Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Cadastro Ambiental Rural é entregue a produtores familiares em Paragominas


Produtores rurais familiares de 15 colônias da região de Paragominas irão se reunir no dia 1º de junho para participar do Seminário “Cadastro Ambiental Rural (CAR) de Pequenos Imóveis Rurais de Paragominas”. Na ocasião, irão receber os comprovantes do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que permite a adequação ambiental das propriedades. Este é mais um resultado do projeto municipal “Paragominas Município Verde”, que contou com a atuação conjunta da Secretaria Municipal de Agricultura de Paragominas (Semagri), da Emater/PA e do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

O seminário será conduzido pelo Instituto, um dos parceiros do Projeto Paragominas Município Verde, conduzido pela Prefeitura Municipal e pelos setores produtivos locais, em parceria também com o Sindicato dos Produtores Rurais, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, TNC, Emater e Fundo Vale. O evento ocorre das 9 às 12 horas, no auditório da Prefeitura Municipal.

Sobre o Projeto Paragominas Município Verde
O projeto nasceu em 2008, logo após Paragominas ser inserido na lista dos municípios que mais desmataram a Amazônia, lista divulgada anualmente pelo Ministério do Meio Ambiente. O objetivo foi criar bases para a adequação ambiental de Paragominas, visando sua exclusão da referida lista, o que aconteceu em março de 2010, e o aprimoramento do uso do solo e dos recursos florestais rumo à produção sustentável.

O mais novo cartão postal de Paragominas será inaugurado em alto estilo

AO Lago Verde, uma área de mais de mil metros de extensão, será mais uma opção de lazer do Município Verde

Banquinhos de madeira reaproveitada, uma pequena ponte feita com madeira apreendida de desmatamento ilegal, uma cascata que corre água limpa. Esses são alguns diferenciais do novo cartão postal que Paragominas está prestes a ganhar no dia 31 de maio, com a inauguração do Lago Verde com a presença do sambista Dudu Nobre. O nome “Lago Verde” foi escolhido através de enquete realizada no site oficial da prefeitura, portanto, escolhida pela própria populção.

O local, que fica no meio da cidade, era tido como um dos mais feios do centro urbano paragominense. O Igarapé Paragominas não corria, “rastejava” com tanto dejetos e lixos que eram jogados todos os dias em seu leito. Hoje, a realidade é bem diferente. Mesmo ainda não inaugurado, o Lago Verde já é o local mais procurado pelos habitantes da cidade e seus visitantes.

"Quando anunciei que iria construir um lago no meio da cidade, algumas pessoas pensaram que era brincadeira. Via naquele córrego – que todos os anos transbordava e tinha virado um canal cheio de lixo –, não num problema, mas algo que deveríamos aproveitar melhor”, relembra Demachki.

Mas, antes da obra se concretizar, a Prefeitura teve um grande trabalho pela frente que era realocar as famílias que moravam às margens do Igarapé Paragominas, que ficavam mais abaixo do córrego, para dois residenciais: o “Helena Coutinho” e, posteriormente, para o Morada do Sol, pois todos os anos esses moradores estavam sujeitos à enchentes. Em seguida, foram obtidos equipamentos para dragar, durante um ano inteiro, o leito do igarapé que estava na zona urbana, até onde desemboca no Rio Uraim.

“A partir de então, passamos a planejar a realização de um sonho, de construir um lago, em um dos trechos do Igarapé Paragominas que não tinha residências e estava aberto. Começamos a planejar, juntar recursos e em junho do ano passado começamos a arregaçar as mangas e trabalhar”, conta o prefeito.

Foi um ano exatamente de obras. E o resultado já dá pra ver: de um lugar feio, nasce um dos locais mais belos da cidade, com pista de caminhada em torno do lago, cascata e corredeiras, academia de ginástica ao ar livre, pedalinhos, espaços de convivência. “E agora, vamos reduzir impostos municipais das ruas em torno do Lago Verde para estimular as pessoas a construírem restaurantes, lanchonetes, sorveterias às suas margens”, revela Demachki.

Durante a inauguração, serão anunciados novos empreendimentos para a cidade.

