Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

R-70 CCIR nunca mais?


Por decisão do Banco Central, através da Resolução nº 4.138, de 27 de setembro de 2012, para as safras 2012/2013 e 2013/2014, os produtores rurais de Paragominas, no nordeste do estado, poderão adquirir financiamento bancário sem a obrigatoriedade da apresentação do Certificado de Cadastro do Imóvel Rural (CCIR). O documento, emitido pelo INCRA, era o grande responsável pelo entrave na hora de conseguir o financiamento rural, por ser moroso demais a ser emitido. Desde 2010, quando saiu da lista negra do desmatamento, Paragominas consegue o direito de não apresentar o documento na hora da obtenção do crédito graças aos resultados obtidos pelo Projeto “Paragominas Município Verde”, como a queda vertiginosa do desmatamento, bem como os avanços na regularização fundiária. 

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Entrega de medalhas marca cerimônia pelos 194 anos da Polícia Militar do Estado



Da Redação 
Agência Pará de Notícias

A Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA) comemorou nesta terça-feira (25), 194 anos de criação. Para marcar a data foi realizada a solenidade de entrega da “Medalha do Mérito Coronel Fontoura”, a mais alta comenda da corporação, e das medalhas de Bons Serviços, de 10, 20 e 30 anos, além da promoção de oficiais e praças da corporação. O evento foi presidido pelo governador do Estado, Simão Jatene, em espaço aberto, na rua Coronel Fontoura, na Cidade Velha.

No total, 113 personalidades receberam a maior honraria militar do estado, sendo escolhidos pelo próprio governador. Receberam as homenagens 16 civis, 10 militares das forças armadas e auxiliares, 38 Policiais Militares e 49 praças. O Comandante Geral da PMPA, coronel Daniel Borges, explica que a medalha deve-se aos trabalhos relevantes realizados pelos condecorados. “Essa é a maior horaria que um militar ou civil pode receber. Ela reflete todo o esforço e sacrifício que a PM faz pela sociedade. Todos nós devemos continuar nessa luta incessante para cumprirmos nossos deveres legais” afirma o coronel.

Um dos civis a receber as homenagens do estado foi o prefeito de Paragominas, Adnan Demachki. Para ele esse é o firmamento de uma parceria forte entre Estado, Município e polícia. “Essa medalha me dá a certeza de um dever cumprido. Na verdade essa medalha não foi dada a mim e sim ao município de Paragominas” ressalta Adnan. O vice Almirante Ademir Sobrinho, comandante do 4° Distrito Naval, foi um dos militares das forças armadas e auxiliares a receber a medalha. “Com certeza essa é uma honraria muito grande e fortalece o trabalho que fazemos junto ao Governo. Sinto-me muito honrado com essa homenagem da PM” revela do comandante.

Para o coronel Luiz Cleber Acássia Barbosa, policial militar agraciado com a medalha, a homenagem representa um reconhecimento da instituição. “São 23 anos de árduo trabalho na corporação. Estou extremamente gratificado. A homenagem me dá uma motivação maior para trabalhar pela PM e pela sociedade”. As medalhas de Bons Serviços foram entregues a 513 policiais militares, sendo 215 aos policiais com 10 anos de serviço, 292 aos policiais com 20 anos de serviço e seis aos policiais com 30 anos de serviço.

Na solenidade, 164 policiais foram promovidos a cargos superiores dentro da corporação. Cinco tornaram-se coronéis, último posto da corporação. São eles: Paulo Sérgio Santana Garcia, Osmar da Silva Nascimento, Sandoval Bittencourt de Oliveira Neto, Artur José de Figueiredo Piedade e Arthur Rodrigues de Moraes. Outros 102 foram promovidos a oficiais e 62 a praças.

