Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Em maio, Paragominas realiza Campanha de Vacinação contra Gripe A

Ela já não é mais tão falada como na pandemia que assustou o mundo em 2009, mas a gripe A (H1N1) não saiu de circulação. O Brasil teve 19 casos graves confirmados e pelo menos quatro mortes desde janeiro, sendo três no Ceará. Por isso, segundo o Ministério da Saúde, a vacinação deste ano está prevista para atingir os idosos com mais de 60 anos, as crianças de 6 meses a menores de 2 anos de idade, as gestantes em qualquer período da gravidez, além dos profissionais de saúde da rede pública e privada que lidam com pessoas que podem estar com a gripe e também os indígenas, carcerários, pacientes com morbidades e profissionais do sexo.

Os casos da Gripe A ou Influenza foram registrados durante o período de chuvas, uma situação que favorece a aglomeração de pessoas e espalha o vírus. Mesmo com esses números, a vacinação em todo o País só vai acontecer em maio. Em Paragominas, a 14ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza Sazonal será realizada de 5 a 25 de maio, sendo que o dia "D" será  acontecerá no dia 5, num sábado.

A vacina da gripe não causa efeitos colaterais habitualmente. O que pode acontecer é a pessoa receber a vacina já estando prestes a começar um quadro de resfriado e aí parece que ficou gripado por causa da vacina. A vacina da gripe A (H1N1) vai estar disponível nos postos de saúde e, também durante a campanha, em postos especiais montados pela prefeitura.

“No mundo todo, essa vacina não pode ser usada para fazer controle de surto fora de época, porque ela não está disponível o ano inteiro”, afirma Jarbas Barbosa, da Secretaria Nacional de Vigilância e Saúde.

A Coordenação Municipal de Vigilância Epidemiológica/Imunização realizou uma reunião técnica dia 12 de abril, às 16h, no Auditório do CTA/SAE Paragominas, com os Coordenadores dos Departamentos da Secretaria Municipal de Saúde para lançar entre os setores as diretrizes da Campanha 2012.

Serviço: 14ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza Sazonal, de 5 a 25 de maio nos Postos de Saúde.

Um comentário:

  1. Dia D da Campanha será no dia 05 de maio, nos postos de saúde, na Praça Célio Miranda e alguns outros pontos estratégicos, como escolas.
    Nossa meta para a vacina é 100%do público alvo, por isso a importância da divulgação!!
    Enfa Thyeli - PSF Km 11

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, senão a internet perde sua interatividade!