O dia 31 de maio será um marco para a cidade de Paragominas, no nordeste do estado. Durante a inauguração do terceiro cartão-postal da cidade, o Lago Verde, serão anunciados mais 9 empreendimentos que prometem transformar a cara e a vida dos cidadãos que vivem por essas bandas. Serão mais de 200 milhões de reais em investimentos dos setores público e privado, com geração de 2 mil empregos nas obras e cerca de mil, na operação.

E quem dá a boa nova é o prefeito da cidade, Adnan Demachki e diz que esses investimentos irão melhorar a qualidade de vida dos paragominenses “natos ou de coração”, como consolidar a economia local.

Demachki revela a lista de benfeitorias, que é bastante extensa: “No mesmo dia da inauguração do Lago Verde, o Grupo MB Capital lança o Paricá Shopping, que começará as obras logo. Também vamos anunciar o começo da construção do Frigorífico Fortefrigo LTDA, do Grupo Pagrisa, que vai abater animais de pequeno porte, como caprinos, ovinos e suínos e vai envolver os pequenos produtores, fortalecendo a economia local; ampliação do Sistema de Água Tratada para 9 bairros e quando essa etapa estiver concluída, 90% da população terá água de qualidade em suas casas, os recursos são da Prefeitura e do Governo Federal;  Implantação de Rede de Esgotamento Sanitário em 4 bairros, com extensão de 43km, com Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e duas elevatórias, com licitação em andamento; Construção de uma Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA), no bairro Uraim 2, com licitação em andamento; Construção do Instituto Federal Tecnológico (IFT), em área cedida pela Prefeitura ao lado do Senai, com licitação pelo IFT também em andamento; Construção do Sesc/Senac, para atendimento e treinamento de comerciantes e comerciários, que será na Rodovia Claudomiro Bicalho, em área cedida pela PMP; Construção, na Rodovia dos Pioneiros, do Sest/Senat, para atender o sistema de transporte; e a Construção de mais 1.100 casas do programa “Minha Casa Minha Vida”, com toda infraestutura, cujas obras já iniciaram”, finaliza Demachki.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

NOTA PREFEITURA DE PARAGOMINAS


A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas informa que o Concurso Público realizado na manhã do dia 27 de maio, está CANCELADO. Assegurando a idoneidade desta Prefeitura, a Administração Pública entende que houveram erros cometidos pelo Instituto de Desenvolvimento Social do Baixo Amazonas (Idesba) no certame CP 01/2012. Ressaltamos que a instituição foi contratada durante processo licitatório, observadas todas as exigencias legais. Tais erros foram reconhecidos pelo próprio Idesba e, esta Prefeitura adotara as devidas providencias judiciais para apurar as responsabilidades.
Considerando que esses problemas ocorridos podem acarretar prejuízos aos candidatos inscritos no concurso, esta Prefeitura decidiu pelo cancelamento. Informamos que os candidatos já inscritos terão suas inscrições asseguradas em um novo certame, sem que haja a necessidade de pagar novamente.
Afirmamos que a Prefeitura de Paragominas sempre pautou os seus atos baseados nos princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, publicidade e eficiência.
A Prefeitura publicará um novo Edital de Licitação para a escolha de uma nova instituição e, assim que escolhida divulgaremos os novos trâmites.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Há mais de um mês, Paragominas conta com o serviço do SAMU


Inaugurado em janeiro, mas regulamentado em março, o serviço funciona 24h por dia, todos os dias da semana


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, mais conhecido por SAMU, está funcionando em Paragominas desde o início de abril, quando a Central de Regulamentação da Secretaria de Estado de Saúde liberou o funcionamento da Rede na cidade, mesmo tendo sido inaugurado em janeiro. Desde lá, já foram mais de 45 atendimentos de urgência só no mês de abril. O serviço funciona sete dias por semana e 24 horas por dia e a população pode acioná-lo pelo número 3729-1455.
A coordenadora de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Maria do Carmo, explica que o objetivo do SAMU é realizar o atendimento pré-hospitalar de urgência tanto em casos de traumas (acidentes), quanto em casos clínicos, além da realização de remoção em situação de emergência para hospitais de referência. “Desde que começamos a funcionar, já foram 45 atendimentos dos mais diversos, sendo que 20% deles foram de pessoas envolvidas em acidentes com automóveis”, conta a coordenadora.
Segundo o prefeito Adnan Demachki, a Prefeitura alugou um prédio somente para atender do Serviço e contrataram equipes especializadas para realizar os atendimentos. “É importante que a população saiba que o serviço é 24 horas, ou seja, quando o cidadão precisar é só ligar pro 3729-1455, que uma equipe estará à postos para atender”, reforça o gestor.
Ambulância SAMU equipada para atender aos casos de urgência em Paragominas
Contudo, Maria do Carmo atenta para o perfil de atendimento. “Atendemos casos de urgência, ou seja, não são todos os casos que segue o padrão de atendimento do SAMU, por exemplo, não transportamos óbitos, não levamos em consulta médica, entre outros casos. A população precisa ter em mente que estamos à postos para os casos de urgência”, afirma.

