Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Paragominas dá o exemplo de acessibilidade para toda a região

Os cadeirantes e pessoas com problemas de locomoção sejam permanentes ou não, tem muito que comemorar em Paragominas
 
Rampa (detalhe em azul) facilita locomoção


 A Prefeitura Municipal está atenta para as necessidades dessa parcela da população e já começou a se adequar para tornar a cidade cada vez mais acessível àqueles que precisam. Prova disto é a grande campanha educativa de desobstrução das calçadas, além de construção de rampas em todas as paradas de ônibus e praças para auxiliar o portador de necessidade física na hora de descer do coletivo ou mesmo, locomover-se. 

Frota nova e moderna de ônibus adaptado
E por falar nisso, a empresa Caliman, que hoje é quem presta serviço de transporte público em Paragominas, adquiriu, no final do ano passado, seis ônibus pra lá de modernos e totalmente adaptados para atender as pessoas com dificuldades de locomoção. Segundo Thiago Caliman, Diretor de Operações da transportadora, os ônibus começaram a circular no dia 30 de dezembro de 2011, mas antes disso, todos os funcionários que trabalham na frota da empresa passaram por treinamento. 

“Não bastava apenas comprar os veículos adaptados. Precisávamos capacitar nossos colaboradores para atender essa parcela da população. Então, antes de colocarmos a frota nas ruas, treinamos todos os nossos funcionários, tanto para lidar com o novo equipamento, quanto com as pessoas que fazem uso dele”, afirma.

Funcionários treinados para ajudar
Para Thiago, a cidade sai na frente de outras da região por oferecer para a população um serviço diferenciado. “A Caliman é a única empresa do Norte, no segmento de transportes, a ter o ISO 9001/2008, que certifica a qualidade dos serviços. Então, pra gente é um orgulho ter a certificação e prestar um serviço de qualidade para Paragominas. Os ônibus adaptados são prova disto”, fala.

Thiago ainda explica que nos ônibus, todas as botoeiras (botões que os passageiros apertam para descer) estão em braile para auxiliar também os portadores de deficiências visuais. “A botoeira presente no local onde o cadeirante fica, por exemplo, emite um sinal sonoro diferente, justamente para que o motorista identifique que aquela pessoa que vai descer é um portador de necessidades especiais. No treinamento, ele aprendeu que deve parar exatamente na direção da rampa que a Prefeitura construiu nas paradas para que essa pessoa possa descer com segurança”, explica. “Hoje, o deficiente físico consegue entrar e sair de nossos ônibus adaptados sem nenhuma dificuldade, mas caso haja, nosso funcionários, tanto o motorista quanto o cobrador, são qualificados para ajudá-lo”, completa.

Avenida Castelo Branco, duas rampas laterais
Em Paragominas, já existe uma avenida, a Castelo Branco, que é totalmente adaptada para a acessibilidade, tanto para pessoas com problemas de locomoção, quanto para deficientes visuais. Os alunos das escolas municipais que possuem dificuldade de locomoção também contam com transporte diferenciado. Desde o ano passado, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, oferece uma van adaptada que pega o aluno na residência e deixa-o na escola e vice-versa. Segundo a Associação Paraense de Pessoas com Deficiência, seção Paragominas, estima-se que a cidade tenha cerca de 800 cidadãos com alguma deficiência permanente.

Praça Célio Miranda
Além disso, todas as praças da cidade possuem rampas para deficientes físicos, além de estacionamento reservado para essa finalidade. Algumas lojas da cidade também já estão se adequando para este público, a exemplo de uma loja de vestuário e calçados no centro comercial de Paragominas.

“Estamos sensíveis às necessidades dessas pessoas e todos os locais públicos vão ser cada vez mais acessíveis. O nosso Estádio Municipal, a Arena do Município Verde já possui essa conotação, com entradas especiais, banheiros adaptados, rampas, elevador e etc. Paragominas está na vanguarda quando o assunto é acessibilidade”, afirma o prefeito em exercício, Paulo Tocantins.

Os ônibus adaptados circulam em toda a cidade
Legislação – O Decreto 5.296/2004 regulamenta as Leis federais 10.048/2000 e 10.098/2000 e estabelece critérios básicos para garantir a acessibilidade às pessoas com deficiência – física, sensorial (visual e auditiva), intelectual e mobilidade reduzida –, aos idosos, gestantes, obesos, pessoas com crianças de colo ou com malas. Neste decreto, o governo federal também estabeleceu que até 2014 todos os ônibus urbanos do País sejam acessíveis.

O que é acessibilidade?

Segundo a Wikipédia, a enciclopédia livre da internet, entende-se por acessibilidade “não apenas permitir que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população”. Em Paragominas, desde o final do ano passado.

Foto 1                                                                             Foto 2









Na foto 1, notem que o senhor faz sinal para o ônibus parar. Já na Foto 2, o ônibus para bem na direção da rampa para facilitar a subida do passageiro.

Texto: Taís Fiorese
Fotos: Júlio Momonuki e Taís Fiorese

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, senão a internet perde sua interatividade!