Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Em maio, Paragominas realiza Campanha de Vacinação contra Gripe A

Ela já não é mais tão falada como na pandemia que assustou o mundo em 2009, mas a gripe A (H1N1) não saiu de circulação. O Brasil teve 19 casos graves confirmados e pelo menos quatro mortes desde janeiro, sendo três no Ceará. Por isso, segundo o Ministério da Saúde, a vacinação deste ano está prevista para atingir os idosos com mais de 60 anos, as crianças de 6 meses a menores de 2 anos de idade, as gestantes em qualquer período da gravidez, além dos profissionais de saúde da rede pública e privada que lidam com pessoas que podem estar com a gripe e também os indígenas, carcerários, pacientes com morbidades e profissionais do sexo.

Os casos da Gripe A ou Influenza foram registrados durante o período de chuvas, uma situação que favorece a aglomeração de pessoas e espalha o vírus. Mesmo com esses números, a vacinação em todo o País só vai acontecer em maio. Em Paragominas, a 14ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza Sazonal será realizada de 5 a 25 de maio, sendo que o dia "D" será  acontecerá no dia 5, num sábado.

A vacina da gripe não causa efeitos colaterais habitualmente. O que pode acontecer é a pessoa receber a vacina já estando prestes a começar um quadro de resfriado e aí parece que ficou gripado por causa da vacina. A vacina da gripe A (H1N1) vai estar disponível nos postos de saúde e, também durante a campanha, em postos especiais montados pela prefeitura.

“No mundo todo, essa vacina não pode ser usada para fazer controle de surto fora de época, porque ela não está disponível o ano inteiro”, afirma Jarbas Barbosa, da Secretaria Nacional de Vigilância e Saúde.

A Coordenação Municipal de Vigilância Epidemiológica/Imunização realizou uma reunião técnica dia 12 de abril, às 16h, no Auditório do CTA/SAE Paragominas, com os Coordenadores dos Departamentos da Secretaria Municipal de Saúde para lançar entre os setores as diretrizes da Campanha 2012.

Serviço: 14ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza Sazonal, de 5 a 25 de maio nos Postos de Saúde.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Projeto CTA no meu bairro é desenvolvido em Paragominas

Durante todo o ano de 2012, a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) vai desenvolver o projeto “CTA no meu bairro”, onde os serviços prestados no CTA serão realizados em todos os postos de saúde de Paragominas. Para isso, a SEMS divulgou o cronograma das atividades, que começaram no dia 17 de abril, no posto de saúde do Nagibão.

O próximo posto a receber o projeto é o PSF Jaderlândia. Segundo a Coordenação Municipal de DST/HIV/AIDS, que coordena as ações do CTA/SAE PARAGOMINAS, o objetivo do projeto é ampliar o acesso da população e, principalmente, daquela parcela mais vulnerável, ao aconselhamento, às ações de prevenção e ao diagnóstico da infecção pelo HIV.

De acordo com o Coordenador de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde e idealizador do projeto, Marcondes Barbosa, esse projeto tem em vista que a maioria dos usuários do serviço são pessoas carentes e que enfrentam dificuldades para chegarem ao local onde ele é realizado. “Vimos este projeto como um meio facilitador o acesso da população às informações e à realização do teste rápido HIV”, afirma Barbosa.

Além de ampliar o acesso à população, o “CTA no meu Bairro” contribuiu para a redução das vulnerabilidades ao HIV e outras DST; realiza ações de aconselhamento com o fim de promover a reflexão sobre as vulnerabilidades, estimulando a adoção de medidas de prevenção mais viáveis para cada usuário e reduzir o impacto emocional dos diagnósticos; Estimula o diagnóstico das parcerias sexuais; promove a educação preventiva e continuada para a população sobre HIV/AIDS e outras DST’s; disponibiliza exames visando um diagnóstico precoce; apóia tecnicamente a rede de atenção básica para a implementação das ações de aconselhamento e prevenção das DST, HIV/AIDS nos serviços da rede; e encaminha portadores do HIV/AIDS ao acompanhamento no serviço de referência, CTA/SAE.

