Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Secretários Municipais se reúnem em Paragominas

Nesta quarta-feira, dia 29, secretários de saúde de oito municípios da BR-010 se reuniam com Secretário Estadual de Saúde, Hélio Franco, no auditório da prefeitura municipal de Paragominas. A finalidade do encontro foi trocar experiências de gestão pública em saúde.

Os secretários municipais debateram temas como: Congresso Nacional de Secretários de Saúde; as conferências municipais que serão realizadas em São Miguel, Capitão Poço e em Paragominas; as plenárias municipais para a etapa da conferência estadual e nacional 2011; e o IV Fórum Estadual do Tribunal de Contas do Estado – TCE.

“Esse intercâmbio é importante, pois colaboram para que possamos melhorar as ações nos municípios”, disse o Secretário Estadual de Saúde, Hélio Franco. Segundo o secretário, encontros como esse, estão sendo realizados em outras regiões do estado. “É uma forma de atuarmos mais ativamente na gestão de saúde do estado”, fala o secretário.

Outro ponto debatido foi sobre o Hospital Regional (HR), que primeiramente começou a ser construído, na última gestão estadual, em Ipixuna, e não foi terminado. Segundo Hélio Franco, o hospital regional não será mais em Ipixuna. “Privilegiaremos uma cidade que beneficie mais a região”, disse o secretário, que anunciou que estrutura já construída, em Ipixuna, não será descartado.

Texto: Lucas Eugênio

Sebrae realiza a 3° Semana do Empreendedor Individual

O Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promoverá, de 27 de junho a 2 de julho, a 3° Semana do Empreendedor Individual. Uma iniciativa de âmbito nacional, que tem como objetivos, formalizar pequenos empresários e ampliar o conhecimento daqueles, que já estão formalizados para obterem melhores resultados em seus empreendimentos.

Em 2010, a marca, de 1 milhão de empresários regulamentados foi atingida e com a Semana do Empreendedor, a meta é ampliar o número de formalizados. Segundo Sergio Barros, gerente do escritório regional do Sebrae em Paragominas, a formalização garante direitos ao empreendedor. “A pessoa que se formaliza passa ter direitos previdenciários como: poder se aposentar tanto por tempo de trabalho como também por invalidez, por exemplo”, diz o gerente.

Mas não basta só formalizar o empresário, é preciso criar iniciativas de manter o empreendimento. Por isso, nesta semana, o Sebrae irá oferecer cursos, oficinas e palestras, tudo aumentar o leque de informações que o empresário deve ter para melhorar os negócios. “Vamos da um suporte para aqueles que já estão formalizados com a finalidade melhorarem os resultados em seus empreendimentos”, fala Sergio Barros.

Em Paragominas, a Semana do Empreendedor Individual vai até sexta-feira, dia 1, com atendimento ao público em horário comercial, no escritório do Sebrae, que fica localizado ao lado do prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, na Praça do Ginásio.

Texto de Lucas Eugênio - Jornalista

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Hoje tem gravação do CD de João Victor e Adriano

A dupla genuinamente da terra, grava mais um CD. Com uma história entre separações e voltas, os meninos de Paragominas estão melhores do que nunca e lançam mais um CD para a alegria dos fãs e amantes da música sertaneja. A festa começa às 23h, no Bancrevéa. João Victor e Adriano aproveitam a festa e comemoram 10 anos de carreira. Então, não perca mais essa dica de lazer para este final de semana.

Começam as festas de junho!!

A Associação de Moradores do bairro Uraim vai realizar neste sábado, 11, o 12° Arraiá dos Amigos. O evento já é uma prévia das festas juninas que começam a pipocar na cidade. O arrasta-pé começa às 20h, na Rua Wenceslau Braz. Vista sua roupa junina e caia na folia.

