Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Concurso público

Edital de licitação para a escolha da entidade que vai realizar o novo Concurso Publico de Paragominas sai nesta terça-feira, 3 de julho.

A Prefeitura de Paragominas informa que o edital para a abertura do processo licitatório para a contratação da empresa ou entidade que ira realizar o novo concurso municipal, dar-se-a nesta terça-feira, 3 de julho, data que sai a publicação do processo no Diário Oficial e no Jornal Diário do Para.
 
O edital também será publicado no site oficial da Prefeitura de Paragominas, o www.paragominas.pa.gov.br e nas Redes Sociais da PMP, bem como blog.
 
O setor de Licitação da Prefeitura explica que está convidando entidades educacionais renomadas para garantir uma seleção mais segura. Além disso, uma vez publicado o edital, outras empresas começam a se manifestar pra participar do processo licitatório.

Após a publicação do Edital será dado 15 dias para a abertura do processo licitatório, ou seja, dia 18 de julho, às 9h, a instituição vencedora da Licitação será conhecida.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Casa Amanhecer realiza ações de saúde no Lago Verde pela comemoração do Dia Internacional de Combate às Drogas


As boas iniciativas de prevenção desenvolvidas a partir do Pacto Contra as Drogas firmado em Paragominas há 4 meses, já vem colhendo frutos. Hoje, dia 26, data que se comemora o Dia Internacional de Combate as Drogas, a Casa Amanhecer, instituição criada para atender usuários e as famílias, realiza uma ação de saúde e prevenção a partir das 16h, no Lago Verde, para toda a população da cidade.

Segundo a coordenadora da Casa Amanhecer, Tatiane Rodrigues, essa é mais uma atividade que se soma aos trabalhos já desenvolvidos no local. “Serão aplicadas vacinas diversas, como a da gripe, por exemplo, teste de glicemia, medição da pressão arterial, além da distribuição de panfletos que falam sobre os malefícios do uso de drogas e orientações preventivas.

“Paragominas saiu na frente firmando esse Pacto ousado. As polícias estão fazendo o papel delas, a sociedade está cada vez mais engajada na resolução da problemática, as pessoas que são reféns do vício ou a própria família já tem uma referência na cidade, um local onde podem buscar ajuda, que é a Casa Amanhecer, então, neste dia onde se comemora o Combate às Drogas, decidimos ir ao espaço público [neste caso, o Lago Verde] para falar sobre o funcionamento da Casa Amanhecer e nos colocarmos à disposição de quem precisar de ajuda ou orientação”, explica a coordenadora.

No mesmo dia, será realizada uma grande caminhada no bairro Nagibão, com o mesmo objetivo: prevenção e buscar a participação popular para, senão a resolução, mas o combate ao problema que é o uso desenfreado do álcool e de entorpecentes.

De acordo com Dyjane Amaral, Secretária Municipal de Assistência Social, o diferencial do Pacto são as ações que ele promove, graças à participação das entidades e da população, que cobra serviços e resultados, além de estar inserida no sucesso desses resultados. “Tanto na caminhada quanto na Ação no Lago Verde, o objetivo é um só: prevenção. Estamos realizando um trabalho intensivo nas escolas, nas igrejas e nas ruas, convocando o maior número de pessoas. Nosso objetivo é atender essas famílias que precisam e ajudar esse usuário que precisa de cuidados especiais, e é claro, mostrar que o uso de drogas não está com nada!”, afirma Dyjane.

Resultados

De março até agora, já foram atendidos na Casa Amanhecer, instituição criada por conta do Pacto Contra as Drogas firmado no município há 4 meses, quase 70 famílias que já tiveram filhos e parentes atendidos pelo local, recuperando não só a saúde, mas a esperança de dias melhores.

Os atendimentos são feitos de forma individual e coletiva por técnicas em assistência social e psicóloga, além de uma profissional de saúde mantida no local. Foram encaminhados para tratamento fora de domicílio duas pessoas e, a terceira, já está em fase de conclusão para entrar na Fazenda Esperança, um dos lugares conveniados para atender pessoas dependentes de álcool e outras drogas.

