Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Salão do Livro debate projeto “Paragominas Município Verde”

Na mesa, parceiros do Projeto

O projeto “Paragominas Município Verde” foi o tema central da mesa redonda realizada na noite de quarta-feira (7) durante o I Salão do Livro da Região, evento promovido em Paragominas pelo Governo do Estado do Pará e Secretaria Especial de Promoção Social, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com a Prefeitura de Paragominas, através da Secretaria Municipal de Cultura.

Coube ao prefeito Adnan Demachki apresentar aos presentes um histórico do projeto, surgido em 2008, quando Paragominas foi incluída na lista dos municípios amazônicos que mais desmatavam a Região. “Ficamos como um cidadão que está no SPC ou Serasa, totalmente sem crédito. Em um espaço de 15, 20 dias parecia que o mundo desabava sobre nossas cabeças. Ninguém queria mais negociar com o município”, lembrou o gestor.

A situação adversa gerou inúmeros protestos. Os primeiros que reclamaram da situação foram os agricultores, que não estavam conseguindo escoar a produção de soja. Depois, os pecuaristas também foram atingidos, pois nenhum frigorífico queria comprar o gado local. Diante do problema, restou ao executivo municipal mobilizar a sociedade e mostrar a importância de se trabalhar de forma sustentável. “Chamamos todos os sindicatos e depois de uma longa reunião firmamos o Pacto pelo Desmatamento Zero”, relatou Demachki.

O pacto consistiu em uma série de medidas para zerar os passivos ambientais do município. Dentre outras ações, passou-se a monitorar o desmatamento, capacitar agentes ambientais, promover a educação ambiental e ampliar áreas de reflorestamento e de manejo florestal para adequação ambiental e o uso sustentável da floresta nativa. Com isso, em 2010, o município foi o primeiro a sair da lista negra do desmatamento do governo Federal. 

Origem do desmatamento

Paragominas é um município com 2 milhões de hectares, dos quais 1,3 milhão é composto por florestas e 600 mil por terras abertas. O desmatamento foi ocorrendo nas últimas décadas e está relacionado com a própria origem do município. Foi no governo de Juscelino Kubitschek, no fim da década de 50, à época da construção da Belém-Brasília, que Paragominas foi surgindo às margens desta rodovia.

O governo Federal, que queria integrar a Amazônia ao restante do Brasil, ofertou recursos para que se abrisse a floresta. “Houve uma política pública que incentivava o desmatamento. Fizemos pastagens, que foi a nossa primeira atividade econômica. Na época não tinha a preocupação com aquecimento global ou mudanças climáticas”, ressaltou o prefeito de Paragominas.

Esta realidade ficou para trás e hoje o município está mobilizado para garantir que o pacto firmado há quase cinco anos continue rendendo frutos. E o caminho agora é o de viabilizar o crescimento vertical da produção.  “A idéia, por exemplo, não é mais somente a de produzir milho e exportar, mas sim abrir fábricas de ração. Já temos uma unidade desta e outra está em construção”, informou Demachki.

O projeto iniciado no município foi abraçado pelo governo do Pará, que criou um programa para ser desenvolvido em todos os municípios do Estado. Atualmente, 94 municípios paraenses participam da iniciativa.

Além do prefeito de Paragominas, participaram da mesa redonda Justiniano Neto, Secretário Extraordinário de Governo para a Coordenação do Programa Municípios Verdes, Hugo Schaedler, Superintendente do Ibama no Pará, Francisco Fonseca, coordenador de produção sustentável da The Nature Conservancy, e Mauro Lucio Costa, presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Paragominas. A mediação do debate foi do pesquisador do Imazon, Paulo Amaral.

Texto: Cláudia Águilla (Ascom/Secretaria de Estado de Cultura do Pará)

Paragominas, grata surpresa

Amarílis mediando debate, na Feira Pan Amazônica, em Belém

Quando fui convidada a proferir palestra em Paragominas, franzi a cara. Quê, vencer rumas de estradas, cinco horas, numa van? Mas fui, a van confortável, se não entupida de um material de uma trupe de teatro de marionete, o “Bricabraque”, que alegrou o 1º Salão do Livro de Paragominas. Mesmo assim, a viagem foi tranqüila, eu no banco da frente, ao lado do Paulo Ivan, atento, paciente, o cauteloso motorista do veículo, responsável por uma viagem até repousante. E, lá fomos, mais os do “Bricabraque”, Francisco, o diretor e mentor do grupo, Vanessa, Gabriel, John e Malu, eles enfiados entre seu mar de objetos.

Parênteses para dizer do esforço desses artistas que movem os fios de um mundo de faz de conta, lindinho, uma perfeiçãozinha, os bonecos, lindeza à parte, arte em papel machê. Linda, a concepção e encarnação dessas personagens, as vozes, o fundo musical, as músicas incidentais, a iluminação do cenário, o colorido dos jogos de luzes, a adaptação do texto de Esopo, os efeitos cênicos. Já em Paragominas depois da trabalheira da montagem do palco, pais, mães, gurizadas, netos e bisnetos curtiram o espetáculo. Tudo bem e bom no “Bricabraque”, apesar da necessidade de menos didatismo, de lição de moral explícita, de advertências morais, algo que os infantes não percebem muito, o que se daria com maior proveito, se expresso no fluxo da ação dramática. Abri parênteses, porque se trata, no Pará, do único grupo dedicado ao teatro de marionete, seus mantenedores a dar duro, a labutar na marra, um grupo que necessita de apoio e estímulo, que precisa ser admirado pela beleza do espetáculo e pela carência de artistas dedicados ao antigo ofício.

