Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Paragominas está entre as quatro melhores notas do IDEB, no Pará, nas séries iniciais.


Com mais de 30 mil alunos em toda a rede, o Município comprovou a qualidade do ensino prestado à comunidade estudantil ao figurar entre os melhores na lista do IDEB.

Este mês, o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgaram o resultado nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB 2011. Os indicadores mostraram uma evolução na qualidade da educação em todos os níveis de ensino – primeira e segunda etapas do Ensino Fundamental. O índice é divulgado a cada dois anos.
Paragominas, no nordeste do estado, obteve o 4º lugar no ranking estadual na categoria “séries iniciais”, com a média de 4,7. Duas escolas do Município ficaram entre as doze melhores do Pará este ano: a E.M.E.I.F. Salmonozor Brasil, com 6.1 e a E.M.E.F. Lions Clube de Paragominas, com 6.0.
Segundo a SEMEC, a média projetada pelo Ministério da Educação - séries iniciais 2011 foi de 4.0, o que significa que o Município conseguiu superá-la em 0.7 décimos. Contudo, a Secretária de Educação, Mozimeire Pereira de Souza Costa, quer mais. “Vamos continuar investindo na Educação, cumprindo todos os percentuais de aplicabilidade do Plano de cargos e salários dos funcionários, investindo em recursos tecnológicos nas escolas, continuar com a melhor merenda escolar do Brasil, e principalmente investindo na formação continuada dos professores, com isso, no próximo IDEB, estaremos muito melhor, com certeza”, fala Mozimeire.
Em contrapartida, ela explica que outras cidades que obtiveram uma nota maior que Paragominas possuem um menor número de alunos matriculados, o que influencia (e muito) na avaliação final. Hoje, o Município possui mais de 30 mil estudantes matriculados nas 89 Escolas da Rede, nas zonas urbana, rural e indígena. Ourilândia do Norte, por exemplo, que ficou em 2º lugar, possui 6964 alunos matriculados, Ulianópolis, que ficou em 3º e Bannach, em 4º possuem, respectivamente, 7111 e 1119 alunos.
Em Paragominas, foram avaliadas 36 escolas pelo MEC para medir o IDEB. “Então, sabemos que o nosso resultado foi muito bom, levando em consideração todo esse quantitativo. Ficamos em 7º lugar geral no ranking estadual, por ter notas empatadas entre Municípios. Vamos continuar avançando nas melhorias, pois contamos com o esforço coletivo de todos os atores que fazem a Educação de Paragominas principalmente os professores, o que os parabeniza.” afirma a secretária.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Salmonozor Brasil foi a que obteve melhor desempenho, entre as Escolas Públicas Municipais, com a média de 6.1, estando entre as 4 melhores escolas do Estado do Pará, bem como a Escola Municipal de Ensino Fundamental Lions Club de Paragominas, com o IDEB de 4,9 em 2009 passando para 6,0 em 2011, estando também entre as cinco melhores escolas do estado do Pará, o que muito nos orgulha.
Se for levar em consideração, cinco escolas ficaram com a mesma classificação nas séries iniciais do Ensino Eundamental, com 6.1 pontos: Escola de Aplicação da UFPA, EEIFM Tenente Rêgo Barros, EMEF Presidente Médice, EMEF União e EMEIF Salmonozor Brasil. As duas primeiras, escolas federais localizadas em Belém, seguida das escolas municipais de Dom Eliseu, Ourilândia do Norte e Paragominas.
Entenda o IDEB – O IDEB foi criado pelo INEP em 2007, em uma escala de zero a dez. Sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da Educação: fluxo escolar e médias de desempenho dos estudantes nas avaliações do SAEB e Prova Brasil. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do INEP.
A série histórica de resultados do IDEB se inicia em 2005, a partir de onde foram estabelecidas metas bienais de qualidade a serem atingidas não apenas pelo País, mas também por Escolas, Municípios e Unidades da Federação. A lógica é a de que cada instância evolua de forma a contribuir, em conjunto, para que o Brasil atinja o patamar educacional da média dos países pertencentes à OCDE (Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico). Em termos numéricos, isso significa progredir da média nacional 3,8 registrada em 2005 na primeira fase do Ensino Fundamental, para um IDEB igual a 6,0 em 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Colônias de Paragominas vão ter casas de Programa de Habitação Rural



O prefeito de Paragominas, Adnan Demachki e o Gerente Regional de Mercado do Banco do Brasil, Lamarck Edclau Briz assinaram no último sábado, 18, no stand do BB, no Parque de Exposições Amílcar Tocantins, durante a realização da 46ª Feira Agropecuária do município, um termo de “Parceria e Cooperação” no qual se comprometeram a implantar o Programa Nacional de Habitação (PNH), no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida, de construcao de casas na zona rural.

