Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Paragominas promove o 1º Seminário do Programa de Educação Ambiental

Com o tema “O Papel da Escola na Construção de um futuro desejável”, foi aberto na noite de ontem, 5, no Teatro Reinaldo Castanheira, o 1º Seminário do Programa de Educação Ambiental de Paragominas. A programação segue até o dia 7 de dezembro, com atividades na Escola Anésia da Costa Chaves e no Espaço Cultural da cidade.

Com presença de autoridades locais e comunidade estudantil, a noite foi marcada pela apresentação dos trabalhos de alunos de escolas municipais com o tema meio ambiente. Segundo a Coordenadora Pedagógica da Semec, Omith Viana, o seminário é a culminância do Programa de Educação Ambiental desenvolvido na cidade há 4 anos, em parceria com a mineradora Hydro e a ONG Comunidade Educativa CEDAC, de São Paulo que atua em 20 municípios paraenses.

Desde 2008, alunos das escolas municipais de Paragominas aprendem, de forma transversalizada, noções de meio ambiente. Quando se fala em “transversalidade” significa que a “educação ambiental” não chega a ser uma disciplina isolada, mas perpassa por outras matérias. No começo, o tema era abordado nas disciplinas de matemática e português, hoje já foi expandido para mais duas: história e geografia. Os professores dessas matérias recebem formação do CEDAC, que ensina a metodologia a ser aplicada dentro da sala de aula. A partir daí, os professores preparam o plano de aula e inserem no conteúdo programático de suas matérias, o tema “meio ambiente”. E vem dando muito certo.

Segundo a coordenadora, o ambiente escolar mudou. Se antes era “normal” que os corredores e pátios das escolas municipais estivessem sujos, com papéis ou outras espécies de lixos domésticos, hoje é difícil vê-los. A limpeza dentro das escolas melhorou. “Devemos isso ao trabalho de educação ambiental que nossos alunos recebem dentro da sala de aula. Não é um conteúdo somente de prova, mas lições que eles aprendem para levar para as suas casas e pra vida”, afirma Omith.

O prefeito em exercício, Paulo Tocantins, conta que é visível a mudança que a cidade sofreu e, principalmente as escolas, com o advento da educação ambiental. Para ele, a escola ajuda a formar adultos mais educados e comprometidos com o ambiente onde moram. “E o melhor é que essas crianças e jovens passam adiante, compartilham esse aprendizado e ganhamos todos nós”, festeja Tocantins. E como prefeito eleito para o próximo mandato, Paulo Tocantins afirma que o Programa irá sim continuar porque está dando certo. “E temos de reconhecer o excelente trabalho que o CEDAC prestou aos nossos professores na formação continuada. Não tínhamos um modelo e precisávamos de uma instituição competente que nos auxiliasse a implantar um programa e hoje, com este seminário, podemos ver o excelente resultado”, disse Tocantins.

A programação do Seminário continua até o dia 7 de dezembro, com atividades na Escola Anésia da Costa Chaves, nos dois turnos (manhã e tarde), sendo que hoje, dia 6, haverá apresentação de trabalhos pela parte da manhã e a palestra da Professora Mestre Doroty Martos, mestre em Educação pela UMESP e Gestora Ambiental pela FMU/SP e à tarde, seis oficinas com temas diversos, além de sessão de cinema. Amanhã, dia 7, a programação será no Teatro Reinaldo Castanheira a partir das 8h, com a palestra do Professor Doutor Marcos Sorrentino, atualmente assessor do Ministro da Educação para a política ambiental do MEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, senão a internet perde sua interatividade!