Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Prefeito de Paragominas, Adnan Demachki, participa do Exame Fórum Sustentabilidade 2011 ao lado de Marina Silva


Personalidades governamentais e iniciativa privada debatem sobre a inovação na economia verde brasileira

Adnan Demachki - Fórum de Sustentabilidade
Paragominas é destaque mais uma vez Brasil a fora. O prefeito do município do nordeste paraense, Adnan Demachki, participou na manhã desta segunda-feira, 31, do Exame Fórum Sustentabilidade 2011, iniciativa da Revista Exame que reuniu os maiores nomes do tema na atualidade.

Com um discurso firme, Demachki falou sobre o Projeto Paragominas Município Verde que hoje virou sinônimo de iniciativa pioneira e positiva na área ambiental. “Paragominas aprendeu com seus erros. Envolvemos toda a sociedade em um projeto comum, por isso conseguimos bons resultados. Hoje, os produtores rurais do município têm acesso a crédito porque fizeram o dever de casa, pois sabem que a sustentabilidade não é um modismo. Paragominas viveu a mudança do processo produtivo e não volta mais ao passado”, afirma o gestor.

Demachki participou do Fórum ao lado de grandes personalidades, como a ex-Ministra Marina Silva, Antônio Ermírio Neto, da Vox Capital – um fundo de capital que investe em empresas empreendedoras e de alto potencial que servem à população de baixa renda e cujas atividades contribuem para a redução da pobreza –, do Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Eduardo Jorge, e demais palestrantes.

O tema Inovação para a Sustentabilidade - Experiências de um Brasil já preparado para a nova economia - e o que é preciso fazer para multiplicá-las, foi explorado por meio de painéis realizados em formato TED. É um modo totalmente novo de debater idéias, onde impera o foco, a emoção e o conteúdo, deixando o ar solene e prolixo do lado de fora. Aliás, recentemente, Adnan Demachki esteve em um evento TEDx, no Rio de Janeiro, também apresentando o projeto e ao lado de profissionais renomados nacionalmente, debatendo idéias sobre sustentabilidade.

“Antes, para crescer, nós destruíamos a floresta. Agora, somos o município que mais restaura áreas verdes na Amazônia”, orgulha-se Demachki. “Está e a nossa missão, convergir braços e mentes em prol do desenvolvimento social e da preservação do meio ambiente”, resume.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Cutíssimas


Adnan Demachki no Parque Ambiental
Homenagem
Projeto “Paragominas Município Verde” foi homenageado pelo Centro Israelita do Pará, em cerimônia hoje pela manhã, realizado no Bosque Rodrigues Alves. O evento contou com a presença do presidente da instituição, Oro Serruya, e do prefeito Adnan Demachki, além de centenas de estudantes e autoridades do Estado. Na ocasião, Demachki plantou uma árvore de cedro.

Fórum
Nesta segunda-feira, 31, o prefeito de Paragominas, Adnan Demachki estará em São Paulo participando do Fórum de Sustentabilidade da Revista Exame, um evento tradicional realizado pela revista, com cases de sucesso na área ambiental. O fórum contará com grandes nomes da área de meio ambiente, inclusive da ex-ministra Marina Silva.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Ator Victor Fasano visita Paragominas para conhecer o projeto ambiental da cidade


"É hora de enxergar nossas árvores como monumento da nossa cultura histórica"
O ator Victor Fasano, 53 anos, esteve em Paragominas, no nordeste paraense, na manhã de ontem, 25, para conhecer o Projeto “Paragominas Município Verde”. Foi recebido pelo prefeito Adnan Demachki, deputado Alessandro Novelino e pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas, Mauro Lúcio Costa. O primeiro compromisso do dia foi conhecer como a educação ambiental é debatida dentro da sala de aula e a instituição escolhida foi a Escola Municipal Anésia da Costa Chaves. Lá, o ator assistiu a uma aula sobre sustentabilidade e cuidados com a alimentação, onde o professor usou o recurso da lousa interativa para ensinar.

Após a aula, Fasano pegou o microfone e contou um pouco a sua trajetória e porque está tão ligado ao tema meio ambiente. “Quem plantou essa semente em mim, foi a minha avó, com as histórias ambientais que ele contava, sem saber que ela era uma ambientalista”, conta.
Victor Fasano
O ator foi assediado pelos alunos desde a entrada da escola, principalmente pelas meninas, mas não deixou de ser simpático e atendeu a quase todos os pedidos de autógrafos e fotos. Concedeu entrevista e falou um pouco sobre o projeto “Amazônia Para Sempre”, que defende junto com a atriz, Christiane Torloni. Aliás, os dois foram recebidos em 2008, pelo então presidente Lula e entregaram uma espécie de protocolo de intenções – “Carta aberta aos brasileiros sobre a devastação da Amazônia” –, escrita pelo também ator Juca de Oliveira e cujo texto está publicado, na íntegra, no site do projeto WWW.amazoniaparasempre.com.br
 
O manifesto conseguiu mais de um milhão de assinaturas e, entre os pontos da “carta” é chegar ao desmatamento zero até 2015. Esse foi um dos motivos da visita à Paragominas, visto que a cidade já reduziu em mais de 90% seu desmatamento e aderiu a esse pacto em 2008, sem saber do projeto dos atores. Os objetivos do projeto “Amazônia Para Sempre” são sensibilizar os cidadãos brasileiros sobre a importância da preservação e a real situação da Floresta e interromper a devastação do ecossistema. 