Segundo Lamarck, Paragominas é o primeiro município no estado do Pará a ser contemplado pelo PNH. “Durante a Rio +20, a Superintendência do Banco do Brasil firmou um compromisso com o governador do estado, Simão Jatene, que iria priorizar, com o financiamento, municípios que pertencessem ao Programa Estadual Municípios Verdes e começamos por Paragominas, que e o Municipio que lancou o programa Municipio Verde e estimulou o Estado a lancar o programa estadual, mas queremos estender para outras cidades do Pará que estiverem seguindo o programa "contou o gerente.

Lamarck explica que para ter direito ao benefício, o agricultor familiar precisa obedecer alguns critérios, tais como: ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) regular; ter renda anual de até R$ 15 mil; não ser/ter sido beneficiário de programas habitacionais; não pode ter financiamento imobiliário ativo, no âmbito do SFH; Sem restrições no CADIN ou junto à Receita Federal; Não ser proprietário, cessionário ou promitente comprador de imóvel residencial urbano ou rural no atual local de domicílio ou onde pretenda fixá-lo ressalvados os casos de reforma de moradia; Não ser detentor de área superior a quatro módulos fiscais; não ser assentado pelo Programa Nacional de Reforma Agrária – PNRA.

De acordo com o prefeito de Paragominas, Adnan Demachki, os trabalhos para a implantação do Programa na Zona Rural do município já começa agora e todas as comunidades serão beneficiadas: a Colônia Nazaré, Colônia São Sebastião, Colônia São Lucas, Colônia do Uraim, Condomínio Rural, Gleba 22 e 3 Lagoas e outras que nao sao consideradas assentamentos da reforma agraria. Começamos a parte burocrática agora, nomeei o secretario de agricultura do municipio para interagir com as comunidades e estou bastante feliz porque essa escolha de Paragominas como o primeiro a receber esses beneficios e fruto do projeto municipio verde

Ainda segundo ele, os critérios de escolha dos beneficiários seguiram os mesmos do “Minha Casa Minha Vida”, ou seja, será feito um levantamento dos colonos que moram mal em cada comunidade, que possuem mais filhos e a família só poderá ser beneficiada se todas as suas crianças com idade escolar, estiverem matriculadas na escola.

“Através da Secretaria Municipal de Agricultura e com o apoio da Emater, vamos percorrer cada comunidade e envolvê-la no processo, buscaremos contratar, na medida do possível, a mão de obra da própria colônia, pois entendemos que é uma forma de gerarmos emprego dentro da comunidade, mesmo que seja temporário. Quero deixar as obras iniciadas ou bem encaminhadas até o final do meu governo”, concluiu Adnan.

PNH – É componente do Programa Minha Casa Minha Vida e objetiva reduzir o déficit habitacional rural, incentivando a manutenção da família no campo e oferecendo moradia digna por meio de reforma ou da construção de novas moradias. O Banco do Brasil estima contratar, até o final de 2014, cem mil unidades habitacionais no Programa Nacional de Habitação Rural em todo o Brasil.

Programa Prefeito Amigo da Criança, gestão 2013-2016 será lançado na próxima semana em São Paulo

Prefeito Amigo da Criança

Paragominas, no nordeste do Estado, terá um representante durante o lançamento do Programa “Prefeito Amigo da Criança” Gestão 2013-2016, no próximo dia 22 de agosto, em São Paulo. É que o prefeito Adnan Demachki foi convidado pela Fundação Abrinq – Save The Children a estar presente no evento, que será realizado na capital paulista.

