Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Mensagem do Prefeito Adnan, na sessão da Câmara dos Vereadores


Senhor Presidente,
Senhora Vereadora, demais Vereadores,
Meus Senhores e minhas Senhoras,
Com a presença de todos os vereadores, mais um ano o prefeito Adnan comparece à Câmara, ao início do Ano Legislativo
Completo oito anos de governo à frente da Prefeitura de Paragominas, doze, se contarmos com o meu mandato de vice-prefeito na segunda eleição de Sidney Rosa. Muito já se fez, mas eu, minha equipe e os nobres colegas sabem que precisamos fazer muito mais. Recentemente, recebemos a visita do governador Simão Jatene que trouxe com ele muitas ações que já estão em desenvolvimento por aqui e, com isso, mais responsabilidades para este governo que, mesmo estando no final, ainda tem muito o que fazer, obras a concluir. Por isso, aproveito a oportunidade para fazer um balanço e prestar contas do que foi feito nesse último ano e o que ainda nos resta fazer em menos de 11 meses de mandato. Peço a Deus iluminação para conseguir honrar todos os meus compromissos com a população e com todos vocês e sei que, com a ajuda da equipe da PMP e do meu companheiro Paulinho, vamos fechar 2012 com todas as ações previstas executadas.

O ano de 2011 foi um divisor de águas para nós. Foi o ano de consolidação de um projeto iniciado em fevereiro de 2008, o Paragominas Município Verde. Sabemos que 2010 também foi importante, pois neste ano que saímos da tão mal falada lista do desmatamento, mas foi no ano seguinte que conseguimos colher os frutos. Foi em 2011 que o governo do estado do Pará, através do governador Simão Jatene, nos consagrou como modelo para a Amazônia, tornando o nosso projeto em Programa de governo, o Programa Estadual Municípios Verdes e hoje, 94 das 144 cidade paraenses já aderiram à ele. Isso nos enche de orgulho, mas que nos enche de responsabilidade também porque as ações do projeto precisam continuar, já que meio ambiente não é só parar de desmatar. É criar oportunidades de tornar nossa produção cada vez mais sustentável, com práticas que não prejudiquem o meio ambiente ou com impacto reduzido, como estamos fazendo com a nossa pecuária e agricultura. Nossa pecuária é verde, através do Projeto “Pecuária Verde”, tocado pelo sindicato dos Produtores Rurais, nosso parceiro. Além disso, o Banco do Brasil abriu crédito especial para agricultores que usam agricultura de baixo carbono, ou seja, para aqueles produtores que produzem pouco impacto ambiental, na emissão dos gases do efeito estufa. Tudo isso é uma conquista que só foi possível por causa da união. Não canso de afirmar essa máxima de que “a união faz a força”, porque realmente faz a diferença, como bem nos falou o nosso governador na última visita que fez à Paragominas, no dia 22 de janeiro. E foi por causa dela, da união, que fui para o segundo mandato e estou, graças a Deus, terminando meu último ano com um saldo mais que positivo.

Prestação de contas do último ano de governo!
Temos muitas certezas nesse governo, mas a maior delas é que todas as ações, projetos ou atividades que desempenhamos foi sempre pensando no bem estar da população em primeiro lugar. Termino meu último ano de governo com a alma lavada, de que dei o meu melhor por essa cidade, que amo e que cuido, pois aqui é a minha casa, onde tenho amigos, família e criei meus filhos. A honestidade, a lisura com a coisa pública, a transparência nas contas e a ética aos valores sociais fizeram parte desse governo do início ao fim, tanto que fomos muitas e muitas vezes convidados por órgãos públicos a mostrar nosso exemplo de gestão a outros municípios. E por isso, muitas vezes somos olhados com desdém, por pessoas que não conseguem fazer o dever de casa bem feito. Aqui, toda a minha equipe pode bater no peito e bradar que trabalhamos corretamente, dentro da legalidade porque respeitamos os mais de 100 mil cidadãos que moram em Paragominas. E, que fique claro, estamos fazendo a nossa obrigação quanto políticos porque o povo nos elege para isso mesmo: para defendê-los, lutar por seus direitos e não o contrário.

Em 2010, afirmei aqui nessa Casa, que tinha um compromisso, que ultrapassava o número de votos que havia recebido nas últimas eleições, que era tornar Paragominas um modelo. Digo hoje que conseguimos! Hoje somos modelo em diversas áreas, como Educação, Meio Ambiente, Assistência Social, fiscal, entre outras. E, tenho certeza, continuaremos avançando e sei que, com a ajuda dos nobres colegas desta Casa, vamos poder fazer muito mais.

