Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Novo bairro beneficiará mais de cinco mil pessoas

Casas Morada do Sol
Na última quarta-feira, dia 18, o prefeito, Adnan Demachki, anunciou a entrega, em aproximados 90 dias, das unidades habitacionais do novo bairro “Morada do Sol”. A construção das unidades é uma iniciativa do programa habitacional ‘Minha Casa, Minha Vida”, da Caixa Econômica Federal e que beneficiará, em Paragominas, cerca de cinco mil pessoas.

Uma comitiva formada por secretários municipais e autoridades de segurança pública, visitou as obras do Morada do Sol que já estão em fase de finalização. O objetivo da visita foi para que as autoridades possam desenvolver um planejamento de como vão atuar no novo bairro. “Além de observar o andamento das obras, as autoridades foram chamadas para traçar planos de ação no novo bairro”, diz o prefeito.

Cerca de 690 profissionais estiveram envolvidos nas obras do novo bairro que começou a ser construído em fevereiro de 2010. Em uma área que tem em torno de 160 mil metros quadrados, haverá 969 unidades habitacionais, entre casas e apartamentos. Além disso, o Morado do Sol terá uma praça, posto de saúde, escola e será o primeiro bairro de Paragominas a receber um sistema de esgoto e água tratada.

Na construção das casas, não foram utilizados tijolos. Na forma de construção chamada de concreto moldado em bloco, as unidades são construídas apenas com um concreto diferenciado. “O concreto recebe uma substância que cria bolhas de ar, o que faz com que as paredes não esquentem e as casas fiquem mais refrigeradas”, explica o Jorge Wanderley, gerente da obra.

Segundo o gerente, o modelo de construção empregado na obra é inovador no estado do Pará. “Esse modelo está sendo usado em estados do sul do país. Essa é uma das poucas obras a adotar essa forma de construção”, diz Jorge Wanderley.

Melhora da qualidade de vida

O maior ganho que o novo bairro trará está na questão social. Em torno de mil famílias serão beneficiadas com as unidades. São famílias que residem em áreas consideradas de risco e que tem que têm uma renda mensal de, em média, 80 reais por pessoa. “São pessoas que vivem em locais onde não há, principalmente, saneamento e em casas de madeira”, diz a secretária de assistência social, Dyjane Amaral.

Para a secretária, o maior salto está na qualidade de vida. “Agora essas pessoas terão a oportunidade de viver em um lugar com sistema de esgoto, água tratada, casas de concreto. Sem dúvida é um grande salto para a qualidade de vida”, afirma Dyjane.

A Secretaria de Assistência Social (Semas) foi a responsável pelo cadastro das famílias, que começou em novembro de 2010. Além das pessoas que moram em áreas de risco, foram beneficiadas famílias que recebem o benefício do Bolsa Família e funcionários municipais com as rendas mais baixas.

Na visita da comitiva, além de anunciar o prazo de entrega das unidades, o prefeito Adnan Demachki, planeja ampliar a iniciativa e construir mais unidades habitacionais. “Nós estamos com mais de 90% das obras concluídas do Morada do Sol e que beneficiarão mais 5 mil pessoas. Pretendemos ampliar o projeto e construir mais casas e assim poder beneficiar mais pessoas”, afirmou o prefeito.

Texto e Imagem: Lucas Eugênio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, senão a internet perde sua interatividade!