Abaixo, veja quando chamar o SAMU e quando não chamá-lo:

Quando não preciso chamar o SAMU?
  • ·         Febre (sem sinais de complicação)
  • ·         Dor de cabeça
  • ·         Pressão alta sem sinais de infarto, ou seja, sem vômitos, visão turva, dor torácica e falta de ar
  • ·      Vômitos e diarréias, exceto em crianças menores de 5 anos com sinais de desidratação (sonolência) e com vários episódios  sem melhora;
  • ·         Transferência entre hospitais ou postos de saúde sem previa regulação ou confirmação do leito
  • ·         Deixar pacientes em casa após alta hospitalar;
  • ·         Para levar para consultas médicas
  • ·         Para transportar óbitos.


Quando preciso chamar o SAMU?
  • ·         Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios (falta de ar, paciente roxo, e dor no peito);
  • ·         Em casos de intoxicação exógena (envenenamento);
  • ·         Em caso de queimaduras graves;
  • ·         Na ocorrência de maus tratos;
  • ·         Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto;
  • ·         Em casos de tentativas de suicídio;
  • ·         Em crises hipertensivas, com sinais de infarto ou derrame;
  • ·         Quando houver acidentes/traumas com vítimas (acidentes de transito (rodovias e avenidas de Paragominas, quedas de arvores andaimes, telhado...);
  • ·         Em casos de afogamentos;
  • ·         Em casos de choque elétrico;
  • ·         Em acidentes com produtos perigosos;
  • ·         Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte, com guia de referência e reserva de leito;
  • ·         Ferimentos por arma de fogo ou faca;
  • ·         Em caso de crise convulsiva.


O que é o SAMU?

O Ministério da Saúde, através da Portaria nº 1864/GM , em setembro de 2003, iniciou a implantação do componente móvel de urgência com a criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU. É responsável pelo componente  Regulação dos Atendimentos de Urgência, pelo Atendimento Móvel de Urgência da Região e pelas transferências de pacientes  graves da região.

Faz parte do sistema regionalizado e hierarquizado, capaz de atender, dentro da região de abrangência, todo enfermo, ferido ou parturiente em situação de urgência ou emergência, e transportá-los com segurança e acompanhamento de profissionais da saúde até o nível hospitalar do sistema.

Além disto, intermedeiam através da central de regulação médica das urgências, as transferências inter-hospitalares de pacientes graves, promovendo a ativação das equipes apropriadas e a transferência do paciente.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Paragominas promove grande caminhada contra as drogas


Como parte das ações do Pacto Contra as Drogas firmado em março no município, com mais de 100 entidades de classe, a Prefeitura de Paragominas, através das suas secretarias, irão promover no próximo dia 23 de maio, uma grande caminhada, a partir das 16h30, com concentração na Praça do bairro Jardim Atlântico, percorrendo várias ruas da cidade, distribuindo panfletos e chamando a população a se engajar nas ações do Pacto e, se não acabar, mas minimizar os impactos negativos que o uso das drogas tem na vida das famílias.

O percurso será grande, mas a equipe do Departamento de Trânsito estará a postos, dando todo o suporte para não causar tumulto nas vias e o pessoal da Limpeza Pública, da Secretaria de Urbanismo passa logo em seguida, deixando tudo limpinho. Estarão envolvidos na ação, alunos das escolas públicas municipais, estaduais e particulares, com faixas e cartazes mostrando os malefícios do uso de álcool e outras drogas e as conseqüências negativas que causam nas famílias.

