Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

39ª Expoingá apresenta ao público reflexo do crescimento agrícola

Durante dez dias de evento, empresários, agricultores e integrantes institucionais participam de uma das maiores agropecuárias exposições do Brasil

No período de 5 a 15 de maio, a Sociedade Rural de Maringá realizará um grande evento. É a 39ª edição e 16ª internacional Exposição Agropecuária e Industrial de Maringá (Expoingá), no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, que este ano traz o tema “A Vitrine do Futuro. Reflexo do Crescimento”.

O evento contará com a presença de cooperativas agrícolas do Sul do Brasil, produtores rurais – uma das classes mais tecnificadas do país, criadores das raças bovinas de corte e leite, equinos, suínos, ovinos e caprinos, além da apresentação de shows sertanejos, leilões, rodeios, palestras e cursos. Neste cenário, representantes de municípios de diversas regiões do país, Prefeitura local, Secretarias de Estado, Ministérios de Agricultura e entidades parceiras estarão em stands apresentando novos empreendimentos do setor agrícola, ambiental e rural.

Dentre as exposições, uma delas se destaca. O município de Paragominas, localizado no nordeste Paraense. O amplo potencial agrícola e estrutural encontrado no local serve de exemplo para muitos agricultores que veem na região um vasto pólo econômico.
“Nosso objetivo é divulgar as nossas potencialidades, no sentido de atrair novos empreendimentos para a cidade. A Região de Maringá possui agricultores mais tecnificados do país, alta produtividade, agricultura de precisão, além de empreendedores com alta capacidade de investimentos. Além disso, Maringá está distante somente 40km de Arapongas, grande pólo de móveis da região sul, oportunidade que divulgaremos também a possibilidade de atrairmos fábricas de móveis para o Pólo Moveleiro de Paragominas, já que foi inaugurada recentemente a primeira fábrica de MDF (matéria-prima para a produção de móveis) do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, que produz com madeira 100% reflorestada”, afirma Adnan Demachki, prefeito de Paragominas.

Paragominas é uma porta de entrada para vários empreendedores. Um exemplo disso, é a história do agricultor paranaense Carlos Zafalon, que há seis anos saiu do Paraná e foi morar na região paraense. Hoje, ele contabiliza os benefícios desta mudança. “Quando morava no Paraná, a média de hectare para plantação era de 120 por ano, já em Paragominas é diferente, quando mudei, logo no primeio ano consegui plantar 500 hectares, os números foram crescendo e hoje trabalho com 3.100 hectares”. Para ele, a vida adquirida no município não fica aquém de outros lugares, já que no local existe toda uma infra-estrutura assistencial, médica, agrícola e outras. “Até o clima favorece, pois há muitas chuvas, a terra é fértil. Tenho muitos parentes que sentem vontade de morar aqui, pois sabem que a cidade é muito boa para viver”.

Quem também viveu uma experiência parecida foi o agricultor paranaense, Gerson Werner. Desde 2004 ele mudou-se com a família, vendeu os bens na terra de origem e não pensa em sair mais da região do nordeste paraense. “A primeira vez que ouvi falar de Paragominas foi em uma exposição, há muitos anos. Meu filho decidiu ir para Santarém, mas nem chegou a pisar no local, parou em Paragominas e lá ficou. Então decidi vir junto também. Aqui tenho tudo, trabalho com a quantidade de 1.130 hectares”.

O exemplo bem sucedido de agricultores aliado à potencialidade da região e o clima favorável fez com que Paragominas agregasse até hoje uma vasta quantidade de imigrantes de outros Estados, que buscaram no município conquistas em todas as áreas. “Paragominas é a vitrine do futuro que tem se destacado, seja na área econômica, ambiental ou rural. Apresenta vários atrativos de investimentos, perspectivas e pessoas na cadeia da agricultura, da pecuária, da agroindústria. É o lugar certo para investir”, complementa o secretário de Agricultura do município, Marcos Amaral.

A quantidade de terras da região é extensa. Segundo dados da ONG The Nature Conservancy (TNC), existem quase 2 milhões de hectares de terras no município, sendo que deste total, quase 700 mil são utilizados. Desta forma, a Prefeitura e a ONG TNC desenvolvem projetos que fomentam e regularizam o empreendimento agrário. “Integramos o projeto Município Verde, que combate o desmatamento ilegal, e dentro dele temos atuação na elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e da Licença Ambiental Rural (LAR). Apoiamos a Regularização Fundiária do município. Temos o projeto Responsabily Source, de cadeia produtiva responsável pela aproximação dos mercados da carne e grãos, entre muitos outros”, esclarece o cordenador da TNC, Fábio Niedermeier.

Projetos – Paragominas tem sido a representação de crescimento ambiental e rural, com muitos atrativos na agricultura e na floresta. Prova disso, são os projetos criados pelas esferas governamentais e instituicionais, como o Pólo Moveleiro, criado desde agosto de 2001.

O município foi escolhido pelo projeto Promos, que prevê investimentos e cooperação tecnológica e de gestão empresarial entre os fabricantes de móveis da Lombardia, região localizada ao norte da Itália. O projeto vem sendo tocado com parceria do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Agência Fomentadora de Negócios da Câmara de Comércio de Milão e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, com a participação do governo do Estado.

Outro projeto desenvolvido no município é o Pólo de Grãos, criado desde a década de 90 pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Federação da Agricultura do Estado do Pará (FAEPA), Prefeitura e empresários. A soja foi o primeiro plantio experimental do projeto, que se tornou ao longo dos anos, um sucesso de experiência. Com isso, o clima favorável, a adesão a novas práticas tecnológicas e a mão-de-obra qualificada transformaram Paragominas no maior produtor do Estado do Pará, com índices semelhantes a de outros grandes centros de produção. Ao longo da rodovia Belém-Brasília existem várias unidades de secagem e armazenagem de grãos. Com isso, o município passou a atrair cada vez mais investidores, que continuam chegando de todos os lugares do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, senão a internet perde sua interatividade!