Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Com slogan “Adote um irmão para o seu filho. Plante uma árvore”, Prefeitura de Paragominas começa nova campanha de arborização e consciência ambiental

Desde o dia 23 de janeiro, data do aniversário da cidade, cada criança nascida no Hospital Municipal recebe uma arvorezinha 

Maria da Conceição, com sua bebê, Samuel Pereira e o ipê
Maria da Conceição Pereira da Silva, de 21 anos, recebeu alta ontem, dia 6, do Hospital Municipal de Paragominas feliz da vida. Não apenas por ter ganhado a pequenina filha (que ainda não tem nome), mas por ter recebido, do Hospital, uma arvorezinha de ipê roxo para plantar e cuidar. Maria faz questão de dizer que adora a natureza e que, no quintal de sua casa, no bairro Nova Esperança, já plantou muitas árvores frutíferas. Ao receber a muda de ipê, Maria vai contribuir para a Campanha de Arborização e Consciência Ambiental que a Prefeitura de Paragominas lançou em janeiro. E a jovem mamãe quer fazer a sua parte. “Participo dessa iniciativa com muito orgulho”, afirma.

Para Maria da Conceição, o importante não é só plantar a mudinha, mas cuidar dela como se cuida de um filho. E é esse o objetivo da segunda Campanha de Arborização de Paragominas: “Adote um irmão para o seu filho. Plante uma árvore”. Dessa vez, o público-alvo são as mamães que ganham bebê na maternidade do Hospital Municipal (HMP). Para cada recém-nascido, uma muda de ipê roxo ou amarelo será entregue à família, para que ela plante e cuide da futura árvore. 

O diretor administrativo do HMP, Samuel Pereira, diz que é uma iniciativa pioneira em toda a região e que já é um desejo antigo realizar essa campanha dentro do Hospital, como forma de contribuir para que Paragominas se torne mais verde e mais consciente também. “As mamães saem daqui com as mudas e com as orientações de cuidados, além de um registro de nascimento da árvore. É uma forma que encontramos de humanizar mais a ação. Mas, acima de tudo, passamos à elas a importância de cuidar daquela árvore, que também é uma vida que elas recebem e que os filhos delas precisam saber o quanto é importante zelar por isso”, explica o diretor.

Segundo o prefeito Adnan Demachki, o objetivo é criar uma relação de amor entre aquela criança e o meio ambiente, através de um ato simbólico, que é o plantio da árvore. “Queremos que a família entenda que o plantio dessa árvore significa uma vida que está surgindo, assim como o filho que nasceu. Para isso, essa nova vida precisa de cuidados. A idéia é que a família plante-a próximo de casa ou no quintal, mas que tenha o sentimento que aquela árvore vai crescer junto com seu filho e, se bem cuidada, por um bom tempo, os dois terão a mesma idade”, explica.

Enfª Nathália, D. Ozelina com seu ipê, Glaucianara e Nara

E Dona Ozelina dos Santos Souza, avó da pequena Nara já fez isso. Também na manhã de ontem, 6, Ozelina recebeu das mãos do diretor administrativo do Hospital Municipal, Samuel Pereira da Silva, uma muda de ipê roxo e, à tarde fez o plantio do ipê. No quintal dela, no bairro Jardim Atlântico, várias árvores que recebeu da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, como jambeiro, pupunheira e açaizeiro. Ozelina é maranhense, mas já mora em Paragominas há 25 anos e diz que não arreda o pé daqui. “Tenho orgulho de morar nessa cidade que se transformou tanto nos últimos anos e tenho mais orgulho de contribuir, mesmo que pouco, com a arborização da cidade. Vou sim ensinar minha neta a sentir esse mesmo amor por Paragominas e, principalmente por essa arvore que nasceu praticamente com ela”, afirma a dona de casa.

As duas mamães que ganharam as mudas na manhã de ontem, plantaram o ipê com o auxílio do Secretário Municipal de Meio Ambiente, o engenheiro agrônomo, Odilson Picanço. Além de ajudar na hora do plantio, Odilson orientou como deve ser o cuidado com a nova árvore e entregou às famílias um panfleto com as especificações da espécie e como cuidar.

Paragominas tem uma meta a atingir, que é de 12 m² de área verde por habitante. A campanha vem reforçar o compromisso não só da Prefeitura, mas dos cidadãos, com o meio ambiente e com o clima da cidade, já que, com o asfaltamento das vias, o clima fica mais quente e as árvores servem de sombra e amenizam a temperatura.

Mas, o prefeito atenta para o fato de que a Prefeitura não vai se eximir de sua responsabilidade, muito pelo contrário. “Vamos distribuir as mudas, ajudar no plantio, se for preciso e incentivar a criação de mais áreas verdes em Paragominas, afinal de contas, somos ou não somos o Primeiro Município Verde da Amazônia?”, indaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, senão a internet perde sua interatividade!