Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Semana do Meio Ambiente

O prefeito de Paragominas, Adnan Demachki, vai estar hoje, às 15h, na Escola Castelo Branco, proferindo palestra sobre Educação Ambiental, como parte da programação da Secretaria Municipal de Educação, da Semana do Meio Ambiente.

Paragofest muda de data

A maior micareta do interior do estado, o Paragofest 2011, mudou de data de novo. Os organizadores dos blocos resolveram adiar o evento, que ia acontecer nos dias 2 e 3 de julho, para o mês de novembro, mas as datas ainda não foram divulgadas. A Secretaria Municipal de Cultura, que é quem organiza a festa, acatou a decisão e também fica no aguardo da nova data. Vamos esperar!

Portal Mais Emprego

A Prefeitura de Paragominas e o Sistema Nacional de Empregos – SINE, promovem amanhã, dia 1 de junho, a partir das 19h, no auditório da Prefeitura, uma palestra de apresentação do portal maisemprego.mte.gov.br, do Ministério do Trabalho, onde serão apresentadas as mudanças no atendimento do SINE, tanto para o empregador, como para o trabalhador e principalmente as inovações referentes ao Beneficio do Seguro Desemprego. O evento é voltado para representantes de Sindicatos e trabalhadores.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Paragominas sedia o III Encontro Nacional de Direito Ambiental da Ordem dos Advogados do Brasil

O encontro contará com seis painéis com diferentes focos sobre direito ambiental e acontecerá simultaneamente em três lugares dentro de Paragominas

Pela primeira vez, a cidade de Paragominas, no nordeste paraense, vai sediar um encontro nacional da Ordem dos Advogados do Brasil: o III Encontro Nacional de Comissões de Direito Ambiental. Em um dia, 4 de junho, advogados de todo o país estarão reunidos no município discutindo temas sobre meio ambiente e, ao final, vão elaborar a Carta de Paragominas, contendo todas os encaminhamentos definidos durante os trabalhos.

A data não foi escolhida à toa. O evento acontecerá na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente e Paragominas foi escolhida sede por ser o mais novo modelo ambiental do Brasil, com o Projeto “Paragominas Município Verde”. Segundo o presidente nacional da Ordem, Ophir Cavalcante, sua escolha é oportuna por sua posição de destaque na defesa do meio ambiente e especialmente, pelo exercício de práticas sustentáveis no Brasil. “Paragominas foi o primeiro município a sair da lista do desmatamento da Amazônia e as ações realizadas lá, deixa-nos orgulhosos”, afirma Ophir.

Para o prefeito de Paragominas, Adnan Demachki, que além de gestor público, é advogado de formação, o evento é a prova de que a cidade já atingiu o reconhecimento nacional de suas práticas ambientais, não só por ter saído da lista, mas por estar conseguindo conscientizar os moradores que a questão ambiental, com a preservação e novas práticas sustentáveis, são atitudes que não vão mais sair de “moda”, que é um segmento que só tende a crescer e não retroagir.

“Chegar até onde chegamos não foi fácil. Mas, a cada passo, a OAB esteve conosco, até porque tudo o que fizemos foram pactos e termos dentro da legalidade. Hoje, podemos dizer que o nosso município tem uma segurança jurídica porque meio ambiente e direito caminham de mãos dadas. Os empresários do agronegócio, principalmente, ganharam mais segurança para investir e crédito nos bancos. A vinda de grandes multinacionais, como Bunge e Cargil são exemplos dessa segurança jurídica que hoje Paragominas tem”, afirma Demachki.

Recentemente, durante o lançamento do Programa Estadual Municípios Verdes, foi realizada a assinatura do Projeto de Lei criando o Código Ambiental Municipal, um conjunto de leis que inovam a legislação do meio ambiente do município através das políticas de Mudanças Ambiental, Climáticas e de Resíduos Sólidos; a Criação do Observatório Ambiental de Paragominas, projeto que congrega diversas instituições parceiras, que farão o monitoramento da qualidade ambiental na cidade.

