Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Campanha de Vacinação Contra a Poliomelite entra em sua reta final


Sexta-feira, dia 6 de julho, é o último dia de vacinação contra a Poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser levadas às Unidades Estratégicas de Saúde da Família, munidas da Carteira de Vacinação, para tomar as duas gotinhas, que este ano valerão como dose única. O horário de atendimento será das 7h30 às 12h e de 13h30 às 17h.

No Brasil, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar 95% das crianças. A Campanha Nacional começou no dia 16 de junho e já vacinou, em Paragominas, 9.385 crianças, mas de acordo com o Ministério da Saúde, a cidade precisa vacinar 10.757, ou seja, falta pouco (1.372) para atingir o índice fixado pelo órgão.

Conforme o planejado pelo Ministério da Saúde, as crianças que serão imunizadas pela primeira vez contra a pólio deverão tomar as duas primeiras doses de forma injetável e periodicamente, logo aos dois meses de vida, repetindo aos quatro meses. Já na imunização aos seis e quinze meses, a vacina e reforços serão administrados via oral. A campanha de multivacinação deve começar em agosto.

Importância da vacinação
A vacinação é de extrema importância nos primeiros meses de vida, pois é nesse período que os bebês correm mais riscos de adoecer e acabar morrendo. A família deve ter atenção com as vacinas, mantendo o cartão de vacinação sempre rigorosamente preenchido. As vacinas protegem os bebês de doenças graves, tal como a pólio.

Os pais ou responsáveis devem levar a carteira de vacinação para que os profissionais de saúde possam observar se há alguma vacina em atraso, porém o atendimento é possível mesmo sem o documento.

A poliomielite
Mais conhecida como paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa grave, causada pelo pólio-vírus que possui três variantes, podendo infectar tantos as crianças ou adultos , por via fecal-oral, e pode provocar ou não paralisia. 

A doença afeta músculos e nervos, podendo causar a paralisia permanente de qualquer músculo. O vírus começa na garganta ou nos intestinos, podendo atingir o organismo. A partir daí o vírus cai na corrente sanguínea e pode atingir o cérebro.  Assim, o vírus causa a paralisia quando ataca o sistema nervoso, destruindo os neurônios motores, ou pode levar a morte se a infecção atingir as células dos centros nervosos que controlam os músculos respiratórios e da deglutição.

As campanhas de vacinação contra a pólio ao redor do mundo praticamente erradicaram a doença, porém o vírus ainda faz vitimas em regiões menos desenvolvidas como na África e Ásia. No caso do Brasil, o último caso de pólio foi constatado em 1989 na Paraíba. Para garantir o sucesso da erradicação da doença no mundo e impedir que haja o risco de voltar a se espalhar, países como o Brasil mantém campanhas de vacinação.

Pelo fato da poliomielite ser causada por vírus, não existe um tratamento especifico para a doença, sendo absolutamente eficaz a prevenção por vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, senão a internet perde sua interatividade!