No início deste ano, entregaremos a estrada do km 12 totalmente revitalizada e sinalizada. Estamos refazendo aquela estrada com o auxílio do governo do estado. Raspamos todo o asfalto velho que tinha lá e colocamos um asfalto novo, que faz jus à cidade. Além disso, estamos terminando a duplicação da PA-125, que vai do Trevo do posto Texaco, até a ponte que vai ao aeroporto, além de fazer o canteiro e o paisagismo dele. Em junho, inauguramos o Terceiro Cartão Postal de Paragominas: o Lago Verde. Um lugar totalmente planejado para a família paragominense poder curtir o final da tarde e mais uma opção de lazer. Inauguramos em janeiro, a “Arena do Município Verde” com uma festa linda, com mais de 12 mil pessoas presentes que não arredaram o pé, mesmo embaixo de chuva. Vamos, no mesmo dia da inauguração do Lago, passar, em avant premiere, no Estádio Arena do Município Verde, o Filme Tainá 3, que tem como protagonista a indiazinha Wiranu Tembé, da Aldeia Tekohãw, que fica aqui em Paragominas. Essas já são algumas ações já previstas para este ano. Sabemos que Paragominas precisa de muito mais, mas como disse o nosso bispo, durante a missa em Ação de Graças pelo Aniversário da cidade, “ninguém consegue fazer tudo”. Já temos mais de 60 milhões de árvores plantadas e nossa Campanha de Arborização está de vento em popa, sendo que a SEMMA distribuiu, em menos de uma semana, mais de 3 mil mudas de oitizeiro para a população. Mais uma ação que envolvemos a sociedade, pois sabemos que é assim que as coisas funcionam, com o engajamento do povo.

Em 2011, ganhamos pela oitava vez, o Prêmio “Gestor Eficiente da Merenda Escolar”, em cerimônia na capital federal. Desde que foi criado, em 2004, nós ganhamos todas as estatuetas do “Menino Maluquinho”, personagem estampado nos troféus e, somos a única cidade brasileira a receber a premiação tantas vezes. Vale a pena dizer que essa premiação é dada por uma ONG, ou seja, não tem nenhum cunho político, mas de merecimento de uma equipe que não relaxa quando o assunto é educação e a alimentação de mais de 30 mil alunos atendidos pela rede municipal de ensino.

Mesmo faltando tão pouco tempo para o término do meu mandato, preciso de fôlego para terminar tudo que foi compromissado com a sociedade de Paragominas e com você, caros colegas. Por isso, venho à esta Casa pedir ajuda, não só na fiscalização das ações da Prefeitura, mas na criação de novas leis que possam melhorar ainda mais a vida dos paragominenes ou de pessoas que escolheram a nossa terra como lar.
Este ano haverá eleição. Vamos escolher o novo prefeito e vereadores. Este é o momento de unirmos força para eleger pessoas sérias, que também se comprometam com a causa que defendemos aqui em Paragominas. Este é o momento de concentrar esses esforços para que nossos direitos sejam respeitados: o de investimentos em nossa cidade, o direito de nossos eleitores, o direito à cidadania.

Paragominas já mudou muito e isso é público e notório. O sonho de levar água tratada para 100% da população está a caminho. Conseguimos, junto ao governo federal, verba para a Primeira Fase do Sistema de Esgotamento Sanitário para a cidade, sonho antigo. Sei que não vou poder ver essa obra completa no meu último ano, mas deixo para o próximo prefeito, a realização deste sonho e dessa conquista. Saneamento, meus amigos, é saúde! Vamos construir também uma UCI Neonatal (Unidade de Cuidados intermediários) dentro do Hospital Municipal para atender recém-nascidos que precisam de cuidados especiais, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. A UPA Paragominas ficará localizada no bairro Uraim 2.

Estamos fazendo de Paragominas o melhor lugar para se morar em todo o estado. Provamos que podemos porque aceitamos o desafio de ser melhores, mesmo na adversidade. Paragominas é a cidade dos sonhos, a cidade que não foi escolhida ao acaso, como tantas outras foram. Esta terra foi escolhida a dedo e por isso, tenho orgulho de pertencer a ela.

Queremos e buscaremos mais parceiros, parceiros sólidos, mas sonhadores que possam nos ajudar a construir uma Paragominas ainda melhor, mais bonita sempre. É o sonho que motiva a evolução e a conquistar as metas. Vamos sonhar, mas com a certeza de realizar. Estamos plantando a semente para colher logo depois. Temos certeza que o nosso terreno é fértil e que nossas sementes irão germinar e não queimar ao sol, como na Parábola do Semeador.

Por isso, Senhores e Senhora vereadora, afirmo que ainda há muito a fazer, mas com o comprometimento de todos nós, não só meu e do Paulinho, o de vocês também, vamos conseguir fazer desta cidade que tanto amamos, melhor a cada dia.
Muito obrigado.
Paragominas, 01 fevereiro de 2012.
 
ADNAN DEMACHKI
Prefeito de Paragominas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, senão a internet perde sua interatividade!