Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Paragofest vem aí!!

Atenção galera que curte a melhor micareta do interior do estado! A Sétima Edição do Paragofest vem aí! As datas já estão marcadas - 8, 9 e 10 de junho. E a Prefeitura de Paragominas (PMP), promotora do evento através da Secretaria de Cultura, Esporte e Laser (Secult), juntamente com os blocos participantes, Só o Todde e Tatu, convidam para o evento de lançamento do PARAGOFEST 2012, que será realizado no Teatro Reinaldo Castanheira, no Espaço Cultural, no dia 6 de março, às 19h. Neste dia, os blocos divulgarão suas atrações. Então, não fique de fora! Compareça ou acompanhe mais informações em nossas páginas na internet, através do site, blog e facebook.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Amazônia ontem e hoje: O bom exemplo de Paragominas Paragominas, no Pará, já foi a síntese dos maiores problemas da Amazônia. Agora dá lições de como criar uma nova prosperidade a partir de um pacto coletivo pelo desmatamento zero.

Texto: Natália Martino

Centenas de toras de madeiras descansam no chão. Contrastam com a exuberância da floresta verde avistada a poucos quilômetros de distância. Mas ninguém circula por ali, os poucos caminhões e tratores estão parados. Tudo parece abandonado. E está. A grande maioria das mais de 400 serrarias que já funcionaram na cidade foi fechada. Nos pátios estão milhares de metros cúbicos de madeira apreendida na última operação, que desmantelou uma quadrilha que serrava ipês vindos do Maranhão nesse município de mais de 19 mil km2 de extensão – território equivalente ao Estado de Sergipe. Era um negócio milionário. Agora, tudo será leiloado e o dinheiro revertido para investimentos em Paragominas, o Município Verde da Amazônia.

O apelido é recente. Ele substitui o anterior, bem menos simpático, “Paragobalas”, referência ao elevado índice de violência que assolou o local em outros tempos. A mudança revela a transformação sofrida pela cidade na última década e que se intensificou a partir de um projeto com esse nome, Município Verde, iniciado em 2008. Uma história que os moradores se orgulham em contar. “Em Belém, eu era chamada de pistoleira”, lembra-se Valquíria Sena dos Santos, do ano de 2006, quando morou na capital paraense. O nome da sua cidade natal era quase sinônimo de todas as mazelas da Amazônia. Do comércio ilegal da madeira ao trabalho desumano nas carvoarias clandestinas, tudo ali andava à margem da lei. A violência, urbana e rural, tomava conta da cidade. Valquíria só pensava em se mudar dali e, quando fez isso, sentiu na pele o preconceito. Hoje, aos 26 anos de idade, está de volta à Paragominas e não quer mais sair de lá.

Confira reportagem completa na edição 139!
Já nas melhores bancas ou compre aqui



EXCLUSIVO ONLINE!

Ver para crer

Desconfiada, a repórter da Horizonte Geográfico embarcou para Paragominas (PA): o município teria mesmo sido a sede de uma revolução ou tudo não passa de propaganda política?
Confira o relato da jornalista no blog e tire suas próprias conclusões.