Fazer os brasileiros perceberem o que nós temos a ganhar preservando o meio ambiente, preservando os cursos d’água, as encostas, preservando as culturas indígenas, nossa fauna, nossa flora, não só pra nós, mas para o mundo inteiro. Esse é o principal foco. Nós sabemos os benefícios que a Amazônia em pé trás pro clima, pro mundo inteiro. Só temos de conciliar isto ao desenvolvimento do Brasil e esse é o maior desafio para nós brasileiros”, afirma o ator.

Para o ator, o exemplo de Paragominas é uma vitória que precisa ser aprendida por outros municípios. “O mais bacana disso tudo, é o município que era o vilão, se tornar exemplo para o país inteiro. Isso não tem preço. A partir de hoje, vou começar a falar sobre o exemplo de Paragominas, o que está sendo feito por aqui. É hora de enxergar nossas árvores como monumento da nossa cultura histórica”, finaliza.

Para o prefeito Adnan Demachki, a presença do ator só vem consolidar o modelo que já foi criado aqui e que Paragominas está colhendo bons frutos por ter feito o dever de casa e conseguido reduzir seus desmatamento, dando sua contribuição à sociedade, não só paraense, mas brasileira. “O Victor é um ator engajado com as causas ambientais, tem todo um histórico, já foi secretário especial de Proteção e Efetivação dos Animais, no Rio de Janeiro, então, é um formador de opinião e gosta de ver as experiências que estão dando certo. É um parceiro que se juntou à nossa causa”, afirma Demachki.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Centro espírita de Paragominas leva Feira do Livro Espírita a cinco cidades do nordeste paraense


O Centro Espírita Allan Kardec (CEAK), de Paragominas realiza durante toda esta semana, a 1ª Feira Intinerante do Livro Espírita, com a presença de Najda Santos, presidente da União Espírita Paraense. Cinco municípios do nordeste paraense receberão, até sábado, dia 22, os principais títulos da literatura espírita.

Segundo a organizadora do evento, Lídia Mangas, o objetivo de levar a Feira à esses municípios é a divulgação da doutrina espírita, além de ajudar na união dos espíritas presentes nessas cidades. “Queremos ajudar os espíritas das cidades vizinhas à Paragominas, a se organizarem em instituições ou Centros e a presença da presidente da União Espírita Paraense vai nos ajudar muito”, afirma.

Hoje, 17, a Feira está em Mãe do Rio, na Associação Comercial. Amanhã, 18, é a vez do município de Aurora do Pará receber o evento, que será realizado na Praça principal da cidade. No dia 19, a Feira estará em Ipixuna do Pará, no prédio da Ação Social. No dia 20, em Ulianópolis, também na principal praça da cidade. Em todos os municípios, o evento vai de 8h até às 18h.

Já nos dias 21 e 22, a Feira estará em Paragominas, na Praça Célio Miranda e vai funcionar, na sexta, de 8h até às 22h e, no sábado, de 8h às 12h. 

No sábado, haverá uma programação especial, no CASECA, às 19h30. Trata-se de uma palestra com Reinaldo Pontes, espírita e mestre em Serviço Social, pela PUC de São Paulo. Reinaldo vai falar sobre “O problema das drogas e violência: Desafios para a família e para as políticas públicas”. No movimento espírita, Reinaldo é membro da coordenadoria da União Espírita Paraense e coordenador do Serviço Assistencial Espírita do Centro Espírita Vinha de Luz, em Belém.

Este evento é uma realização da União Espírita Paraense e Centro Espírita Allan Kardec, com o apoio da Prefeitura Municipal de Paragominas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Serviço: Feira Intinerante do Livro Espírita, de 17 a 22 de outubro em Mãe do Rio, Aurora do Pará, Ipixuna do Pará, Ulianópolis e Paragominas, respectivamente, sendo que neste, serão dois dias de Feira (21 e 22). Mais informações no CEAK.

Secretaria de Assistência Social pede comparecimento de beneficiários do Morada do sol


 Três listas já foram divulgadas ao longo de duas semanas, com os nomes dos beneficiados pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, mas muita gente ainda não compareceu para assinatura do contrato

Mais de 200 nomes de beneficiados do Programa Minha Casa, Minha Vida já foram chamados para a assinatura do contrato do Residencial Morada do sol, mas muita gente não compareceu. A Secretaria de Assistência Social informa que o beneficiado tem até hoje, às 17h, para a assinatura do documento, caso contrário, perderá o benefício, que passará para outra família que está no cadastro de reserva.

Três listagens já foram divulgadas ao longo de duas semanas, nos órgãos da imprensa e de comunicação comunitária. A secretária de Assistência Social, Dyjane Amaral, faz um apelo a essas famílias para comparecerem à Secretaria. “Essas famílias lutaram tanto para realizar o sonho da casa própria e nós, da Assistência Social, fomos incansáveis para que desse tudo certo, que seria decepcionante ver esse sonho perdido, visto que o número de famílias que não compareceram para a assinatura desse contrato é enorme”, desabafa.

Segundo Dyjane, caso o beneficiário que conste em uma das duas primeiras listas não aparecerem até hoje, às 17h, no prédio da Assistência Social, terá seu benefício perdido e repassado à outra família que esteja na fila. “Essa não é uma resolução nossa, da Prefeitura, mas da própria Caixa Econômica que tem um prazo para que essas pessoas assinem toda a papelada”, esclarece.

A próxima lista ainda não tem previsão de sair, mas espera-se que ainda este mês saia a quarta listagem. Todas as três listas estão disponíveis no site da Prefeitura de Paragominas, o WWW.paragominas.pa.gov.br.