As terapias são realizadas de segunda à quinta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h. Além disso, a Casa mantém um ciclo de palestras diariamente nas Escolas municipais e estaduais, com a média de duas palestras por dia, com enfoque à prevenção e combate. Palestras também são realizadas nos postos de saúde da cidade com o intuito de prevenir a população do uso de drogas.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Arraial municipal de Paragominas começa nesta quinta-feira

Serão quatro dias de muita dança, concurso de quadrilhas e brincadeiras

Concurso Municipal de Quadrilha
O já tradicional “Arraiá Municipá” de Paragominas começa nesta quinta-feira, 21, na Quadra do Ginásio de Esportes, sempre a partir das 20h. Este ano, o cenário mudou. Nos anos anteriores, o Parque Ambiental serviu de palco para as Festas Juninas, mas por causa das chuvas, ficou inviável de realizar a festa por lá.

Mas não é isso que vai atrapalhar a alegria dos paragominenses e visitantes que quiserem curtir um dos melhores folguedos juninos do interior do estado. Na programação, Concurso Municipal de Quadrilha, apresentações folclóricas, brincadeiras típicas, como quebra-pote, pau de sebo, pescaria e a famosa barraca do beijo.

Como já acontece em todos os anos, as barraquinhas com as delícias juninas serão capitaneadas por alunos universitários, que querem angariar fundos para a formatura e, alunos do ensino médio, além das pessoas cadastradas na Feira de Arte e Cultura (FAC). Lembrando que, mesmo com a mudança de local, não será permitida a venda de bebidas alcoólicas.

O Concurso Municipal de Quadrilhas começa hoje, 21, às 20h, no Ginásio de Esportes. Sete grupos irão se apresentar na seguinte ordem: Kaluar, Arrasta Povão (Bairro Promissão III), Sensação Junina (Bairro Zeno Azeredo), Explosão Junina e Cheguei pra Sacudir (Bairro Jardim Bela Vista), Arrasta Pé, (Bairro Laércio Cabelini) e Sensação Junina (Bairro Jaderlândia). Já o 2º Intermunicipal de Quadrilhas será realizado no sábado, dia 23, com a participação de municípios vizinhos.

A programação de shows está mais que “arretada”. Este ano, tem Arraial do Pavulagem, grupo folclórico genuinamente paraense que já está na “estrada” há 25 anos e que comanda o cortejo popular “Arrastões do Pavulagem” pelas ruas de Belém todo os anos, no mês de junho e que é o maior sucesso na capital. O Arraial do Pavulagem se apresenta na sexta-feira, 22 e será antecedido pelo show com “Meninos do Forró”. No sábado, 23, show do Trio Asa Branca e domingo, 24, no encerramento da Quadra Junina de Paragominas, dois shows que prometem: a dupla consagrada “João Victor e Adriano” e Chinatown e Banda.

Festa Junina - E por falar em festa junina, a Casa Amanhecer, que atende usuários e famílias de dependentes químicos, realiza hoje, 21, a partir das 16h, seu "Arraial Junino". Na ocasião, haverá sorteio de brindes para os convidados.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Casa Amanhecer realiza ações de saúde para as famílias atendidas pela entidade


Nesta quarta-feira, 20, a Casa Amanhecer realiza uma Ação Global para os freqüentadores do lugar, oferecendo serviços voltados para a área de saúde. Serão aplicadas vacinas diversas, como a da gripe, por exemplo, teste de glicemia, medição da pressão arterial. A ação será realizada pelo turno da manhã, de 8h às 12h.

De março até agora, já foram atendidos na Casa Amanhecer, instituição criada por conta do Pacto Contra as Drogas firmado no município há 3 meses, mais de 60 famílias que, como D. Vera L.C, já tiveram filhos e parentes atendidos pelo local, recuperando não só a saúde, mas a esperança de dias melhores.

Os atendimentos são feitos de forma individual e coletiva por técnicas em assistência social e psicóloga, além de uma profissional de saúde mantida no local. Foram encaminhados para tratamento fora de domicílio duas pessoas e, a terceira, já está em fase de conclusão para entrar na Fazenda Esperança, um dos lugares conveniados para atender pessoas dependentes de álcool e outras drogas.

“Estou triste porque vou ficar afastada de meu filho, mas ao mesmo tempo, feliz porque agora sei que ele vai ter uma chance de voltar à sua vida”, esse é o relato de dona Vera L.C, mãe de um dos primeiros jovens a ser atendidos com o programa de tratamento anti-drogas na Fazenda Esperança.