Emoção marca a presença do governador em Paragominas

Dia: 24 de janeiro de 2012.
O governador chegou ao auditório Inocêncio Oliveira, do Parque de Exposições de Paragominas e já tinha uma multidão à sua espera. A mesa foi composta por pessoas super importantes, mas pra mim faltou uma: Mauro Lúcio Costa, presidente do SPRP. Sentaram-se à mesa, o secretário de estado, Sidney Rosa, Edson Ari, reitor do IFPA, Carlos Lamarão, do Iterpa, Carlos Xavier, da Faepa, Adnan Demachki, prefeito de Paragominas, Zenaldo Coutinho, deputado federal, Governador Simão Jatene, Hildegardo Nunes, secretario estadual de agricultura e o secretário de segurança pública que, naquele dia, vivia uma crise com a polícia militar. É, acho que não faltou ninguém.
Todos falaram um pouco sobre as ações do governo do estado, as benfeitorias. Um deles reclamou do governo passado, do rombo que a ex-governadora deixou, essas coisas que sempre acontece. Mas, o que me deixou arrepiada, verdadeiramente emocionada, foi quando o nosso governador tomou a palavra. O prefeito Adnan já havia falado, contado um pouco a história do município e como conseguimos chegar aonde chegamos. Falou sobre a união, mas foi Jatene que conseguiu arrancar lágrimas dos meus olhos e dos olhos de outras pessoas que estavam lá naquele auditório.
Ele falou apaixonadamente sobre a mudança de Paragominas, como passamos a ser “Paragobela” e deixamos pra trás o horrendo apelido de “Paragobala”. Como a união das pessoas pode mudar o futuro de um povo. Arregalou os olhos e nos chamou à responsabilidade de construir um futuro para os nossos filhos. Chamou-nos à responsabilidade, na xinxa, como dizem por aí. Disse que a transformação se dá assim, com crença e com as mãos dadas. E, foi quando começou a falar do Pará que a coisa realmente pegou. As palavras do governador foram entrando pelos poros, não só pelos ouvidos. E atingiu em cheio o coração. O meu coração e de tantos que lá estavam e, como eu, nunca haviam escutado um chefe de governo falar tão apaixonadamente do seu estado. Jatene, o nosso governador, mostrou, provou com suas palavras ora doces, de caboclo criado no interior, ora ferrenha, de um chefe de estado, que podemos fazer um novo Pará, melhor, onde todos podem ter uma vida digna. Ele acredita nisso. Eu acredito nisso. E você, acredita?
Mas, ao cantar o nosso hino, o hino do nosso Pará, Jatene ultrapassou todas as barreiras e quebrou todos os protocolos, quando pegou o microfone das mãos do cerimonialista e começou a cantar o nosso hino. Mas, não era um canto que vinha da boca e sim do coração. Foi aí que não agüentei. As lágrimas caíram sem cerimônia porque, pela primeira vez em toda a minha vida, acreditei que o estado onde nasci, está em boas mãos. Nas mãos de um cara que tem vontade, mas, sobretudo, que tem coração; que não é um ditador, mas que acredita na união de um povo e no poder que emana dele. Parabéns Jatene! Parabéns Paragominas! Ganhamos todos nós, que moramos e acreditamos em um Pará unido!

Paragominas será a primeira cidade do Pará a implantar Conselho Municipal Sobre Drogas

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 10/02/2012 às 11:43

Na manhã desta quinta-feira (9), o presidente e o vice-presidente do Conselho Estadual Sobre Drogas (Coned), Sandro Diniz e Karim Zaidan, respectivamente, visitaram o município de Paragominas, nordeste paraense. Durante reunião com o prefeito da cidade, Adnan Demachki, ficou acordada a criação de um Conselho Municipal Sobre Drogas.

A posse dos membros que integrarão o órgão será realizada no dia 16 de março, mesma data em que a cidade pretende lançar o Pacto Municipal Sobre Drogas. Vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), o Coned busca estabelecer diretrizes da Política Estadual Sobre Drogas tanto na área de prevenção quanto ao tratamento e reinserção social.

Os titulares da Coned voltam a realizar visitas aos municípios paraenses. De 5 a 9 de março, gestores de Altamira, Santarém e Marabá receberão os representantes.

“Na gestão passada, não houve implantação de nenhum Conselho Municipal. Com a mobilização do Conselho Estadual, há um avanço da sensibilização dos gestores municipais. Nossas ações fazem com que as prefeituras desses municípios possam implantar planos, respeitando as peculiaridades de cada localidade”, explica o presidente do Coned, Sandro Diniz.

Texto:
Ellyson Ramos – Sejudh
Fone: (91) 4009-2708 / (91) 8141-7110

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Merenda de Chef!

Em Paragominas, as merendeiras das escolas municipais estao pra la de chiques. E que o renomado chef de cozinha Fabio Sicillia, famoso internacionalmente, esta realizando um curso de temperos e cortes pra dar um up grade na Merenda Escolar que hoje eh considerada a melhor do Brasil, segundo ONG Acao Fome Zero - o prefeito de Paragominas, Adnan Demachki recebeu, sete vezes consecutivas o Premio Gestor Eficiente da Merenda Escolar (2005-2011). Agora, a alta gastronomia tambem vai fazer parte do cardapio servido nas escolas. Essa eh mais uma iniciativa pioneira para que a cidade continue no ranking com a melhor merenda escolar do pais.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Com slogan “Adote um irmão para o seu filho. Plante uma árvore”, Prefeitura de Paragominas começa nova campanha de arborização e consciência ambiental

Desde o dia 23 de janeiro, data do aniversário da cidade, cada criança nascida no Hospital Municipal recebe uma arvorezinha 

Maria da Conceição, com sua bebê, Samuel Pereira e o ipê
Maria da Conceição Pereira da Silva, de 21 anos, recebeu alta ontem, dia 6, do Hospital Municipal de Paragominas feliz da vida. Não apenas por ter ganhado a pequenina filha (que ainda não tem nome), mas por ter recebido, do Hospital, uma arvorezinha de ipê roxo para plantar e cuidar. Maria faz questão de dizer que adora a natureza e que, no quintal de sua casa, no bairro Nova Esperança, já plantou muitas árvores frutíferas. Ao receber a muda de ipê, Maria vai contribuir para a Campanha de Arborização e Consciência Ambiental que a Prefeitura de Paragominas lançou em janeiro. E a jovem mamãe quer fazer a sua parte. “Participo dessa iniciativa com muito orgulho”, afirma.