O governador Simão Jatene explicou que a entrega das medalhas seria uma homenagem aos profissionais pelos serviços prestados. “Sintam-se agraciados com essa homenagem da corporação ao trabalho, dedicação, cooperação e colaboração à sociedade. Parabéns aos homenageados, aos promovidos e principalmente a todos os policiais militares que escolheram como profissão defender a sociedade” parabeniza o governador em seu discurso no evento. O decreto e a lista com os nomes dos homenageados e promovidos foi publicado no Diário Oficial da União no dia 24 de setembro de 2012.

Texto:
Pablo Almeida - Secom
Fone: (91) 3202-0910 / (91) 8240-2141
Email: pabloc.almeida@gmail.com 

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Comenda Coronel Fontoura

Prefeito Adnan Demachki e o governador Simão Jatene

O prefeito de Paragominas, Adnan Demachki, continua recebendo homenagens. Depois do jantar oferecido pela Associação Comercial do Pará, na última semana, amanhã, dia 25, o gestor municipal recebe das mãos do governador do Estado, Simão Jatene, a comenda “Ordem do Mérito Policial Militar Coronel Fontoura”, em evento realizado na capital paraense, comemorativo aos 194 anos da Polícia Militar do Pará. A honraria vem em reconhecimento aos serviços prestados pelo prefeito à Corporação e Demachki será o único na solenidade a receber a comenda.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Paragominas continua substituindo antigas pontes de madeira por pontes de concreto e tubulações ARMCO

Novas  tubulações, mais resistentes!

Há 4 anos, quando se andava em Paragominas, era possível passar por cima de uma ponte de madeira, resistente, mas cujo o material não era mais usado na maioria das médias e grandes cidades que possuem cursos d’água permanentes. Paragominas possui vários córregos, rios, igarapés que cortam a cidade e, para que a trafegabilidade de pedestres e carros seja feita com mais segurança e confiabilidade, a Prefeitura começou a trocar antigas pontes de madeira, por verdadeiras obras de engenharia: as pontes de concreto. Só nos últimos 4 anos, foram construídas 9 novas pontes.

Agora, a Prefeitura de Paragominas começou a trocar 4 pontes em grotas secas, ou seja, sem córrego permanente e hoje, 21, a Secretaria de Obras e Infraestrutura vai trocar a ponte da Rua 25 de Dezembro, no bairro Camboatã e, em seguida, começa a da Rua Paulo VI, com a Rua 31 de março, no bairro Cidade Nova. Posteriormente, a PMP coloca tubulações ARMCO em mais duas ruas: a Luiz Gonzaga e Euzébio Alves.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Paragominas anuncia a construção da segunda fábrica de ração da região


Serão gerados mais 60 empregos diretos para a população do município

Mal inaugurou a primeira fábrica de rações, Paragominas recebe o anúncio de uma segunda fábrica que, desta vez, vai gerar mais 60 empregos diretos e legais para a cidade. As duas juntas vão gerar 80 empregos, o que substituiria, em número de empregos, cerca de 4 serrarias.

A nova fábrica vai pertencer ao Grupo Integral Agroindustrial, que já atua no mercado das regiões norte e nordeste, cobrindo 16 estados. O prefeito de Paragominas, Adnan Demachki e o Secretário Estadual de Desenvolvimento, Sidney Rosa, estavam em negociação com o grupo e, após esse entendimento, o empreendimento começará a ser efetivamente construído nas próximas semanas devendo funcionar em dezembro de 2013.

A Integral Agroindustrial vai produzir cerca de 4 mil toneladas/mês de ração para peixes, pet e camarão para atender os mercados do Pará, Maranhão e Tocantins. Para o prefeito Adnan Demachki, além de empregos, a importância de mais este empreendimento é enorme porque se trata da verticalização da agricultura. “Precisávamos que o Projeto Paragominas Município Verde ganhasse esse plus. Deixamos de crescer só horizontalmente e começamos a agregar valor ao nosso produto investindo na agroindústria”, ressalta Demachki.

A fábrica vai consumir soja, milho e resíduos de arroz. Parte dessa produção deixará de ser exportada “in natura” e terá agregação de valor aqui na cidade, gerando empregos.