Demachki termina o mandato como o prefeito mais premiado que Paragominas já teve, com sete estatuetas do Menino Maluquinho, do Prêmio “Gestor Eficiente da Merenda Escolar”, organizado pela ONG Ação Fome Zero; três vezes “Prefeito Empreendedor”, conferido pelo Sebrae/PA; Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e, por último, a conquista do título “Prefeito Amigo da Criança”, nas categorias “Reconhecimento Pleno” e “Destaque Nacional”, realizado pela Fundação Abrinq.

Adnan conta que faltava a premiação da Abrinq, pois muito se fez e se faz em prol das crianças e dos adolescentes de Paragominas e que o reconhecimento só foi possível pelos esforços da equipe das secretarias de Saúde, Assistência Social, de Educação e de toda a Rede de Proteção Social formada também pelos Conselhos Municipais, que fizeram o “dever de casa”, obedecendo todos os critérios exigidos pelo PPAC.

“No primeiro ano desta gestão (2009), construímos o diagnóstico da situação da infância, elencamos as possíveis estratégias de enfrentamento das questões observadas e pactuamos metas que foram atingidas em 2011, como pedia o Programa. Fizemos todo o passo-a-passo e conquistamos este que, sem dúvidas, é um dos prêmios mais importantes que esta prefeitura já recebeu, prova do compromisso de toda a Rede Sócio Assistencial de Paragominas”, afirma Demachki.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Prefeito Adnan Demachki assina ordem de serviço para o início da implantação da Rede de Esgotamento Sanitário e ampliação do Sistema de Abastecimento de Água da cidade


Após anos de superação de etapas, como o preparo do Projeto, de apresentação para o governo federal, de inclusão no Programa de Aceleração do Crescimento, PAC 2, de liberação de recurso, enfim, Demachki assinou a ordem de serviço autorizando o início das obras, cujo as empresas já estão se mobilizando para começar os trabalhos.

As obras do Sistema de Esgotamento Sanitário serão construídas pela empresa vencedora da licitação, a “Construtores Associados”, o valor é de R$ 23.332.666,67 milhões, sendo que, aproximadamente 10% da obra com verbas da PMP e o restante, do PAC 2. Estão previstas a construção da Estação de Tratamento de Esgoto e duas elevatórias, além de 40 kms de Rede de Esgoto que, nesta primeira fase, vai atender os bairros Promissão I, II e III, Olga Moreira, Novo Horizonte e Guanabara. Após a conclusão desta primeira etapa, o município fica habilitado perante o governo federal a captar os recursos para a segunda fase.

Quanto à ampliação do Sistema de Abastecimento de Água, a empresa vencedora da licitação foi a “Performance Construtora”, que já começa a construir um reservatório com a capacidade de 2 milhões e meio de litros de água tratada, na parte alta do bairro Parque Village Flamboyant, além de 10 kms de Rede Secundária e 6 kms de adutora que irão interligar a Estação de Tratamento de Água até ao Reservatório. Com isso, o sistema se amplia ao Parque IV, Parque Village Flamboyant, Helena Coutinho, Promissão I, II e III, Novo Horizonte e Olga Moreira. Após a conclusão desta obra, a cidade vai contar com 80% de água tratada.

Para o prefeito Adnan Demachki é um sonho ter começado o seu governo com “zero” de água tratada e terminar com 80% da população atendida. “Além disso, deixo encaminhado o Sistema de Esgotamento Sanitário, contribuindo para a qualidade de vida e promovendo mais saúde ao povo de Paragominas”, finaliza.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Paragominas realiza Campanha de Atualização do Cartão de Vacina, de 18 a 24 de agosto

Carteira de Vacinação, atualize a do seu filho!

Seguindo o calendário vacinal do Ministério da Saúde (MS), a Secretaria de Estado de Saúde (SESPA) dá início, em todo o estado, no dia 18 de agosto à Campanha de Atualização do Cartão de Vacina, que tem por objetivo avaliar criteriosamente as cadernetas de saúde da criança, atualizando o esquema vacinal de acordo com o calendário básico de vacinação. A Campanha segue ate o dia 24 de agosto.

Em Paragominas, todos os postos de saúde estarão participando da Campanha, no horário de 7h45 às 11h45 e de 13h45 às 16h45. Segundo o coordenador da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Paragominas, o enfermeiro Marcondes Matheus, o Ministério da Saúde definiu esta campanha como “atualização do cartão de vacina” onde os pais deverão levar seus filhos aos postos de vacinação acompanhados da caderneta de vacinação e verificar se está em dia. As crianças que estiverem com o cartão de vacinação em dia não receberão qualquer vacina, contudo, é necessário que essa verificação seja feita nos postos de vacinação por um profissional capacitado.