Segundo o advogado Raphael Vale, membro da Comissão Nacional de Direito Ambiental da OAB, o código ambiental de Paragominas é mais uma inovação na busca da efetividade do cumprimento da legislação ambiental. Para ele, essas e outras ações motivaram a vinda do Encontro Nacional da Ordem à Paragominas.

“Ou seja, em Paragominas a lei está sendo colocada em prática, saiu do papel. O Brasil ainda não tem uma consolidação de leis ambientais e a iniciativa de Paragominas é um grande avanço na área do Direito Ambiental, que é o que vamos discutir no Encontro”. Para ele, esse código finaliza um caminho que a legislação estadual e federal devam seguir no futuro. “O fato de haver um código, centraliza toda a legislação, evitando dessa forma conflitos e lacunas que eventualmente ocorriam”, finaliza Vale.

O presidente da OAB, seção Pará, Jarbas Vasconcelos explica que o encontro vai marcar as discussões sobre o Direito Ambiental e que, de Paragominas, sairão propostas sólidas que serão defendidas pela Ordem. Serão vários painéis com assuntos diversos sobre o tema. “Seis painéis serão discutidos durante o evento, com o objetivo de promover a integração da Comissão Nacional de Direito Ambiente com as congêneres das Seccionais da OAB nos Estados da Federação, além de trazer, em nível nacional, dos temas relacionados aos biomas: floresta, caatinga, pantanal, mata atlântica; ao desmatamento, a escassez da água, as competências legislativas em matérias de direito ambiental”, explica.

Grandes nomes do Direito Ambiental e especialistas na área vão marcar presença em Paragominas – além do presidente nacional da Ordem, Ophir Cavalcante -, como Fábio Feldman, advogado ambientalista e ex-secretário de Meio Ambiente do estado de São Paulo, além de nomes como Roberto Kablim, presidente da ONG SOS Mata Atlântica e Adalberto Veríssimo, pesquisador Sênior da ONG Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), parceiro do projeto “Paragominas Município Verde” e que elaborou, junto com o prefeito Adnan Demachki, o Guia Municípios Verdes que estão servindo de base para as cidades paraenses que querem seguir o modelo de Paragominas.

Serão seis painéis, todos a partir das 14h30. Três deles serão realizados no Hotel Regente de Paragominas. São eles: Rio +20, Papel da OAB frente à Educação Ambiental e Mercado de Carbono (REDD). Já no Mavil Plaza Hotel, serão abordados dois painéis, Gestão Ambiental e Competências Ambientais. Já o que sexto painel e que está sendo considerado o maior deles, é sobre a Discussão do Código Ambiental Brasileiro, que será realizado no auditório Inocêncio Oliveira, no Parque de Exposições da cidade.

O evento é voltado para advogados e profissionais de áreas afins. As inscrições já podem ser realizadas no site da entidade, o www.oabpa.org.br.

CDL Paragominas realiza seminário

No próximo dia 6, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Paragominas (CDL) irá realizar, de 14h às 20h, no auditório Inocêncio Oliveira, do Parque de Exposições, o 1º Seminário Municipal de SPC, intitulado “Formando Líderes”. Segundo o CDL, o objetivo é oferecer aos comerciantes de Paragominas palestras de alto nível, bem como divulgar o movimento lojista e promover a integração da classe. Serão 200 inscrições abertas. Mais informações, ligue para 3729-3917 ou 3729-3944.

Prefeitura de Paragominas e Lions entregam cadeira de rodas

Crianças com dificuldade de mobilidade e que necessitam de cadeira de rodas para se locomover terão uma noite pra lá de especial hoje, às 19h, na sede do Lions Clube. É que a Prefeitura de Paragominas, em parceria com o Lions irá doar 42 cadeiras de rodas para crianças com este perfil. Segundo os organizadores do evento, muitas dessas crianças ficavam impossibilitadas até de frequentar a escola, visto que não tinham condições de locomoção. Agora, esse problema será superado.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Sistema Libra será implantado no Fórum de Paragominas

Segunda-feira, 30, às 11h no Fórum de Paragominas, será realizada uma reunião de trabalho, onde vai ser apresentado o Sistema Libra, que será utilizado para cadastro e tramitação de todos os processos da comarca e eximir dúvidas a respeito da tramitação. A reunião será presidida pela Desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento. O evento vai contar com a presença dos prefeitos Adnan Demachki e Paulo Tocantins, além de parte de seu secretariado e profissionais da área do Direito.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Novo bairro beneficiará mais de cinco mil pessoas