A organização do evento, que é do Conselho Municipal Anti-drogas, espera a participação de mais de 10 mil pessoas na caminhada. As Polícias Civil e Militar, além das associações de bairros e clubes de serviços também vão participar, incentivando a população que continue denunciando o tráfico, ajudando as polícias a conter esse tipo de criminalidade em Paragominas e conscientizando as famílias na busca de ajuda para combater e acabar com o vício que acomete seus parentes.

A Casa Amanhecer que começou a funcionar em abril, já atende 30 famílias, que foram encaminhadas à terapias de grupo e individual e dois internamentos na Fazenda Esperança, local credenciado à atender usuários de drogas. Cerca de 5 pessoas estão aguardando para serem internados. Vale lembrar que, os usuários só podem fazer o tratamento se quiserem, ou seja, espontaneamente, pois no Brasil não há nenhuma lei que os forcem a se tratar, como em outros países, como os Estados Unidos, por exemplo.

O percurso da Caminhada termina na Praça em frente à Escola Anésia da Costa Chaves, no bairro Promissão I, com um show pirotécnico e a soltura de balões brancos à gás, simbolizando a paz.

Resultados e ações
Desde que foi criado o Pacto, a Polícia Civil já fez várias apreensões tanto de drogas, quanto de usuários e prisões de traficantes. As drogas apreendidas ficam em um depósito esperando que a Justiça dê encaminhamento à ela. Foram mais de 10 prisões em um mês (usuários e traficantes).

Já a Casa Amanhecer contabiliza 30 atendimentos desde que foi criada, no final de abril, com 5 pacientes esperando internação na Fazenda Esperança e dois, internados desde o dia 18 de maio. As terapias individuais e em grupo já estão sendo realizadas no local, com uma equipe formada por psicólogos e assistentes sociais.

As escolas públicas das redes municipal, estadual e particular estão recebendo a visita da pedagoga da Casa Amanhecer, que ministra palestra sobre o tema, sempre atendendo os perfis das séries do alunado, com linguagem de fácil entendimento. Além das escolas, as palestras começam à chegar nos bairros, com a ajuda das Associações e Igrejas.

O renomado psiquiatra Içami Tiba esteve em Paragominas no mês de abril e proferiu palestra no Teatro Reinaldo Castanheira para um grupo de mais de 200 pessoas, mas só de multiplicadores educacionais que já estão trabalhando o tema em suas escolas. O mote da palestra foi “Juventude & Drogas - Anjos Caídos”.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

E dá-lhe palestras!!


O prefeito Adnan Demachki se tornou uma das pessoas mais requisitadas para proferir paletras quando o assunto é gestão ambiental. Este mês, várias instituições de ensino superior terão, em suas programações, palestras de Demachki.
Palestras

O prefeito Adnan Demachki vem sendo muito requisitado para proferir palestras em universidades na capital. Na semana anterior, Demachki esteve no Cesupa, no Primeiro Simpósio Amazônico de Direitos Humanos, com o tema “Direito, Desenvolvimento e Meio Ambiente na Amazônia” – O Papel dos Municípios. No dia 25 de maio, o gestor de Paragominas estará no I Fórum de RH na Gestão Pública, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, no Hangar. Já no dia 29 de maio, sua participação será no Seminário Amazônia +20 promovido pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Fechando a programação no estado, o prefeito de Paragominas participa, no dia 4 de junho, na Faculdade Ideal, de um simpósio sobre Gestão.

Saindo do cenário regional, Demachki estará na Conferência Mundial Rio +20, em um evento promovido pelos Governos dos Estados Amazônicos sobre a experiência do Projeto “Paragominas Município Verde”. Ainda durante a Conferência, Adnan participa do evento promovido pelo Judiciário Federal Brasileiro e a Rio +20, para juízes federais e membros do Ministério Público Federal. Também na Rio +20, serão lançados dois documentários com o tema “meio ambiente” e o Amazônia Eterna, dirigido por Beliário Franca e Maurício Magalhães está nessa seleta lista e um dos cases de sucesso apresentado no documentário, é o de Paragominas, onde retrata a experiência exitosa do município no modelo de produção sustentável, como a pecuária e agricultura.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Acompanhe mapa do percurso da grande Caminhada Contra as Drogas, no próximo dia 23 de maio