Fechado os parênteses, atravessamos rumo ao Pará-nordeste, a estrada ótima, péssima só no trecho perto de Belém entre o município de Santa Izabel e a Vila de Americano. Por que o sacrifício dos sacolejos perto da capital? Descaso, inoperância, administração falha?

Atravessa-se até Paragominas, o olhar preso a uma triste constatação. Os municípios atravessados abrem uma paisagem inóspita, calcinada, as margens da BR-010, a Belém-Brasília, repletas de queimadas, mata esturricada, prova de deseducação ecológica e de que esses locais não contam com projeto de arborização, manifesta o descaso ante o desflorestamento crescente da Amazônia, alguns lugarejos tinindo, escaldando, o povo queimando à falta de um verde mínimo, de uma pálida rama contra o calor e a inclemência do sol. O que se vê são descampados sem fim, belas visadas a perder de vista, é certo pastos intermináveis, o belo feio da morte da Terra, pasto onde dormita boi escasso e magro. Pra quê tanto descampado, tanta flora destruída, tanta natureza morta, enjeitada, desprezada, tratorada, para nela se plantar o desalento de diminutos rebanhos? Passa-se estrada e, é essa a realidade. Os caras desmatam tudo. Não vêem bois apinhados sob raras sombras. Em alguns municípios plantaram uns eucaliptos, umas palmeiras imperiais que amargam falta de trato.

E chega-se a Paragominas, à surpresa, árvores meio crescidas ou a crescer por todo canto, a cidade a verdejar, a atmosfera pujante, saudável. Um adendo: não sou amiga nem de bom dia do prefeito, cujo nome desconheço. Reporto-me ao que vi, senti: uma promissora, cuidada, atrativa Paragominas, que deveria ser espelho de boa administração. Se eu fosse o governador Jatene, dava uma prensa nos prefeitos que abandonam seus municípios ao que der e vier. Organizava-lhes um estágio de lição de vergonha na cara, uns dias de permanência em Paragomninas. “Vamos lá, prefeitos, ver como renasceu um município-problema”, caso de Paragominas.

A cidade nasceu quando Juscelino Kubitschek, em 1958, pediu a Magalhães Barata, governador do Pará, doação de terras ao usufruto de um grupo de mineiros e goianos desejosos de viver no Pará. Barata cedeu mata fechada, parte de São Domingos do Capim e de Viseu. Tudo foi projetado, o traçado da cidade por arquitetos paulistas e o nome do lugar que, em 1965, elevou-se a município de Paragominas. só que, em poucas décadas, devastara 8,4 km² da floresta. Caiu em lista negra, foi punido. Amargou fracasso. E deu-se um pacto firmado por um lúcido prefeito em defesa do desmatamento zero, intento alcançado. Hoje, ali, há ruas limpas, asfaltadas, rótulas respeitadas, transito ordeiro, administração atuante. E árvore, árvore. Imaginem que a prefeitura comprou um Parque quase pronto, de herdeiros. São 12 mil hectares com alamedas, arvoredo, animais livres, ao centro um belo lago com pedalinhos gratuitos à população que frui do recanto, uma das sete maravilhas do Pará, por eleção popular patrocinada por O Liberal.

O Salão do Livro abrigou-se no parque e é flagrante o orgulho na face da população que ajuda a cuidar do espaço. Paragominas devia ser modelo até a Belém, espelho da inconsciência de devastar, não cultivar. O Salão brilhava em Paragominas, eu surpresa com a pujança do município que venceu, matou o atraso.

Amarílis Tupiassú é doutora em Letras

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Prova do Concurso para a Prefeitura de Paragominas passa para o dia 9 de dezembro

Em virtude da realização da Prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) marcada para o mesmo dia da realização do Concurso Público de Paragominas, ou seja, 25 de novembro 2012, a Prefeitura Municipal optou realizar seu exame no dia 9 de dezembro de 2012.

A Prefeitura de Paragominas tomou a decisão porque quase 10% dos candidatos inscritos no Concurso Público devem participar do Enade, que é obrigatório, pois é um componente curricular dos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Portanto, o registro de participação no Enade é condição indispensável para a colação de grau e expedição do diploma. O Exame é aplicado periodicamente aos estudantes de todos os cursos de graduação, durante o primeiro (ingressantes) e último (concluintes) ano do curso.

Portanto, em respeito a esses alunos que terão de prestar prova para o Enade, é que a Prefeitura de Paragominas decidiu realizar suas provas no próximo dia 9 de dezembro.

Vale ressaltar que o período de inscrição e de confirmação e complementação dos dados já estão encerrados e que a empresa Consesp já está em fase de homologação das inscrições, por isso os dados dos inscritos não estão mais disponíveis para consulta. Os candidatos devem aguardar até cinco dias antes da realização das provas para emitir seu cartão de inscrição através do site da instituição: WWW.consesp.com.br.