Casas Morada do Sol
Na última quarta-feira, dia 18, o prefeito, Adnan Demachki, anunciou a entrega, em aproximados 90 dias, das unidades habitacionais do novo bairro “Morada do Sol”. A construção das unidades é uma iniciativa do programa habitacional ‘Minha Casa, Minha Vida”, da Caixa Econômica Federal e que beneficiará, em Paragominas, cerca de cinco mil pessoas.

Uma comitiva formada por secretários municipais e autoridades de segurança pública, visitou as obras do Morada do Sol que já estão em fase de finalização. O objetivo da visita foi para que as autoridades possam desenvolver um planejamento de como vão atuar no novo bairro. “Além de observar o andamento das obras, as autoridades foram chamadas para traçar planos de ação no novo bairro”, diz o prefeito.

Cerca de 690 profissionais estiveram envolvidos nas obras do novo bairro que começou a ser construído em fevereiro de 2010. Em uma área que tem em torno de 160 mil metros quadrados, haverá 969 unidades habitacionais, entre casas e apartamentos. Além disso, o Morado do Sol terá uma praça, posto de saúde, escola e será o primeiro bairro de Paragominas a receber um sistema de esgoto e água tratada.

Na construção das casas, não foram utilizados tijolos. Na forma de construção chamada de concreto moldado em bloco, as unidades são construídas apenas com um concreto diferenciado. “O concreto recebe uma substância que cria bolhas de ar, o que faz com que as paredes não esquentem e as casas fiquem mais refrigeradas”, explica o Jorge Wanderley, gerente da obra.

Segundo o gerente, o modelo de construção empregado na obra é inovador no estado do Pará. “Esse modelo está sendo usado em estados do sul do país. Essa é uma das poucas obras a adotar essa forma de construção”, diz Jorge Wanderley.

Melhora da qualidade de vida

O maior ganho que o novo bairro trará está na questão social. Em torno de mil famílias serão beneficiadas com as unidades. São famílias que residem em áreas consideradas de risco e que tem que têm uma renda mensal de, em média, 80 reais por pessoa. “São pessoas que vivem em locais onde não há, principalmente, saneamento e em casas de madeira”, diz a secretária de assistência social, Dyjane Amaral.

Para a secretária, o maior salto está na qualidade de vida. “Agora essas pessoas terão a oportunidade de viver em um lugar com sistema de esgoto, água tratada, casas de concreto. Sem dúvida é um grande salto para a qualidade de vida”, afirma Dyjane.

A Secretaria de Assistência Social (Semas) foi a responsável pelo cadastro das famílias, que começou em novembro de 2010. Além das pessoas que moram em áreas de risco, foram beneficiadas famílias que recebem o benefício do Bolsa Família e funcionários municipais com as rendas mais baixas.

Na visita da comitiva, além de anunciar o prazo de entrega das unidades, o prefeito Adnan Demachki, planeja ampliar a iniciativa e construir mais unidades habitacionais. “Nós estamos com mais de 90% das obras concluídas do Morada do Sol e que beneficiarão mais 5 mil pessoas. Pretendemos ampliar o projeto e construir mais casas e assim poder beneficiar mais pessoas”, afirmou o prefeito.

Texto e Imagem: Lucas Eugênio

Encenação sobre trabalho infantil - PETI

Na última quarta-feira, dia 18, foi realizado, no Teatro Reinaldo Castanheira, o Seminário “Paragominas em Defesa dos Direitos Fundamentais de Crianças e Adolescentes”, que teve como objetivo debater a garantia dos direitos de meninos e meninas do município. Na ocasião, houve a assinatura de um termo de cooperação entre Prefeitura Municipal de Paragominas e Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca-Emaús).

O evento foi promovido em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Porém, temas como educação, cultura, dependência de drogas e violência doméstica também foram abordados. “Nós entendemos que para que a crianças e adolescentes tenham sido vitimas da violência sexual é por que outras violações de direitos já foram cometidas contra eles”, explica a secretária municipal de assistência social, Djane Amaral.

