Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Paragominas é o primeiro município do estado a receber liberação de crédito do Programa ABC, do Banco do Brasil e ter propriedades desembargadas pelo Ibama


Linhas de crédito especiais para agricultura de baixo carbono e propriedades desembargadas já são realidade em Paragominas

Sérgio Suzuki (Ibama) e Osmar Scaramussa (produtor)
O produtor rural, Osmar Scaramussa festejou a saída de uma de suas propriedades da lista de “embargadas” pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais). O desembargo foi feito pelo próprio Superintendente do Instituto, Sérgio Suzuki, durante evento realizado esta semana no Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas. Scaramussa vinha tentando, junto aos órgãos ambientais, sair da listagem e agora vai poder continuar a desenvolver nesta área, o que já realiza em outras propriedades: uma produção de baixo impacto ambiental e de alta tecnologia.

Segundo Sérgio Suzuki, a iniciativa mostra que o governo federal está sensível às mudanças ocorridas no Pará e que essa não será uma ação isolada de Paragominas, mas será expandida para todo o estado. “Primeiramente, oito propriedades de Paragominas estão nessa lista de desembargo, mas esse é só o começo. O proprietário que estiver em dias com suas obrigações ambientais terá seu imóvel fora da lista”, afirma Suzuki. “O que estamos fazendo é liberando os imóveis que estão cumprindo com a legislação ambiental, na adequação de seus processos produtivos”, enfatiza o Superintendente.

Na foto, Maria Helena Brandão (produtora)
Também na ocasião, dois produtores, Jonacir Dalmaso e Maria Helena Brandão, assinaram os primeiros contratos do Programa BB ABC, que libera crédito de até R$ 1 milhão por beneficiário e por ano-safra a juros de 5,5% ao ano para a produção que utiliza a Agricultura de Baixo Carbono, técnicas agrícolas sustentáveis, que reduzam a emissão dos gases do efeito estufa (GEE). Segundo o Superintendente do Banco do Brasil no Pará, Rubem Hansen, realizar as primeiras operações de crédito deste Programa [BB ABC] em Paragominas é simbólico para o banco.

“A cidade é uma referência no estado em criar um modelo de produção sustentável, então, o BB dá as mãos a esses produtores acreditando neste novo modelo produtivo, de baixo impacto ambiental. Paragominas é apenas a primeira cidade a assinar os contratos, pois vamos levar a todo o Estado, priorizando os 94 municípios que estão inseridos no Programa Estadual Municípios Verdes”, explica Hansen.

Prefeito Adnan Demachki
O prefeito de Paragominas, Adnan Demachki destacou a responsabilidade ambiental assumida pelos produtores e pelo município e que, tanto os desembargos, quanto os créditos agrícolas vem em boa hora, já que a cidade passa por intensas transformações no seu setor produtivo. Anunciou o fim da atividade carvoeira, afirmando que a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente não vai mais liberar licenças de funcionamento para esses fins, “cortando de vez as amarras de um passado triste”.

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas, Mauro Lúcio Costa, o ponta pé inicial foi dado para a questão dos desembargos de áreas em Paragominas e em todo o estado, bem como a liberação de crédito agrícola. Ele explica que esses créditos serão voltados para todas as atividades produtivas de baixo impacto, não apenas para a agricultura apesar do nome do Programa. “O primeiro desembargo foi feito, então onde ‘passa um boi, passa uma boiada’ e acreditamos ser só o início de um processo de adequação dos produtores de Paragominas a um novo modelo de responsabilidade ambiental. O próximo passo é a regularização fundiária de todo o município”, finaliza Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, senão a internet perde sua interatividade!