Nesta Campanha Nacional de Vacinação, a meta de cada município é a comprovação de que 99% das crianças menores de 05 anos de idade tenham o cartão de vacinação em dia.

De acordo com Marcondes, este trabalho é muito importante, uma vez que algumas mães iniciam o esquema vacinal e não concluem achando que seu filho já está protegido, entretanto, algumas vacinas só conseguem garantir a proteção contra a doença que foram produzidas depois de três doses e um reforço. Portanto é muito importante que os pais observem no cartão da criança as datas de agendamento para a próxima vacina e compareçam na unidade de saúde, garantindo assim proteção para o seu filho.

A vacina Pentavalente irá substituir a Tetravalente e, em uma só vacina as crianças estarão sendo protegidas contra a difteria, coqueluche, tétano, meningites causada pelo Haemóphilus Influenzae, e a hepatite B (recombinante). Assim sendo, a criança que anteriormente recebia a vacina contra a hepatite B em separado agora irá receber uma dose vacina contra hepatite B ao nascer e as demais junto com a Pentavalente.

Já no caso da VIP (Vacina Injetável contra a Poliomielite) a criança que começar a vacinação de rotina em agosto (ou seja, aos dois meses de idade), iniciará o esquema vacinal com a VIP. Aos quatro meses, quando for receber a segunda dose da Pólio também receberá uma dose da VIP. Aos seis meses e o reforço aos 15 meses serão com a gotinha (VOP). Esta fase de mudança da VOP para a VIP foi definida em reunião internacional da Opas (Organização Panamericana de Saúde) onde o Brasil firmou um acordo de introduzir a vacina VIP este ano pois a mesma já é utilizada nos países desenvolvidos e representa um avanço em termos de maior eficiência no processo de imunização da criança e redução dos possíveis efeitos adversos pós vacinais.

As vacinas disponibilizadas são: Hepatite B, Rotavírus, Pentavalente, Pólio Inativa (VIP ou Salk), Febre Amarela, Tríplice Viral (previne contra Sarampo, Caxumba e Rubéola), Pneumo 10 valente, Meningo C, Tríplice Bacteriana (DPT, que previne contra difteria, Tétano e Coqueluche) e Pólio Oral (VOP), Rotavírus Oral Humano (contra diarréia por rotavírus); BCG (previne contra as formas graves de tuberculose).

Ainda de acordo com o coordenador, a o Dia “D” de Vacinação será realizado no dia 18 de agosto, sábado, de 8h às 17h, em todas as unidades de saúde e ainda, na Praça Célio Miranda, onde todas as vacinas estarão disponíveis.

Serviço: Campanha de Atualização do Cartão de Vacina, em todos os Postos de Saúde do município, de 18 a 24 de agosto.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

A época mais esperado do ano chegou em Paragominas, no nordeste do estado


A Feira Agropecuária atrai milhares de visitantes todos os anos. A cidade muda, as pessoas mudam do estilo tradicional, dando lugar ao sertanejo

Paulo Simplício, fotógrafo

De 11 a 19 de agosto, Paragominas recebe a 46ª Feira Agropecuária - Agropec, realizada no Parque de Exposições do município. Muita gente espera a Agropec o ano inteiro para garantir diversão no mês de agosto, mas há aqueles que, além de brincar, aproveitam para trabalhar. É o caso do fotógrafo de 25 anos, Paulo Simplício, nascido e criado na cidade. Paulo fotografa festas há 8 anos e divulga em um site da cidade. Ele conta que, desde pequeno, adorava a Feira e que os pais o levavam todos os anos. Bom, isso mudou um pouquinho. 

Agora ele vai só, para trabalhar e depois encontra os amigos para aproveitar a festa. “A cada ano, mais pessoas vem conhecer a Agropec e acho que as redes sociais ajudam muito nessa divulgação. Tenho amigos que vem todos os anos. Este ano, por exemplo, vem amigo meu de Porto Alegre, Maranhão e de Belém”, afirma.