Os temas abordados foram debatidos em grupos de trabalho por profissionais que atuam, principalmente, nas áreas de saúde, educação, assistência social e segurança pública. No início, eles assistiram a uma peça teatral encenada por crianças atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). A peça chamou a atenção para uma das maiores violações de direitos contra meninos e meninas, a violência sexual.

Termo de Cooperação


Assinatura do Termo entre PMP e Cedeca/Emaús

No Seminário, um termo de cooperação foi assinado entre Prefeitura Municipal de Paragominas e Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca-Emaús). O objetivo principal do termo é trabalhar com adolescentes em situação de vulnerabilidade social assuntos relacionados aos direitos humanos.

Para o Padre Bruno Sechi, coordenador geral do Cedeca-Emaús, tanto a assinatura do termo como o seminário são passos fundamentais na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. “O mais importante em eventos como esses é a integração de entidades públicas, privadas e da sociedade civil para que os direitos de crianças e adolescentes sejam prioridades absolutas”, diz Padre Bruno.

Ainda segundo o Padre, conhecido no estado do Pará pela atuação em defesa dos direitos de meninas e meninos, o município tem dado passos significativos. “Quem conhece Paragominas pode perceber a diferente. Nós não vemos crianças nas ruas, nas esquinas. É um exemplo para estado, para o Brasil”, afirma o coordenador geral do Cedeca-Emaús.

No momento da assinatura, o prefeito, Adnan Demaccki, fez questão que autoridades de várias áreas assinassem o termo. “É importante que todos assinem, pois esse, não é trabalho de uma só instituição, mais de todas”, disse o prefeito.

Paragominas já recebeu o selo Prefeito Amigo da Criança que lembrou os investimentos nas áreas que trabalham com a infância e adolescência. “Temos escolas de arte beneficiam várias crianças. O Peti que atende cerca de 700 crianças. Em meio a tantos escândalos com merenda escolar pelo Brasil, a nossa merenda escolar é a única premiada sete vez como a melhor do país”, disse o prefeito.

Texto e Imagens: Lucas Eugênio

terça-feira, 10 de maio de 2011

Stand de Paragominas "bomba" na Expoingá

Em quatro dias de Expoingá, o stand de Paragominas está pra lá de movimentado. São agricultores atraídos pela nova proposta da cidade de ser a Fronteira Agrícola do Pará. Pessoas que possuem poucos hectares no Paraná, vêem em Paragominas a possibilidade de aumentar a área de produção. E esse é o objetivo principal da presença do município na 39ª Expoingá.

Mirem no exemplo dos que obedecem Código Florestal

A experiência do município verde no Pará desmente os argumentos pelo afrouxamento do código local. Em 80 dos 144 municípios do Estado, 80 já aderiram.

O programa, que se inspirou no exemplo do Pacto pelo Desmatamento Zero de Paragominas, exige a assinatura de um protocolo com compromissos claros. Um “compromisso vinculante”, como o que desejam para o novo acordo global do clima. Por este protocolo, se obrigam, para serem fornecedores de carne, a promover o cadastramento ambiental rural das propriedades, ter metas de redução de desmatamento, que serão monitoradas e avaliadas. As exigências vão além do Código Florestal, porque os proprietários se comprometem a fazer a regularização ambiental de suas propriedades – o que significa cumprir as exigências do Código – e muito mais. Em Paragominas, por exemplo, o pacto prevê a moratória inclusive de desmatamento legal.

Não foi um caminho fácil. Começou com custos, oriundos das ações de comando e controle do governo federal, lista suja de municípios que mais desmatam, operações da Polícia Federal e do Ibama, corte de crédito, perda de mercado. A ação do Ministério Público, com o programa Carne Legal, levou os produtores a assinarem termos de ajuste de conduta para que os processos fossem interrompidos. Os prefeitos, temendo perdas econômicas com o embargo da produção de seus municípios, gerando desemprego e queda de receita, começaram a negociar seus próprios pactos contra o desmatamento ilegal. Quando o governo do Estado lançou o programa Municípios Verdes, estavam prontos para aderir. Aderindo, podiam usufruir das vantagens da certificação e rastreabilidade, que lhes facilita o acesso aos mercados de primeira linha, que pagam melhor e estabelecem laços de relacionamento mais fieis com seus supridores.

