Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

quinta-feira, 29 de março de 2012

O renomado psiquiatra Içami Tiba estará em Paragominas


Muito conhecido por seus livros que são sucesso no Brasil e no exterior, o especialista vem falar sobre juventude e drogas

Içami Tiba, psiquiatra
Como uma das ações do “Pacto Contra as Drogas”, lançado no dia 16 de março em Paragominas, nordeste do estado, a cidade recebe no próximo dia 4 de abril, o psiquiatra e professor Içami Tiba que, há mais de 40 anos trabalha com jovens através da psicoterapia. A palestra será realizada no Teatro Reinaldo Castanheira para convidados, pois é voltada para a formação de multiplicadores que vão trabalhar o tema “drogas” nas escolas, igrejas, entre outros espaços.

Içami vem falar sobre o seu livro “Juventude & Drogas – Anjos Caídos”, onde afirma que “Quem é feliz não usa drogas”. No livro, Tiba defende a tese e mostra aos pais que o perigo nem sempre vem de fora. Na maioria das vezes, segundo o psiquiatra, ele se encontra no interior da pessoa que desenvolve o vício, disfarçado de carências que, muitas vezes, os pais poderiam suprir. Para ele, os pais estão errando muito na educação dos filhos, confundindo amor com “permissividade”. Polêmico, Içami chama esses pais de “geração asa e pescoço”, que desejam dar aos filhos apenas “peito e coxa”, suprindo aquilo que “não tiveram” por meio das crianças. "Os pais estão criando os filhos para que usem drogas", polemiza.

Já para a Conselheira Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PA) e presidente da Comissão de Saúde da entidade, Maria Cristina Carvalho, uma família desestruturada não é o único nem o principal motivo de uma pessoa, seja jovem ou adulto, entrar no “mundo das drogas”. Para ela, a facilidade de conseguir não só a droga ilícita, mas principalmente a lícita, como o álcool é um dos principais motivos. “Há muitos relatos de pessoas que entraram para experimentar e não conseguem sair até hoje. E a porta de entrada, segundo especialistas na área, é o álcool”, afirma a conselheira.

O advogado José Acreano Brasil é uma prova da defesa de Maria Cristina. A família estruturada não foi suficiente para deixar um de seus filhos longe desse mal. Num relato emocionado durante a primeira reunião do Conselho Municipal Antidrogas de Paragominas, Acreano contou sua experiência e o quanto sofreu. “Não foi falta de amor ou desestruturação familiar. A facilidade e a curiosidade fizeram com que meu filho se tornasse um drogadito”, conta.

Se o problema sempre encontra uma fresta pela qual pode se infiltrar, o jeito é reconfigurar as relações familiares, para que os pais não sejam os últimos a saber. Isso, segundo Tiba, é possível por meio da cidadania familiar. Nesse conceito de organização doméstica, ninguém faz em casa o que não pode fazer fora dela.

Por esses e outros motivos, é que a Prefeitura de Paragominas vai continuar trazendo experiências de especialistas para construir uma política segura e eficaz contra as drogas. Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Dyjane Amaral, que também é presidente do Conselho Municipal Antidrogas, agora é o momento de juntar experiências, formatar planos de ações e promover medidas preventivas. “O Conselho já se reuniu pela segunda vez, já estamos desenvolvendo ações em conjunto, criando o planejamento e definindo o papel de cada conselheiro irá exercer. Já temos relatos positivos e internações previstas para a Fazenda Esperança. Essa é a prova de que não estamos parados. Estão todos muito comprometidos e cada um fazendo sua parte, mas de forma concisa e orquestrada”, explica a secretária.

Içami Tiba

Filho de imigrantes japoneses, Içami sonhou ser caminhoneiro. Formou-se em medicina pela Universidade de São Paulo, em 1968. Em seguida especializou-se em psiquiatria pelo Hospital de Clínicas da mesma universidade.

Entre seus diversos títulos, encontram-se os de Membro da Equipe Técnica da Associação Parceria Contra Drogas (APCD), membro eleito do Board of Directors of the International Association of Group Psychotherapy e conselheiro do Instituto Via de Acesso, ONG de Capacitação e Educação de jovens para o mercado de trabalho.

Sua especialidade é a psicoterapia para adolescentes e suas famílias, atendendo, em sua clínica particular, a mais de dois mil pacientes a cada ano, aos quais aplica os princípios da Teoria da Integração Relacional, por ele próprio criada, e técnicas de psicodrama.

Segundo uma pesquisa feita pelo IBOPE, a pedido do Conselho Federal de Psicologia, seu nome está em terceiro lugar como o autor de pesquisa e referência, antecedido por Freud (1o. lugar) e Jung (2o. lugar).

Para Içami Tiba, a maior parte dos problemas psíquicos dos adolescentes pode ser atribuída ao comportamento de seus pais, que agem eles próprios como adolescentes. Esses pais, na expressão criada pelo médico, estariam vivendo numa fase de "adultescência".

Içami mantém colunas no Jornal da Tarde de S.Paulo, e Revista Viva São Paulo, bem como o programa semanal "Quem ama, educa!" na Rede Vida de Televisão. Recentemente, tornou-se colunista do portal UOL no link de educação, escrevendo artigos quinzenalmente. Com 22 obras publicadas e regularmente reeditadas, foi campeão absoluto de vendas de livros no Brasil em 2003, segundo a Revista Veja. Lançado em 2002, o clássico Quem ama educa! , já passou de 170 edições, um verdadeiro fenômeno editorial no Brasil. Foi editado em Portugal, Espanha e Itália e vendeu mais de 1 milhão de exemplares, considerando a também a versão atualizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, senão a internet perde sua interatividade!