Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

O Brasil que dá certo 2... mas que pouca gente vê: Xapuri, Lucas do Rio Verde, Paragominas



 O texto abaixo foi extraído do Blog "Jogue Fora a Roupa Velha", de Daniel Vargas.

6. Xapuri (AC). Xapuri fica no Acre, o único estado brasileiro por opção. O Acre lutou contra a Bolívia e contra o Brasil, e optou por ser brasileiro. É um dos poucos estados do país com identidade própria. E talvez seja o único em que a vasta maioria da população canta o hino estadual. Ideologia corre nas veias da sociedade acreana. E isso diz muito sobre Xapuri, a terra de Chico Mendes. Na cidade, iniciativas coordenadas entre estado, mercado e sociedade civil estão criando alternativas econômicas que agregam valor à floresta em pé e beneficiam a população local. A principal 'inovação' é a fábrica de preservativos NATEX, criada com recursos públicos, mas sob gestão privada. Acordo com associações de seringueiros locais garante a compra do látex e, ao mesmo tempo, a renda das famílias dos seringueiros. O empreendimento ainda está ganhando força, mas o exemplo de Xapuri já sinaliza o caminho do futuro para a Amazônia. Ali, negócios são feitos com ideologia.

7. Lucas do Rio Verde (MT). No coração agrícola do Mato Grosso, Lucas é um local que impressiona. Sim, o modelo agrícola caracteriza-se por grandes fazendas produtivas. Sim, a cidade foi desmatada no passado. Sim, as reservas ainda não foram recompostas. Mas a cidade é a primeira do país a georeferenciar e cadastrar todas as suas propriedades, discriminando o que foi desmatado e preservado. Este é o primeiro passo para a compensação do passivo florestal. O 'Mato Grosso Legal', programa desenvolvido pelo governo estadual, com apoio do Ministério do Meio Ambiente, lideranças políticas locais, associações de agricultores, Ministério Público e diversas ONGs, permitirá o gerenciamento do ativo de florestas no Estado, e organizará a compensação de áreas desmatadas. Tudo monitorado por satélite e com permanente controle da sociedade. Mas Lucas também é exemplo por 3 outros motivos. Primeiro, porque naquele paralelo está o hectare mais produtivo do mundo. Alguns brincam que chuva ali não segue calendário do ano, segue o relógio. Vem e vai com precisão de 'minutos', permitindo o bom planejamento da safra. Segundo, Lucas encarna o melhor espírito empreendedor do povo brasileiro. Na cidade, moram pessoas simples e ousadas, que deixaram suas terras e famílias no sul do país, e construíram uma vida vibrante nova no meio do nada. Terceiro, Lucas é exemplar, porque tudo que ali existe, as ruas, as praças, as casas, as escolas... foi construído por seus cidadãos, durante muito tempo, sem a ajuda de ninguém. O resultado é um império que produz comida e alimenta o mundo. Lucas do Rio Verde representa o que o ser humano consegue fazer junto, com vontade, cooperação e trabalho em equipe. E agora quer demonstrar como é possível fazer tudo isso em harmonia com o meio ambiente.

8. Paragominas (PA). Paragominas, não faz muito tempo, era considerada uma das cidades mais problemáticas do Brasil, com altos índices de violência e de desmatamento. Ironicamente, a cidade era conhecida como 'Paragobala'. E integrava a lista negra do governo, que reúne as cidades da Amazônia que mais desmatam. Ao longo dos últimos anos, no entanto, uma colaboração virtuosa entre a prefeitura de Paragominas, ONGs ambientais e o Sindicato de Produtores Rurais da cidade tem promovido verdadeira transformação no município. Os índices de violência caíram drasticamente em pouco tempo. O desmatamento foi reduzido em até 90%. A cidade deixou de ocupar a lista dos municípios desmatadores e passou a ser referência em gestão sustentável para outras cidades da Amazônia e do país (confira este documento produzido pelo IMAZON). Paragominas também se tornou um dos laboratórios nacionais de boas práticas para uso racional do solo. Um exemplo que chama a atenção é o projeto de integração lavoura-agricutura-pecuária, coordenado pela Embrapa. O projeto intensifica o uso da terra, aumenta sua produtividade e reduz a pressão sobre áreas florestadas. Paragobala, violenta e pobre, está virando Parafloresta, pacífica e desenvolvida. 

Texto: Daniel Vargas

Sepof promoverá audiência pública em Paragominas


No próximo dia 25, às 8h, no Teatro Reinaldo Castanheira, a Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof) promoverá uma audiência pública. O objetivo é que a população, por meio de preposições, ajude a construir o Plano Plurianual (PPA) de 2012-2015, que auxiliará o Governo do Estado no desenvolvimento de suas ações neste período.

O PPA é a principal ferramenta de estratégia de médio prazo para implementação de políticas públicas, inclusive, é uma exigência da Constituição Brasileira. “É o PPA que vai nortear as ações do governo pelos próximos quatro anos”, diz Euricles Teixeira, técnico de gestão da Sepof. Segundo o técnico a partir do PPA será difinido o orçamento geral para 2012, que já tem uma provisão de mais de R$ 63 Bilhões.

Está é a quarta audiência no estado. Ao todo a Sepof realizará 12 audiências em todo o Pará. Prioritariamente serão discutidos assuntos pertinentes a segurança, educação e saúde, no entanto, outros temas relacionados a administração do governo do estado podem entrar na pauta da audiência.

Euricles Teixeira, técnico Sepof
Segundo o técnico de gestão da Sepof, Euricles Teixeira, esse é momento importante, em que a população tem a oportunidade de ajudar a construir políticas públicas para a sua cidade. “Este é um momento impar em que a sociedade tem a oportunidade de mostrar suas necessidade”, diz o Técnico.

Na ocasião o secretário da Sepof, Sergio Bacury, apresentará o PPA que será discutido pelos participantes, além 83 programas e outras ações que também serão apreciados pela população. Todas as iniciativas são contextualizadas para a realidade de cada região, no caso, a audiência será direcionada para os 16 municípios que compõe a região do Rio Capim.

Tudo discutido na audiência será registrado e documentado em ata. O resultado de todas audiências será encaminhado, até o dia 31 de agosto, a Assembléia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), onde será transformada em Projeto de Lei.
Texto: Lucas Eugênio

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Representante Paragominense em Seminário da OAB

O advogado paragominense e conselheiro da OAB/ Seção Pará, Raphael Vale, foi convidado a participar, como expositor, do 3º Seminário de Direito Ambiental, no Rio de Janeiro, em agosto deste ano. Na ocasião, Vale irá expor o próprio Trabalho de Conclusão do Curso de especialização, com o tema “O microzoneamento e o CAR como instrumento de Justiça Climática”, cujo principal fundamento é a agregação de valor ambiental aos produtos rurais de Paragominas.