Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Prefeito de Paragominas divulga nota à imprensa

O prefeito de Paragominas, Adnan Demachki, vem à público falar sobre os avanços do projeto Paragominas Município Verde, além de pedir o apoio da imprensa na questão da extração ilegal de madeira que, apesar de ter diminuido em 80%, ainda preocupa.

Segue a nota na íntegra:

"O Programa Município Verde da Prefeitura Municipal de Paragominas entra em nova fase. Depois de conter o desmatamento na região, o programa agora enfrenta a questão da exploração ilegal de madeira, cuja detecção também é feita pelos satélites do IMAZON. Os primeiros resultados são animadores. De 2007 a 2010 a exploração ilegal já diminuiu em mais de 80%, caindo de 60 mil hectares para cerca de 11 mil hectares, mas o objetivo é zerar com esta prática ilegal. Como o Município possui mais de 90% da área cadastrada no CAR, é possível identificar com precisão os locais e os proprietários dos imóveis explorados, embora a irregularidade ocorra, em sua maioria, nas áreas não cadastradas, justamente porque estas se furtam a entrar na legalidade.

Diante disso, o órgão ambiental municipal fará, nos próximos dias, o reconhecimento em campo das áreas exploradas e autuará os ocupantes que não comprovarem a regularidade da exploração, exigindo também que todos se inscrevam no CAR. A partir daí, serão obrigados a recompor suas áreas e ficarão em constante vigilância para não reincidirem na exploração. Além disso, a Prefeitura e os produtores paragominenses farão intensa campanha visando coibir a exploração ilegal, inclusive solicitando ao Governo do Estado o combate aos “sem-toras”, invasores de matas privadas que roubam a madeira para vendê-la no comércio ilegal ou para a fabricação de carvão de forma clandestina.

Para enfrentar a questão da exploração ilegal de madeira, o Município de Paragominas também buscará o apoio da SEMA, parceira do Programa Município Verde, visando identificar as principais rotas de entrada da madeira ilegal no Município, a fim de montar postos de fiscalização no período de verão, quando ocorre boa parte da extração de madeiras. A SEMA também fará uma análise minuciosa dos Planos de Manejo que abastecem as madeireiras da região, a fim de evitar o esquentamento da madeira de origem ilegal com planos fraudulentos aprovados na gestão anterior.

O Iterpa também deve ajudar na solução do problema, regularizando as áreas de posse, a fim de permitir a aprovação de planos de manejo para que a madeira seja explorada de forma legal e sustentável no Município. Com estas medidas, os parceiros do Programa Município Verde esperam que a exploração ilegal fique próximo de zero nos próximos meses, tal como ocorreu com o desmatamento”.

Adnan Demachki
Prefeito de Paragominas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, senão a internet perde sua interatividade!