Projeto Juquinha promove grande leilão beneficente


Nesta quinta-feira, 8, a Associação José Pereira de Farias ou “Projeto Juquinha” e o Lions Clube de Paragominas promovem, a partir das 20h, no Tatersal do Parque de Exposições do município, o já tradicional Leilão Beneficente, com o objetivo de angariar fundos para a construção da nova sede do projeto.

Serão leiloados itens diversos, desde lotes de bovinos a eletrodomésticos. Todos os produtos que vão à Leilão foram doados por parceiros. Toda a renda que será arrecadada durante a noite, será revertida para o projeto. Segundo a diretora pedagógica do “Juquinha”, Lídia Mangas, vários eventos são realizados ao longo do ano para ajudar o projeto. “No Leilão, as pessoas poderão adquirir produtos de qualidade e com preços mais justos, além de contribuir com o projeto. Com a construção do novo prédio, aumentaremos o espaço físico e, com isso, o número de crianças que poderão ser atendidas cresce”, afirma a diretora.

Atualmente, o Projeto Juquinha atende 97 crianças, de 0 a 17 anos com necessidades especiais, crianças e jovens com lesões e paralisias cerebrais, autismo e a síndrome de Down. Para manter o atendimento às famílias, a Associação conta com as doações da comunidade. Tem ainda apoio da Prefeitura de Paragominas, da Mineradora Hydro e do Lyons Clube. 

Noite da Superação – Também como já acontece todos os anos, o Projeto Juquinha realiza a “Noite da Superação”, comemorando com a comunidade as conquistas e avanços das crianças e jovens atendidos pelo projeto. Este ano, a festa será realizada no dia 28 de novembro, a partir das 21h, no Clube das Acácias. O ingresso custa R$ 50, com direito a Open Bar. Mais informações pelo telefone: 3729-8072.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

1º Salão do Livro de Paragominas terá mesa redonda sobre o Projeto “Município Verde”




Repetindo o sucesso que foi a discussão sobre sustentabilidade na Feira Pan-Amazônica do Livro, a mesa redonda traz expert do tema

“Paragominas: Município Verde – Caminho para a Sustentabilidade”, esse é o tema da mesa redonda que será realizada em Paragominas, no dia 7 de novembro, às 19h30, no Memorial do Município Verde, no Parque Ambiental da cidade, fazendo parte da programação do 1º Salão do Livro da Região.

Convidados de renome nacional estarão no meio da discussão, como o pesquisador sênior do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Beto Veríssimo – que será o mediador –, Francisco Fonseca, coordenador de produção da ONG The Nature Conservancy, além do prefeito de Paragominas Adnan Demachki e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas, Mauro Lúcio Costa. Também compõem a mesa, o Secretário Extraordinário para a Coordenação do Programa Municípios Verde, Justiniano Neto, Paulo Amaral, também pesquisador do Imazon e Hugo Schaedler, Superintendente do Ibama no Estado do Pará.

A população de Paragominas vai poder se atualizar sobre o andamento do projeto municipal e do programa estadual. O objetivo, além de informar sobre as ações desenvolvidas, é discutir novos rumos, novas metas que deverão ser atingidas por eles (programa estadual e projeto municipal).

Segundo o prefeito Adnan Demachki, o Projeto Paragominas Município Verde continua “de vento em popa”, investindo em ações que dêem condições de produção aos produtores rurais, como a liberação de crédito, investimento em capacitação profissional, etc. Mas, ele diz que o projeto vive um novo momento: o de geração de emprego através da verticalização da produção. “Estamos caminhando para deixar que o município seja um mero exportador de matéria-prima, e passe a agregar valor ao seu produto. Esse é o caminho para gerar mais empregos, fazer rodar a economia da cidade, gerando renda. E já é realidade, com a construção do frigorífico de pequenos animais e a instalação de fábricas de ração na cidade. Esse é apenas o começo”, afirma o gestor.

Na ocasião, o prefeito irá entregar a Medalha Célio Miranda, a maior honraria municipal, aos parceiros do Projeto.

Serviço:
 Mesa Redonda, “Paragominas: Município Verde – Caminho para a Sustentabilidade”, às 19h30, no Memorial do Município Verde, Parque Ambiental de Paragominas, na programação do 1º Salão do Livro da Região

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Paragominas sedia I Salão do Livro da Região


De 3 a 11 de novembro, o município de Paragominas recebe o I Salão do Livro da Região do Capim, uma promoção do Governo do Estado do Pará e Secretaria Especial de Promoção Social, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com a Prefeitura de Paragominas, através da Secretaria Municipal de Cultura. O evento ocorre no Parque Ambiental Municipal.

O Salão terá como homenageados o país Portugal e o músico santareno Wilson Dias da Fonseca, dando sequência às celebrações feitas pela Secult, este ano, aos lusitanos e ao saudoso mestre Isoca, escolhidos, respectivamente, pelas comemorações do Ano de Portugal no Brasil, iniciado em setembro passado, e pelo centenário de nascimento do maestro que, se vivo estivesse, completaria este ano 100 anos.

Quem visitar o Salão do Livro encontrará grande diversidade de livros e promoções atraentes, além de participar de inúmeras atividades, com destaque para os Encontros Literários com autores locais, regionais e nacionais. Da região do Capim estarão presentes Gláucia Ligia Leal e Jorge Quadros, de Paragominas, Lana Regina de Oliveira e Elisanete Paixão, de Mãe do Rio, Zildimar Barros, de Dom Eliseu, e Gleice Antonio Almeida de Oliveira, de Irituia.

