Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

BVRio e Prefeitura de Paragominas assinam Convênio de Cooperação para o desenvolvimento de ativos ambientais

Rio de Janeiro, 14 de  Junho de 2012 – O prefeito do Município de Paragominas, Adnam Demachki e a BVRio (bolsa de valores ambientais do Rio de Janeiro) assinaram hoje um convênio de cooperação para a promoção de mercados de ativos ambientais. Paragominas foi o primeiro município a assinar tal convênio que facilitará o ingresso de proprietários rurais a mercados de ativos ambientais, especialmente o de Créditos de Reserva Legal. O acordo prevê o desenvolvimento de ferramentas para facilitar a implementação do CAR (Cadastro Ambiental Rural) e o desenvolvimento de Créditos de Reserva Legal a serem negociados na BVRio.

Neste primeiro momento, proprietários e produtores rurais já podem se cadastrar e entrar, de maneira não vinculativa, suas intenções de compra ou venda destes Créditos de Reserva Legal, e gradativamente receberão dados sobre o mercado, preços, oferta e demanda.

Em um segundo momento a BVRio organizará reuniões em Paragominas para demonstração e esclarecimentos para orientação sobre o funcionamento deste mercado. E, até ao final do ano, a BVRio disponibilizará uma plataforma de negociação para que se iniciem transações.

“Vemos neste convênio o pioneirismo que tão bem caracteriza o município de Paragominas. Acreditamos que o uso de mecanismos financeiros tenha enorme potencial para facilitar o cumprimento das obrigações legais criadas pelo código florestal, sendo vantajoso tanto para aqueles que têm déficit quanto àqueles que tem déficit de reserva legal”,  explica Pedro Moura Costa, presidente executivo da BVRio.

“Essa associação cria uma oportunidade para os produtores rurais em Paragominas de se conectarem aos nascentes mercados de ativos ambientais. Acreditamos que o desenvolvimento de um mercado de créditos de reserva legal seja importantíssimo como meio de remunerar a prestação de serviços ambientais, em um momento onde mercados de carbono florestal ainda não se materializaram em larga escala” falou Adnam Demachki, Prefeito de Paragominas.

Prefeito Adnam Demachki e Pedro Moura Costa, Presidente da BVRio, assinam convenio de cooperação, junto com Secretario Especial de Estado Sidney Rosa e Felipe Zagalo, secretario de ambiente de Paragominas.


 Sobre a BVRio

A bolsa de valores ambientais BVRio é uma associação sem fins lucrativos que tem por objetivo criar um mercado de ativos ambientais como meio de promover a economia verde no Brasil.

A BVRio estabelecerá uma plataforma de negociação destinada a se tornar o ambiente de referência no país para a comercialização de ativos ambientais relacionados ao cumprimento de obrigações ambientais, tais como recuperação de áreas florestais, tratamento de resíduos, emissão de gases ou de efluentes, etc.

Criada em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro e com a Secretaria da Fazenda do Município do Rio de Janeiro, a BVRio atuará em cooperação com as autoridades competentes, na modelagem e criação de ativos ambientais de natureza regulatória que possam ser negociados em sua plataforma de negociação.

A BVRio foi estruturada de modo a ter o envolvimento dos diversos setores da sociedade. Com três categorias de associados, tem representantes do setor empresarial, representantes de ONGs e do setor acadêmico, e cidadãos envolvidos na promoção do desenvolvimento econômico sustentável. Cada categoria de associados tem representação no Conselho Deliberativo. A BVRio conta ainda com um Conselho Consultivo para representantes das três esferas do governo. As funções executivas são exercidas por uma Secretaria Executiva.

Espera-se deste modo atingir diversos objetivos de natureza econômica e ambiental, incluindo o fomento da economia verde e a implementação de políticas públicas ambientais de modo mais eficiente, tanto para o Estado quanto para o setor empresarial, com benefícios para o meio ambiente e para a economia em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, senão a internet perde sua interatividade!