As terapias são realizadas de segunda à quinta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h. Além disso, a Casa mantém um ciclo de palestras diariamente nas Escolas municipais e estaduais, com a média de duas palestras por dia, com enfoque à prevenção e combate. Palestras também são realizadas nos postos de saúde da cidade com o intuito de prevenir a população do uso de drogas.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Paragominas contra o abuso sexual e a pedofilia


Ações de combate e prevenção serão intensificadas pela Rede de Proteção Sócio Assistencial

Nesta quinta-feira, 21 de junho, Paragominas dá mais um passo importante na área de proteção social: firma o Pacto Contra Abuso Sexual e Pedofilia, a partir das 9h, no Ginásio de Esportes da cidade.

A Prefeitura, através da parceria com a Rede Sócio Assistencial, composta pelo poder público – Fórum, Ministério Público, Defensoria Pública, Núcleo de Atendimento da Criança e do Adolescente (NAECA), Polícia Civil e Militar, Conselho Tutelar, Secretaria de Assistência Social (por meio do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Instituto Médico Legal, escolas e demais instituições, irá desenvolver ações de combate e prevenção que vão se somar as já existentes.

Recentemente foi divulgado pelo governo do Estado do Pará, por meio do Programa de Atendimento Exclusivo para Crianças e Adolescentes (0 a 18 anos incompletos) Vitimizados pela Violência Sexual, o Propaz, que de 2004 a 2012, mais de 7300 crianças e adolescentes foram vítimas de violência sexual e atendidas nas unidades do Propaz Integrado no Pará. “Os crimes contra crianças sempre existiram, mas hoje estamos tendo a coragem de enfrentá-los e combater esse quadro gravíssimo da violência sexual e pedofilia”, afirma a coordenadora do Propaz, Izabela Jatene, que também estará presente durante o evento. Além dela, o Secretário de Estado de Segurança Pública, Luiz Fernandes Rocha e o Secretário de Estado de Assuntos Estratégicos do Pará, Sidney Rosa, estarão presentes.

Esses números são os oficiais, mas estima-se que sejam muito maiores. Por isso, a Rede de Proteção Sócio Assistencial é tão importante nos municípios e, em Paragominas, o trabalho rende frutos, mas a sociedade pede mais. A Rede local consegue combater com eficiência a exploração sexual, mas ainda luta contra o abuso e a pedofilia. Segundo o próprio Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), embora a situação de exploração envolva o abuso sexual, quando se fala na exploração, refere-se àquele tipo de violência que possui fins comerciais e tem como intermediário o aliciador – pessoa que lucra com a venda do sexo com meninos e meninas.

Segundo a Secretária de Assistência Social de Paragominas, Dyjane Amaral, o objetivo do Pacto Contra o Abuso Sexual e Pedofilia, é envolver a população em um maior engajamento junto à Rede de Proteção Sócio Assistencial. “Em Paragominas, todas as ações que englobamos a sociedade rende excelentes resultados. Com este Pacto pretendemos ter os mesmos resultados dos demais pactos que firmamos – Desmatamento Zero, Contra as Drogas, pelo Produto Legal e Sustentável – que é a participação popular no enfrentamento do problema. As ações da Rede serão intensificadas”, afirma a secretária da pasta.

Disque 100
A exploração sexual de crianças e jovens (até 18 anos incompletos) é crime. A lei brasileira não penaliza somente quem pratica, mas também quem facilita ou age como intermediário. Para denunciar os casos, ligue gratuitamente para o Disque 100 ou procure o Conselho Tutelar mais próximo.

Entenda a diferença:

Pedofilia: consta na Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) e diz respeito aos transtornos de personalidade causados pela preferência sexual por crianças e adolescentes. O pedófilo não necessariamente pratica o ato de abusar sexualmente de meninos ou meninas. O Código Penal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) não preveem redução de pena ou da gravidade do delito se for comprovado que o abusador é pedófilo.

Violência Sexual: a violência sexual praticada contra crianças e adolescentes é uma violação dos direitos sexuais porque abusa e/ou explora do corpo e da sexualidade de garotas e garotos. Ela pode ocorrer de duas formas: abuso sexual e exploração sexual (turismo sexual, pornografia, tráfico e prostituição).