Assista o vídeo da empresa no link a seguir:

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Paragominas ganha fábrica de ração


No próximo dia 14, Paragominas ganha a sua primeira fábrica de ração pet, ou seja, voltada para animais domésticos e vai ficar localizada na BR-010, ao lado da fazenda Morro Alto. Estão sendo gerados 20 empregos, cuja mão de obra é de Paragominas, em sua maioria.

A nova fábrica vai utilizar os grãos – milho e soja –, produzidos no município e transformá-los em proteína animal, verticalizando a produção. Para o prefeito Adnan Demachki, a instalação desta fábrica marca o novo momento que a cidade está vivendo. “Queremos deixar de ser meros exportadores de matéria-prima. O objetivo é atrair esse tipo de investimento para poder agregar valor aos nossos produtos, gerando renda e emprego aqui dentro”, afirma o gestor.

A fábrica pertence à empresa Makaru, com matriz em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém e já está no mercado há 35 anos. De acordo com o sócio-administrador da Makaru, Mauro Kawachi, um dos motivos de Paragominas ter sido escolhida foi por causa da segurança jurídica que oferece, pois está à frente nas questões de adequação ambiental, além de ser um pólo produtor de grãos. As negociações com a empresa para a implantação da fábrica em Paragominas foram feitas ainda no primeiro mandato de Demachki e agora, o empreendimento já é realidade.

“Vamos fabricar a ração a partir do milho e da soja produzidos em Paragominas e distribuir para todo o estado, mas principalmente à Belém, que é onde está o maior mercado consumidor. Paragominas também tem uma posição estratégica que vai nos permitir expandir nosso negócio para outras regiões do estado. Esse é apenas o começo da nossa relação com o município”, conta Kawachi. “Além disso, o preço da ração será bem menor para o mercado de Paragominas”, completa.

Serviço: Inauguração Fábrica de Rações Makaru, BR-010, ao lado (no final) da Fazenda Morro Alto.

Empresa que vai realizar novo concurso público de Paragominas já foi escolhida



Após dois meses de abertura do processo licitatório para a contratação da nova empresa que vai realizar o concurso público de Paragominas, a Comissão de Licitação do Município, através da Prefeitura, torna público para o conhecimento dos interessados, a empresa vencedora, com a melhor proposta: CONSESP – Consultoria em Concursos e Pesquisas Sociais LTDA.

O resultado foi homologado hoje, 13 de setembro, pelo prefeito Adnan Demachki. Segundo ele, o próximo passo é a formalização do contrato. “Após essa formalização, iremos publicar o novo edital para a abertura de novas inscrições e realização da prova”, afirma Demachki.

Nove instituições de cinco estados brasileiros participaram da licitação: 3 de Belém; 2 do Piauí; 1 do Maranhão; 2 de São Paulo e uma da Bahia. A ganhadora do certame é do estado de São Paulo. A Consesp é uma entidade de direito privado, que atua nacionalmente e que tem por finalidade a prestação de serviços de consultoria em concursos públicos, processos seletivos, vestibulares, pesquisas sociais de impacto ambiental e avaliação educacional. Está sediada na cidade de Dracena e possui filial na capital paulista e unidades em Campinas, Santos, Tupã e Pederneiras, todas em São Paulo e em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

SESI anuncia expansão da unidade de Paragominas

http://www.sesipa.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=405:sesi-anuncia-expansao-da-unidade-de-paragominas&catid=49:noticias