Entre os autores regionais estão Carlos Correia Santos, Antônio Eutálio Corrêa, Juraci Siqueira, Salomão Larêdo, Daniel Leite e Vicente Malheiros, que é filho de Wilson Fonseca e, na ocasião, falará sobre a vida e a obra do maestro Isoca. Entre os escritores nacionais, estará Angela Dutra de Menezes, Leandro Fabiano Narloch e Carlos Rodrigues Brandão.

Um dos momentos mais esperados pelo público jovem que frequenta o evento é o Papo Cabeça, onde temas de interesse desse segmento são discutidos com especialistas, a exemplo de "Ética nas redes sociais", "Violência nas Escolas/Bullying", "Escolha Profissional" e "Sexualidade e afetividade".

Na programação Arena das Artes, grupos de teatro, dança e musicais da região do Capim mostrarão seus trabalhos. Durante o Salão do Livro, a Secult inicia o percurso itinerante das exposições temáticas apresentadas durante a XVI Feira Pan-Amazônica do Livro, realizada em Belém, de 21 a 30 de setembro passado. E para quem gosta de cinema, os promotores do Salão prepararam uma Mostra de Filmes Paraenses. A boa música também tem seu espaço no evento. Logo no primeiro dia quem se apresenta é a Orquestra Municipal Daniel Nascimento, de Paragominas.

O Serviço Social da Indústria (Sesi) também estará presente no evento com sua Unidade Móvel, um projeto do Sesi Educação. E o Projeto Paragominas Município Verde, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Paragominas, terá um momento destacado para ser apresentado ao público.

Durante a realização do I Salão do Livro da Região do Capim, os professores da rede estadual de ensino poderão utilizar o Cred-livro, bônus criado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), para aprimorar a formação dos educadores. Com o Cred-livro, cada professor recebe diretamente em sua conta bancária o valor de R$ 200, para serem investidos na aquisição de livros e materiais pedagógicos. 

Programação do I Salão do Livro de Paragominas


Programação do I Salão do Livro de Paragominas


Dia 3

Memorial do Município Verde
10h
Abertura Oficial do I Salão do Livro da Região do Capim

15h30 às 17h
Circuito Literário
Juraci Siqueira / Alfredo Garcia / Bella Pinto: "Literatura Infantil"
Mediação: Irene Pimentel

17h às 18h30
Palestra
Amarílis Tupiassu - “Letras Portuguesas, ontem, hoje” – Belém/PA

19h às 20h30
Encontro Literário
Carlos Correia Santos – Belém/PA
Mediação: Taís Fiorese– Paragominas/PA

Tenda 04 – PROJOVEM – SEMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social
9h às 11h
Oficina
“Decopagem em Sacolas de Tecidos”- Exposição e Confecção de Artes com alunos do Projovem

15 às 17h
Exposição e Confecções de Artes com alunos do Projovem (Caricaturas)

Palco Wilson Fonseca
16h
Teatro de Bonecos: Contos da floresta - Companhia Bric Brac              - Belém/PA

20h30
Concerto da Orquestra Municipal Daniel Nascimento –Paragominas/PA

Sessão de Autógrafo
Estande SECULT
20h30
Carlos Correia Santos

Exposições
Parque Ambiental Municipal
09h às 22h
IV Salão Internacional de Humor da Amazônia - Ecologia no Traço: “Exposição de Humor Ecológico” / “Exposição de Caricaturas” / “Exposição de Cartuns Livre” / “Exposição em homenagem ao Benedito Nunes”
“Azulejo Português – Diálogos Contemporâneos” (Realização: Instituto Camões Portugal)
"Mário de Andrade e a Amazônia: o importante não é ficar, é viver. Eu vivo" (Realização: IAP/SECULT-PA)
“XVI Feira Pan-Amazônica do Livro – Um passeio literário pelo Para” (Realização: SECULT/PA)

Unidade Móvel – SESI Educação
09h às 18h
Cursos de Educação Continuada / Inclusão Digital



Dia 4

Memorial do Município Verde
09h30 - 10h30 e às 14 h
Peça teatral Pluft O Fantasminha – Grupo de Teatro SECULT Paragominas /PA

15h30 às 17h
Circuito Literário
"Poesia": Jaddson Luiz Silva
Mediação: Irene Pimentel

17h às 18h30
Palestra
“A vida e obra de Wilson Fonseca (Maestro Isoca)” – Vicente Malheiros – Belém/PA

19h às 20h30
Encontro Literário
Antônio Eutálio Corrêa - Belém/PA               
Mediação: Carlos Correia Santos – Belém/PA

Tenda 04 – PROJOVEM – SEMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social
9h às 11h
Oficina
“Decopagem em Sacolas de Tecidos”- Exposição e Confecção de Artes com alunos do Projovem

15 às 17h
Exposição e Confecções de Artes com alunos do Projovem (Caricaturas)

Palco Wilson Fonseca
10h30
Teatro de Bonecos: Contos da floresta
Companhia Bric Brac – Belém/PA

20h30
Apresentação do Grupo Yucatã, MPB e Música Paraense com Karla Amoras e Jairo Assunção – Paragominas/PA