Luma e Jade Machado preparadas pra curtir a Feira
Já a empresária Laryssa Machado, uma pernambucana de 30 anos, mãe de duas meninas e que está em Paragominas há 22 anos, diz que também aproveita os nove dias de Agropec para trabalhar e faturar, mas se diverte também. Ela e o marido possuem um supermercado no centro comercial da cidade e diz que nesta época, o fluxo de clientes aumenta. 

“O movimento é maior porque vem gente de cidades vizinhas e outros lugares para fechar negócios aqui”, ressalta Laryssa. Quando tem uma folga, leva as duas filhas, Jade, de 10 anos e a pequena Luma, de 7, para brincar no Parque e, as duas, não abrem mão de se vestir à caráter.

Parque de Exposições Amílcar Tocantins
Segundo o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas, Mauro Lúcio Costa, que é quem promove a festa, mais de 200 empresas participam do evento, além de governos, entidades e escolas e este ano, a média de público esperada é de 200 mil pessoas em nove dias de festa. “A Agropec é um momento de celebrar, mas de fechar bons negócios, de movimentar a economia local nos seus mais diversos ramos: desde a gastronomia, com os restaurantes lotados todas as noites, à rede hoteleira que hospeda gente de toda a região e do país. Hoje, a Agropec se destaca não só pelos shows ou empresas que estão apresentando seus produtos, mas pelos importantes eventos que são realizados aqui dentro”, explica Costa.

Diversão é um dos pontos altos da festa de peão!

Visitantes fazem a festa durante a Agropec
Como em todos os anos, a agenda de shows é pra lá de especial. Em 2012, quem abre a Feira, no dia 11 de agosto, é a dupla – que agora também é um casal – Maria Cecília & Rodolfo, que são do Mato Grosso do Sul e que já estão na estrada há mais de 5 anos, quando resolveram começar a tocar, mas o primeiro CD veio um ano depois, em 2008. De lá pra cá, trazem na bagagem sucessos e uma história de amor que nasceu desta parceria musical.

Já no dia 12, tem mais uma cavalgada. Carros de bois, cavalos, carroças, carros e este ano, até um Jegue Elétrico! Vale tudo para não ficar de fora da mais tradicional cavalgada do estado Pará e, que pelo segundo ano consecutivo, será realizada no domingo, com saída às 9h, em frente ao ??. A novidade deste ano na cavalgada, além da criatividade das comitivas, é uma carreta, batizada de “Jegue Elétrico”, que vai sair ao final, atrás dos cavalos, bois, carroças, carros e afins, com a capacidade para 75 pessoas, com direito a decoração country e DJ, mandando o melhor do sertanejo, uma verdadeira boate móvel!

No dia 17, é a vez do ritmo paraense tomar conta da arena de shows. É que a banda paraense Calypso volta aos palcos de Paragominas, cantando os melhores sucessos e as novas baladas que estão bombando no centro sul/sudeste do país. E para fechar a programação de shows, mais uma dupla do Mato Grosso do Sul: João Bosco e Vinícius. Com oito CD’s gravados, a dupla ganhou um Grammy Latino em 2011, pelo melhor álbum sertanejo. Então, quem escolher Paragominas em agosto, não vai se arrepender!

Serviço: 46ª Feira Agropecuária de Paragominas, de 11 a 19 de agosto, no Parque de Exposições Amílcar Tocantins.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Turismo Verde será lançado em Paragominas durante a 46ª Feira Agropecuária do município

Parque Ambiental. Foto de Clayton Dias*

O turismo sustentável na Amazônia ganha mais um forte aliado: Paragominas, no nordeste do Estado. É que será assinado, no próximo dia 15, entre a Prefeitura local (PMP), Secretaria de Estado de Turismo (SETUR), através de sua Diretoria de Políticas Públicas para o Turismo, a Secretaria Extraordinária de Coordenação do Programa Municípios Verdes, um termo de Cooperação que dará início ao programa “Turismo Verde”, no município. A assinatura do termo acontece durante a 46ª Feira Agropecuária do município, no auditório Inocêncio Oliveira, do Parque de Exposições, às 18h30.