A unidade do SESI Paragominas passará por obras de expansão e revitalização para maior conforto e serviços de lazer ao trabalhador da indústria e seus dependentes. Na última quinta-feira, 06, o diretor regional do SESI e presidente do Sistema FIEPA, José Conrado Santos, assinou o contrato com as empresas selecionadas para a realização das obras de serviço e engenharia.
Na ocasião, além das obras de expansão e revitalização do SESI Paragominas, foi assinado o contrato para a construção de uma unidade do programa Indústria do Conhecimento.
Para as obras de expansão e revitalização, o investimento aplicado pelo SESI na unidade de Paragominas será de R$ 3.740 milhões e prevê a construção de campo de futebol com arquibancada para 160 pessoas; espaços para churrasqueiras e bar; malocas; uma piscina semiolímpica e outra para hidroginástica; vestiários e área de estacionamento para 55 vagas.
De acordo com o superintendente do SESI, Jose Olimpio Bastos, a ordem de serviço para o início das obras será assinada ainda este mês, no município de Paragominas. A previsão para a entrega da Indústria do Conhecimento e conclusão das obras de expansão e revitalização é final de 2013.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Floraplac investe para triplicar sua capacidade de produção

Escrito por  Franciele Cristina Rocha Vargas, equipe de jornalismo

             A Floraplac fica localizada em Paragominas (PA)Divulgação
Até 2014, a Floraplac pretende ampliar sua produção de chapas em MDF, passando dos atuais 180.000m³ para 540.000m³.
Localizada em Paragominas, Nordeste do Pará, a Floraplac faz parte do Grupo Concrem que produz compensados, lâminas, torneadas e faqueadas, pisos sólidos, engenheirados, torneados e faqueados e as chapas em MDF.
O Grupo atua no setor de painéis de madeira há cerca de 30 anos e, desde 2010, a Floraplac faz parte da sua planta industrial.
Madeira de reflorestamento
A matéria-prima utilizada pela Floraplac vem de reflorestamento próprio. São aproximadamente 30 milhões de árvores plantadas das espécies eucalipto e paricá.
Ao todo foram reflorestados 28 mil hectares. O processo produtivo é automatizado e a madeira bruta chega ao parque industrial onde é transformada em cavacos. Esses pedaços de madeiras são convertidos em MDF. Após este processo as fibras são prensadas e transformadas na chapa compacta de MDF.
Novidades da Floraplac
A Foraplac participou da ForMóbile 2012 como expositora e apresentou ao mercado seus painéis, feitos de madeira reflorestada de paricá e eucalipto. Além dos 12 padrões amadeirados e 4 unicolores de seu portfólio, foram lançados mais 15 padrões amadeirados, com destaque para a linha Superflora.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Dia da Amazônia com bons números para comemorar.

Educação Ambiental no Parque
Iniciativas e programas de sustentabilidade são os grandes responsáveis pela presenrvação da floresta, que vinha desaparecendo do mapa.


Com a popularização da internet e o avanço da tecnologia, hoje em dia é possível obter em tempo satisfatório dados sobre o desmatamento e focos de calor na Amazônia brasileira. O Deter (Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, de responsabilidade do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Ministério da Ciência e Tecnologia, são os responsáveis por fazer este monitoramento.

No boletim do desmatamento de junho deste ano, divulgado pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp), são apresentados dados da redução de áreas desmatadas.

O estudo mostra que no Pará houve um total de 37,73 km² de desmatamento, sendo que destes, Paragominas, que já encabeçou a lista, foi destaque por desmatar menos de 1km² num território de 20 mil km². Nas Unidades de Conservação foram identificados uma área desmatada de 4,87km², na qual o município de Jacareacanga foi o único desta lista.

O desmatamento na Amazônia reduziu consideravelmente. Desde 2008 até os dias atuais foram registrados um total de 1.147,38 km² de áreas desmatadas. Só em 2008 foi 499,04 km² de áreas desmatadas, sendo que hoje o registro é de apenas 7,56% deste total.

Para o prefeito de Paragominas, Adnan Demachki, o município de Paragominas tem muito a comemorar no Dia da Amazônia, como as iniciativas para preservação das áreas verdes: “Atingimos metas de redução de desmatamento, ensinamos nossos alunos às práticas sustentáveis dentro de todas as escolas municipais - sejam elas da zona urbana ou rural. Então, com certeza temos muito a comemorar neste dia tão marcante”, ressalta.