Adalberto Veríssimo, do Imazon, me disse que 90% das propriedades dos municípios que aderiram ao programa já fizeram o cadastro ambiental rural. Hoje, produtor que alega que é caro demais, tem resposta clara dos produtores que já fizeram: todos podem pagar, é um custo bastante acessível por hectare. Veríssimo diz que a maior parte do desmatamento nestes municípios ocorre agora nos 10% de propriedades que não fizeram o cadastramento.

Os municípios legalizados puxaram a queda do desmatamento no Estado, que ainda tem regiões de desmatamento intensivo. Um foco está na região de influência dos guzeiros, por causa do corte ilegal para fazer carvão vegetal. Com relação ao ferro-guza, o governo do Pará está tomando medidas para impedir o desmatamento para produção de carvão vegetal. Está criando custo tributário e proibiu o transporte de carvão. O guzeiro não pode mais dizer que está usando carvão de outras localidades. Todo o carvão que usa é local. Isto facilita a fiscalização.

Na grande região no entorno de São Félix do Xingu e no eixo da BR163, a Cuiabá-Santarém, há ainda muita especulação com as terras e uma dinâmica predatória, ainda do tipo de expansão de fronteira. Os assentamentos do Incra continuam sendo um vetor significativo de desmatamento.

Nos últimos oito meses, o desmatamento caiu 47% no Pará, segundo os dados por monitoramento de satélite do Imazon. O problema hoje está em outros Estados. Em Rondônia e na porção do Amazonas que lhe faz fronteira, sob a influência das hidrelétricas do Rio Madeira. No Mato Grosso, onde a dinâmica da agroindústria continua majoritariamente predatória. Em Rondônia, o desmatamento aumentou 142%, nos últimos oito meses. No Mato Grosso, aumentou 22%. Aumentou também no Acre, 53%, onde o Ministério Público Federal processou 14 frigoríficos por comprarem carne de fazendas que desmataram ilegalmente ou usaram trabalho escravo.

O programa Município Verde ainda tem poucos incentivos positivos, fora a eliminação dos obstáculos ambientais ao acesso aos mercados mais exigentes. Mas o governo estadual está estudando a possibilidade de, junto com o governo federal, criar uma cesta de incentivos fiscais e creditícios. Um deles será o ICMS verde. O outro, prioridade na regularização fundiária. Os municípios serão avaliados sistematicamente e serão classificados em diferentes níveis, de acordo com o cumprimento das metas de redução de desmatamento e grau de regularização fundiária e ambiental.

O nível 1 corresponde à entrada no programa. O nível 2, à implementação de ações que permitam atingir as metas de redução de desmatamento e degradação, o cadastramento ambiental rural das propriedades, entre outras exigências. O nível 3, requer ganhos de governança local, com criação do conselho municipal de meio ambiente, licenciamento ambiental das propriedades, cumprimento adicional das metas.

Quem não quer cumprir a lei, olha só o curto prazo. Provavelmente, já não tem acesso aos mercados de primeira linha nacionais, nem estrangeiros. Quem quer vender para as grandes cadeias, para os mercados da Europa e Estados Unidos, tem que ir além da lei. Não interessa a esses produtores que o Brasil fique marcado como um país que afrouxou a lei que protege a floresta amazônica. É como pôr um carimbo de “sujo” em seus produtos. A Amazônia, além de ser um inestimável patrimônio nacional, que pode gerar muito mais riqueza com a floresta em pé, é um ícone hoje no mundo. Protegido e valorizado, este ícone, esta marca, ajuda a vender. Destruído, fecha mercados.

* Para ouvir o comentário do autor na rádio CBN clique aqui.

