Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Ator Victor Fasano visita Paragominas para conhecer o projeto ambiental da cidade


"É hora de enxergar nossas árvores como monumento da nossa cultura histórica"
O ator Victor Fasano, 53 anos, esteve em Paragominas, no nordeste paraense, na manhã de ontem, 25, para conhecer o Projeto “Paragominas Município Verde”. Foi recebido pelo prefeito Adnan Demachki, deputado Alessandro Novelino e pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas, Mauro Lúcio Costa. O primeiro compromisso do dia foi conhecer como a educação ambiental é debatida dentro da sala de aula e a instituição escolhida foi a Escola Municipal Anésia da Costa Chaves. Lá, o ator assistiu a uma aula sobre sustentabilidade e cuidados com a alimentação, onde o professor usou o recurso da lousa interativa para ensinar.

Após a aula, Fasano pegou o microfone e contou um pouco a sua trajetória e porque está tão ligado ao tema meio ambiente. “Quem plantou essa semente em mim, foi a minha avó, com as histórias ambientais que ele contava, sem saber que ela era uma ambientalista”, conta.
Victor Fasano
O ator foi assediado pelos alunos desde a entrada da escola, principalmente pelas meninas, mas não deixou de ser simpático e atendeu a quase todos os pedidos de autógrafos e fotos. Concedeu entrevista e falou um pouco sobre o projeto “Amazônia Para Sempre”, que defende junto com a atriz, Christiane Torloni. Aliás, os dois foram recebidos em 2008, pelo então presidente Lula e entregaram uma espécie de protocolo de intenções – “Carta aberta aos brasileiros sobre a devastação da Amazônia” –, escrita pelo também ator Juca de Oliveira e cujo texto está publicado, na íntegra, no site do projeto WWW.amazoniaparasempre.com.br
 
O manifesto conseguiu mais de um milhão de assinaturas e, entre os pontos da “carta” é chegar ao desmatamento zero até 2015. Esse foi um dos motivos da visita à Paragominas, visto que a cidade já reduziu em mais de 90% seu desmatamento e aderiu a esse pacto em 2008, sem saber do projeto dos atores. Os objetivos do projeto “Amazônia Para Sempre” são sensibilizar os cidadãos brasileiros sobre a importância da preservação e a real situação da Floresta e interromper a devastação do ecossistema. 

Fazer os brasileiros perceberem o que nós temos a ganhar preservando o meio ambiente, preservando os cursos d’água, as encostas, preservando as culturas indígenas, nossa fauna, nossa flora, não só pra nós, mas para o mundo inteiro. Esse é o principal foco. Nós sabemos os benefícios que a Amazônia em pé trás pro clima, pro mundo inteiro. Só temos de conciliar isto ao desenvolvimento do Brasil e esse é o maior desafio para nós brasileiros”, afirma o ator.

Para o ator, o exemplo de Paragominas é uma vitória que precisa ser aprendida por outros municípios. “O mais bacana disso tudo, é o município que era o vilão, se tornar exemplo para o país inteiro. Isso não tem preço. A partir de hoje, vou começar a falar sobre o exemplo de Paragominas, o que está sendo feito por aqui. É hora de enxergar nossas árvores como monumento da nossa cultura histórica”, finaliza.

Para o prefeito Adnan Demachki, a presença do ator só vem consolidar o modelo que já foi criado aqui e que Paragominas está colhendo bons frutos por ter feito o dever de casa e conseguido reduzir seus desmatamento, dando sua contribuição à sociedade, não só paraense, mas brasileira. “O Victor é um ator engajado com as causas ambientais, tem todo um histórico, já foi secretário especial de Proteção e Efetivação dos Animais, no Rio de Janeiro, então, é um formador de opinião e gosta de ver as experiências que estão dando certo. É um parceiro que se juntou à nossa causa”, afirma Demachki.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, senão a internet perde sua interatividade!