Exposições
Parque Ambiental Municipal
09h às 22h
IV Salão Internacional de Humor da Amazônia - Ecologia no Traço: “Exposição de Humor Ecológico” / “Exposição de Caricaturas” / “Exposição de Cartuns Livre” / “Exposição em homenagem ao Benedito Nunes”
“Azulejo Português – Diálogos Contemporâneos” (Realização: Instituto Camões Portugal)
"Mário de Andrade e a Amazônia: o importante não é ficar, é viver. Eu vivo" (Realização: IAP/SECULT-PA)
“XVI Feira Pan-Amazônica do Livro – Um passeio literário pelo Para” (Realização: SECULT/PA)

Unidade Móvel – SESI Educação
09h às 18h
Cursos de Educação Continuada / Inclusão Digital


Dia 5

Memorial do Município Verde
9h30 às 11h30
Arena das Artes
Município: Paragominas/PA
Teatro: A origem de Paragominas (Colégio Sophos) / Teatro: Ciclos Econômicos (Colégio Sophos) / Música: Oh happy day (Projovem-Caseca) / Coral de Flautas (Secult-Escola Municipal de Música) / Dança: New York, New York (Secult-Escola Municipal de Dança) / Dança: Abelhinhas (Secult-Escola Municipal de Dança) / Dança: Carimbó - "Espetáculos das águas" (EMEF Ir. Maria Angélica Dantas) / Dança: Contemporânea (Secult-Escola Municipal de Dança) / Dança: FreeStep (Alberto Dantas) / Dança: Carimbó "Ai Menina!" (Secult-Grupo da Melhor Idade - Projeto "Dance e Viva")

9h30
Trilha Teatral
Apresentações de Peças Teatrais – UFRA – Paragominas/PA

14h30 às 15h / 17h15 às 17h45
Mostra de Filmes Paraenses
A Festa da Pororoca (12’ 30”) / O Rapto do Peixe-boi (14’ 59”) - Animação de Cássio Tavernard (Belém)

15h30 às 17h
Papo Cabeça
"A História por trás da História" - Angela Dutra de Menezes - Rio de Janeiro/RJ
Apresentador: Carlos Correia Santos
Intervenção Artística: Renato Torres

19h às 20h30
Encontro Literário
Gláucia Ligia R. Leal - Paragominas/PA
Lana Regina de Oliveira e Elisanete Paixão - Mãe do Rio/PA 
Mediação: Carlos Correia Santos – Belém/PA

Tenda 01
10h às 12h
Oficina
"Palavra Cantada" - Renato Torres – Belém/PA

15h às 17h
Oficina
“Patrimônio, Memória e Literatura: estudos de arquivos e acervos literários - Renato Gimenes -DPHAC/Belém/PA

Tenda 02
09h30 às 11h30
Contação de História - Gil Ganesh– Belém/PA

15h às 17h
Contação de História - Francisca Oneide de Oliveira Lima e Ronivon C. Oliveira – SEMEC – Paragominas/PA

Tenda 03
Espaço Infantil     
9h30 às 11h30
Oficina
"Literatura e Ludicidade" - Yandra Galuppo – Belém/PA

15h30 às 17h30
Oficina
“Confecção de Livro em Feltro” – Tábata Lima – UFRA - Paragominas/PA

Tenda 04 – PROJOVEM – SEMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social
9h às 11h
Exposição e Confecção de Artes com alunos do Projovem

15 às 17h
Exposição e Confecções de Artes com alunos do Projovem (Caricaturas)


Palco Wilson Fonseca
20h30
Show Cantor Nad – Paragominas/PA

Sessão de Autógrafo
Estande SECULT
17h
Angela Dutra de Menezes

20h
Lana Regina de Oliveira
Elizanete Paixão

Estande Prefeitura Municipal de Paragominas
20h30
Gláucia Ligia R. Leal - Paragominas/PA

Exposições
Parque Ambiental Municipal
09h às 22h
IV Salão Internacional de Humor da Amazônia - Ecologia no Traço: “Exposição de Humor Ecológico” / “Exposição de Caricaturas” / “Exposição de Cartuns Livre” / “Exposição em homenagem ao Benedito Nunes”
“Azulejo Português – Diálogos Contemporâneos” (Realização: Instituto Camões Portugal)
"Mário de Andrade e a Amazônia: o importante não é ficar, é viver. Eu vivo" (Realização: IAP/SECULT-PA)
“XVI Feira Pan-Amazônica do Livro – Um passeio literário pelo Para” (Realização: SECULT/PA)

Unidade Móvel – SESI Educação
09h às 18h
Cursos de Educação Continuada / Inclusão Digital


Dia 6

Memorial do Município Verde
9h30 às 11h30
Arena das Artes
Município: Irituia/PA
Grupo Parafolclórico Tuiaporanga / Grupo de Carimbó Arauitê

14h30 às 15h / 17h15 às 17h45
Mostra de Filmes Paraenses
O Curupira (12’45”) / A Piraíba (12’30”) - Episódio CATALENDAS - Produção TV Cultura

15h30 às 17h
Papo Cabeça
"Ética nas redes sociais" - Rafael P. Vale – Paragominas/PA
Apresentador: Carlos Correia Santos
Intervenção Artística: Renato Torres

19h às 20h30
Encontro Literário
Angela Dutra de Menezes - Rio de Janeiro/RJ
Mediação: Carlos Correia Santos – Belém/PA