** Publicado originalmente no site Ecopolítica.

(Ecopolítica)

quinta-feira, 5 de maio de 2011

39ª Expoingá apresenta ao público reflexo do crescimento agrícola

Durante dez dias de evento, empresários, agricultores e integrantes institucionais participam de uma das maiores agropecuárias exposições do Brasil

No período de 5 a 15 de maio, a Sociedade Rural de Maringá realizará um grande evento. É a 39ª edição e 16ª internacional Exposição Agropecuária e Industrial de Maringá (Expoingá), no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, que este ano traz o tema “A Vitrine do Futuro. Reflexo do Crescimento”.

O evento contará com a presença de cooperativas agrícolas do Sul do Brasil, produtores rurais – uma das classes mais tecnificadas do país, criadores das raças bovinas de corte e leite, equinos, suínos, ovinos e caprinos, além da apresentação de shows sertanejos, leilões, rodeios, palestras e cursos. Neste cenário, representantes de municípios de diversas regiões do país, Prefeitura local, Secretarias de Estado, Ministérios de Agricultura e entidades parceiras estarão em stands apresentando novos empreendimentos do setor agrícola, ambiental e rural.

Dentre as exposições, uma delas se destaca. O município de Paragominas, localizado no nordeste Paraense. O amplo potencial agrícola e estrutural encontrado no local serve de exemplo para muitos agricultores que veem na região um vasto pólo econômico.
“Nosso objetivo é divulgar as nossas potencialidades, no sentido de atrair novos empreendimentos para a cidade. A Região de Maringá possui agricultores mais tecnificados do país, alta produtividade, agricultura de precisão, além de empreendedores com alta capacidade de investimentos. Além disso, Maringá está distante somente 40km de Arapongas, grande pólo de móveis da região sul, oportunidade que divulgaremos também a possibilidade de atrairmos fábricas de móveis para o Pólo Moveleiro de Paragominas, já que foi inaugurada recentemente a primeira fábrica de MDF (matéria-prima para a produção de móveis) do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, que produz com madeira 100% reflorestada”, afirma Adnan Demachki, prefeito de Paragominas.

Paragominas é uma porta de entrada para vários empreendedores. Um exemplo disso, é a história do agricultor paranaense Carlos Zafalon, que há seis anos saiu do Paraná e foi morar na região paraense. Hoje, ele contabiliza os benefícios desta mudança. “Quando morava no Paraná, a média de hectare para plantação era de 120 por ano, já em Paragominas é diferente, quando mudei, logo no primeio ano consegui plantar 500 hectares, os números foram crescendo e hoje trabalho com 3.100 hectares”. Para ele, a vida adquirida no município não fica aquém de outros lugares, já que no local existe toda uma infra-estrutura assistencial, médica, agrícola e outras. “Até o clima favorece, pois há muitas chuvas, a terra é fértil. Tenho muitos parentes que sentem vontade de morar aqui, pois sabem que a cidade é muito boa para viver”.

Quem também viveu uma experiência parecida foi o agricultor paranaense, Gerson Werner. Desde 2004 ele mudou-se com a família, vendeu os bens na terra de origem e não pensa em sair mais da região do nordeste paraense. “A primeira vez que ouvi falar de Paragominas foi em uma exposição, há muitos anos. Meu filho decidiu ir para Santarém, mas nem chegou a pisar no local, parou em Paragominas e lá ficou. Então decidi vir junto também. Aqui tenho tudo, trabalho com a quantidade de 1.130 hectares”.

O exemplo bem sucedido de agricultores aliado à potencialidade da região e o clima favorável fez com que Paragominas agregasse até hoje uma vasta quantidade de imigrantes de outros Estados, que buscaram no município conquistas em todas as áreas. “Paragominas é a vitrine do futuro que tem se destacado, seja na área econômica, ambiental ou rural. Apresenta vários atrativos de investimentos, perspectivas e pessoas na cadeia da agricultura, da pecuária, da agroindústria. É o lugar certo para investir”, complementa o secretário de Agricultura do município, Marcos Amaral.

