Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Prefeitura de Paragominas e Hydro entregam certificado do Programa AlfaParagominas


Em uma noite pra lá de especial, a Prefeitura de Paragominas e a Mineradora Hydro entregaram ontem, 14, no Teatro Reinaldo Castanheira, do Espaco Cultural, o certificado de alfabetizacao para mais de 160 alunos atendidos pelo Programa AlfaParagominas, desenvolvido no municipio desde 2005.

D. Maria dos Santos Souza, uma mineira de 51 anos, estava há mais de 10 sem estudar. O maior desgosto da dona de casa e autonoma era não saber assinar o próprio nome. Com uma vida sofrida por causa de um marido alcóolatra, por muito tempo se anulou, mas buscou forças no único filho, José Cassemiro, de apenas 12 anos, para voltar a estudar e realizar o grande sonho de sua vida: aprender a ler e escrever.

"Mal conseguia assinar meu nome. Quando tinha de votar, por exemplo, tinha de colocar o dedo (impressao digital), era uma vergonha pra mim. Agora nao. Agora consigo escrever meu nome e isso me da muito orgulho", conta D. Maria Souza emocionada.

José Cassemiro esteve presente no evento para prestigiar a mãe e era só orgulho. “Estou na quinta série do ensino fundamental e quero ver a minha mãe estudando. Ela diz que sou um exemplo pra ela, mas ela que é o exemplo pra mim”, fala o menino.

Nery Pereira da Silva, outra concluinte do Programa AlfaParagominas, era só sorrisos. Ontem, ela teve a oportunidade de agradecer ao Programa, mostrando o que aprendeu durante o ano. Nery leu um texto inteiro de agradecimento e ainda disse que agora saiu das trevas do analfabetismo.

"Estou saindo de um quadro triste que e ser analfabeto. Nao sabia nem ler, nem escrever e agora comeco uma vida nova", relata.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Mozimeire Pereira, é hora de expandir o Programa "com mais afinco" pra zona rural que é onde estão a maioria dos analfabetos. Ainda de acordo com a secretária, a formatura da alfabetização é só o comeco de uma outra longa jornada, que é a continuidade dos estudos. "Temos um grande desafio toda vez que formamos uma turma de alfabetização, que é incentivar a continuidade dos estudos. Por isso, nossa equipe faz caminhadas nos bairros, um corpo-a-corpo junto a comunidade para nao perder nenhum aluno. O desafio é grande, mas a nossa vontade de crescer também", afirma Mozimeire.

Já o prefeito Adnan Demachki conta com orgulho que Paragominas tem seu índice de analfabetismo quase zerado, graças ao programa.

"Quando assumi meu primeiro mandato, em 2004, chamei a secretária [de educação] e falei que queria um programa que ajudasse a combater o analfabetismo. Naquela época fizemos um levantamento e descobrimos que haviam pouco mais de 8 mil analfabetos no município. Hoje, 7 anos depois, já formamos mais de 8 mil alunos. Isso significa que fizemos o dever de casa. Demos oportunidade e incentivos pra essas pessoas estudarem", revela Demachki.

A prefeitura, em parceria com a Hydro, disponibiliza exames oftalmológicos para aquelas pessoas com dificuldade de enxergar. Identificado o problema, também oferece óculos gratuitamente ao aluno atendido. Ja foram realizadas até cirurgias de cataratas em alguns casos mais graves. Além disso, os que continuam estudando, ganham desconto no IPTU.

Para João Elias, coordenador institucional da Hydro Paragominas, a cidade tem muito o que comemorar. Ele contou que nos anos anteriores, o Programa AlfaParagominas era tocado por pessoas de fora do municipio. "Este ano foi a primeira vez que uma turma se forma com profissionais da própria cidade, sem ter sido preciso importar mão-de-obra". Ainda de acordo com ele, o desafio maior é levar o Programa pra zona rural. "Em 2012 essa vai ser a nossa grande meta", completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, senão a internet perde sua interatividade!