Pré-conferências preparam comunidades de Paragominas para a Conferência de Saúde, que será realizada em julho

HOJE, ÀS 19H, SERÃO REALIZADAS PRÉ-CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS EM CINCO COMUNIDADES. NA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO LAÉRCIO CABELINE SERÁ PROMOVIDA A PRÉ-CONFERÊNCIA DO BAIRRO E RESIDENCIAL JOSÉ ALBERTO. JÁ NO POSTO DE SAÚDE DO JADERLÂNDIA SERÁ REALIZADA A PRÉ-CONFERÊNCIA QUE ENVOLVE AS LOCALIDADES NOVA CONQUISTA, CONDOMÍNIO RURAL E BAIRRO JADERLÂNDIA. LEMBRANDO QUE AS PRÉ-CONFERÊNCIAS SERVEM PARA ADIANTAR OS ASSUNTOS QUE SERÃO TEMAS DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROMOVIDA NOS DIAS 8 E 9 DE JULHO.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Cidade quer ser referência verde da BR-163

Por Jeso Carneiro em 8/6/2011 às 11:10


Em plena marcha na cidade de Novo Progresso, a ideia de transformar o município numa espécie de Paragominas da BR-163 (Santarém-Cuiabá).

Ou seja, incluí-lo no programa Municípios Verdes e, assim, acabar com estigma de terra sem lei no que tange à preservação do meio ambiente, que tem causado enormes prejuízos à economia local.

No próximo dia 29, haverá um seminário na cidade cuja pauta aponta nesta direção (Novo Progresso, Município Verde).

Leia mais informações em Desafios para o futuro, no blog de Dinha Flores.

Fonte: Blog do Jeso

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Agenda Prefeito - Benefícios à vista

O prefeito de Paragominas, Adnan Demachki homologou nesta segunda-feira, 6, a licitação da duplicação da PA 125, desde o trevo, até a ponte próximo ao aeroporto da cidade. As obras começam imediatamente. Já na terça-feira, 7, Demachki proferiu em Belém, palestras para dezenas de prefeitos no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, sobre o projeto ambiental de Paragominas. Em seguida, reuniu-se com os grupos Urbia e MB Capital, que se propõem a construir um shopping em Paragominas e hoje, agendou com a Câmara de Municipal de Vereadores, para se reunirem os referidos grupos sobre os incentivos do município. E hoje e quarta-feira, 8, estará em Brasília com o Secretário Estadual de Projetos Estratégicos, Sidney Rosa, vendo vários assuntos de interesse da cidade. Irá visitar o escritório Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, na capital federal, responsável pela construção da Ferrovia Norte-Sul, que vai ligar Açailandia, no Maranhão, à Barcarena, no Pará. Demachki e Rosa querem pleitear um terminal de cargas para Paragominas.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Mais novidades no Circuito da OAB

Mulheres atendidas pela Projeto Social Associação Mira Gabriel, localizado no bairro Jaderlândia, irão fazer o recolhimento das garrafinhas de água distribuídas em todo o percurso da Corrida e Caminhada do Advogado, que será realizada no dia 5 de junho, em Paragominas. As garrafas serão usadas em oficinas de geração de renda minstradas no próprio espaço. 

Paragominas realiza a 4ª Edição da Corrida e Caminhada do Advogado, no próximo dia 5

A largada será dada às 7h30, do dia 5 de junho, dia Mundial do Meio Ambiente

4ª Corrida e Caminhada do Advogado. Hoje, Circuito.

Este ano, a Corrida e Caminhada do Advogado ganhou novo status. Agora, transformou-se em circuito, já que a Ordem dos Advogados do Brasil, seção Pará, que é quem organiza do evento, vai realizar várias etapas locais em cinco municípios paraenses, começando por Santarém. Paragominas será a segunda cidade a sediar o evento, que acontecerá no Dia Mundial do Meio Ambiente, no próximo 5 de junho.

O atleta Moisés Dalila de Oliveira, de 41 anos, não é advogado, mas participa do evento desde a sua primeira edição em Paragominas, em 2008. Para ele, esse tipo de competição é legal para o atleta treinar e, por que não, ganhar mais destaque dentro do atletismo paraense? Na primeira edição, quando ainda era Caminha e Corrida do Advogado, Moisés levou o primeiro lugar na categoria masculino.

Moisés conta que é muito difícil sobreviver do atletismo como profissão, mas que consegue sustentar a casa e participar de competições graças aos incentivos fiscais que a prefeitura de Paragominas garante ao empresário que patrocinar um esportista. “Essa lei foi muito boa pra nós, atletas, porque podemos conseguir patrocínio com maior facilidade, já que as empresas ganham 20% no valor do ISS, caso nos patrocinem”, conta Moisés.