Paragominas vai ganhar um Frigorífico de Pequenos Animais para verticalizar sua produção de grãos


A expectativa é que daqui há um ano, o empreendimento comece a funcionar formando uma cadeia produtiva de caprinos, ovinos e suínos na região

Secretaria de Estado de Agricultur, PMP e demais parceiros
Reuniram-se no auditório da Prefeitura Municipal de Paragominas na tarde desta quarta-feira, 16 de maio, o prefeito Adnan Demachki, o Secretário de Estado de Agricultura, Hildegardo Nunes, Superintendente do Banco da Amazônia Pará e Amapá, Luiz Euclides Feio, técnicos da Emater, Adepará e Secretaria Municipal de Agricultura, além do presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Paragominas, Domingos Paes e o empresário Murilo Zancaner, da Pagrisa, para discutir programação da integração de pequenos animais, já que o Frigorífico de Pequenos Animais de Paragominas começou a ser construído pelo Grupo Pagrisa, em uma área dentro da cidade.

O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura firmou um protocolo de intenções no último dia 22 de janeiro, junto à Prefeitura de Paragominas, Banco da Amazônia e o Frigorífico Fortefrigo LTDA, para a construção de um frigorífico de pequenos animais dentro da cidade, com o objetivo de verticalizar a produção primária de grãos, transformando-as em proteína animal, sob a forma de suínos, caprinos e ovinos, além de contribuir para a geração de 2500 empregos diretos e indiretos envolvidos na produção rural e 200 empregos formais na planta industrial do frigorífico.

Durante a reunião, foi debatido como será feito a integração desta produção com o frigorífico e os pequenos produtores da Região, para o desenvolvimento, no nível de propriedade, das atividades de suinocultura, ovino e caprinocultura, com vistas à produção de animais para abate na unidade industrial.

Adnan Demachki e Hildegardo Nunes
Segundo o Secretário de Agricultura do Estado, Hildegardo Nunes, o efeito econômico para o município é muito grande, uma vez que já existe produção desses animais e que hoje não tem um ambiente adequado para fazer o abate e conseqüente comercialização. “Portanto, vamos legalizar a comercialização dessa carne. Para o estado, a criação deste frigorífico tem um efeito simbólico, pois estimulando a criação desses pequenos animais, temos mais uma alternativa econômica para a produção familiar, além das atividades tradicionais – arroz, milho, feijão mandioca”, afirma Hildegardo.

Murilo Zancaner, do Frigorífico Fortefrigo LTDA, conta que já trabalhava com uma produção pequena de ovinos e, a partir de uma viagem feita ano passado com o prefeito Adnan Demachki à Chapecó, viu a possibilidade de aumentar o projeto. 

O frigorífico será o primeiro de todo o estado com este perfil, ou seja, de abater pequenos animais. Murilo vê nesse empreendimento uma grande chance de verticalização da produção, uma vez que os grãos produzidos aqui na região vão virar proteína animal, ou seja, milho e soja se transformam em ração para esses animais. “Deixamos de ser exportador de matéria prima e começamos a agregar valor à nossa produção. Temos os grãos que inclusive, este ano, já começaram a sobrar, vamos ter incentivo dos governos estadual e municipal e ainda, vamos contar com a participação dos pequenos produtores neste processo”, explica Zancaner, que também é engenheiro Agrônomo.

Para o prefeito, os erros do passado – Paragominas foi grande produtora de madeira, mas não agregou valor ao produto, exportando apenas a matéria-prima –, não serão mais repetidos. A produção de grãos do município será transformada em proteína animal, em ração para que esses animais consumam, deixando aqui o lucro da verticalização. Ainda de acordo com ele, o mais importante do projeto do frigorífico é a integração com os pequenos produtores. “Vamos estimular a produção deles, o Grupo Pagrisa se comprometeu a fornecer animais para o começo da produção, além de outros benefícios. Com o frigorífico funcionando, esses mesmos produtores vão poder abater esses animais no frigorífico e assim, gerar renda”, explica o gestor municipal.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Paragominas, Domingos Paes disse que é uma ótima oportunidade de profissionalizar os pequenos produtores, mas também, chamou atenção à compensação que eles vão ganhar por não derrubar florestas. “Como estamos no Município Verde e temos o compromisso de não desmatar, faltava uma iniciativa que aumentasse o leque de opções para o pequeno produtor, que ele, além de produzir alimentos tradicionais, vai poder ganhar dinheiro produzindo pequenos animais e se especializando, uma vez que vamos ter o apoio técnico da Emater, Adepará e Secretaria Municipal de Agricultura”, comemora Domingos.

