Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Bem aventuranças

Sou formada desde 2006 pela Universidade Federal do Pará, pelo curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, na época em que jornalista mesmo era o diplomado. Quando entrei na universidade, só existia o curso da Federal para Jornalismo e eram ofertados apenas 30 vagas. No vestibular, concorri com 17 pessoas e fiquei em 24º lugar, ou seja, quase não passo. Meu pai ficou arrasado quando viu que sua única tinha escolhido essa profissão. Dizia ele: "Jornalismo não dá dinheiro". Antes de passar na Federal, passei em Publicidade e Propaganda na Unama, mas não tínhamos grana para bancar o curso. Era o meu primeiro vestibular e eu tinha passado. Liguei toda feliz pro meu pai para lhe contar a boa nova. Sabem o que ele me disse? "Qualquer burro passa na Unama!". Fiquei ARRASADA. Mas, sabem de uma coisa, não sei se ele me falou aquilo como uma maneira desesperada de dizer que não podia pagar ou pra me incentivar, de uma forma tosca, a estudar e passar na Federal.

Sabem porque estou contando essa história? Não é para me gabar que sou formada, etc e tal. É para dizer que não foi fácil chegar até aqui, como muita gente aqui em Paragominas pensa. Já ouvi absurdos porque tenho curso superior. Já me disseram que o meu diploma não serve pra nada. Eu fico triste, mas lamento porque o meu diploma é o sinal que minha família e eu valorizamos a educação. E eu lutei para tê-lo e tenho orgulho disso. Estudei dois anos da minha vida em uma escola pública, em Belém, então, sei exatamente o que é chegar na sala de aula e não ter professor para ensinar. Ou se tem, não tem comprometimento. Sou de uma família de professores. E, talvez por isso, respeito tanto essa profissão, apesar de não ter vocação para tal. Meu pai e meu irmão mais velho são professores de português, formados em Letras, o primeiro habilitado em Inglês e o segundo, em Espanhol. O meu segundo irmão, Rogério, é professor de Física e Doutor em Educação. O Davi, o terceiro, é engenheiro florestal e mestre em Ciências Florestais. Vejam, só eu sou a única que não dei continuidade aos meus estudos.

Contudo, estou aprendendo a cada dia aqui em Paragominas, numa cidade que nunca imaginei morar. Fui trazida pelo coração, visto que meu ex-marido trabalhava aqui e, como recém-casada, era o meu dever de esposa acompanhá-lo. Nos divorciamos e continuo aqui porque foi nesta cidade que aprendi o verdadeiro significado da palavra lealdade, amizade, admiração e PROFISSIONALISMO. Tenho orgulho de trabalhar com quem trabalho porque são pessoas que admiro de verdade, sem que para isso precisem me "bajular" ou molhar a "minha mão". Mesmo quando fui trabalhar na TV Liberal, sempre tive o cuidado com as matérias que fazia para não cometer injustiças, visto que essa cidade é modelo para o resto do Pará.
Vivi em Belém 25 anos da minha vida e hoje vejo a balbúrdia que se transformou aquele lugar. Mendigo e crianças nas ruas, violência por toda a parte. Sinto-me privilegiada em viver aqui e ter sido tão bem recebida.

Fico muito triste e até revoltada quando vejo estampada matérias caluniosas e injustas sobre essa administração e sobre a cidade. Somos exemplo, gente! E isso não sou só eu que digo. Claro que temos de mostrar os problemas. Mas, o jornalismo sério e comprometido eu aprendi na universidade com a professora Regina Alves, me ensinou que devemos ouvir SEMPRE os dois lados e apurar todas as informações que nos são repassadas. O jornalismo precisa estar a serviço da comunidade, servir para melhorar alguma coisa e não só esculhambar. Por que, pergunto, o jornalista não volta no lugar onde ele denunciou um buraco, por exemplo, pra ver se ele foi tampado? São poucos os que fazem isso!

Estive em Brasília com o prefeito na última semana e vi o quanto somos respeitados; e quantos municípios Brasil a fora queriam estar na nossa situação. Mas, sabemos que não foi fácil estar neste patamar. Muitas mãos fizeram esse, que é um dos mais prósperos municípios paraenses.

Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar

Prefeito Adnan Demachki recebendo a estatueta das mãos de Lula
Sete. Esse é o número de vezes que Paragominas foi campeã do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar. Ontem, o prefeito do município, recebeu das mãos do presidente Lula, a premiação.
Pela sétima vez consecutiva, a cidade de Paragominas, no nordeste do Pará, foi campeã do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, premiação realizada há 7 anos pela ONG Ação Fome Zero. Só o prefeito Adnan Demachki recebeu a estatueta seis vezes durante seis anos de governo. A cerimônia de entrega da premiação foi realizada ontem, 29 de novembro, em Brasília e contou com a presença do Presidente Lula (ver foto)

O Prêmio é uma atividade de avaliação, seleção e divulgação de boas gestões públicas municipais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Seu objetivo é destacar os prefeitos que realizam gestões criativas e responsáveis do PNAE e disseminar estas boas práticas, para que sejam conhecidas e adotadas por outros gestores. Este ano, 1340 municípios foram inscritos, mas apenas 21 foram selecionados. Entre agosto e setembro deste ano, 36 prefeituras finalistas em todo o país foram visitadas por pesquisadores com o apoio técnico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Em Paragominas, as mais de 30 mil crianças atendidas nas escolas públicas municipais recebem um cardápio de delícias acompanhado de perto pela Secretária Municipal de Educação, Mosimeire Costa. Segundo ela, o menu vive mudando e depende da estação das frutas e dos legumes. Cheiro-verde, cariru, alface, pepino e abóbora são apenas alguns produtos que vem das hortas e pequenas plantações da região.