A filha de Moisés, a adolescente Mayane Oliveira, de apenas 12 anos, segue os mesmos passos do pai. Ou melhor, corre atrás dos mesmos sonhos que Moisés. Ano passado, Mayane ganhou a categoria feminino da Corrida do Advogado, desbancando muita marmanja!

Para o presidente da Ordem dos Advogados, seção Pará, Jarbas Vasconcelos, a saúde, o bem estar e a qualidade de vida do cidadão dizem respeito a toda a sociedade moderna e foi dentro deste princípio e, através da prática do esporte, o ambiente organizacional rompe os limites criando um cenário favorável para a implementação de políticas de motivação e integração social, agregando saúde e lazer. “Considerando essa força que o esporte oferece, apresentamos o projeto do 1° Circuito de Corridas de Rua da OAB/PA nas cidades de Santarém, Paragominas, Marabá, Ananindeua e Belém”, informa.

Segundo Raphael Vale, coordenador do Circuito Estadual da OAB, a corrida de rua é um incentivo à prática de esporte. Este ano, a OAB/PA resolveu ampliar o evento e transformá-lo em um circuito, onde a Corrida e Caminhada do Advogado se estende à cinco municípios paraenses. Em Paragominas, serão 8 km, partindo às 7h do dia 5 de junho, em frente a OAB, na Rua do Contorno.

Raphael conta que este ano, há uma inovação muito importante e que pra ele, vai mudar o conceito da corrida. Como o evento será realizado no dia em que se comemora o Dia Internacional do Meio Ambiente, a OAB e a Prefeitura de Paragominas vão promover o “Arrastão dos Resíduos Sólidos”. O objetivo, além de contribuir para a não contaminação do meio ambiente, é garantir a integração dos paragominenses ao evento. Raphael explica que, o Arrastão vai funcionar da seguinte forma: após o último corredor, uma equipe da ONG “No Olhar” irá passar, recolhendo os resíduos sólidos que não são reciclados por aqui, como pilhas velhas, baterias, câmeras antigas, vídeos- cassete, entre outros.

“Nosso objetivo é agregar importância ao evento, já que será realizado no Dia Mundial do Meio Ambiente, além de conscientizar a população da destinação desse tipo de lixo. Nós da OAB, em parceria com a Prefeitura de Paragominas, vamos fazer a triagem do material recolhido e dar a destinação correta à eles”, explica Vale.

Serviço: O Circuito OAB, etapa Paragominas, será realizado no dia 5 de junho, com partida às 7h, em frente a OAB, rua do Contorno. Inscrições e mais informações no site: www.circuitooabpa.com.br ou pelo fone 3729-3691.

Cronometragem
Todas as provas e resultados do Circuito OAB-PA serão cronometradas digitalmente pela Chipitiming, uma empresa brasileira, com tecnologia de primeiro mundo. A Chiptiming é a maior empresa de cronometragens de Corridas de Rua da América Latina e a responsável pela introdução da tecnologia chip no Brasil.

Sicredi apoia o 1º Arrastão de Resíduos Sólidos de Paragominas

A unidade de atendimento do Sicredi é um dos pontos de coleta de pilhas, baterias, equipamentos eletrônicos, lâmpadas florescentes e acessórios diversos de plásticos, metais e vidro.

Dar o destino correto aos objetos que não usamos mais nem sempre é uma tarefa fácil. É por isso que no Dia Internacional do Meio Ambiente, próximo domingo (05 de junho), a população de Paragominas irá participar do 1º Arrastão de Resíduos Sólidos da cidade.

Agregando esporte e consciência socioambiental, o evento irá estimular pessoas e empresas a recolherem os resíduos sólidos que não são reciclados em Paragominas, tais como: pilhas, baterias, equipamentos eletro-eletrônicos, lâmpadas florescentes, aparelhos telefônicos e acessórios diversos de plásticos, metais e vidro – materiais que não podem ser misturados ao lixo comum.

O Sicredi apoia essa iniciativa e, por isso, mobilizou seus colaboradores e se tornou um dos pontos de coleta. A unidade fica na Avenida Presidente Getúlio Vargas, 160, Bairro Angelim.

