Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Paragominas promove grande caminhada contra as drogas


Como parte das ações do Pacto Contra as Drogas firmado em março no município, com mais de 100 entidades de classe, a Prefeitura de Paragominas, através das suas secretarias, irão promover no próximo dia 23 de maio, uma grande caminhada, a partir das 16h30, com concentração na Praça do bairro Jardim Atlântico, percorrendo várias ruas da cidade, distribuindo panfletos e chamando a população a se engajar nas ações do Pacto e, se não acabar, mas minimizar os impactos negativos que o uso das drogas tem na vida das famílias.

O percurso será grande, mas a equipe do Departamento de Trânsito estará a postos, dando todo o suporte para não causar tumulto nas vias e o pessoal da Limpeza Pública, da Secretaria de Urbanismo passa logo em seguida, deixando tudo limpinho. Estarão envolvidos na ação, alunos das escolas públicas municipais, estaduais e particulares, com faixas e cartazes mostrando os malefícios do uso de álcool e outras drogas e as conseqüências negativas que causam nas famílias.

A organização do evento, que é do Conselho Municipal Anti-drogas, espera a participação de mais de 10 mil pessoas na caminhada. As Polícias Civil e Militar, além das associações de bairros e clubes de serviços também vão participar, incentivando a população que continue denunciando o tráfico, ajudando as polícias a conter esse tipo de criminalidade em Paragominas e conscientizando as famílias na busca de ajuda para combater e acabar com o vício que acomete seus parentes.

A Casa Amanhecer que começou a funcionar em abril, já atende 30 famílias, que foram encaminhadas à terapias de grupo e individual e dois internamentos na Fazenda Esperança, local credenciado à atender usuários de drogas. Cerca de 5 pessoas estão aguardando para serem internados. Vale lembrar que, os usuários só podem fazer o tratamento se quiserem, ou seja, espontaneamente, pois no Brasil não há nenhuma lei que os forcem a se tratar, como em outros países, como os Estados Unidos, por exemplo.

O percurso da Caminhada termina na Praça em frente à Escola Anésia da Costa Chaves, no bairro Promissão I, com um show pirotécnico e a soltura de balões brancos à gás, simbolizando a paz.

Resultados e ações
Desde que foi criado o Pacto, a Polícia Civil já fez várias apreensões tanto de drogas, quanto de usuários e prisões de traficantes. As drogas apreendidas ficam em um depósito esperando que a Justiça dê encaminhamento à ela. Foram mais de 10 prisões em um mês (usuários e traficantes).

Já a Casa Amanhecer contabiliza 30 atendimentos desde que foi criada, no final de abril, com 5 pacientes esperando internação na Fazenda Esperança e dois, internados desde o dia 18 de maio. As terapias individuais e em grupo já estão sendo realizadas no local, com uma equipe formada por psicólogos e assistentes sociais.

As escolas públicas das redes municipal, estadual e particular estão recebendo a visita da pedagoga da Casa Amanhecer, que ministra palestra sobre o tema, sempre atendendo os perfis das séries do alunado, com linguagem de fácil entendimento. Além das escolas, as palestras começam à chegar nos bairros, com a ajuda das Associações e Igrejas.

O renomado psiquiatra Içami Tiba esteve em Paragominas no mês de abril e proferiu palestra no Teatro Reinaldo Castanheira para um grupo de mais de 200 pessoas, mas só de multiplicadores educacionais que já estão trabalhando o tema em suas escolas. O mote da palestra foi “Juventude & Drogas - Anjos Caídos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, senão a internet perde sua interatividade!