Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Memorial do Município Verde será inaugurado no dia 14 de dezembro

Memorial do Município Verde

Paragominas ganha mais um marco para a sua história: o Memorial do Município Verde. Em 6 meses, a obra ficou pronta e será inaugurada nesta sexta-feira, 14, às 18h, no Parque Ambiental da cidade. Toda a madeira usada para a construção veio de uma apreensão feita pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente na Reserva Biológica Gurupi-Maranhão e o investimento, das multas aplicadas pelo órgão.

Com o objetivo que a história da transformação da cidade em nome da proteção ambiental seja conhecida pela população e por visitantes, é que o Memorial foi erguido. Nele, vão ficar registrados, por meio de fotografias e telas, as diversas fases vividas por Paragominas: desde o pioneirismo da sua construção à degradação ambiental e à “virada verde”, que começou em 2008, contando as ações e as decisões que a sociedade tomou para que Paragominas passasse de município devastador à exemplo de sustentabilidade a todo o Estado, Brasil e mundo.

Segundo o prefeito Adnan Demachki, idealizador do projeto, o Memorial é um compromisso que foi firmado com a sociedade para que os esforços feitos não sejam esquecidos. “O Memorial, como o próprio nome diz, vai fazer com que as pessoas lembrem como éramos e como somos hoje. E, com isso, a sociedade vai poder relembrar a todos os entes envolvidos nessa transformação, que não pode haver retrocesso na política municipal de preservação ambiental e modelos econômicos sustentáveis”, afirma Demachki.

Além disso, ainda de acordo com o prefeito, será um espaço de transformação da consciência ambiental. “Teremos exposições permanentes, além de outras atividades que serão desenvolvidas pela Secretaria de Cultura e que irá proporcionar aos visitantes, uma aula de preservação ambiental, de história de parte da Amazônia e, o mais importante, poderemos repassar às pessoas que nos visitarem, os princípios que nos levaram a essa transformação”, continua.

Aparecida Luciano, secretária municipal de Cultura, diz que o Memorial foi um sonho construído por várias mãos e que agora se torna realidade. “As próximas gerações vão poder conhecer o que aconteceu por aqui e vão poder perpetuar o Projeto Paragominas Município Verde. Além disso, ganhamos mais um espaço cultural e turístico aqui na cidade”, conta Aparecida.

O projeto arquitetônico foi do professor de Design da Universidade do Estado do Pará, Aldecir Costa, auxiliado por dois alunos do curso, Luis Henrique Lucena Callou e Francisco Luciano de Assis Neto; Rogério Balla foi o artesão de madeira responsável pela construção do lugar; as telas que serão expostas é de Emanoel Franco, professor do curso de arquitetura da Universidade da Amazônia, fotos de Claudemir Dada, etc.
Rogério Balla resume o que significa pra ele participar de uma “obra de arte” como esta: “é uma obra que vai ficar para sempre e o meu trabalho é só uma peça nisso tudo”.

A princípio, o Memorial vai funcionar no horário comercial, de segunda à sexta, de 8h às 12h e de 14h às 18h, dentro do Parque Ambiental. Mas, em seguida, serão agendadas visitas de estudantes e de grupos de pessoas que outros municípios. Uma equipe, com direito à historiador, vai ficar no local para conduzir os visitantes.

Serviço: Inauguração “Memorial do Município Verde”, dia 14 de dezembro, às 18h, no Parque Ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, senão a internet perde sua interatividade!