Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Casa Amanhecer realiza ações de saúde no Lago Verde pela comemoração do Dia Internacional de Combate às Drogas


As boas iniciativas de prevenção desenvolvidas a partir do Pacto Contra as Drogas firmado em Paragominas há 4 meses, já vem colhendo frutos. Hoje, dia 26, data que se comemora o Dia Internacional de Combate as Drogas, a Casa Amanhecer, instituição criada para atender usuários e as famílias, realiza uma ação de saúde e prevenção a partir das 16h, no Lago Verde, para toda a população da cidade.

Segundo a coordenadora da Casa Amanhecer, Tatiane Rodrigues, essa é mais uma atividade que se soma aos trabalhos já desenvolvidos no local. “Serão aplicadas vacinas diversas, como a da gripe, por exemplo, teste de glicemia, medição da pressão arterial, além da distribuição de panfletos que falam sobre os malefícios do uso de drogas e orientações preventivas.

“Paragominas saiu na frente firmando esse Pacto ousado. As polícias estão fazendo o papel delas, a sociedade está cada vez mais engajada na resolução da problemática, as pessoas que são reféns do vício ou a própria família já tem uma referência na cidade, um local onde podem buscar ajuda, que é a Casa Amanhecer, então, neste dia onde se comemora o Combate às Drogas, decidimos ir ao espaço público [neste caso, o Lago Verde] para falar sobre o funcionamento da Casa Amanhecer e nos colocarmos à disposição de quem precisar de ajuda ou orientação”, explica a coordenadora.

No mesmo dia, será realizada uma grande caminhada no bairro Nagibão, com o mesmo objetivo: prevenção e buscar a participação popular para, senão a resolução, mas o combate ao problema que é o uso desenfreado do álcool e de entorpecentes.

De acordo com Dyjane Amaral, Secretária Municipal de Assistência Social, o diferencial do Pacto são as ações que ele promove, graças à participação das entidades e da população, que cobra serviços e resultados, além de estar inserida no sucesso desses resultados. “Tanto na caminhada quanto na Ação no Lago Verde, o objetivo é um só: prevenção. Estamos realizando um trabalho intensivo nas escolas, nas igrejas e nas ruas, convocando o maior número de pessoas. Nosso objetivo é atender essas famílias que precisam e ajudar esse usuário que precisa de cuidados especiais, e é claro, mostrar que o uso de drogas não está com nada!”, afirma Dyjane.

Resultados

De março até agora, já foram atendidos na Casa Amanhecer, instituição criada por conta do Pacto Contra as Drogas firmado no município há 4 meses, quase 70 famílias que já tiveram filhos e parentes atendidos pelo local, recuperando não só a saúde, mas a esperança de dias melhores.

Os atendimentos são feitos de forma individual e coletiva por técnicas em assistência social e psicóloga, além de uma profissional de saúde mantida no local. Foram encaminhados para tratamento fora de domicílio duas pessoas e, a terceira, já está em fase de conclusão para entrar na Fazenda Esperança, um dos lugares conveniados para atender pessoas dependentes de álcool e outras drogas.

As terapias são realizadas de segunda à quinta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h. Além disso, a Casa mantém um ciclo de palestras diariamente nas Escolas municipais e estaduais, com a média de duas palestras por dia, com enfoque à prevenção e combate. Palestras também são realizadas nos postos de saúde da cidade com o intuito de prevenir a população do uso de drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, senão a internet perde sua interatividade!