Tenda 01
10h às 12h
Oficina
"Técnicas de Contação de Histórias" - Francisca Oneide de Oliveira Lima e Ronivon C. Oliveira – SEMEC – Paragominas/PA

15h às 17h
Contação de História
Simone Mota – Paragominas/PA

Tenda 02
09h30 às 11h30
Contação de História - Gil Ganesh– Belém/PA

15h às 17h
Contação de História - Francisca Oneide de Oliveira Lima e Ronivon C. Oliveira – SEMEC Paragominas/PA

Tenda 03
Espaço Infantil     
9h30 às 11h30 e de 15h30 às 17h30
Vivência
"Roda da Palavra" - Yandra Galuppo – Belém/PA


Tenda 04 – PROJOVEM – SEMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social
09h às 11h
Oficina: Azulejos

15 às 17h
Exposição e Confecções de Artes com alunos do Projovem (Caricaturas)

Espaço Cultural - SECULT Paragominas
19h às 22h
Oficina de Produções Textuais: Poema – Samantha Costa de Sousa – Paragominas/PA

Palco Wilson Fonseca
20h30
Banda de Fanfarra - FAMU – Ulianópolis/PA

Sessão de Autógrafo
Estande SECULT
20h30
Angela Dutra de Menezes

Exposições
Parque Ambiental Municipal
09h às 22h
IV Salão Internacional de Humor da Amazônia - Ecologia no Traço: “Exposição de Humor Ecológico” / “Exposição de Caricaturas” / “Exposição de Cartuns Livre” / “Exposição em homenagem ao Benedito Nunes”
“Azulejo Português – Diálogos Contemporâneos” (Realização: Instituto Camões Portugal)
"Mário de Andrade e a Amazônia: o importante não é ficar, é viver. Eu vivo" (Realização: IAP/SECULT-PA)
“XVI Feira Pan-Amazônica do Livro – Um passeio literário pelo Para” (Realização: SECULT/PA)

Unidade Móvel – SESI Educação
09h às 18h
Cursos de Educação Continuada / Inclusão Digital


Dia 7

Memorial do Município Verde
9h30 às 11h30
Arena das Artes
Município: Paragominas/PA
Teatro: Paragominas, do desmatamento ao Município Verde (Projovem - Bairro Nagibão) / Dança Gospel (Projovem - Bairro Nagibão) / Coral de Flautas (PETI - Programa de erradicação do Trabalho Infantil - SEMAS) / Recital de Poesias (EMEF Comunitária do Uraim) / Coral de Flautas (Projeto Menino Feliz) / Danças Populares (Projovem - Bairro Nagibão)

14h30 às 15h / 17h15 às 17h45
Mostra de Filmes Paraenses
Nossa Senhora dos Miritis (13’ 08”) / Muragens – crônicas de um muro (12’) - Animação de Andrei Miralha (Belém)

15h30 às 17h
Papo Cabeça
"Violência nas Escolas/Bullying" - Márcia B. Costa – Paragominas/PA
Apresentador: Carlos Correia Santos
Intervenção Artística: Renato Torres

18h
Encontro Literário
Salomão Larêdo - Belém/PA
Mediação: Carlos Correia Santos – Belém/PA

19h
Mesa Redonda
Projeto “Paragominas Município Verde”

Tenda 01
10h às 12h
Oficina
"Técnicas de Contação de Histórias" - Francisca Oneide de Oliveira Lima e Ronivon C. Oliveira – SEMEC – Paragominas/PA

15h às 17h
Oficina
Jogos Teatrais - Gil Ganesh– Belém/PA

Tenda 02
09h30 às 11h30
Contação de História - Gil Ganesh– Belém/PA

15h às 17h
Contação de História - Francisca Oneide de Oliveira Lima e Ronivon C. Oliveira – SEMEC – Paragominas/PA

Tenda 03
Espaço Infantil     
9h30 às 11h30
Oficina
"Literatura e Ludicidade" - Yandra Galuppo – Belém/PA

15h30 às 17h30
Oficina
“Confecção de Livro em Feltro” – Tábata Lima – UFRA – Paragominas/PA

Tenda 04 – PROJOVEM – SEMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social
9 às 11h e de 15 às 17h
Exposição e Confecção de Artes com alunos do Projovem (Caricaturas)

Espaço Cultural - SECULT Paragominas
19h às 22h
Oficina de Produções Textuais: Crônica – Eneida Santa Rosa – Paragominas/PA

Sessão de Autógrafo
Estande SECULT
19h
Salomão Laredo

Exposições
Parque Ambiental Municipal
09h às 22h
IV Salão Internacional de Humor da Amazônia - Ecologia no Traço: “Exposição de Humor Ecológico” / “Exposição de Caricaturas” / “Exposição de Cartuns Livre” / “Exposição em homenagem ao Benedito Nunes”
“Azulejo Português – Diálogos Contemporâneos” (Realização: Instituto Camões Portugal)
"Mário de Andrade e a Amazônia: o importante não é ficar, é viver. Eu vivo" (Realização: IAP/SECULT-PA)
“XVI Feira Pan-Amazônica do Livro – Um passeio literário pelo Para” (Realização: SECULT/PA)

Unidade Móvel – SESI Educação
09h às 18h
Cursos de Educação Continuada / Inclusão Digital