Segundo o Secretário de Turismo do Pará, Adenauer Góes, o programa pretende ser uma contribuição do setor do turismo para a consolidação de uma economia verde no estado do Pará. "Tem como diretriz o compromisso do governador Simão Jatene com as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável, visando geração de renda, qualidade de vida para a população e para nossos visitantes", explica Adenauer.

Lago Verde, novo cartão-postal. Foto de Clayton Dias*
Na assinatura, estarão presentes donos de Hotéis, restaurantes, agências de viagem e demais setores da área de turismo do município. Para Adnan Demachki, prefeito de Paragominas, o programa “Turismo Verde”, elaborado pelo governo do Estado, vem somar às ações econômicas e sustentáveis já desenvolvidas na cidade. “É mais um segmento da economia que vem agregar valor ao Projeto “Paragominas Município Verde”. Além disso, o programa vem nos ajudar a fomentar o turismo na região, mas agora de forma sustentável, ou seja, sem agredir o meio ambiente”.

O diretor de Políticas para o Turismo, Álvaro do Espírito Santo, afirma que o Turismo Verde tem como finalidade a promoção do turismo sustentável tendo como metas dar incentivo ás boas práticas de sustentabilidade, a partir da elaboração de 12 roteiros turísticos sustentáveis de natureza e cultura, além de mapear territórios em 12 municípios apropriados para essa prática, que sintetiza dois dos principais segmentos do turismo paraense apontados pelo Plano Ver-o-Pará, que por sua vez traça estratégias de planejamento do turismo até 2020.

Um dos subsídios do Turismo Verde é o programa Municípios Verdes. Implantado ano passado pelo Governo do Estado, o programa tem sido o principal instrumento de redução da pobreza desigualdade social no Pará através do desenvolvimento sustentável. E Paragominas, sendo o primeiro município verde do Pará, é referência nacional em desenvolvimento sustentável por ter conseguido abandonar um histórico de desmatamento em um curto período de tempo.

Mas, o que é o turismo verde?

Turismo Verde ou Sustentável é um segmento do setor que surge com a proposta de conciliar o desenvolvimento de determinada região dentro de um modelo que fosse ambientalmente e economicamente sustentável. Diferente do ecoturismo, que é a exploração de ecossistemas em seu estado natural, sua vida selvagem e sua população nativa, o que de certa maneira preserva esses ecossistemas constantemente visitados, mas não é estruturado para preservar o meio ambiente, mas para fins lucrativos.

Nesse sentido, o governo do Pará lança o programa “Turismo Verde”, que expressa um compromisso real com a sustentabilidade. Segundo a Diretoria de Políticas de Turismo da SETUR, “é um recurso mercadológico para a promoção do turismo sustentável no Estado do Pará, assim como para difusão da conscientização ambiental”.

O projeto alinha a atuação e a cooperação institucional da Secretaria de Estado de Turismo e da Secretaria Extraordinária de Coordenação do Programa Municípios Verdes, integrando um conjunto de iniciativas no âmbito da cooperação entre os órgãos. O trabalho conjunto é ancorado pelas políticas públicas estabelecidas no Plano Estratégico de Turismo do Pará e o Programa Municípios Verdes, implantado no ano de 2011, focando na sustentabilidade produtiva, treinamento e qualificação profissional/empresarial do setor turístico.

O Projeto “Turismo Verde” envolve municípios dos seis pólos de desenvolvimento turístico do Estado que aderiram ao PMV no intuito de potencializar suas ações voltadas à preservação ambiental.

Um dos eixos estratégicos do Programa é o Apoio à Produção Sustentável, que estimula a prática de iniciativas econômicas que estabeleçam as bases para consolidação da economia verde no âmbito do Pará. A biotecnologia, o óleo de palma, o reflorestamento e o turismo verde inscrevem-se entre essas iniciativas.

No que tange ao turismo verde, o Plano Estratégico de Turismo da Pará ao definir a Visão de Futuro (2020) estabelece, como cenário desejado, que o Estado se evidencie “pelo uso sustentável dos recursos naturais”. Por outro lado, o documento elege a sustentabilidade no conjunto de valores do território. Isso significa uma mudança do cenário presente, no qual o turista atual aponta a devastação como um dos aspectos negativos do turismo paraense.

*Fotos cedidas por Clayton Dias, fotógrafo Profissional. Todos os direitos reservados à ele.