Abuso sexual: Nem todo pedófilo é abusador, nem todo abusador é pedófilo. Abusador é quem comete a violência sexual, independentemente de qualquer transtorno de personalidade, se aproveitando da relação familiar (pais, padrastos, primos, etc.), de proximidade social (vizinhos, professores, religiosos etc.), ou da vantagem etária e econômica.
Fonte: Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes

Paragominas foi destaque no Jornal da Record

O repórter Luiz Carlos Azenha esteve no município para fechar a série de matéria que a Record Navional fez dobre a Amazônia. Entitulada de S.O.S Amazônia, a série falou de Paragominas, da sua atividade econômica que é aliada à preservação ambiental e como isso hoje gera lucro. Acompanhe!

http://noticias.r7.com/jornal-da-record/videos/edicao/?idmedia=4fdbd46c92bb716e8ad05456

sexta-feira, 15 de junho de 2012

BVRio e Prefeitura de Paragominas assinam Convênio de Cooperação para o desenvolvimento de ativos ambientais

Rio de Janeiro, 14 de  Junho de 2012 – O prefeito do Município de Paragominas, Adnam Demachki e a BVRio (bolsa de valores ambientais do Rio de Janeiro) assinaram hoje um convênio de cooperação para a promoção de mercados de ativos ambientais. Paragominas foi o primeiro município a assinar tal convênio que facilitará o ingresso de proprietários rurais a mercados de ativos ambientais, especialmente o de Créditos de Reserva Legal. O acordo prevê o desenvolvimento de ferramentas para facilitar a implementação do CAR (Cadastro Ambiental Rural) e o desenvolvimento de Créditos de Reserva Legal a serem negociados na BVRio.

Neste primeiro momento, proprietários e produtores rurais já podem se cadastrar e entrar, de maneira não vinculativa, suas intenções de compra ou venda destes Créditos de Reserva Legal, e gradativamente receberão dados sobre o mercado, preços, oferta e demanda.

Em um segundo momento a BVRio organizará reuniões em Paragominas para demonstração e esclarecimentos para orientação sobre o funcionamento deste mercado. E, até ao final do ano, a BVRio disponibilizará uma plataforma de negociação para que se iniciem transações.

“Vemos neste convênio o pioneirismo que tão bem caracteriza o município de Paragominas. Acreditamos que o uso de mecanismos financeiros tenha enorme potencial para facilitar o cumprimento das obrigações legais criadas pelo código florestal, sendo vantajoso tanto para aqueles que têm déficit quanto àqueles que tem déficit de reserva legal”,  explica Pedro Moura Costa, presidente executivo da BVRio.

“Essa associação cria uma oportunidade para os produtores rurais em Paragominas de se conectarem aos nascentes mercados de ativos ambientais. Acreditamos que o desenvolvimento de um mercado de créditos de reserva legal seja importantíssimo como meio de remunerar a prestação de serviços ambientais, em um momento onde mercados de carbono florestal ainda não se materializaram em larga escala” falou Adnam Demachki, Prefeito de Paragominas.

Prefeito Adnam Demachki e Pedro Moura Costa, Presidente da BVRio, assinam convenio de cooperação, junto com Secretario Especial de Estado Sidney Rosa e Felipe Zagalo, secretario de ambiente de Paragominas.


 Sobre a BVRio

A bolsa de valores ambientais BVRio é uma associação sem fins lucrativos que tem por objetivo criar um mercado de ativos ambientais como meio de promover a economia verde no Brasil.

A BVRio estabelecerá uma plataforma de negociação destinada a se tornar o ambiente de referência no país para a comercialização de ativos ambientais relacionados ao cumprimento de obrigações ambientais, tais como recuperação de áreas florestais, tratamento de resíduos, emissão de gases ou de efluentes, etc.

Criada em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro e com a Secretaria da Fazenda do Município do Rio de Janeiro, a BVRio atuará em cooperação com as autoridades competentes, na modelagem e criação de ativos ambientais de natureza regulatória que possam ser negociados em sua plataforma de negociação.

A BVRio foi estruturada de modo a ter o envolvimento dos diversos setores da sociedade. Com três categorias de associados, tem representantes do setor empresarial, representantes de ONGs e do setor acadêmico, e cidadãos envolvidos na promoção do desenvolvimento econômico sustentável. Cada categoria de associados tem representação no Conselho Deliberativo. A BVRio conta ainda com um Conselho Consultivo para representantes das três esferas do governo. As funções executivas são exercidas por uma Secretaria Executiva.