“Logo no começo quando começamos a implantar esse cardápio, as crianças estranharam muito porque não estavam acostumadas a ter em casa uma alimentação balanceada”, lembra a secretária. “Hoje, a realidade mudou e muitas seguem essa alimentação em casa”, afirma Mosimeire.

Dona Maria de Fátima da Silva faz parte do grupo de pequenos produtores que fornecem hortaliças para reforçar a merenda nas escolas de Paragominas. Os três netos dela são alunos da rede pública e ela se orgulha em contribuir para a melhoria da alimentação dos estudantes. “Além de ganhar um dinheirinho extra com a parceria que temos com a prefeitura, ainda me sinto feliz em produzir alimento que serão consumidos pelas crianças, especialmente para os meus netos”, afirma a pequena produtora.

Segundo Walmir Nogueira, coordenador da Merenda Escolar de Paragominas, a parceria com pequenos produtores é um dos motivos para o sucesso do programa. “A gente trabalha com compra direta do produtor, livrando-nos dos atravessadores. Isso faz com que consigamos maior quantidade do produto a um preço mais acessível, sem perder qualidade”, revela o coordenador.

A Secretária de Educação reforça a importância da compra direta. “A venda direta com os produtores, garante mais qualidade ao alimento. O legume e a verdura chegam aqui intactos, com o valor nutricional total e com o aproveitamento total do produto”, diz Mosimeire.

Para o prefeito heptacampeão, Adnan Demachki, o orgulho de receber a premiação não é só dele, mas de toda a equipe da Prefeitura que se empenha em ser excelência na qualidade da comida oferecida aos alunos. “O prêmio é um termômetro se a nossa administração realmente está preocupada com a educação e alimentação de nossas crianças. Graças aos esforços de nossos profissionais, conseguimos o reconhecimento de que cuidamos sim – e muito bem, dos mais de 30 mil alunos atendidos pela rede municipal de ensino”, afirma o prefeito heptacampeão.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Parque Ambiental: Uma das 7 maravilhas do Pará

Olha só que bacana! O Parque Ambiental de Paragominas foi selecionado pela equipe das Organizações Rômulo Maiorana como candidato a participar do concurso "As Sete Maravilhas do Pará", realizado pelo Grupo. A votação começou no dia 15 de novembro e termina no dia 30 de dezembro. Os sete lugares serão conhecidos no dia do aniversário de Belém, no próximo 12 de janeiro.

Os internautas e leitores dos jornais Amazônia e O Liberal poderão votar em um dos 26 lugares escolhidos pela organização do evento. Os sete mais votados vão figurar na lista das "7 Maravilhas do Pará".

Por isso, paragominenses e simpatizantes, convoco todo mundo à votar no Parque Ambiental de Paragominas pelo site http://www.orm.com.br/ ou recortar o cupom que vem encartado nos dois jornais (Amazônia e O Liberal) e depositar nas urnas que estarão distribuídas nas lojas de Classificados de O Liberal (Agência Nazaré, Agência Plaza, Agência Shopping Pátio Belém, Agência Shopping Castanheira, Agência Perebebuí, Agência Cidade Nova).

Quanto mais você votar, mais o Parque Ambiental tem chances de ficar entre os sete classificados. No site, você pode votar quantas vezes quiser! É rapidinho e super fácil. Eu já votei e você o que está esperando? Vote!

Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente


Prefeito e Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira

Meu primeiríssimo post vai para a emoção de ter participado da entrega do Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente. A premiação já existe há 9 anos e é a primeira vez que um município do Pará recebe a honraria. Merecido, já que Paragominas lutou, e lutou muito para estar neste patamar.

Quem esteve presente, além é claro, do nosso prefeito (que estava mais bonito que uma nota de R$100!), Felipe Zagallo, coordenador de Meio Ambiente da SEMA, Bruno Farias - UMAMP, Siromar Hupp (SINCOMPAR), Dr. Ismael (advogado da PMP), eu e minha amiga Roberta Nobre, da Nobre Eventos.

Estávamos pra lá de ansiosos e parece que a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, sabia disso, pois demorou pra caramba à chegar no Centro Comunitário da UNB, onde aconteceu a cerimônia. Só não estava mais atrasada que o mestre de cerimônia, nada menos que Marcos Frota... é, aquele ator que também tem um Circo!

Como todo o evento deste porte, tiveram discursos (e muitos). Mas, o mais consistente e com informações precisas foi o do prefeito, Adnan Demachki, que apresentou números da superação de Paragominas. De vilã, passou a ser exemplo de gestão ambiental, com a oferta da disciplina de Educação Ambiental nas escolas municipais, diminuição de mais de 90% do desmatamento, etc, etc.

Para quem não sabe, o nosso Projeto Paragominas Município Verde já é exemplo. O prefeito foi convidado a apresentá-lo ao embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shanon Jr.

Hoje é dia de mais uma premiação: "Gestor Eficiente da Merenda Escolar". Mas, esse é assunto para outro post!

Até mais!