Com mais de 30 mil
alunos em toda a rede, o Município comprovou a qualidade do ensino prestado à
comunidade estudantil ao figurar entre os melhores na lista do IDEB.
Este mês, o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgaram o resultado nacional
do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB 2011. Os indicadores
mostraram uma evolução na qualidade da educação em todos os níveis de ensino – primeira
e segunda etapas do Ensino Fundamental. O índice é divulgado a cada dois anos.
Paragominas, no nordeste do estado, obteve o 4º lugar no
ranking estadual na categoria “séries iniciais”, com a média de 4,7. Duas
escolas do Município ficaram entre as doze melhores do Pará este ano: a
E.M.E.I.F. Salmonozor Brasil, com 6.1 e a E.M.E.F. Lions Clube de Paragominas,
com 6.0.
Segundo a SEMEC, a média projetada pelo Ministério da Educação - séries
iniciais 2011 foi de 4.0, o que significa que o Município conseguiu superá-la
em 0.7 décimos. Contudo, a Secretária de Educação, Mozimeire Pereira de Souza Costa,
quer mais. “Vamos continuar investindo na Educação, cumprindo todos os percentuais
de aplicabilidade do Plano de cargos e salários dos funcionários, investindo em
recursos tecnológicos nas escolas, continuar com a melhor merenda escolar do
Brasil, e principalmente investindo na formação continuada dos professores, com
isso, no próximo IDEB, estaremos muito melhor, com certeza”, fala Mozimeire.
Em contrapartida, ela explica que outras cidades que obtiveram uma nota
maior que Paragominas possuem um menor número de alunos matriculados, o que
influencia (e muito) na avaliação final. Hoje, o Município possui mais de 30
mil estudantes matriculados nas 89 Escolas da Rede, nas zonas urbana, rural e
indígena. Ourilândia do Norte, por exemplo, que ficou em 2º lugar, possui 6964
alunos matriculados, Ulianópolis, que ficou em 3º e Bannach, em 4º possuem,
respectivamente, 7111 e 1119 alunos.
Em Paragominas, foram avaliadas 36 escolas pelo MEC para medir o IDEB. “Então,
sabemos que o nosso resultado foi muito bom, levando em consideração todo esse
quantitativo. Ficamos em 7º lugar geral no ranking estadual, por ter notas
empatadas entre Municípios. Vamos continuar avançando nas melhorias, pois
contamos com o esforço coletivo de todos os atores que fazem a Educação de
Paragominas principalmente os professores, o que os parabeniza.” afirma a
secretária.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Salmonozor Brasil foi a que
obteve melhor desempenho, entre as Escolas Públicas Municipais, com a média de
6.1, estando entre as 4 melhores escolas do Estado do Pará, bem como a Escola
Municipal de Ensino Fundamental Lions Club de Paragominas, com o IDEB de 4,9 em
2009 passando para 6,0 em 2011, estando também entre as cinco melhores escolas
do estado do Pará, o que muito nos orgulha.
Se for levar em consideração, cinco escolas ficaram com a mesma
classificação nas séries iniciais do Ensino Eundamental, com 6.1 pontos: Escola
de Aplicação da UFPA, EEIFM Tenente Rêgo Barros, EMEF Presidente Médice, EMEF
União e EMEIF Salmonozor Brasil. As duas primeiras, escolas federais
localizadas em Belém, seguida das escolas municipais de Dom Eliseu, Ourilândia
do Norte e Paragominas.
Entenda o IDEB – O IDEB foi criado pelo INEP em 2007, em uma escala
de zero a dez. Sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade
da Educação: fluxo escolar e médias de desempenho dos estudantes nas avaliações
do SAEB e Prova Brasil. O indicador é calculado a partir dos dados sobre
aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas
avaliações do INEP.
A série histórica de resultados do IDEB se inicia em 2005, a partir de
onde foram estabelecidas metas bienais de qualidade a serem atingidas não
apenas pelo País, mas também por Escolas, Municípios e Unidades da Federação. A
lógica é a de que cada instância evolua de forma a contribuir, em conjunto,
para que o Brasil atinja o patamar educacional da média dos países pertencentes
à OCDE (Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico). Em termos
numéricos, isso significa progredir da média nacional 3,8 registrada em 2005 na
primeira fase do Ensino Fundamental, para um IDEB igual a 6,0 em 2022, ano do
bicentenário da Independência do Brasil.