Para Maria da Conceição, o importante não é só plantar a mudinha, mas cuidar dela como se cuida de um filho. E é esse o objetivo da segunda Campanha de Arborização de Paragominas: “Adote um irmão para o seu filho. Plante uma árvore”. Dessa vez, o público-alvo são as mamães que ganham bebê na maternidade do Hospital Municipal (HMP). Para cada recém-nascido, uma muda de ipê roxo ou amarelo será entregue à família, para que ela plante e cuide da futura árvore. 

O diretor administrativo do HMP, Samuel Pereira, diz que é uma iniciativa pioneira em toda a região e que já é um desejo antigo realizar essa campanha dentro do Hospital, como forma de contribuir para que Paragominas se torne mais verde e mais consciente também. “As mamães saem daqui com as mudas e com as orientações de cuidados, além de um registro de nascimento da árvore. É uma forma que encontramos de humanizar mais a ação. Mas, acima de tudo, passamos à elas a importância de cuidar daquela árvore, que também é uma vida que elas recebem e que os filhos delas precisam saber o quanto é importante zelar por isso”, explica o diretor.

Segundo o prefeito Adnan Demachki, o objetivo é criar uma relação de amor entre aquela criança e o meio ambiente, através de um ato simbólico, que é o plantio da árvore. “Queremos que a família entenda que o plantio dessa árvore significa uma vida que está surgindo, assim como o filho que nasceu. Para isso, essa nova vida precisa de cuidados. A idéia é que a família plante-a próximo de casa ou no quintal, mas que tenha o sentimento que aquela árvore vai crescer junto com seu filho e, se bem cuidada, por um bom tempo, os dois terão a mesma idade”, explica.

Enfª Nathália, D. Ozelina com seu ipê, Glaucianara e Nara

E Dona Ozelina dos Santos Souza, avó da pequena Nara já fez isso. Também na manhã de ontem, 6, Ozelina recebeu das mãos do diretor administrativo do Hospital Municipal, Samuel Pereira da Silva, uma muda de ipê roxo e, à tarde fez o plantio do ipê. No quintal dela, no bairro Jardim Atlântico, várias árvores que recebeu da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, como jambeiro, pupunheira e açaizeiro. Ozelina é maranhense, mas já mora em Paragominas há 25 anos e diz que não arreda o pé daqui. “Tenho orgulho de morar nessa cidade que se transformou tanto nos últimos anos e tenho mais orgulho de contribuir, mesmo que pouco, com a arborização da cidade. Vou sim ensinar minha neta a sentir esse mesmo amor por Paragominas e, principalmente por essa arvore que nasceu praticamente com ela”, afirma a dona de casa.

As duas mamães que ganharam as mudas na manhã de ontem, plantaram o ipê com o auxílio do Secretário Municipal de Meio Ambiente, o engenheiro agrônomo, Odilson Picanço. Além de ajudar na hora do plantio, Odilson orientou como deve ser o cuidado com a nova árvore e entregou às famílias um panfleto com as especificações da espécie e como cuidar.

Paragominas tem uma meta a atingir, que é de 12 m² de área verde por habitante. A campanha vem reforçar o compromisso não só da Prefeitura, mas dos cidadãos, com o meio ambiente e com o clima da cidade, já que, com o asfaltamento das vias, o clima fica mais quente e as árvores servem de sombra e amenizam a temperatura.

Mas, o prefeito atenta para o fato de que a Prefeitura não vai se eximir de sua responsabilidade, muito pelo contrário. “Vamos distribuir as mudas, ajudar no plantio, se for preciso e incentivar a criação de mais áreas verdes em Paragominas, afinal de contas, somos ou não somos o Primeiro Município Verde da Amazônia?”, indaga.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Mensagem do Prefeito Adnan, na sessão da Câmara dos Vereadores


