Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Colônia de Férias é opção de lazer para crianças e adolescentes atendidos pelo PETI Paragominas


Crianças do PETI/Paragominas no Museu Emílio Goeldi

As crianças e adolescentes de 7 a 15 anos, atendidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, desenvolvido em Paragominas, nordeste do Estado, estão de férias, mas nem por isso vão ficar com o tempo ocioso neste mês de julho. É que a Secretaria Municipal de Assistencial Social - SEMAS, por meio de seu Centro de Ações Sócio-Educativas para Crianças e Adolescentes – CASECA, pensaram em uma alternativa pra lá de cultural e divertida para os 160 alunos que freqüentam regularmente o Programa: uma viagem à Belém, com tudo pago! O ônibus rumo à capital saí hoje, 8, à meia-noite e chega de amanhã cedinho em Belém.

Na programação já marcada e organizada com antecedência, esses jovens vão poder visitar o Museu Emílio Goeldi, o Mangal das Garças, o Ver-o-Peso e assistir a um filme no Cine Olímpia. Segundo a Coordenadora do PETI/Paragominas, Eliene Araújo Ferro, muitos alunos nunca foram à Belém e se surpreendem quando chegam à Cidade das Mangueiras. “É gratificante ver que podemos proporcionar isso a eles. Para nós, um passeio simples, mas para muitos deles, uma brincadeira que vai ficar marcada para sempre”, afirma. Eliane conta que saem de Paragominas à meia-noite, mas a concentração começa às 22h, no prédio do CASECA. Já começa por lá, o alvoroço. Quando vai se aproximando o horário de sair, as crianças ficam ansiosas pra entrar no ônibus e chegar logo em Belém.

Hora do filme! Cine Olímpia - Belém
Segundo a secretária de Assistência Social do município, Dyjane Amaral, a Secretaria tem todo o cuidado de pegar as autorizações dos pais para essa viagem, além disso, alguns até acompanham seus filhos. “Essa é a segunda vez que promovemos a viagem à Belém e o resultado tem sido animador. As crianças vêem esse passeio como uma espécie de estímulo a melhorar a conduta dentro da sala de aula, nas notas e muitas mães falam que até o comportamento dentro de casa muda. Então, vemos que pequenas coisas são capazes de grandes transformações”, aposta a secretária. Vale ressaltar que todos os alunos que participam das viagens, vão devidamente identificados com seus nomes nos crachás, nome do monitor e telefone da coordenação.

Duas turmas com 34 alunos já curtiram esse passeio e mais duas vão aproveitá-lo agora. A terceira turma sai hoje, 8, à meia-noite e a quarta turma viaja nesta quarta-feira, 10 de julho. São 34 alunos acompanhados de 5 professores e a coordenadora. Lanches e almoço estão incluídos no “pacote turístico” de um dia, além de muita diversão, contato com a natureza e cultura.

PETI Paragominas

Os crianças e jovens atendidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI/Paragominas participam de atividades extra-escolares, no contra-turno escolar. Capoeira, dança, caratê, música, futsal, natação, judô são algumas atividades oferecidas. Na zona rural, também tem PETI, na Colônia CAIP, com a oferta de capoeira e futsal. Para participar do PETI, o aluno precisa estar matriculado em escolas da Rede Municipal e ter assiduidade, ou seja, freqüentar regularmente às aulas. As atividades são desenvolvidas nos dois turnos: manhã e tarde, de segunda à sexta-feira. Atualmente, 1000 crianças e jovens estão no Programa.

Serviço: Colônia de Férias PETI. Viagem à Belém, partida à meia-noite, 8, com concentração no CASECA, a partir das 22h. Chegada à Belém prevista para às 5h, de terça-feira, 9. Programação: Museu Emílio Goeldi, às 9h; Mangal das Garças, às 10h30; Ver-o-Peso às 12h; Cine Olímpia às 14h; Retorno à Paragominas às 17h.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho de vocês. Sou de Barcarena e nosso município possui uma arrecadação superior à de Paragominas e não chegamos a ter nem a 10ª parte do que vocês tem aí em Paragominas.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, senão a internet perde sua interatividade!