Dia 8

Memorial do Município Verde
9h30 às 11h30
Arena das Artes
Município: Ulianópolis/PA
Grupo Parafolclórico Guardiões da Amazônia

14h30 às 15h / 17h15 às 17h45
Mostra de Filmes Paraenses
Admirimiriti (11’) Animação de Andrei Miralha (Belém)
O Menino Urubu (16’ 07”) Animação de Roberto Ribeiro e Fernando Alves (Belém)

15h30 às 17h
Papo Cabeça
"Escolha Profissional" - Salomão Larêdo - Belém/PA
Apresentador: Carlos Correia Santos
Intervenção Artística: Renato Torres

19h às 20h30
Encontro Literário
Leandro Fabiano Narloch - São Paulo/SP
Mediação: Carlos Correia Santos – Belém/PA

Tenda 01
10h às 12h
Oficina: "Palavra Cantada" - Renato Torres – Belém/PA

15h às 17h
Oficina
Jogos Teatrais - Gil Ganesh– Belém/PA

Tenda 02
09h30 às 11h30
Contação de História - Gil Ganesh– Belém/PA

15h às 17h
Contação de História - Francisca Oneide de Oliveira Lima e Ronivon C. Oliveira – SEMEC – Paragominas/PA

Tenda 03
Espaço Infantil     
9h30 às 11h30
Contação de História - Simone Mota – Paragominas/PA

15h30 às 17h30
Oficina
"Vivências em Danças Circulares" - Yandra Galuppo – Belém/PA

Tenda 04 – PROJOVEM – SEMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social
9h às 11h
Exposição e Confecção de Artes com alunos do Projovem (Caricaturas) / Apresentação Musical de Letícia Cibeli Leandro (aluna do Projovem)

15 às 17h
Exposição e Confecções de Artes com alunos do Projovem (Caricaturas)

Espaço Cultural - SECULT Paragominas
9h às 11h e de 15h às 17h
Oficina
Expressão oral e Interpretação

19h às 22h
Oficina de Produções Textuais: Conto – Sandra De Prá de Oliveira – Paragominas/PA

Palco Wilson Fonseca
20h30
Apresentações Culturais - Cia de Dança SECULT - Paragominas/PA

Sessão de Autógrafo
Estande SECULT
17h
Salomão Laredo

20h30
Leandro Narloch


Exposições
Parque Ambiental Municipal
09h às 22h
IV Salão Internacional de Humor da Amazônia - Ecologia no Traço: “Exposição de Humor Ecológico” / “Exposição de Caricaturas” / “Exposição de Cartuns Livre” / “Exposição em homenagem ao Benedito Nunes”
“Azulejo Português – Diálogos Contemporâneos” (Realização: Instituto Camões Portugal)
"Mário de Andrade e a Amazônia: o importante não é ficar, é viver. Eu vivo" (Realização: IAP/SECULT-PA)
“XVI Feira Pan-Amazônica do Livro – Um passeio literário pelo Para” (Realização: SECULT/PA)

Unidade Móvel – SESI Educação
09h às 18h
Cursos de Educação Continuada / Inclusão Digital


Dia 9

Memorial do Município Verde
9h30 às 11h30
Arena das Artes
Município: Paragominas/PA
Teatro: A Origem de Paragominas / Ciclos Econômicos (Colégio Sophos)

14h30 às 15h / 17h15 às 17h45
Mostra de Filmes Paraenses
Miriti-Miri  (15’) Documentário de Andrei Miralha (Belém)
Visagem (11min) Animação de Roger Elarrat (Belém)

15h30 às 17h
Papo Cabeça
"Sexualidade e afetividade" - Aluisio Almeida - Belém/PA
Apresentador: Carlos Correia Santos
Intervenção Artística: Renato Torres

19h às 20h30
Encontro Literário
Jorge Quadros e Escritores Paragominenses – Paragominas/PA - Zildimar Barros - Dom Eliseu/PA
Mediação: Carlos Correia Santos – Belém/PA
               
Tenda 01
10h às 12h
Contação de História
Simone Mota – Paragominas/PA
               
15h às 17h
Oficina
"Somos todos poetas. Aprendendo a criar e partilhar o que criamos" - Carlos Rodrigues Brandão –Campinas/SP

Tenda 02
09h30 às 11h30
Contação de História - Gil Ganesh– Belém/PA

15h às 17h
Contação de História - Francisca Oneide de Oliveira Lima e Ronivon C. Oliveira – SEMEC Paragominas/PA

Tenda 03
Espaço Infantil     
9h30 às 11h30
Oficina
"Vivências em Danças Circulares" - Yandra Galuppo – Belém/PA

15h30 às 17h30
Contação de História
Simone Mota – Paragominas/PA

Tenda 04 – PROJOVEM – SEMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social
9h às 11 e de 15 às 17h
Exposição e Confecções de Artes com alunos do Projovem (Caricaturas)

