Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Paragominas vai ganhar um Frigorífico de Pequenos Animais para verticalizar sua produção de grãos


A expectativa é que daqui há um ano, o empreendimento comece a funcionar formando uma cadeia produtiva de caprinos, ovinos e suínos na região

Secretaria de Estado de Agricultur, PMP e demais parceiros
Reuniram-se no auditório da Prefeitura Municipal de Paragominas na tarde desta quarta-feira, 16 de maio, o prefeito Adnan Demachki, o Secretário de Estado de Agricultura, Hildegardo Nunes, Superintendente do Banco da Amazônia Pará e Amapá, Luiz Euclides Feio, técnicos da Emater, Adepará e Secretaria Municipal de Agricultura, além do presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Paragominas, Domingos Paes e o empresário Murilo Zancaner, da Pagrisa, para discutir programação da integração de pequenos animais, já que o Frigorífico de Pequenos Animais de Paragominas começou a ser construído pelo Grupo Pagrisa, em uma área dentro da cidade.

O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura firmou um protocolo de intenções no último dia 22 de janeiro, junto à Prefeitura de Paragominas, Banco da Amazônia e o Frigorífico Fortefrigo LTDA, para a construção de um frigorífico de pequenos animais dentro da cidade, com o objetivo de verticalizar a produção primária de grãos, transformando-as em proteína animal, sob a forma de suínos, caprinos e ovinos, além de contribuir para a geração de 2500 empregos diretos e indiretos envolvidos na produção rural e 200 empregos formais na planta industrial do frigorífico.

Durante a reunião, foi debatido como será feito a integração desta produção com o frigorífico e os pequenos produtores da Região, para o desenvolvimento, no nível de propriedade, das atividades de suinocultura, ovino e caprinocultura, com vistas à produção de animais para abate na unidade industrial.

Adnan Demachki e Hildegardo Nunes
Segundo o Secretário de Agricultura do Estado, Hildegardo Nunes, o efeito econômico para o município é muito grande, uma vez que já existe produção desses animais e que hoje não tem um ambiente adequado para fazer o abate e conseqüente comercialização. “Portanto, vamos legalizar a comercialização dessa carne. Para o estado, a criação deste frigorífico tem um efeito simbólico, pois estimulando a criação desses pequenos animais, temos mais uma alternativa econômica para a produção familiar, além das atividades tradicionais – arroz, milho, feijão mandioca”, afirma Hildegardo.

Murilo Zancaner, do Frigorífico Fortefrigo LTDA, conta que já trabalhava com uma produção pequena de ovinos e, a partir de uma viagem feita ano passado com o prefeito Adnan Demachki à Chapecó, viu a possibilidade de aumentar o projeto. 

O frigorífico será o primeiro de todo o estado com este perfil, ou seja, de abater pequenos animais. Murilo vê nesse empreendimento uma grande chance de verticalização da produção, uma vez que os grãos produzidos aqui na região vão virar proteína animal, ou seja, milho e soja se transformam em ração para esses animais. “Deixamos de ser exportador de matéria prima e começamos a agregar valor à nossa produção. Temos os grãos que inclusive, este ano, já começaram a sobrar, vamos ter incentivo dos governos estadual e municipal e ainda, vamos contar com a participação dos pequenos produtores neste processo”, explica Zancaner, que também é engenheiro Agrônomo.

Para o prefeito, os erros do passado – Paragominas foi grande produtora de madeira, mas não agregou valor ao produto, exportando apenas a matéria-prima –, não serão mais repetidos. A produção de grãos do município será transformada em proteína animal, em ração para que esses animais consumam, deixando aqui o lucro da verticalização. Ainda de acordo com ele, o mais importante do projeto do frigorífico é a integração com os pequenos produtores. “Vamos estimular a produção deles, o Grupo Pagrisa se comprometeu a fornecer animais para o começo da produção, além de outros benefícios. Com o frigorífico funcionando, esses mesmos produtores vão poder abater esses animais no frigorífico e assim, gerar renda”, explica o gestor municipal.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Paragominas, Domingos Paes disse que é uma ótima oportunidade de profissionalizar os pequenos produtores, mas também, chamou atenção à compensação que eles vão ganhar por não derrubar florestas. “Como estamos no Município Verde e temos o compromisso de não desmatar, faltava uma iniciativa que aumentasse o leque de opções para o pequeno produtor, que ele, além de produzir alimentos tradicionais, vai poder ganhar dinheiro produzindo pequenos animais e se especializando, uma vez que vamos ter o apoio técnico da Emater, Adepará e Secretaria Municipal de Agricultura”, comemora Domingos.

De acordo com Luiz Euclides Feio, Superintendente do Banco da Amazônia nos estados do Pará e Amapá, o investimento neste empreendimento é o resgate de um compromisso feito pelo banco, além de Paragominas ser área prioritária de investimentos no estado, por ser o primeiro Município Verde da Amazônia. “Para nós, do Banco da Amazônia é mais que uma missão gerar emprego e renda no campo e contribuir na economia a partir da verticalização da produção primária, ou seja, nós vamos ajudar a transformar o milho que o município produz em proteína animal abastecendo os grandes centros consumidores”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, senão a internet perde sua interatividade!