De acordo com Luiz Euclides Feio, Superintendente do Banco da Amazônia nos estados do Pará e Amapá, o investimento neste empreendimento é o resgate de um compromisso feito pelo banco, além de Paragominas ser área prioritária de investimentos no estado, por ser o primeiro Município Verde da Amazônia. “Para nós, do Banco da Amazônia é mais que uma missão gerar emprego e renda no campo e contribuir na economia a partir da verticalização da produção primária, ou seja, nós vamos ajudar a transformar o milho que o município produz em proteína animal abastecendo os grandes centros consumidores”, afirma.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Alunos da Escola Estadual Raimundo Laureano escrevem paródias de músicas famosas com o tema “drogas”


Cinco grupos de estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio apresentaram suas letras, inéditas para serem apresentadas durante a 1ª Caminhada Contra as Drogas

Cinco grupos se apresentaram na manhã do dia 15, na Sala dos Professores da Escola Estadual Raimundo Laureano, as paródias de músicas famosas e transformaram-nas em verdadeiros hits musicais contra as drogas, que promete agradar os jovens de Paragominas.

Como parte das ações do Pacto Contra as Drogas firmado no município no mês de março, alunos do ensino médio da escola estadual Raimundo Laureano escreveram músicas com o tema “drogas”, conscientizando os jovens e alertando sobre os malefícios que o uso de entorpecentes e álcool pode causar na vida e na família desses jovens.

As paródias nasceram dentro das aulas de filosofia da escola, como parte de um trabalho escolar com as turmas do 2º e 3º ano. Como a Escola também “abraçou” o Pacto Contra as Drogas, combatendo o uso delas entre os jovens, a instituição realizou um concurso de paródias e muita coisa boa apareceu.

Alunos do 3º ano, paródia Adele "Roling In The Deep"
O primeiro grupo a se apresentar foi composto por seis alunos do 3º ano e fizeram a música a partir do sucesso da cantora britânica Adele, “Roling In The Deep”, cujo o refrão “Não use drogas não. Ela pode te matar. Se você quiser viver, atenção! Ela é má, causa dor, causa dor” foi criado em um dia por uma das componentes, a aluna de 18 anos, Wlly Lima. Segundo a estudante, foi fácil pensar nesse refrão porque ela e a família sofrem até hoje com uma tia que é usuária de drogas. “Já tentamos ajudá-la de todos os modos, mas ela não consegue sair desse mundo”, lamenta a estudante. O restante do grupo, composto pelos alunos Simone Beatriz, Jamyylly Costa, Douglas Barros, Evelin Moreira e Arthur Matheus compuseram o resto da letra em duas semanas, em reuniões na própria escola.

Alunos do 2º ano com o ritmo do reggae
Já o grupo do 2º ano, composto pelos alunos Loyde Allyne Ribeiro, Sabrina Moura e Fábio Jordan escolheram o reggae como hit e fizeram a letra parodeando a música “De Borest”, do grupo Kuase Nada. Segundo Loyde, a música faz uma apologia ao uso das drogas e por isso, resolveram transformá-la em música que repreende o uso. “Usamos a música e transformamos a letra a favor da prevenção. A música nasceu em dois dias”, comemora a aluna de apenas 17 anos.

Mais três músicas foram apresentadas, sendo uma de composição própria e duas, paródias das músicas “Poeira”, de Ivete Sangalo e “Saudade da Minha Terra”, de composição de Goiá e Belmonte e cantada por duplas como Chitãozinho e Xororó, Zezé Di Camargo e Luciano, entre outras.

As músicas serão gravadas e apresentadas à população durante a 1ª Caminhada Contra as Drogas, que será realizada no dia 23 de maio, a partir das 16h30, partindo da Praça do bairro Jardim Atlântico, percorrendo várias ruas de Paragominas, até chegar em frente à Praça da Escola Anésia da Costa Chaves. Os alunos da Escola Raimundo Laureano estarão de camiseta branca simbolizando a paz.