Espera-se deste modo atingir diversos objetivos de natureza econômica e ambiental, incluindo o fomento da economia verde e a implementação de políticas públicas ambientais de modo mais eficiente, tanto para o Estado quanto para o setor empresarial, com benefícios para o meio ambiente e para a economia em geral.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Paragominas e a revolução verde


Município paraense, considerado modelo de  desenvolvimento sustentável, proporciona qualidade de vida para a população, com respeito ao meio ambiente
Até 2008, o município paraense de Paragominas, localizado a pouco mais de 300 quilômetros da capital, Belém, ostentava alguns títulos nada honrosos. A cidade, com uma população de 97.819 moradores, figurava em uma lista do governo federal que relacionava aquelas que mais agrediam a Amazônia. Conflitos na região rural eram frequentes – o que lhe rendeu o apelido de ‘Paragobalas’, por conta da violência. Crianças trabalhavam em minas de carvão e assistiam às aulas deitadas no chão das salas. Como resultado, Paragominas encontrava problemas, por exemplo, para a obtenção de créditos e para a expansão dos investimentos.
O cenário era de crise – econômica, social e cultural. Todo este contexto demandava uma solução que fosse, ao mesmo tempo, criativa e definitiva. A criatividade se tornava necessária porque combates efêmeros ao desmatamento, pautados mais na violência que no acordo, já haviam sido implantados em Paragominas, sem sucesso. E definitiva, porque os moradores já não podiam mais conviver com os problemas.
Nos primeiros meses de 2008, o prefeito Adnan Demachki (PSDB),  à época, cumprindo o primeiro mandato, concebeu o projeto Município Verde. A proposta tinha uma ambição tão simples de entender quanto difícil de se executar: o desmatamento zero e a implantação de um novo modelo de atividade econômica para a cidade. Afinal, implicaria uma revolução em um sistema de produção vigente havia décadas, desde quando o governo federal passou a incentivar a colonização – pautada no desmatamento e na tentativa de “abrir caminhos” – da Amazônia. Além disso, a região era visada por muitos comerciantes de madeira.
Pacto - O primeiro passo para a implantação do projeto foi o estabelecimento de um pacto entre os diferentes setores da sociedade. Ou melhor, por praticamente todos os segmentos do município, já que quase a totalidade da cidade tem algum envolvimento com a floresta. Inúmeras reuniões foram realizadas, dúvidas expostas e estabeleceram-se diversas tentativas de se firmar um consenso.
O consenso veio por meio de um pacto assinado por 51 instituições – da administração municipal à Maçonaria, passando por sindicatos de classe e patronais. As três esferas do poder público (município, estado e União) também foram incluídas. Mais do que uma simples conversa, o pacto previu um Termo de Compromisso, pelo qual cada uma das entidades deveria cumprir determinadas tarefas.
Por exemplo, os produtores se comprometiam a evitar o desmatamento em suas propriedades e a aprender novas técnicas de manejo do ambiente; o poder público se encarregava da fiscalização e do aprimoramento da educação ambiental nas escolas; e os lojistas passariam a trabalhar somente com produtos de origem legal.
Fizemos um grande pacto social. Em primeiro lugar, buscamos o desmatamento zero. A partir daí, corremos atrás de produtos legais e sustentáveis, que fossem ambientalmente corretos (produzidos em área sem desmatamento), socialmente justos (sem uso de trabalho degradante) e enfim, economicamente viáveis”, afirmou o prefeito Adnan Demachki,  reeleito em 2008.
Mão na massa - A primeira atividade da implantação propriamente dita do projeto foi um extenso trabalho de diagnóstico. Era preciso conhecer o tamanho exato do problema antes de se decidir combatê-lo. Para alcançar o objetivo, a prefeitura iniciou um monitoramento da situação documental das propriedades rurais do município para saber como estavam, em termos legais, essas propriedades. Isso permitiu, no longo prazo, a concessão de certificados aos agricultores e produtores da cidade.
Também no campo, a transformação da rotina de produção começou a tomar corpo. Produtores foram capacitados a reduzir o desmatamento e a recuperar as áreas degradadas. Eles aprenderam a otimizar o cultivo em regiões já desmatadas – o que dispensou a necessidade de novas derrubadas de floresta – e a desenvolverem sua produção em harmonia com a floresta nativa.
A modificação na rotina dos produtores se materializou, ainda, na maneira pela qual eles seriam punidos em caso de descumprimento das normas. Ao invés de pagarem multas aos cofres públicos, teriam que reflorestar regiões devastadas.
Tempo de transformação – Uma revolução completa, como a ocorrida em Paragominas, não acontece sem que alguns setores se sintam prejudicados. No caso do município, os “afetados” foram os produtores ilegais de madeira e carvão vegetal.
Paragominas chegou a viver dias de guerra em novembro de 2008. Exploradores ilegais se revoltaram com a apreensão de caminhões de madeira e outros produtos. Em resposta, incendiaram a sede do Ibama e por pouco não lincharam os funcionários do órgão. A situação gerou até mesmo a visita do então ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, à cidade.
A resposta que o município deu aos incidentes foi o fortalecimento do pacto. O prefeito Demachki promoveu mais encontros com a população – e, com eles, teve a certeza de que a maior parte dos moradores estava a favor do Município Verde. “A conversa com as pessoas foi o que nos deu força para seguir”, declarou Demachki.
Outra dificuldade foi uma temporária queda na oferta de empregos. Em virtude da modificação do eixo produtivo da cidade, Paragominas passou por uma queda de 1.600 postos de trabalho, em 2008, para 600, em 2009.
Os trabalhadores deixavam de trabalhar em atividades como extração ilegal de madeira e produção de carvão vegetal. No longo prazo, a alteração foi favorável à cidade”, recorda o tucano.
Resultados - Em 2011, três anos após o início da implantação do projeto, o município deixou de fazer parte da temida relação daqueles que mais desmatam. Tornou-se referência de reflorestamento e de integração positiva entre mata nativa e produção econômica.  Como consequência, a cidade passou a atrair mais investidores e a receber uma gama de projetos de parceria e assistência, oferecidos por outros órgãos governamentais e ONGs ligadas à causa ambiental. Os possíveis parceiros se sentem, agora, encorajados pela segurança jurídica existente.
Além dos ganhos ambientais e econômicos, foram obtidas conquistas indiretas. A cidade é modelo em educação ambiental – técnicos de Paragominas são requisitados a visitarem outras localidades, apresentando o Município Verde. A violência reduziu e os conflitos no campo, tão comuns até 2008, deixaram de existir. Com empresas mais organizadas, os acidentes de trabalho tiveram diminuição expressiva. 
O projeto se consolidou. A meta de Paragominas agora é atingir uma taxa de 17 metros quadrados de área verde por habitante, na área urbana. Iniciativas dessa natureza, sem dúvida, são fundamentais e corroboram com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, garantindo um futuro sustentável à atual e às futuras gerações.
Em maio, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) esteve em Paragominas. Conheceu as iniciativas ambientais do município e falou sobre o Município Verde. “Paragominas é um exemplo para o Brasil inteiro. Esse exemplo se deve à força de articulação de suas lideranças políticas e do esforço da comunidade de compreender o que era preciso ser feito. Vocês mostraram que é possível e, mais do que isso, é necessário compatibilizar desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental”, disse.