Senhor Presidente,
Senhora Vereadora, demais Vereadores,
Meus Senhores e minhas Senhoras,
Com a presença de todos os vereadores, mais um ano o prefeito Adnan comparece à Câmara, ao início do Ano Legislativo
Completo oito anos de governo à frente da Prefeitura de Paragominas, doze, se contarmos com o meu mandato de vice-prefeito na segunda eleição de Sidney Rosa. Muito já se fez, mas eu, minha equipe e os nobres colegas sabem que precisamos fazer muito mais. Recentemente, recebemos a visita do governador Simão Jatene que trouxe com ele muitas ações que já estão em desenvolvimento por aqui e, com isso, mais responsabilidades para este governo que, mesmo estando no final, ainda tem muito o que fazer, obras a concluir. Por isso, aproveito a oportunidade para fazer um balanço e prestar contas do que foi feito nesse último ano e o que ainda nos resta fazer em menos de 11 meses de mandato. Peço a Deus iluminação para conseguir honrar todos os meus compromissos com a população e com todos vocês e sei que, com a ajuda da equipe da PMP e do meu companheiro Paulinho, vamos fechar 2012 com todas as ações previstas executadas.

O ano de 2011 foi um divisor de águas para nós. Foi o ano de consolidação de um projeto iniciado em fevereiro de 2008, o Paragominas Município Verde. Sabemos que 2010 também foi importante, pois neste ano que saímos da tão mal falada lista do desmatamento, mas foi no ano seguinte que conseguimos colher os frutos. Foi em 2011 que o governo do estado do Pará, através do governador Simão Jatene, nos consagrou como modelo para a Amazônia, tornando o nosso projeto em Programa de governo, o Programa Estadual Municípios Verdes e hoje, 94 das 144 cidade paraenses já aderiram à ele. Isso nos enche de orgulho, mas que nos enche de responsabilidade também porque as ações do projeto precisam continuar, já que meio ambiente não é só parar de desmatar. É criar oportunidades de tornar nossa produção cada vez mais sustentável, com práticas que não prejudiquem o meio ambiente ou com impacto reduzido, como estamos fazendo com a nossa pecuária e agricultura. Nossa pecuária é verde, através do Projeto “Pecuária Verde”, tocado pelo sindicato dos Produtores Rurais, nosso parceiro. Além disso, o Banco do Brasil abriu crédito especial para agricultores que usam agricultura de baixo carbono, ou seja, para aqueles produtores que produzem pouco impacto ambiental, na emissão dos gases do efeito estufa. Tudo isso é uma conquista que só foi possível por causa da união. Não canso de afirmar essa máxima de que “a união faz a força”, porque realmente faz a diferença, como bem nos falou o nosso governador na última visita que fez à Paragominas, no dia 22 de janeiro. E foi por causa dela, da união, que fui para o segundo mandato e estou, graças a Deus, terminando meu último ano com um saldo mais que positivo.

Prestação de contas do último ano de governo!
Temos muitas certezas nesse governo, mas a maior delas é que todas as ações, projetos ou atividades que desempenhamos foi sempre pensando no bem estar da população em primeiro lugar. Termino meu último ano de governo com a alma lavada, de que dei o meu melhor por essa cidade, que amo e que cuido, pois aqui é a minha casa, onde tenho amigos, família e criei meus filhos. A honestidade, a lisura com a coisa pública, a transparência nas contas e a ética aos valores sociais fizeram parte desse governo do início ao fim, tanto que fomos muitas e muitas vezes convidados por órgãos públicos a mostrar nosso exemplo de gestão a outros municípios. E por isso, muitas vezes somos olhados com desdém, por pessoas que não conseguem fazer o dever de casa bem feito. Aqui, toda a minha equipe pode bater no peito e bradar que trabalhamos corretamente, dentro da legalidade porque respeitamos os mais de 100 mil cidadãos que moram em Paragominas. E, que fique claro, estamos fazendo a nossa obrigação quanto políticos porque o povo nos elege para isso mesmo: para defendê-los, lutar por seus direitos e não o contrário.

Em 2010, afirmei aqui nessa Casa, que tinha um compromisso, que ultrapassava o número de votos que havia recebido nas últimas eleições, que era tornar Paragominas um modelo. Digo hoje que conseguimos! Hoje somos modelo em diversas áreas, como Educação, Meio Ambiente, Assistência Social, fiscal, entre outras. E, tenho certeza, continuaremos avançando e sei que, com a ajuda dos nobres colegas desta Casa, vamos poder fazer muito mais.