Ainda segundo Marcondes, o CTA vai realizar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde conforme cronograma, onde serão desenvolvidas as seguintes atividades: palestras, aconselhamento coletivo e individual; Distribuição de material informativo e de insumos de prevenção; Atendimento individual de livre demanda para a realização de Teste rápido levando em consideração a privacidade, a ética, o respeito às diferenças e necessidades trazidas ao CTA.

Os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) são serviços de saúde que realizam ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Nesses serviços, é possível realizar testes para HIV gratuitamente. Já para sífilis e hepatites B e C, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, os testes rápidos estarão disponíveis a partir de agosto deste ano. Todos os testes são realizados de acordo com a norma definida pelo Ministério da Saúde e com produtos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e por ela controlados. O atendimento nesses centros é inteiramente sigiloso e oferece a quem realiza o teste a possibilidade de ser acompanhado por uma equipe de profissionais de saúde que a orientará sobre resultado final do exame, independente dele ser positivo ou negativo. Quando os resultados são positivos, os CTA são responsáveis por encaminhar as pessoas para tratamento nos serviços de referência

CTA vai à Zona Rural
O Projeto “CTA no meu bairro” vai além e promove as ações também nas comunidades da zona rural de Paragominas. Com a mesma justificativa de que o serviço precisa estar onde a população está, observou-se a dificuldade da população da zona rural ao acesso à realização do Teste Rápido para HIV. “Apesar de a mesma fazer parte da Atenção Básica, acaba ficando à margem deste serviço. Neste sentido, o CTA busca desenvolver um projeto de atenção às comunidades rurais, através da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Setor de Vigilância em Saúde”, afirma Marcondes.

A primeira comunidade a ser atendida é a Colônia CAIP, no período de 17 a 19 de maio. Nos dois dias, as atividades de saúde serão realizadas durante todo o dia, de 8h às 17h. Somente no dia 19 de maio, a equipe termina o trabalho um pouquinho mais cedo, às 15h.

“O Projeto CTA na Zona Rural abre espaço para a participação e colaboração dos outros segmentos da Atenção Básica, podendo assim levar à população da Caip uma oportunidade de ter vários serviços de saúde em uma única Ação”, finaliza Marcondes.

Abaixo, o Box com os dias e os locais de atendimento:

Unidade de Saúde
Data
1-PSF Nagibão
13 de abril 2012
2-PSF Jaderlândia
27 de abril 2012
3- PSF Jardim Atlântico
11 de maio 2012
4- PSF Cidade Nova
25 de maio 2012
5- PSF Jardim Bela Vista
15 de junho 2012
6- PSF Uraim II
29 de junho 2012
7- PSF Promissão II
13 de julho 2012
8- PSF Promissão III
27 de julho 2012
9- PSF Laércio Cabeline
10 de agosto 2012
10- PSF Morada do Sol
24 de agosto 2012
11- PSF Km 11
14 de setembro 2012
12- PSF Colônia do Uraim
28 de setembro 2012
13- PSF Camboatã
05 de outubro 2012

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Lançamento do Paricá Shoppping será em junho, junto com a inauguração do Lago Verde

O mais novo empreendimento de Paragominas vai ficar ao lado do Lago Verde
Ontem, 3 de abril, o prefeito de Paragominas, Adnan Demachki, o vice-prefeito, Paulo Tocantins e o Secretário de Infraestrutura, Manoel Dias, estiveram reunidos com o staff do mais novo empreendimento que Paragominas vai ganhar: o Paricá Shopping.

André Siniscalchi, vice-presidente do Grupo MB Capital, apresentou o projeto do shopping à Prefeitura, a arquitetura do empreendimento e repassou algumas informações, como o número de lojas. “Serão cerca de 120 lojas, contando com as 18 da praça de alimentação, que terá 4 âncoras, ou seja, lojas principais. Estamos prevendo de 5 modernas salas de cinema com capacidade para 100 lugares cada, estacionamento com 800 vagas, um hipermercado, etc. Serão 30 mil m² de área construída, ao lado no novo cartão-postal de Paragominas: o Lago Verde, aliás, a Praça de Alimentação terá uma visão panorâmica do Lago e uma varanda do lado de fora para quem quiser apreciar melhor a vista”, revela  Siniscalchi. “O Projeto Paragominas Município Verde foi fundamental para a escolha da cidade e as empresas que serão âncoras perceberam que existe um ambiente propício para o crescimento ordenado e sustentável. Estamos muito felizes com esse empreendimento”, afirma o vice-presidente do Grupo.

