Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Grupo de comédia stand up “Em Pé na Rede” se apresenta pela primeira vez em Paragominas


Eles ficam "Em Pé na Rede"
Uma das grandes apostas da atualidade do humor paraense é o grupo de stand up comedy “Em Pé na Rede”, que vai apresentar o show em Paragominas no próximo dia 19, quinta-feira, às 20h, no auditório do Parque de Exposições do município. É a primeira vez que o grupo se apresenta na cidade e a expectativa já é grande.

Em entrevista para o Blog Oficial de Paragominas, Rominho Braga, um dos comediantes, diz que o grupo está ansioso para fazer o show na cidade. “Vai ser nossa primeira vez em Paragominas e já lemos sobre o município. Estamos loucos para conhecer e nos divertir com todo mundo no show. Esperamos que Paragominas goste tanto quanto já estamos gostando da idéia de visitar vocês”, afirma o comediante.

David, Victor, Rominho e Osmar
O grupo tem originalmente cinco integrantes: Murilo Couto, David Mansour, Rominho Braga, Osmar Júlio e Victor Camejo. Hoje, com saída de Murilo Couto, que agora faz programa (calma, o Programa Agora é Tarde, na Band, com Danilo Gentili), ficaram os quatro: David, Rominho, Osmar e Victor. A aceitação desses meninos é tão grande, que David Mansour estreou este mês um quadro fixo no semanal “A Praça é Nossa”, do SBT e, provavelmente, suas vindas ao Pará ficarão mais escassas, digamos assim.

Falei pro Rominho que, com todo esse sucesso, periga o grupo se chamar “Ninguém na Rede”... ele riu. “Se chamar de ‘Ninguem na Rede significa dizer que um dia todos dividiram a mesma rede’. Nada contra, mas não é a nossa”, ironizou. Aí, com essa reposta, perguntei se alguém leva comediante à sério... ele disse “Claro que leva”. Às vezes, a gente dá até entrevista”, muitos risos (meus, é claro!). 

Dá pra levar a sério com essas caras? Dá, né!
Mas, agora falando sério, perguntei por que ele achava que fazer comédia era um trabalho sério? “Comédia vem de observar coisas e comportamentos. Muitas vezes vem com uma crítica por trás disso. Durante muito tempo, a comédia no Brasil foi vista como o riso pelo riso. Hoje já não é mais assim”, afirma Rominho. 

Também argumentei que a saída de alguns integrantes é uma prova de que o trabalho está dando certo... e Rominho concordou. “Acho que se continuar assim, a tendência natural é irmos todos pra São Paulo. Mas enquanto isso, vamos tentar  manter as coisas por aqui”, afirmou.

Segundo o que o Rominho contou, apesar de todos os quatro integrande do “Em pé na Rede” serem formados, nenhum atua em suas respectivas áreas. Isso porque, segundo o humorista, decidiram que iriam se dedicar ao que realmente gostam de verdade: fazer comédia. “Na verdade, hoje todos se dedicam 100% ao grupo. Somos todos formados, mas decidimos fazer o que gostamos de verdade. E uma coisa que aprendemos é que trabalho é trabalho. Não importa com o que seja, inevitavelmente você tem dias em que prefere jogar paciência no computador”, escancara.

Todo mundo acha que fazer comédia é fácil e que as piadas ou as “sacadas da vida real” aparecem do nada na cabeça deles. Mas, não é assim não. Rominho conta que no no stand up, tem-se um texto base pronto, mas que permite improvisação. “Digamos que o "esqueleto" venha pronto mas o colorido só o público que dá. Nos jogos de improvisação, por sua vez, é tudo improvisado mesmo. A gente nao faz a menor idéia do que pode acontecer”. Os jogos de improvisação a qual Rominho se refere, é uma brincadeira que o grupo faz com o público e que é sucesso total!

Para finalizar, perguntei se existe diferença entre fazer comédia na capital e no interior, já que o “Em Pé na Rede” já fez shows em Castanhal... “A diferença de um lugar pro outro é tanta quanto as diferenças culturais de um lugar pro outro. No Pará, especificamente, existe muita diferença entre a Capital e o interior, pelas tradições diferentes e etc. Mas nosso show é bem geral, com coisas que qualquer pessoa passa em uma cidade. Paragominas vai curtir tanto quanto Belém”, finaliza Rominho Braga.

Tudo começou...
Foi em uma sexta-feira 13 que tudo começou... parece o início de uma história de terror? É, mas não é! Dia 13 de junho de 2008, cinco rapazes subiram pela primeira vez num palco, em Belém, para apresentar um show de comédia, com um estilo bem diferente para a região: o Stand Up Comedy. Começava aí o grupo de stand up comedy genuinamente paraense “Em pé na rede”.

Naquela época o grupo era composto por Murilo Couto, David Mansour, Rominho Braga, Osmar Júlio e Victor Camejo. O começo dessa história é meio “emaranhado”. Na verdade, o grupo foi se formando aos poucos. Só o Osmar e o Victor já tinham convivência desde 2004, graças ao convênio (estudaram juntos). Em 2005, quando Osmar entrou para a faculdade, conheceu David, que era colega de turma. O David fez uma apresentação de stand up comedy pela primeira vez em uma casa noturna de Belém, em abril de 2008 e então, foi convidado a se apresentar no Clube da Piada. 

No Clube da Piada, conheceu Murilo Couto (vencedor do prêmio de stand up comedian de Rafinha Bastos – CQC). Murilo e David então passaram a animar as noites do clube . Rominho Braga viu o show de David e Murilo e pediu um espaço para mostrar seus textos. Quando este espaço foi aberto, David convidou Osmar e Victor para subirem ao palco também. O dia? Sexta-feira, 13 de junho de 2008. Surgia aí o “Em Pé na Rede”. 

Mas, por que este nome? Eles respndem! “Stand-up comedy é conhecido como ‘comédia em pé’, sua tradução. É como se fosse a tradução regionalizada, daí fica Em Pé Na Rede mesmo. E também é difícil ficar em pé na rede, ou seja, o palco é uma corda bamba para nós, porque é difícil fazer isso que a gente faz. Bem, como pode ver, tem vários significados o nome do grupo. É para as pessoas imaginarem o que elas quiserem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, senão a internet perde sua interatividade!