Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Turismo Verde será lançado em Paragominas durante a 46ª Feira Agropecuária do município

Parque Ambiental. Foto de Clayton Dias*

O turismo sustentável na Amazônia ganha mais um forte aliado: Paragominas, no nordeste do Estado. É que será assinado, no próximo dia 15, entre a Prefeitura local (PMP), Secretaria de Estado de Turismo (SETUR), através de sua Diretoria de Políticas Públicas para o Turismo, a Secretaria Extraordinária de Coordenação do Programa Municípios Verdes, um termo de Cooperação que dará início ao programa “Turismo Verde”, no município. A assinatura do termo acontece durante a 46ª Feira Agropecuária do município, no auditório Inocêncio Oliveira, do Parque de Exposições, às 18h30.

Segundo o Secretário de Turismo do Pará, Adenauer Góes, o programa pretende ser uma contribuição do setor do turismo para a consolidação de uma economia verde no estado do Pará. "Tem como diretriz o compromisso do governador Simão Jatene com as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável, visando geração de renda, qualidade de vida para a população e para nossos visitantes", explica Adenauer.

Lago Verde, novo cartão-postal. Foto de Clayton Dias*
Na assinatura, estarão presentes donos de Hotéis, restaurantes, agências de viagem e demais setores da área de turismo do município. Para Adnan Demachki, prefeito de Paragominas, o programa “Turismo Verde”, elaborado pelo governo do Estado, vem somar às ações econômicas e sustentáveis já desenvolvidas na cidade. “É mais um segmento da economia que vem agregar valor ao Projeto “Paragominas Município Verde”. Além disso, o programa vem nos ajudar a fomentar o turismo na região, mas agora de forma sustentável, ou seja, sem agredir o meio ambiente”.

O diretor de Políticas para o Turismo, Álvaro do Espírito Santo, afirma que o Turismo Verde tem como finalidade a promoção do turismo sustentável tendo como metas dar incentivo ás boas práticas de sustentabilidade, a partir da elaboração de 12 roteiros turísticos sustentáveis de natureza e cultura, além de mapear territórios em 12 municípios apropriados para essa prática, que sintetiza dois dos principais segmentos do turismo paraense apontados pelo Plano Ver-o-Pará, que por sua vez traça estratégias de planejamento do turismo até 2020.

Um dos subsídios do Turismo Verde é o programa Municípios Verdes. Implantado ano passado pelo Governo do Estado, o programa tem sido o principal instrumento de redução da pobreza desigualdade social no Pará através do desenvolvimento sustentável. E Paragominas, sendo o primeiro município verde do Pará, é referência nacional em desenvolvimento sustentável por ter conseguido abandonar um histórico de desmatamento em um curto período de tempo.

Mas, o que é o turismo verde?

Turismo Verde ou Sustentável é um segmento do setor que surge com a proposta de conciliar o desenvolvimento de determinada região dentro de um modelo que fosse ambientalmente e economicamente sustentável. Diferente do ecoturismo, que é a exploração de ecossistemas em seu estado natural, sua vida selvagem e sua população nativa, o que de certa maneira preserva esses ecossistemas constantemente visitados, mas não é estruturado para preservar o meio ambiente, mas para fins lucrativos.

Nesse sentido, o governo do Pará lança o programa “Turismo Verde”, que expressa um compromisso real com a sustentabilidade. Segundo a Diretoria de Políticas de Turismo da SETUR, “é um recurso mercadológico para a promoção do turismo sustentável no Estado do Pará, assim como para difusão da conscientização ambiental”.

O projeto alinha a atuação e a cooperação institucional da Secretaria de Estado de Turismo e da Secretaria Extraordinária de Coordenação do Programa Municípios Verdes, integrando um conjunto de iniciativas no âmbito da cooperação entre os órgãos. O trabalho conjunto é ancorado pelas políticas públicas estabelecidas no Plano Estratégico de Turismo do Pará e o Programa Municípios Verdes, implantado no ano de 2011, focando na sustentabilidade produtiva, treinamento e qualificação profissional/empresarial do setor turístico.

O Projeto “Turismo Verde” envolve municípios dos seis pólos de desenvolvimento turístico do Estado que aderiram ao PMV no intuito de potencializar suas ações voltadas à preservação ambiental.

Um dos eixos estratégicos do Programa é o Apoio à Produção Sustentável, que estimula a prática de iniciativas econômicas que estabeleçam as bases para consolidação da economia verde no âmbito do Pará. A biotecnologia, o óleo de palma, o reflorestamento e o turismo verde inscrevem-se entre essas iniciativas.

No que tange ao turismo verde, o Plano Estratégico de Turismo da Pará ao definir a Visão de Futuro (2020) estabelece, como cenário desejado, que o Estado se evidencie “pelo uso sustentável dos recursos naturais”. Por outro lado, o documento elege a sustentabilidade no conjunto de valores do território. Isso significa uma mudança do cenário presente, no qual o turista atual aponta a devastação como um dos aspectos negativos do turismo paraense.

*Fotos cedidas por Clayton Dias, fotógrafo Profissional. Todos os direitos reservados à ele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, senão a internet perde sua interatividade!