Segundo o diretor de operações da MB Capital, Emanoel Athayde, Paragominas é um município que vem experimentando um vertiginoso crescimento econômico e de renda da população, constitui um modelo verde de conciliação de desenvolvimento e preservação ambiental, e capitaneia o crescimento da economia na região. “Já estava na hora de Paragominas receber um empreendimento deste porte para atender à crescente demanda de sua população. É mais um empreendimento comercial e imobiliário do Grupo MB Capital do tamanho das expectativas de nossa gente, que merece comprar num lugar com mais qualidade”, afirma Ataíde.

O lançamento do novo shopping está previsto para junho, junto com a inauguração do Lago Verde.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

INDÚSTRIA DA MINERAÇÃO GANHA UMA NOVA FERRAMENTA DE CONHECIMENTO: O PRIMEIRO ANUÁRIO MINERAL DO PARÁ


Iniciativa do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) incentiva a difusão da cultura mineral no Estado

Com o mote “A informação a serviço do desenvolvimento sustentável da mineração”, o Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), lança o Primeiro Anuário Mineral do Pará. A iniciativa é pioneira para o setor e contêm números expressivos da produção, exportação, investimentos, geração de empregos e benefícios para a comunidade, além de matérias e entrevistas com autoridades e renomados profissionais do Estado.

Para o Presidente do Simineral, José Fernando Gomes, o Anuário é muito mais do que um veículo de informação do setor. “Ele é uma ferramenta de consulta e uma vitrine do que há de melhor no mineral-negócio paraense. Além disso, agregará visão de futuro, tendências em inovação, tecnologia e sustentabilidade, valorizando as pessoas que atuam na indústria da mineração e colaboram para o seu desenvolvimento”, afirma.

No exemplar, constam matérias sobre novas tecnologias, mineração sustentável e meio ambiente, saúde e segurança no trabalho, mão de obra qualificada e o destaque para o avanço das mulheres na indústria mineral. Além de grandes reportagens, o Anuário conterá também, entrevistas com personalidades do Pará, como o Vice-Governador do Estado, Helenilson Pontes; o Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Pará, Manoel Pioneiro; o Prefeito de Paragominas, Adnan Demachki, entre outros.

Com o objetivo de disseminar a cultura da mineração, o Simineral, lançará o Anuário, também, nas principais regiões mineradoras do Estado, para que o exemplar possa servir como um novo canal de interlocução. Nas demais ações do Sindicato estão a entrega de mais de 1.200 exemplares digitais às escolas públicas e instituições de ensino superior, e a realização de concursos e premiações sobre o setor.

O lançamento do Anuário conta com o apoio do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), que, segundo o Presidente interino, Rinaldo Mancin, consolida e dissemina informações realistas sobre a indústria mineral. “Em estados como o Pará, onde a atividade está crescendo cada vez mais, é preciso iniciativas como esta para levar ao público informações sobre a indústria mineral. Com base no Anuário, tanto a população quanto os empresários locais e de toda a região Norte poderão ter acesso inicial à mineração”, afirma.

Mineração - A indústria mineral tem grande peso na balança comercial do Estado do Pará, onde responde por mais de 92% das exportações, figurando como o principal setor a contribuir para o superávit paraense na relação comercial com outros países. Além disso, o setor da mineração é o que mais investe no Pará. Até 2016, o Simineral estima US$ 41 bilhões em investimentos, com aportes destinados à indústria extrativa (US$ 22 bilhões), transformação mineral (US$ 7 bilhões), infraestrutura (US$ 11 bilhões) e novos negócios (US$ 1,6 bilhão). Na cadeia produtiva mineral, a geração de emprego e renda totaliza 232 mil postos de trabalho, entre empregos diretos e indiretos.

Fonte: Assessoria Simineral