Aqui tem notícia!

Sejam bem-vindos ao blog oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas. Eu, Taís Fiorese, prometo postar notícias relacionadas à nossa cidade, com a credibilidade e a seriedade, marca do nosso trabalho. Alguns posts serão de notícias, outros de artigos assinados por mim. Espero que curtam e me ajudem com as notícias.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Paragominas ganha a 1ª Edição do Salão do Livro

Portugal foi o país homenageado este ano, na Feira Pan Amazônica do Livro

Com o objetivo de incentivar a leitura entre os alunos, bem como da própria população, a Secretaria Municipal de Cultura, realizará, no período de 3 a 11 de novembro, o Primeiro Salão do Livro da Região do Capim. O evento será realizado no Parque Ambiental, onde serão montadas tendas refrigeradas para acomodar as editoras participantes.
Dentro do Parque, serão realizadas oficinas, contação de histórias, apresentações culturais, exposições, arena das artes, papo cabeça, encontro literário; enfim, tudo que a Feira Pan-Amazônica ofereceu, o Salão de Paragominas também terá. É a primeira vez que o município recebe um evento voltado ao incentivo à leitura desse porte. E quem está comemorando até agora é a Secretária de Cultura, Professora Maria Aparecida Luciano. Uma leitora assumida, Aparecida disse que a cidade precisava de uma feira do livro. “Temos público e consumidores ávidos por novidades literárias, por discussões saudáveis sobre os temas da atualidade. Além disso, nossos professores e alunos e, é claro, a população paragominense não vão precisar se deslocar a Belém para comprar livros, nem conhecer os lançamentos literários do momento”, afirma a secretária.
Pablo Neruda disse em um de seus poemas que “morre lentamente quem não lê”. A leitura é uma das coisas mais gratificantes, edificantes e educativas que existem na vida. Prova disto foi a pesquisa realizada pela Fundação Itaú Social e pelo Instituto Datafolha, divulgada no início desse mês, revelando que 96% dos brasileiros considera importante ou muito importante incentivar as crianças de até 5 anos a ler. Na prática, no entanto, a pesquisa aponta que apenas 37% dos entrevistados tem o costume de ler para as crianças. Segundo o estudo, as mulheres entre 25 e 44 anos, das classes A, B e C, representam os principais leitores para as crianças. 
E o maior público de uma Feira do Livro são crianças e adolescentes. Por isso, paralelo à comercialização de livros, são realizados eventos que incentivam o hábito da leitura. Em Paragominas, haverá Encontro Literário, de 19h às 20h, em todos os dias de Feira, ou seja, de 3 a 11 de novembro, com a participação de 3 escritores nacionais, 3 de Belém e os outros 3, da Região do Capim.
Do dia 5 ao dia 9, de 9h30 às 11h30 e de 15h30 às 17h30, haverá o “Papo Cabeça”, programação destinada ao público jovem, com temas polêmicos como: sexualidade, afetividade, bullying, mercado de trabalho, internet, pedofilia, identidade, leitura e interpretação de texto, redes sociais.
Também de 5 a 9 de novembro, nos turnos da manhã e da tarde, serão realizadas oficinas. E, em todos os dias do Salão do Livro, muita cultura e entretenimento para quem prestigiar o evento, com apresentações culturais, exposições, além da Arena das Artes. Esta última, a ser realizada pela manhã, do dia 5 ao dia 11, com apresentações de projetos que deram certo nas escolas, incluindo teatro, dança, música, declamação de poesias, tudo construído pelos alunos da Rede Pública. Segundo a organização do evento, a Arena das Artes será uma programação exclusiva da Região.
Serviço: 1º Salão do Livro, de 3 a 11 de novembro, de 9h às 22h, no Parque Ambiental de Paragominas. Abertura Oficial no dia 3, às 9h, no Memorial do Município Verde, dentro do Parque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, senão a internet perde sua interatividade!