Município Verde

Em virtude do crescente desmatamento na Amazônia até início do século XXI, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) criou no ano de 2007, a famigerada lista de municípios que mais desmatavam no Brasil. Inicialmente a lista apresentava 36 municípios que se caracterizavam por altas taxas de desmatamento baseadas por medição por satélite e pela a falta do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que é um registro de georeferenciamento, que mede a topografia do terreno e identifica Áreas de Proteção Ambiental (APP) e áreas de Reserva Legal (RL).

No início de 2008 o Ministério do Meio Ambiente divulgou a primeira lista dos municípios desmatadores, baseado nos dados do Deter. O município de Paragominas, no Nordeste paraense, ocupava a 23° posição como um dos que mais desmatavam no Brasil. 
Buscando solucionar o problema do município de Paragominas foi criado em 2008 o programa Município Verde, que começou com pactos sociais a fim de alcançar o desmatamento zero, em que a sociedade civil, políticos, imprensa local e nacional e o Ministério do Meio Ambiente se mobilizaram em prol desta campanha.

O programa teve uma repercussão tão positiva, que em 2011 a prefeitura reuniu os produtores de gado, madeira e móveis para assinarem o pacto de produzir de forma sustentável.

Tal trabalho fez com que Paragominas saísse da lista dos que mais desmatavam no Brasil e hoje é considerado um exemplo de município sustentável para todo o Brasil. Um dos resultados desse sucesso do programa Município Verde foi a adoção do modelo pelo Governo do Pará para implantá-lo em outros municípios paraenses, que também apresentam altos índices de desmatamento.

Homenagem ao Dia da Amazônia marca o Desfile Escolar de Paragominas

Desfile Semana da Pátria 2011. Paragominas/PA

Criado para conscientizar as pessoas sobre a importância da Amazônia para o meio ambiente, sobretudo na conservação dos recursos naturais, o Dia Mundial da Amazônia, comemorado em 5 de setembro, será lembrado durante o Desfile do Dia da Raça, em Paragominas, nesta tarde, no Estádio Arena do Município Verde.

Serão 12 escolas a se apresentar hoje, além da Associação de Instrumentistas de Paragominas e o grupo “Jovens com Cristo”. Todos os anos, a Secretaria Municipal de Educação trabalha a Semana da Pátria a partir de uma temática específica. Este ano, as escolas ficaram livres para escolhê-lo, baseando-o no tema “cidadania”. Mas, apesar disso, hoje, 5 de setembro, os alunos que se apresentam no Estádio irão fazer uma homenagem à Amazônia, em comemoração ao dia dela.

Segundo o prefeito de Paragominas, Adnan Demachki, o Dia da Amazônia é especial em sua essência, mas para a cidade tem um diferencial porque “temos o que comemorar’. “Atingimos metas de redução de desmatamento, ensinamos nossos alunos às práticas sustentáveis dentro de todas as escolas municipais, sejam elas da zona urbana ou rural, estamos no caminho certo da sustentabilidade econômica, então, com certeza, temos muito a comemorar neste dia tão marcante”, ressalta Demachki.

A Semana da Pátria em Paragominas já é tradicional. As escolas se organizam e marcham pelas ruas da cidade, em um verdadeiro desfile de civilidade. Este ano, os desfiles serão realizados apenas nos dias 5 e 7 de setembro, no Estádio Arena do Município Verde.

Alunos das escolas municipais
Segundo a coordenadora municipal de educação, Omith Viana, todas as escolas de Paragominas foram convidadas à participar das comemoração da Semana da Pátria. Mais de 30 escolas vão desfilar na Arena Verde, além da Polícia Militar, dos projetos da Secretaria de Assistência Social, Maçonaria, Programa Alfa Paragominas, escolas estaduais e particulares. “O objetivo maior desta comemoração é incutir na cabeça dos nossos alunos, o compromisso de celebrar a nossa liberdade, o amor à pátria, afinal, o Brasil está na moda!”, afirma a coordenadora.




Serviço: “Semana da Pátria”, Desfiles nos dias 5 e 7 de setembro, a partir das 17h, no Estádio Arena do Município Verde.