Palco Wilson Fonseca
20h30
SARAU: Recital - SECULT – Paragominas/PA

Sessão de Autógrafo
Estande SECULT
18h
Clóvis Malcher Filho

Estande Prefeitura Municipal de Paragominas
17h
Escritores Paragominenses

Exposições
Parque Ambiental Municipal
09h às 22h
IV Salão Internacional de Humor da Amazônia - Ecologia no Traço: “Exposição de Humor Ecológico” / “Exposição de Caricaturas” / “Exposição de Cartuns Livre” / “Exposição em homenagem ao Benedito Nunes”
“Azulejo Português – Diálogos Contemporâneos” (Realização: Instituto Camões Portugal)
"Mário de Andrade e a Amazônia: o importante não é ficar, é viver. Eu vivo" (Realização: IAP/SECULT-PA)
“XVI Feira Pan-Amazônica do Livro – Um passeio literário pelo Para” (Realização: SECULT/PA)

Unidade Móvel – SESI Educação
09h às 18h
Cursos de Educação Continuada / Inclusão Digital


Dia 10

Memorial do Município Verde
9h30 às 11h30
Arena das Artes
Municípios: São Miguel do Guamá / Mãe do Rio / Paragominas/PA
“Brasileirinhos do Guamá” / Projeto Menino Feliz Paragominas/ Teatro de São Miguel do Guamá E. E.E.Médio Frei Miguel de Bulhões Tema: Recicleia em Guamá te quero Limpo / “Brasileirinhos do Guamá”/ Teatro de Paragominas E. E.E.Médio Raimundo Laureano - Recicléia em Amazônia te quero verde / “Brasileirinhos do Guamá” / Teatro de  Mãe do Rio - Recicléia em água para se comer /
Teatro de Paragominas E. M.E.F. Amilcar Batista Tocantins - Recicleia em Municípios Para se viver/ Brasileirinhos do Guamá”

14h30 às 15h / 17h15 às 17h45
Mostra de Filmes Paraenses
A Moça do Táxi (10’35”) Episódio CATALENDAS - Produção TV Cultura
Voa Japiim, Voa (2’ 26”) Animação de Jhames Sousa (Castanhal)
A Mala (01’37”)Animação de João Augusto Rodrigues e Fabiannie Bergh (Belém)

15h30 às 17h
Palestra: Projeto Paragominas Município Verde / Apresentações Culturais SECULT Paragominas/PA

19h às 20h30
Encontro Literário
Carlos Rodrigues Brandão - Campinas/SP
Mediação: Carlos Correia Santos – Belém/PA

Tenda 03
Espaço Infantil     
15h30 às 17h30
Oficina
"Vivências em Danças Circulares"  - Yandra Galuppo – Belém/PA

Tenda 04 – PROJOVEM – SEMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social
9 às 11h
Oficina Garrafas de vidro - Exposição e Confecções de Artes com alunos do Projovem (Caricaturas)

15 às 17h
Exposição e Confecções de Artes com alunos do Projovem (Caricaturas)

Palco Wilson Fonseca
20h30
Concerto da Orquestra Municipal Daniel Nascimento –Paragominas/PA

Sessão de Autógrafo
Estande SECULT
20h30
Carlos Rodrigues Brandão

Exposições
Parque Ambiental Municipal
09h às 22h
IV Salão Internacional de Humor da Amazônia - Ecologia no Traço: “Exposição de Humor Ecológico” / “Exposição de Caricaturas” / “Exposição de Cartuns Livre” / “Exposição em homenagem ao Benedito Nunes”
“Azulejo Português – Diálogos Contemporâneos” (Realização: Instituto Camões Portugal)
"Mário de Andrade e a Amazônia: o importante não é ficar, é viver. Eu vivo" (Realização: IAP/SECULT-PA)
“XVI Feira Pan-Amazônica do Livro – Um passeio literário pelo Para” (Realização: SECULT/PA)

Unidade Móvel – SESI Educação
09h às 18h
Cursos de Educação Continuada / Inclusão Digital


Dia 11

Memorial do Município Verde
10h30 / 11h30 / 16h
Arena das Artes
Município: Paragominas/PA
Teatro - Os Saltimbancos - Grupo de Teatro SECULT Paragominas/PA

11h30
Contação de História
“O Caçador de Palavras Amazônicas” – Yandra Galuppo – Belém/PA

19h às 20h30
Encontro Literário
Daniel Leite - Belém/PA
Gleice Antonio Almeida de Oliveira - Irituia/PA
Mediação: Carlos Correia Santos – Belém/PA

Tenda 04 – PROJOVEM – SEMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social
9 às 11h e de 15 às 17h
Exposição e Confecções de Artes com alunos do Projovem (Caricaturas)

Palco Wilson Fonseca
20h30
"Cantares" (Piano e Voz) - Nanna Reis e Lenilson Albuquerque – Belém/PA

Sessão de Autógrafo
Estande SECULT
20h30
Daniel Leite
Gleice Antonio Almeida de Oliveira

Exposições
Parque Ambiental Municipal
09h às 22h
IV Salão Internacional de Humor da Amazônia - Ecologia no Traço: “Exposição de Humor Ecológico” / “Exposição de Caricaturas” / “Exposição de Cartuns Livre” / “Exposição em homenagem ao Benedito Nunes”
“Azulejo Português – Diálogos Contemporâneos” (Realização: Instituto Camões Portugal)
"Mário de Andrade e a Amazônia: o importante não é ficar, é viver. Eu vivo" (Realização: IAP/SECULT-PA)
“XVI Feira Pan-Amazônica do Livro – Um passeio literário pelo Para” (Realização: SECULT/PA)

Unidade Móvel – SESI Educação
09h às 18h
Cursos de Educação Continuada / Inclusão Digital