No início deste ano, entregaremos a estrada do km 12 totalmente revitalizada e sinalizada. Estamos refazendo aquela estrada com o auxílio do governo do estado. Raspamos todo o asfalto velho que tinha lá e colocamos um asfalto novo, que faz jus à cidade. Além disso, estamos terminando a duplicação da PA-125, que vai do Trevo do posto Texaco, até a ponte que vai ao aeroporto, além de fazer o canteiro e o paisagismo dele. Em junho, inauguramos o Terceiro Cartão Postal de Paragominas: o Lago Verde. Um lugar totalmente planejado para a família paragominense poder curtir o final da tarde e mais uma opção de lazer. Inauguramos em janeiro, a “Arena do Município Verde” com uma festa linda, com mais de 12 mil pessoas presentes que não arredaram o pé, mesmo embaixo de chuva. Vamos, no mesmo dia da inauguração do Lago, passar, em avant premiere, no Estádio Arena do Município Verde, o Filme Tainá 3, que tem como protagonista a indiazinha Wiranu Tembé, da Aldeia Tekohãw, que fica aqui em Paragominas. Essas já são algumas ações já previstas para este ano. Sabemos que Paragominas precisa de muito mais, mas como disse o nosso bispo, durante a missa em Ação de Graças pelo Aniversário da cidade, “ninguém consegue fazer tudo”. Já temos mais de 60 milhões de árvores plantadas e nossa Campanha de Arborização está de vento em popa, sendo que a SEMMA distribuiu, em menos de uma semana, mais de 3 mil mudas de oitizeiro para a população. Mais uma ação que envolvemos a sociedade, pois sabemos que é assim que as coisas funcionam, com o engajamento do povo.

Em 2011, ganhamos pela oitava vez, o Prêmio “Gestor Eficiente da Merenda Escolar”, em cerimônia na capital federal. Desde que foi criado, em 2004, nós ganhamos todas as estatuetas do “Menino Maluquinho”, personagem estampado nos troféus e, somos a única cidade brasileira a receber a premiação tantas vezes. Vale a pena dizer que essa premiação é dada por uma ONG, ou seja, não tem nenhum cunho político, mas de merecimento de uma equipe que não relaxa quando o assunto é educação e a alimentação de mais de 30 mil alunos atendidos pela rede municipal de ensino.

Mesmo faltando tão pouco tempo para o término do meu mandato, preciso de fôlego para terminar tudo que foi compromissado com a sociedade de Paragominas e com você, caros colegas. Por isso, venho à esta Casa pedir ajuda, não só na fiscalização das ações da Prefeitura, mas na criação de novas leis que possam melhorar ainda mais a vida dos paragominenes ou de pessoas que escolheram a nossa terra como lar.
Este ano haverá eleição. Vamos escolher o novo prefeito e vereadores. Este é o momento de unirmos força para eleger pessoas sérias, que também se comprometam com a causa que defendemos aqui em Paragominas. Este é o momento de concentrar esses esforços para que nossos direitos sejam respeitados: o de investimentos em nossa cidade, o direito de nossos eleitores, o direito à cidadania.

Paragominas já mudou muito e isso é público e notório. O sonho de levar água tratada para 100% da população está a caminho. Conseguimos, junto ao governo federal, verba para a Primeira Fase do Sistema de Esgotamento Sanitário para a cidade, sonho antigo. Sei que não vou poder ver essa obra completa no meu último ano, mas deixo para o próximo prefeito, a realização deste sonho e dessa conquista. Saneamento, meus amigos, é saúde! Vamos construir também uma UCI Neonatal (Unidade de Cuidados intermediários) dentro do Hospital Municipal para atender recém-nascidos que precisam de cuidados especiais, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. A UPA Paragominas ficará localizada no bairro Uraim 2.

Estamos fazendo de Paragominas o melhor lugar para se morar em todo o estado. Provamos que podemos porque aceitamos o desafio de ser melhores, mesmo na adversidade. Paragominas é a cidade dos sonhos, a cidade que não foi escolhida ao acaso, como tantas outras foram. Esta terra foi escolhida a dedo e por isso, tenho orgulho de pertencer a ela.

Queremos e buscaremos mais parceiros, parceiros sólidos, mas sonhadores que possam nos ajudar a construir uma Paragominas ainda melhor, mais bonita sempre. É o sonho que motiva a evolução e a conquistar as metas. Vamos sonhar, mas com a certeza de realizar. Estamos plantando a semente para colher logo depois. Temos certeza que o nosso terreno é fértil e que nossas sementes irão germinar e não queimar ao sol, como na Parábola do Semeador.

Por isso, Senhores e Senhora vereadora, afirmo que ainda há muito a fazer, mas com o comprometimento de todos nós, não só meu e do Paulinho, o de vocês também, vamos conseguir fazer desta cidade que tanto amamos, melhor a cada dia.
Muito obrigado.
Paragominas, 01 fevereiro de 2012.
 
ADNAN DEMACHKI
Prefeito de Paragominas