda na noite de ontem, técnicos das Secretarias de Infraestrutura e Obras e de Meio Ambiente vistoriaram o impacto que as chuvas estavam causando na cidade, e pontos críticos como a 23 de janeiro, a Gonçalves Dias, e outros. Estes tiveram poucos problemas, face aos serviços que já foram e estão sendo realizados de limpeza, drenagem, dragagem e remanejamento de casas nos locais que são caminhos naturais das águas. Caso esses serviços não estivessem sido realizados, os prejuízos seriam muito maiores.
O igarapé Paragominas, que está sendo dragado pela primeira vez em sua história, há seis meses, com duas dragas, conseguiu escoar com rapidez as suas águas a partir da ponte da Rua Carlos Gomes até a sua jusante com o Rio Uraim, pois é o local que já foi dragado. Além disso, a Prefeitura já colocou uma escaveira hidráulica, retro escavadeiras, caçambas e trabalhadores braçais para fazer a limpeza de todo o seu sistema de drenagem (dos canais). Por isso, a cidade não sentiu tanto as chuvas, com exceção do ponto da PA-125, que fica às margens do Igarapé.
Informamos que, desde ontem, estamos com equipamentos a postos, o secretário de Infraestrutura, Manoel Dias e o coordenador de Meio Ambiente, Felipe Zagallo, estão sobrevoando a cidade para verificar o nível do Igarapé Paragominas, em toda a sua microbacia. Vale informar também que o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil já foram acionados pela PMP e estão a postos para quaisquer eventualidades.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Terra Legal terá escritórios em Paragominas e Parauapebas, no Pará

O Programa Terra Legal vai fortalecer parceriais com municípios que priorizam o combate ao desmatamento ilegal para agilizar o processo de regularização fundiária no Pará. A definição ocorreu durante visita ao Estado do secretário extraordinário de Regularização Fundiária na Amazônia Legal, Carlos Guedes. Além da apresentação dos trabalhos do Terra Legal no Pará, a visita também teve como objetivos ampliar o diálogo com o governo do Estado e os municípios da área de atuação do Programa.
Em reunião com o secretário de Agricultura do Pará, Hildegardo Nunes, ficou definido que municípios que priorizam a regularização ambiental terão atenção especial do Programa. Entre eles está Paragominas, município do Território da Cidadania Nordeste Paraense, que saiu da lista de maiores desmatadores da Amazônia Legal publicada pelo Ministério do Meio Ambiente. "Paragominas se tornou referência pelo grande esforço ao combate ao desmatamento. Agora vamos resolver a questão fundiária", afirmou Guedes.
Uma das ações previstas é a instalação de um escritório do Terra Legal em Paragominas. "A criação de escritórios locais permite a aproximação das prefeituras com o Programa, nos auxiliando no cadastro de ocupações, acompanhamento do georreferenciamento, assim como nos esclarecimentos à população sobre o Terra Legal", explica Guedes. "Vamos ampliar nossa parceria para resolver a questão fundiária no município", reforça o prefeito Adnan Demachki.
Outro escritório do Terra Legal será instalado em Parauapebas, município do Território da Cidadania Sudeste Paraense. No último sábado (26), o Terra Legal repassou à Prefeitura as vilas Palmares I e Palmares II, áreas urbanas do Assentamento Palmares, criado pelo Incra em 1996. Guedes ressaltou que, com a titulação, a Prefeitura pode receber recursos do Governo Federal para melhorias em infraestrutura, saneamento e titular as casas dos 5 mil moradores.
"Até hoje não tínhamos condições de construir escola nessas terras, que eram da União. A regularização fundiária significa melhoraria de qualidade de vida para toda a cidade", ressaltou o prefeito Darci Lermen. Até o final de março, o Terra Legal titulará mais três bairros em Parauapebas: Liberdade, São Lucas I e São Lucas II.
Fonte: Site Ministério do Desenvolvimento Agrário