Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

A informática como ferramenta pedagógica

Ainda hoje é fácil encontrar pessoas que acreditem que a prática de esportes só contribui para o desenvolvimento e saúde física. Porém, segundo especialistas, o processo de ensino e aprendizagem da disciplina educação física vai além do exercício de habilidades e fazem com que os alunos reflitam sobre suas ações e as executem de maneira social.

Segundo a Joelma Souza, supervisora pedagógica de 5° a 8° serie, da Secretaria Municipal de Educação (Semec), a educação física é trabalhada como uma integração entre corpo e mente. “Passa de uma simples atividade física é se trabalha a mente, conhecimento e a saúde”, fala a supervisora.

Nas escolas, as atividades físicas começam cedo. Da educação infantil até a 4° série, os exercícios vêm em forma de jogos e recreações. A partir da 5° série, a educação física é inserida no currículo escolar, e ajuda no desenvolvimento cognitivo de meninos e meninas, o que os tornam mais dispostos para aprender outras disciplinas.

Khayo Wender, de 13 anos, está 7° série, e diz que sempre praticou esportes, o que, segundo ele, o deixou apto para aprender outras matérias. “Acho que a educação física ajuda não só no desenvolvimento físico. Sempre me senti mais incentivado a entender as outras matérias”, disse Khayo, aluno da Escola Angélica Dantas, que esta semana recebeu uma quadra poliesportiva revitalizada e com uma nova cobertura, assim como foi feito com as escolas Belarmina Fernandes e Roberto Fernandes anteriormente. A escola Angélica Dantas também recebeu salas que serão utilizadas na disciplina de educação física.

A quadra irá beneficiar cerca de 900 alunos da escola. A aluna da 8ª série, Renata Farias, de 15 anos, pratica futebol de salão e acredita que agora os treinos vão melhorar com a nova quadra. “Vai ficar bem melhor agora. Por exemplo, antes treinávamos de baixo de sol quente, agora não vai ter mais esse problema, pois a quadra é coberta. Acho que dá mais disposição para jogar”, diz a aluna.

Por Lucas Eugênio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, senão a internet perde sua interatividade!