Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar

Prefeito Adnan Demachki recebendo a estatueta das mãos de Lula
Sete. Esse é o número de vezes que Paragominas foi campeã do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar. Ontem, o prefeito do município, recebeu das mãos do presidente Lula, a premiação.
Pela sétima vez consecutiva, a cidade de Paragominas, no nordeste do Pará, foi campeã do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, premiação realizada há 7 anos pela ONG Ação Fome Zero. Só o prefeito Adnan Demachki recebeu a estatueta seis vezes durante seis anos de governo. A cerimônia de entrega da premiação foi realizada ontem, 29 de novembro, em Brasília e contou com a presença do Presidente Lula (ver foto)

O Prêmio é uma atividade de avaliação, seleção e divulgação de boas gestões públicas municipais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Seu objetivo é destacar os prefeitos que realizam gestões criativas e responsáveis do PNAE e disseminar estas boas práticas, para que sejam conhecidas e adotadas por outros gestores. Este ano, 1340 municípios foram inscritos, mas apenas 21 foram selecionados. Entre agosto e setembro deste ano, 36 prefeituras finalistas em todo o país foram visitadas por pesquisadores com o apoio técnico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Em Paragominas, as mais de 30 mil crianças atendidas nas escolas públicas municipais recebem um cardápio de delícias acompanhado de perto pela Secretária Municipal de Educação, Mosimeire Costa. Segundo ela, o menu vive mudando e depende da estação das frutas e dos legumes. Cheiro-verde, cariru, alface, pepino e abóbora são apenas alguns produtos que vem das hortas e pequenas plantações da região.

“Logo no começo quando começamos a implantar esse cardápio, as crianças estranharam muito porque não estavam acostumadas a ter em casa uma alimentação balanceada”, lembra a secretária. “Hoje, a realidade mudou e muitas seguem essa alimentação em casa”, afirma Mosimeire.

Dona Maria de Fátima da Silva faz parte do grupo de pequenos produtores que fornecem hortaliças para reforçar a merenda nas escolas de Paragominas. Os três netos dela são alunos da rede pública e ela se orgulha em contribuir para a melhoria da alimentação dos estudantes. “Além de ganhar um dinheirinho extra com a parceria que temos com a prefeitura, ainda me sinto feliz em produzir alimento que serão consumidos pelas crianças, especialmente para os meus netos”, afirma a pequena produtora.

Segundo Walmir Nogueira, coordenador da Merenda Escolar de Paragominas, a parceria com pequenos produtores é um dos motivos para o sucesso do programa. “A gente trabalha com compra direta do produtor, livrando-nos dos atravessadores. Isso faz com que consigamos maior quantidade do produto a um preço mais acessível, sem perder qualidade”, revela o coordenador.

A Secretária de Educação reforça a importância da compra direta. “A venda direta com os produtores, garante mais qualidade ao alimento. O legume e a verdura chegam aqui intactos, com o valor nutricional total e com o aproveitamento total do produto”, diz Mosimeire.

Para o prefeito heptacampeão, Adnan Demachki, o orgulho de receber a premiação não é só dele, mas de toda a equipe da Prefeitura que se empenha em ser excelência na qualidade da comida oferecida aos alunos. “O prêmio é um termômetro se a nossa administração realmente está preocupada com a educação e alimentação de nossas crianças. Graças aos esforços de nossos profissionais, conseguimos o reconhecimento de que cuidamos sim – e muito bem, dos mais de 30 mil alunos atendidos pela rede municipal de ensino”, afirma o prefeito heptacampeão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, senão a internet perde sua interatividade!