O parlamentar ressaltou que impressiona, em Paragominas, o envolvimento de toda a população na busca pela conclusão do projeto. A união dos moradores, segundo Aécio, demonstrou que a política pode “com responsabilidade e seriedade, competência, ética e ousadia, transformar para melhor a vida das pessoas.”
Fonte: Agência PSDB de Notícia

terça-feira, 12 de junho de 2012

Mirian Leitão fala sobre Economias Verdes e o exemplo de Paragominas

A economista Mírian Leitão fez uma série de reportagem com o tema e ela explica que o tema "Economias Verdes" é muito abrangente, que pode envolver energias limpas, sistemas de produção sustentável, entre outras coisas. Como Mírian já havia vindo em Paragominas, ela precisava contar a história de outra cidade. Segundo ela, "qual município seria a nova Paragominas?". A partir daí, Leitão fala um pouco sobre Paragominas que, quando veio aqui em 2008 viu situações, como produção ilegal de carvão, desmatamento, mas encontrou gente que queria mudar essa página e escrever uma nova história. Então, nessa entrevista, Mirian Leitão conta um pouco de como era Paragominas e como ela conseguiu, em pouco tempo, o status de "Município Verde". E, é partir da experiência de Paragominas, que estão surgindo novos "Municípios Verdes" na Amazônia. E é aí que entra o município de Alta Floresta, no norte de Mato Grosso, no local que chamam de "Portal da Amazônia".

Acompanhe o relato no link na Rádio CBN:

http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/miriam-leitao/2012/06/12/CIDADE-DA-AMAZONIA-E-EXEMPLO-DE-ECONOMIA-VERDE.htm