A quantidade de terras da região é extensa. Segundo dados da ONG The Nature Conservancy (TNC), existem quase 2 milhões de hectares de terras no município, sendo que deste total, quase 700 mil são utilizados. Desta forma, a Prefeitura e a ONG TNC desenvolvem projetos que fomentam e regularizam o empreendimento agrário. “Integramos o projeto Município Verde, que combate o desmatamento ilegal, e dentro dele temos atuação na elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e da Licença Ambiental Rural (LAR). Apoiamos a Regularização Fundiária do município. Temos o projeto Responsabily Source, de cadeia produtiva responsável pela aproximação dos mercados da carne e grãos, entre muitos outros”, esclarece o cordenador da TNC, Fábio Niedermeier.

Projetos – Paragominas tem sido a representação de crescimento ambiental e rural, com muitos atrativos na agricultura e na floresta. Prova disso, são os projetos criados pelas esferas governamentais e instituicionais, como o Pólo Moveleiro, criado desde agosto de 2001.

O município foi escolhido pelo projeto Promos, que prevê investimentos e cooperação tecnológica e de gestão empresarial entre os fabricantes de móveis da Lombardia, região localizada ao norte da Itália. O projeto vem sendo tocado com parceria do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Agência Fomentadora de Negócios da Câmara de Comércio de Milão e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, com a participação do governo do Estado.

Outro projeto desenvolvido no município é o Pólo de Grãos, criado desde a década de 90 pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Federação da Agricultura do Estado do Pará (FAEPA), Prefeitura e empresários. A soja foi o primeiro plantio experimental do projeto, que se tornou ao longo dos anos, um sucesso de experiência. Com isso, o clima favorável, a adesão a novas práticas tecnológicas e a mão-de-obra qualificada transformaram Paragominas no maior produtor do Estado do Pará, com índices semelhantes a de outros grandes centros de produção. Ao longo da rodovia Belém-Brasília existem várias unidades de secagem e armazenagem de grãos. Com isso, o município passou a atrair cada vez mais investidores, que continuam chegando de todos os lugares do país.

Tailândia receberá Programa Municípios Verdes nesta sexta-feira


Prefeito de Paragominas estará na Expoingá fazendo apresentação do potencial economico do Município no dia 14 de maio
A primeira apresentação do Programa Municípios Verdes, lançado pelo governo do Estado no município de Paragominas, no nordeste paraense, acontecerá nesta sexta-feira (06), no município de Tailândia, região sudeste. Segundo o secretário de Estado de Projetos Estratégicos, Sidney Rosa, dos 87 municípios que até agora aderiram ao programa, Tailândia foi escolhido para ser o primeiro a apresentar o “Municípios Verdes” à sociedade local porque enfrentou uma série crise econômica após a operação Arco de Fogo, realizada pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) e Polícia Federal, em 2008.


“A cidade perdeu muito. A economia foi abalada, pois houve a desativação do setor madeireiro local e 10 mil pessoas foram embora do município procurar emprego em outros locais”, informou o secretário, ressaltando que o município precisa de uma atenção especial do governo do Estado. “Esse é o momento de chegar em Tailândia com a regularização fundiária, com atividades produtivas para consolidar as áreas abertas, com medidas que levem à regularização das atividades ambientais”, ressaltou

O pacto pelo controle do desmatamento e pela regularização ambiental será firmado no auditório do Texas Rodeio, a partir das 8h, na presença deo secretário Sidney Rosa, do prefeito de Tailândia, Gilberto Miguel Sufredini, e de membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do Sindicato dos Produtores Rurais de Tailândia.

Expoingá – O Programa Municípios Verdes integra a programação da 39ª Exposição Agropecuária de Maringá, no Paraná, que acontece de 5 a 15 deste mês. A Prefeitura de Paragominas representará o Estado como município modelo, por ter adotado o desmatamento zero há três anos.

Adnan Demacki, prefeito de Paragominas, estará em Maringá de 11 a 15 deste mês, participando de diversas reuniões, nas quais vai expor as diretrizes do programa e apresentar não só Paragominas, mas o Pará como um Estado viável e seguro para os investidores que participarão da feira agropecuária. “É uma ótima oportunidade de mostrar que o programa dá segurança jurídica e incentiva a produção em áreas já consolidadas”, afirmou Sidney Rosa, lembrando que o município paraense será também atração para novos empreendedores de grãos e do setor moveleiro.

Fonte: Site Agência Pará
Janise Abud - Secom