Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Paragominas sedia Conferência de Transparência e Controle Social


Cada vez mais, o progresso político e econômico de uma cidade está ligado à transparência na gestão pública, que permeia tanto na lisura dos processos licitatórios, quanto nas despesas à pagar das prefeituras. Em Paragominas, a Controladoria Geral da União (CGU) encontrou um clima propício para realizar a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social, a ser realizada hoje, a partir das 17h, no Espaço Cultural e segue até amanhã, 7, a partir das 8h.

O evento é realizado pela CGU em vários municípios do Brasil de forma regionalizada, onde o combate à corrupção estará em evidência. O órgão está realizando a Consocial em várias cidades brasileiras com o intuito de reunir propostas que vão compor um evento maior: a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social, que será realizada em 2012.

Em Paragominas, o tema do evento será “A sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública”, tendo com eixos-temáticos: I – “Promoção da Transparência Pública e acesso à informação e dados públicos; II – Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; III - A atuação dos Conselhos de Políticas Públicas como instâncias de controle; IV - Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção”.

Segundo o coordenador da 1ª Consocial de Paragominas, o Secretário Municipal de Saúde, Lucídio Lobato, o evento tem como objetivo promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento da gestão, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático que garanta o uso correto e eficiente do dinheiro público. “Através das entidades civis organizadas, como associações de bairros, OAB, instituições universitárias, UMAMP, conselhos municipais, a sociedade paragominense vai poder se informar sobre as contas públicas, além de contribuir para o controle da gestão pública”, explica Lucídio.

Ainda de acordo com o coordenador, durante a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social, poderão ser discutidas propostas de melhoria com os gastos públicos e votadas por todos dentro de uma assembléia. Essas propostas serão encaminhadas para a Conferência Estadual da CGU e, de lá seguirá para a Conferência Nacional.

Antes do evento, a Controladoria Geral da União chamou o staff da Prefeitura de Paragominas para sugerir o evento e o prefeito Adnan Demachki aceitou de imediato, pois pra ele, não há nada melhor do que mostrar, seja para os órgãos fiscalizadores, seja para a sociedade, como a máquina pública funciona, apresentar as contas de maneira transparente para que se possa ver onde está sendo empregado o dinheiro, que é do povo. “Sou a favor da transparência nas contas públicas e que elas sejam cada vez mais divulgadas para que a sociedade saiba como cobrar os governantes. Em Paragominas, os cidadãos podem acessar esses números através do nosso site, o WWW.paragominas.pa,gov.br e clicar no lado direito da home, no banner “Gestão Pública Trasparente”, afirma Demachki.

Serviço: 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social, de 6 a 7 de dezembro, no Espaço Cultural de Paragominas. Dia 6, a partir das 17h e no dia 7, a partir das 8h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, senão a internet perde sua interatividade!