Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Prefeito de Paragominas lança, através do facebook, campanha de arborização


Naviraí, no Mato Grosso do Sul, é exemplo de cidade arborizada. Notem que a planta do "marco zero" da cidade, é bem parecida com a nossa, nas Praças Célio Miranda e Praça do Ginásio. Com a ajuda de todos, nossa Paragominas pode ficar assim também!
Em um post escrito no último dia 12, o prefeito de Paragominas, Adnan Demachki, lançou a Campanha Municipal de Arborização. Segundo o prefeito, se a população ajudar, esse será um “extraordinário” presente à cidade que completa 47 anos, na próxima segunda-feira, 23. Em menos de 12 horas no ar, mais de 200 pessoas já curtiram a idéia e 87 comentário parabenizando a iniciativa foram postados.
Espécie que atinge altura máxima de 15 m , com tronco de 30 a 50 cm de diâmetro. Copa frondosa e as raízes não são agressivas. As folhas são simples, alternas, elípticas, alongadas, de 7 a 14 cm de comprimento por 3 a 5 cm de largura, pilosas em ambos os lados e de cor verde-clara, quando novas, tornado-se glabras, a pilosidade se destaca quando esfregamos a folha
Demachki diz que Paragominas precisa estar mais arborizada e, para isso, a partir do dia 18, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, vai montar duas tendas nas duas principais praças da cidade, a Célio Miranda e a do Ginásio de Esportes, distribuindo milhares de mudas de oitizeiro, uma espécie típica da flora brasileira, que cresce de 8 a 15 metros, são resistentes e suas raízes não quebram calçadas. 

“A campanha não é só para plantar árvores, mas cuidar delas. É como uma criança: temos de cuidar para que ela cresça com saúde”, conta o prefeito. 

E, por falar em crianças, outra ação está prevista para este mês, mas sem data de término: para cada criança nascida no Hospital Municipal, uma árvore. Ou seja, a família desta criança receberá de presente uma muda ou de oiti, ipê-roxo ou amarelo para ser plantada. 

“Queremos que a família entenda que o plantio dessa árvore significa uma vida que está surgindo, assim como o filho que nasceu. Para isso, essa nova vida precisa de cuidados. A idéia é que a família plante-a próximo de casa ou no quintal, mas que tenha o sentimento que aquela árvore vai crescer junto com seu filho e, se bem cuidada, por um bom tempo, os dois terão a mesma idade”, explica.

Paragominas tem uma meta a atingir, que é de 12 m² de área verde por habitante. A campanha vem reforçar o compromisso não só da Prefeitura, mas dos cidadãos, com o meio ambiente e com o clima da cidade, já que, com o asfaltamento das vias, o clima fica mais quente e as árvores servem de sombra e amenizam a temperatura.

Mas, o prefeito atenta para o fato de que a Prefeitura não vai se eximir de sua responsabilidade, muito pelo contrário. “Vamos distribuir as mudas, ajudar no plantio, se for preciso e incentivar a criação de mais áreas verdes em Paragominas, afinal de contas, somos ou não somos o Primeiro Município Verde da Amazônia?”, indaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, senão a internet perde sua interatividade!