“O Sicredi demonstra sua responsabilidade e compromisso com o meio ambiente fazendo parte desse Arrastão tão importante, não apenas para Paragominas, mas para todos os municípios que caminham em busca da sustentabilidade”, disse o gerente da unidade de atendimento do Sicredi, Lucas Gelain.

O 1º Arrastão de Resíduos Sólidos será realizado no domingo, logo após a Corrida da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Uma equipe coordenada pela ONG “No Olhar” irá recolher os resíduos depositados ao longo do trajeto da corrida, fazer a triagem e a catalogação do material visando à destinação correta dos resíduos.

A ação é promovida pela OAB, ONG “No Olhar” e prefeitura municipal de Paragominas.

Fonte: Comunicação e Marketing - Central Sicredi MT/PA/RO

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Seminário técnico Circuito OAB em Paragominas

A organização do Primeiro Circuito OAB de Corrida de Rua vai realizar no próximo sábado, dia 4, às 10h, no auditório do Centro Cultural de Paragominas, o Seminário Técnico sobre o evento, que vai contar com a presença de médicos da área do esporte para orientar os corredores, além de dar dicas de alimentação e preparação para a corrida, que terá o percurso de 8km, partido da frente da OAB/Paragominas, no domingo, dia 5.

Serviço: Seminário técnico do Circuito OAB, etapa Paragominas, será realizado no dia 4, às 10h, no auditório do Centro Cultural. Inscrições e mais informações no site: www.circuitooabpa.com.br ou pelo fone 3729-3691.

Prefeito de Paragominas divulga nota à imprensa

O prefeito de Paragominas, Adnan Demachki, vem à público falar sobre os avanços do projeto Paragominas Município Verde, além de pedir o apoio da imprensa na questão da extração ilegal de madeira que, apesar de ter diminuido em 80%, ainda preocupa.

Segue a nota na íntegra:

"O Programa Município Verde da Prefeitura Municipal de Paragominas entra em nova fase. Depois de conter o desmatamento na região, o programa agora enfrenta a questão da exploração ilegal de madeira, cuja detecção também é feita pelos satélites do IMAZON. Os primeiros resultados são animadores. De 2007 a 2010 a exploração ilegal já diminuiu em mais de 80%, caindo de 60 mil hectares para cerca de 11 mil hectares, mas o objetivo é zerar com esta prática ilegal. Como o Município possui mais de 90% da área cadastrada no CAR, é possível identificar com precisão os locais e os proprietários dos imóveis explorados, embora a irregularidade ocorra, em sua maioria, nas áreas não cadastradas, justamente porque estas se furtam a entrar na legalidade.

Diante disso, o órgão ambiental municipal fará, nos próximos dias, o reconhecimento em campo das áreas exploradas e autuará os ocupantes que não comprovarem a regularidade da exploração, exigindo também que todos se inscrevam no CAR. A partir daí, serão obrigados a recompor suas áreas e ficarão em constante vigilância para não reincidirem na exploração. Além disso, a Prefeitura e os produtores paragominenses farão intensa campanha visando coibir a exploração ilegal, inclusive solicitando ao Governo do Estado o combate aos “sem-toras”, invasores de matas privadas que roubam a madeira para vendê-la no comércio ilegal ou para a fabricação de carvão de forma clandestina.

Para enfrentar a questão da exploração ilegal de madeira, o Município de Paragominas também buscará o apoio da SEMA, parceira do Programa Município Verde, visando identificar as principais rotas de entrada da madeira ilegal no Município, a fim de montar postos de fiscalização no período de verão, quando ocorre boa parte da extração de madeiras. A SEMA também fará uma análise minuciosa dos Planos de Manejo que abastecem as madeireiras da região, a fim de evitar o esquentamento da madeira de origem ilegal com planos fraudulentos aprovados na gestão anterior.

O Iterpa também deve ajudar na solução do problema, regularizando as áreas de posse, a fim de permitir a aprovação de planos de manejo para que a madeira seja explorada de forma legal e sustentável no Município. Com estas medidas, os parceiros do Programa Município Verde esperam que a exploração ilegal fique próximo de zero nos próximos meses, tal como ocorreu com o desmatamento”.

Adnan Demachki
Prefeito de Paragominas