Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Aula inaugural do curso de especialização em Saúde Primária será em Paragominas


Profissionais de saúde de Paragominas e mais 21 municípios paraenses serão beneficiados por meio do curso de especialização em Gestão da Atenção Primária em Saúde (GAPS), a ser realizado em Paragominas, no Campus VI, da Universidade Estadual do Pará (UEPA). A aula inaugural será realizada no Teatro Reinaldo Castanheira, do Espaço Cultural da cidade, nesta sexta-feira, 26 de outubro, às 18h. O objetivo do curso é organizar a Rede da Atenção Primária à Saúde da Região Metropolitana III, onde Paragominas está inserida.

Com a presença do Secretário Estadual de Saúde do Pará, Dr. Hélio Franco, a aula será ministrada pelo Dr. Eugênio Vilaça Mendes, consultor em Saúde Pública do Banco Mundial, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e da Organização Pan-Americana se Saúde (Opas), um expert do tema no Brasil, dá as boas-vindas aos profissionais de saúde que irão fazer a especialização.

O Secretário de Saúde de Paragominas, Dr. Lucídio Paes, fala que é uma honra sediar o curso que irá beneficiar não só profissionais de saúde do município, mas de cidades próximas que fazem parte da Região Metropolitana III, que abrange 22 municípios: Castanhal, Curuçá, Igarapé Açu, Inhangapi, Magalhães Barata, Maracanã, Marapanim, São Domingos do Capim, São Francisco do Pará, São João da Ponta, Terra Alta, Aurora do Pará, Capitão Poço, Garrafão do Norte, Ipixuna do Pará, Irituia, Mãe do Rio, Nova Esperança do Piriá, Paragominas, Santa Maria do Pará, Ulianópolis, São Miguel do Guamá.

“O Governo do Estado do Pará, através de sua Secretaria de Estado de Saúde Pública, contempla os profissionais que atuam nessa região com um curso dessa importância, voltado à saúde básica e, ainda, trás para a aula inaugural um especialista no assunto, que é o Dr. Eugênio, que percorre o Brasil pesquisando meios de melhorá-la [saúde básica]. Um curso gratuito promovido pela Universidade Estadual do Pará, por meio da Escola Técnica do SUS do Pará”, disse o secretário.

Segundo a organização, o 1º Curso de Especialização em GAPS será para profissionais graduados da Região Metropolitana III, que contribuirá na implementação dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com a SESPA/UEPA/CONASS, com aulas ministradas no Campus VI/UEPA em Paragominas.

Para o prefeito de Paragominas, Adnan Demachki, a realização do curso em Paragominas prova o compromisso do governo do Estado em interiorizar a saúde, levando capacitação aos profissionais que residem nas cidades do interior. “Mais uma vez, Paragominas sai na frente, pois será o primeiro município a ter o curso de especialização em Atenção Básica à Saúde, tão importante para nós, pois é onde tudo começa, com o Programa de Saúde da Família”, afirma Demachki.

Serviço: Aula Inaugural 1º Curso de Especialização em Gestão da Atenção Primária em Saúde (GAPS), no Teatro Reinaldo Castanheira, do Espaço Cultural, sexta-feira, dia 26, às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, senão a internet perde sua interatividade!